Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 20:31:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Autotransformador e alternativas para transformador de saída  (Lida 3636 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« : 31 de Outubro de 2011, as 22:20:51 »

Moçada:

Para satisfazer um misto de curiosidade mórbida e experimentalismo:

Alguém já tentou desconectar a ligação de "tap" de um autotransformador, alterando-o, portanto, para que comporte como um transformador isolador? Como foram os resultados?

E sobre usar pequenos transformadores de alimentação (adequadamente escolhidos para ter a relação correta de espiras) como transformadores de saída "alternativos" ()? Já lí sobre isso em outros lugares, mas sem conclusões claras sobre a qualidade dos resultados. Sei que há comprometimento de resposta, etc, mas...

Quebraria o galho numa situação de urgência/desespero (tipo, querer testar um circuito e não ter perspectiva de obter o transformador correto à curto prazo)?

Ah, Eduardo, desta vez eu NÃO estou falando do Baby Wonder...

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 01 de Novembro de 2011, as 07:27:52 »

Oi Finck

Eu já fiz todos esses testes. Você pode desconectar os enrolamentos de um autotransformador e torna-lo um isolador, mas a potência nunca passa dos 50W. Isso precisa ficar bem claro!

Se você usar um transformador de força como saída para válvula, vai sair som. O problema é que a resposta em frequência é um lixo. Não se tem o menor controle sobre o que está acontecendo e por isso aparecem oscilações estranhas.

Essas coisas caem todas na categoria de "gambiarra", já foram amplamente discutidas aqui no fórum e não devem ser levadas muito a sério.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 01 de Novembro de 2011, as 10:16:05 »

Como se faz pra alterar o auto transformador pra transformador de isolação ?  Se ele tem só um enrolamento como você isolou ?  Enrolou outro fio por cima pra ter o secundário ?

Sobre usar transformadores de força isolados como de saída, lembre-se que transformadores de força são projetados e construídos para ter maior eficiência numa faixa de frequências de 50 a 60Hz, apesar de que eu já usei esses comuns pra fazer um inversor trabalhando em 400Hz pra acender lâmpadas eletroluminescentes a partir de pilhas (baixa potência).

Pra áudio deixam a desejar porque as chapas do núcleo não são adequadas, a geometria dos enrolamentos não é feita pra ter a resposta adequada, o material do núcleo também não é grande coisa. Se for pra single ended, não tem entreferro (gap) pois as chapas E I ficam alternadas, se for pra push pull e usar um com center tap, os dois enrolamentos ficam desbalanceados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 01 de Novembro de 2011, as 14:31:20 »

Sobre o autotrafo, é só "cortar" e separar a derivação (tap) do enrolamento, que o que antes era só um vira dois...

Mas me toquei que além do alerta do Eduardo sobre a potência, é preciso ficar atento à relação de espiras (se o autotrafo for 127/220 os enrolamentos resultantes não serão iguais, portanto a tensão de entrada não será igual à tensão de saída; se for 110/220, teoricamente tudo bem...).

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 01 de Novembro de 2011, as 14:38:11 »

Sobre usar transformadores de força isolados como de saída, lembre-se que transformadores de força são projetados e construídos para ter maior eficiência numa faixa de frequências de 50 a 60Hz, apesar de que eu já usei esses comuns pra fazer um inversor trabalhando em 400Hz pra acender lâmpadas eletroluminescentes a partir de pilhas (baixa potência).

Pra áudio deixam a desejar porque as chapas do núcleo não são adequadas, a geometria dos enrolamentos não é feita pra ter a resposta adequada, o material do núcleo também não é grande coisa. Se for pra single ended, não tem entreferro (gap) pois as chapas E I ficam alternadas, se for pra push pull e usar um com center tap, os dois enrolamentos ficam desbalanceados.

transformadores de força como saída até funcionam, mas o som deixa a desejar. Já fiz muitos experimentos usando eles, e o grande problema é que a qualidade do som é muito inferior comparada a um transformador de saída adequadamente projetado e construído pro circuito. E como o Eduardo disse, eles são mais propensos a oscilações.

Pra uso em SE, você poderia re-arranjar as placas e usar um pedaço de papelão para o GAP, mas ainda sim não teria o som ideal.

O que posso dizer é que essa opção é interessante para testes, para garantir que o circuito esteja funcionando corretamente. Mas para montagens definitivas? Não.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 01 de Novembro de 2011, as 15:08:26 »

Sobre o autotrafo, é só "cortar" e separar a derivação (tap) do enrolamento, que o que antes era só um vira dois...

Mas me toquei que além do alerta do Eduardo sobre a potência, é preciso ficar atento à relação de espiras (se o autotrafo for 127/220 os enrolamentos resultantes não serão iguais, portanto a tensão de entrada não será igual à tensão de saída; se for 110/220, teoricamente tudo bem...).

Abraço

Finck

Ok, entendi.  Na teoria seria assim, na prática podem ocorrer três problemas:

1 - Na verdade os dois enrolamentos não estão fisicamente separados, pois não há uma camada de isolamento entre eles. Um bom transformador de isolação inclusive usa um carretel com uma divisão no meio, separando as duas bobinas.

2 - Por economia, a fábrica que fez, pode ter usado duas bitolas de fios diferentes, uma mais grossa para o pedaço entre 0 e 110/127V e outro fio mais fino entre o tap de 110/127 e o de  220V.  Isso diminui a corrente que pode ser usada, diminuindo a potência útil.

3 - Com um enrolamento (auto transformador) o núcleo pode ser menor do que um transformador de isolação com dois enrolamentos e mesma potência. De novo, a potência útil dele será menor do que a original.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 01 de Novembro de 2011, as 17:46:35 »

Claro, todas as colocações são válidas e pertinentes. Mas a premissa original do post era "quebrar o galho numa situação de emrgência" (leia-se, "será que esta gambiarra funciona?").

Bom para ajudar a neuróticos como eu, que chegam a sonhar (mesmo) com um projeto que não pode ser concluído porque faltou uma peça.

Hoje em dia felizmente, eu melhorei, mas no passado minha esposa já chegou a ir me buscar no hall do prédio de madrugada, porque eu "estava indo para a Santa Ifigênia" numa crise de sonambulismo (ridículo, mas é verdade)...  Huh?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 02 de Novembro de 2011, as 12:21:26 »

Como gambiarra funciona, mas como gambiarra!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal