Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 18:27:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dual rectifier solo head - dúvidas  (Lida 10337 vezes)
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« : 31 de Outubro de 2011, as 12:43:04 »

Salve salve galera handmaker!!  

Meu primeiro valvulado foi um de 6w single ended, meu segundo foi um jcm800 2204, meu terceiro foi um jubilee 2555, meu quarto foi um quase mark II (que timbre FO.., infelizmente com algumas limitações) e meu quinto ta sendo um dual, ou melhor, single rectifier com diversas modificações pra se adequar ao meu chassis e recursos que eu tinha. O estágio de potência continua sendo o do jubilee mas com válvulas 6L6. Fiz mais um furo no chassis e coloquei mais uma válvula no pré. Como eu não sabia se ia gostar e o meu intuito é fazer testes, eu não modifiquei o meu painel frontal, ou seja, está apenas com os mesmos controles que o jubilee tinha. Um controle de ganho no pré apenas, tanto pro clean quanto pro canal do mal, uma equalização apenas pros dois canais e um master volume geral e um controle de vol do canal do mal.

Bem, agora vou explicar o problema... Um dia desses toquei em um dual rectifier solo head original, o clean do amplificador era espetacular!!! Eis ae o problema, meu clean ta saturando pra caramba, não sei se é porque as tensões do projeto não estão batendo, gostaria da ajuda de vocês pra tentar melhorar isso.

Desde já agradeço a colaboração dos amigos. Abaixo segue a imagem com as medidas das tensões originais e as minhas.

http://imageshack.us/photo/my-images/404/tensoesmesasolohead.jpg/
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 31 de Outubro de 2011, as 12:55:37 »

Com voltagem mais baixa nas 12AX7, elas vão saturar mais rapido...
Tente aumentar o valor dos resistores de catodo da 1ª 12AX7 (se não puder resolver o problema da voltagem)... tente de 1k8 a 2k2.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #2 : 31 de Outubro de 2011, as 13:25:08 »

A tensão original não tem como conseguir, o máximo de tensão que eu tenho no amp é de 414 vdc. Da pra chegar bem próximo ao original, vou modificar a fonte pra tentar conseguir um timbre mais limpo. Obrigado pela ajuda.

Ah, você sabe me informar o quanto que uma 12ax7 aguenta de tensão? Esses valores eu estou achando muito alto, me parece que elas trabalham no limite nesse projeto da mesa.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 31 de Outubro de 2011, as 13:34:14 »

Vou postar um cometario do Eduardo sobre a 12AX7... Pra mim parece que V3B esta meio forçada, visto não ter nenhum resistor de anodo... Mas o Eduardo pode confirmar isso.
Corrigindo o que falei acima (a figura que você mandou ta dificil de ler) você deve aumentar os resistores de catodo de V1A e V2A (os de 1K).

...300V é a tensão máxima de placa com a válvula quente. Como o resistor de placa produz uma queda de tensão considerável, dá para alimentar a válvula com 500V (que é o limite para a válvula fria), usar um resistor de 1M na placa e tirar um ganho de 95 com amplitude de 120V. Isso tudo sem comprometer a vida útil do componente...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #4 : 31 de Outubro de 2011, as 13:36:09 »

A unica forma de eu conseguir aqueles 415v da "V3B" seria puxando logo apos o choque de filtro, a válvula aguenta???
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 31 de Outubro de 2011, as 13:42:13 »

Eu não tenho o esquema completo aqui, mas acho que vai dar ruido...
Tente o que te falei... é mais facil e tem menos riscos...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #6 : 31 de Outubro de 2011, as 13:48:39 »

Vou tentar o que você sugeriu!!  Legal!

Caso queira o esquemático aqui ele está completo, ate com a fonte!

http://www.4shared.com/document/4L_899ls/mesa-boogie-dual-rectifier-sch.html?
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #7 : 31 de Outubro de 2011, as 16:09:37 »

Montei meu preamp do dual... e também satura... não sei dizer se o original era assim... ele só ficava clean com o ganho no mínimo do mínimo...

Fiz um outro clean com ele pulando dois estágios da distorção usando uma dpdt comum.. ele aterrava a entrada deste primeiro estágio.. mandava o potenciometro de ganho na saída do segundo estágio.. funciona que é uma beleza... dá um clean bem fender, no modo normal como citei acima.. dava um clean cheio.. mas muito opaco também..

No original q vc tocou ele ficava clean em qual ganho? O single é a melhor opção.. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ele faz algo mais ou menos do q eu citei, de pular estágios, e tem um tonestack próprio só pra ele.. que adequa mais ao clean.. hoje eu montaria ele.. provavelmente
Registrado
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #8 : 01 de Novembro de 2011, as 10:29:03 »

Tentei de tudo e ele não da clean de jeito nenhum!! Agora a distorção é totalmente do mal!!!

Vision, se possivel você poderia explicar quais triodos você pulou, como você fez isso mais detalhadamente??? Eu tentei aqui mais não consegui, tentei colocar a saida do pot de ganho direto no ultimo triodo antes da EQ mais mesmo assim distorce.

Sobre esse single rectifier, existe esquema dele na net?? Procurei e não achei, se você tiver poderia disponibiliza-lo pra eu tentar no meu??
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #9 : 01 de Novembro de 2011, as 12:58:59 »

bom.. vamos por partes...  analisando o esquema q vc me mandou..

Pino do meio do Pot de ganho... entra no V3A... depois do C27 e antes do R226
Aproveitei aqui a saida do chaveamento dos dois e mandei lá.. bem simples..

O single rectifier prefiro mandar por msn... p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não vejo o esquema dele na internet...
me adiciona.. é o meu nick @hotmail.com
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 01 de Novembro de 2011, as 13:10:55 »

evileudo, você tentou as modificações que eu falei?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #11 : 01 de Novembro de 2011, as 15:45:19 »

Tenho que comprar as resistências ainda pra testar. As do projeto são 1k8. Vou tentar 2k7. Tentei apenas o que dava pra fazer, tipo pular etapas de ganho essas coisas. Mas vou tentar sim ken, curti muito o lead channel desse amp, queria que o clean fosse a altura t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Eu tinha feito um pseudo mark II nele, mas infelizmente a distorçao do mark II não é versátil, pelo fato do tonestack ficar no primeiro estágio de ganho e quando acionada a dist os controles de tom não alteravam nada, só eram atuantes no clean.                 
Registrado
raphaelfmf
Visitante
« Responder #12 : 01 de Novembro de 2011, as 16:06:21 »

É, o Mark para ficar bão tem que ter o EQ depois, aquele com os indutores, senão ele fica sem graça. Com ele fica sensacional!
Ou então você pode usar um EQ no loop de efeitos.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 16:19:14 por raphaelfmf » Registrado
Rodrigo Amaral
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 612

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #13 : 02 de Novembro de 2011, as 18:03:31 »

Quando estava pra me aventurar na montagem do Single Rectifier estava usando esse esquema:
http://www.webphix.com/schematic%20heaven/www.schematicheaven.com/boogieamps/boogie_solo50_rectoverb.pdf

Só uma pergunta rápida quanto ao Mark II: Você tentou alguma modificação para que o tonestack funcionasse no canal de drive?

Valeu!
Registrado

O que a gente faz fala muito mais do que só falar.
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #14 : 02 de Novembro de 2011, as 21:45:41 »

Consegui galera!!!!   Legal!

Agora ele ta com um clean bacana (não ficou ótimo como o do mark II) e uma dist FOD...

O amp ta com características de timbre do dual solo head e ta com o esquema de chaveamento parecido com o do mark II. O estágio de ganho do clean está usando dois triodos e o estágio de dist está usando três triodos como o do dual. O tonestack eu coloquei no final. Quando está no clean ele pula três triodos e vai direto pra EQ, quando está na distorção os três triodos com mais ganho são inseridos entre o clean e a EQ, ou seja, tenho um clean bom e uma distorção FOD... o clean só veio saturar quando pluguei minha lespaul e passei com o pré gain depois das "doze horas".

O meu problema agora é só conseguir fazer um circuito de chaveamento que me de a possibilidade de mudar de canal (clean e dist), mudar dist 1 e dist 2 (vintage e modern) e ativar e desativar o loop. Só sei fazer chaveamento simples, com duas possibilidades apenas, não sei nem como fazer esse chaveamento que estou precisando. Se alguém puder ajudar com isso eu seria imensamente grato!

Como está tarde e acabei agorinha de testar o amp, acho melhor não fazer mais tanto barulho, os vizinho podem quebrar de vez minha janela (sim já atiraram pedra pra eu parar de tocar hahahahha). Amanha faço um vídeo mostrando o resultado sonoro e visual estória.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal