Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 12:35:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alimentação de dois circuitos, simétrico e assimétrico + circuitos de entrada.  (Lida 6598 vezes)
Albuquerque
Visitante
« : 25 de Novembro de 2011, as 19:40:18 »

Olá a todos mais uma vez! Legal!

Venho pedir mais uma ajuda dos grandes mestres dos templos shaolin (de eletrônica Cheesy Cheesy Cheesy). Estou montando para um amigo um amplificador para violão (falante grande + tweeter), com TDA2030 e um tone stack simplezinho com base em um TL072.
Daí ele me pediu para incluir o 'little angel' chorus, com chaveamento na entrada. Daí eu falei: beleza! Sem problemas! (burriiiinho  Batendo Cabeça)
Só que agora, na fase de elaboração das placas surgiu o problema: Tanto o power TDA2030 que tô montando, quanto o pré TL072, são alimentados com fonte simétrica. Mas o little angel são só 9V assimétricos.
Tem como alimentar os dois projetos com uma única fonte de alimentação? Lembrando que só tenho um trafinho de 12+12 x 3A.
Como seria a ligação? pensei em algo tipo usar só o +V e o GND da fonte pra alimentar o little angel (claro que com um regulador). Será que rola???

Help-me please!!! Sad
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 18:44:16 por Albuquerque » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 25 de Novembro de 2011, as 21:26:21 »

Tranquilo, dá para fazer como você mesmo sugeriu, sem problemas; pois o "little angel chorus", não deve consumir muito, então é só aproveitar o ramo positivo da fonte, aplicar o regulador de 9V não esquecendo dos capacitores de filtro adicionais, e ser feliz.  Depois de tudo pronto, posta uns "samples" para mostrar o resultado.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #2 : 25 de Novembro de 2011, as 23:15:38 »

Alfredo, muito obrigado pela resposta.   Wink

Tava pensando nisso mesmo +V e GND. Mas daí pensei também: Será que o fato de colocar mais uma carga na fonte só do lado positivo não iria gerar uma desigualdade na fonte, tipo, tá puxando mais corrente no 'lado' +Vcc do que no -Vcc. Entende minha preocupação?
Bom, vou fazer os testes e posto os resultados.

Agora, mais uma coisinha...  Roll Eyes
(Me desculpem perguntar isso aqui nesse tópico, é para evitar criar outro desnecessariamente)
Meu amigo, para quem estou fazendo o amplificador, me pediu para colocar 3 Entradas, a saber: Violão 1 (com o little angel, chaveado); Violão 2 (Clean) e Microfone. Esse 'mixer' de duas entradas para violão e um microfone pode ser resolvido apenas com resistores em série com a entrada ou acham melhor um circuito específico?
Se puderem me responder mais essa... agradeço de antemão!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 26 de Novembro de 2011, as 00:37:30 »

Sobre a alimentacao do chorus:
Pode ficar tranquilo, nao havera diferenca em "puxar" mais corrente do + do que no -.
Muitos amps fazem isso, e nao tem problemas.
O amplificador RocPro, tira a alimentacao dos filamentos da valvula do +, para voce ter ideia.
E lembrando, o consumo do little chorus é muito baixo, e considerando o transformador de 3A é simbolico.

Sobre as entradas:
Os resistores deveriam ser tipo em paralelo e nao serie.
Na verdade, um resistor a cada jack, e o outro lado de cada resistor unidos, e vai para entrada do pre.
É bom usar um capacitor em serie com cada resistor.
Se usar um circuito, apenas de entrada, para uma das entradas, seria melhor.
Nao precisa fazer um circuito inteiro, so a parte inicial.
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #4 : 26 de Novembro de 2011, as 11:21:01 »

Muito obrigado também GrAmorin!

Se usar um circuito, apenas de entrada, para uma das entradas, seria melhor.
Nao precisa fazer um circuito inteiro, so a parte inicial.

Neste caso, teria alguma sugestão de circuito 'mixer' de entrada para eu pesquisar? Dei uma olhada por aqui e não tenho muita coisa. Procurei na net e não fiquei muito satisfeito. Alguma palavra chave para eu pesquisar?

Mais uma vez, muito obrigado!
Rafael Albuquerque
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #5 : 26 de Novembro de 2011, as 11:24:03 »


O mini mixer aqui do site não resolveria?
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #6 : 26 de Novembro de 2011, as 12:12:02 »


O mini mixer aqui do site não resolveria?

Puxa.. Que noob que eu sou! Cheesy Não tinha pensado ainda! Valeu DARKSEK
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 26 de Novembro de 2011, as 12:59:36 »

Prés costumam ser bem semelhantes, mudando apenas a parte inicial, e a parte de tone.
Certo que um pre que receba varios sinais diferentes nao tera tanta qualidade e definiçao de ambos os sinais (isso em minha opniao), mas façamos conforme o gosto e nescessidade do cliente.  Smiley

Eu sugeria, fazer a parte inicial de cada pré, e a saida deste setor faz a propria mixagem atraves do potenciometro de volume de cada via (pre).

Eu postei aqui no forum, o pre do AD-5, uma especie de pedaleira para violao, com entrada para captador  piezo e magnetico.
Minha intençao era de fazer o çayout deste pre, e tambem do amplificador acoustassonic (Fender), mas infelismente nao tive tempo de fazer ainda.
Este acoustassonic seria interessante voce ver, ele tem entrada de violao, mic balanceado e chorus...

Link do post que esta o AD-5.

Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 26 de Novembro de 2011, as 13:49:13 »

Quanto ao mixer; eu montei este aqui: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1708.0
Montei para o meu filho usar de forma portátil, preso no "cinto", pois só havia um cubo e duas guitarras, então desta forma dá para colocar as duas no mesmo amplificador que só tem uma entrada.
Este mixer ao mesmo tempo que é simples, é muito polivalente.
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #9 : 26 de Novembro de 2011, as 16:43:32 »

Obrigado pelas dicas GrAmorin e Alfredo Padrão.

Gostei muito do circuito do AD-5 GrAmorin. Para o que vou usar agora pretendo mais simples um pouco. Mas vou utilizá-lo no futuro com certeza!

Quanto ao mixer; eu montei este aqui: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1708.0
Montei para o meu filho usar de forma portátil, preso no "cinto", pois só havia um cubo e duas guitarras, então desta forma dá para colocar as duas no mesmo amplificador que só tem uma entrada.
Este mixer ao mesmo tempo que é simples, é muito polivalente.


Neste Mixer que o Alfredo falou (que por sinal gostei muito) só faz mixar compensando as perdas ou ele também faz o papel de pré amplificador? Isso por que o pré que estou utilizando tem equalização de 3 bandas é com base em um TL072 também.
Uso os dois projetos unidos, neste caso cada um com o seu TL072? Ou no caso do mixer posso retirar a parte ativa, a que entra no TL, e acoplar ao meu pré?
Outra coisa, é necessário alterar alguns componentes para cada entrada que pretendo usar? Tipo: dois violões e 1 microfone. Alterar algum componente para a entrada do microfone?
Sei, sei... Muitas são as perguntas!!!   Cheesy Cheesy Cheesy
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 16:47:46 por Albuquerque » Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #10 : 26 de Novembro de 2011, as 20:11:34 »

Quanto a parte de retirar algo: o ideal seria montar o mixer completo e ligar a saída dele no amp.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 26 de Novembro de 2011, as 20:47:24 »

Esse mixer tambem faz uma funcao de ganho.
Observe que o sinal entra no pino 2, sai do pino 1, entra no pino 6 e sai no 7.
Note os resistores de realimentacao entre os pinos 1 e 2, e 6 e 7.

A parte que mixa é apenas aquela que esta demarcada com pontilhados vermelhos.
Observe que esta como eu mencionei em um post anterior, sobre usar capacitor em serie com o resistor.

Este tipo de mixer é basico, pratico e funcional.

No uso dele, eu recomendaria usar pelo menos a primeira parte de ganho (pinos 1,2 e 3), e dai em diante combinar com o resto do seu projeto.
Mas isso fica a seu criterio.

Sobre alterar algum componente, eu so recomendo que na entrada para mic o capacitor seja pelo meno 1uF.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 26 de Novembro de 2011, as 21:57:32 »

Eu citei este mixer, pelo fato que você queria algo sem complicações, e neste caso ele atende plenamente.  Pelo que entendi do circuito, o ganho é "próximo" de 1, ou seja "sem ganho" pelo valor dos resistores de realimentação, mas nada impede que você mude a relação de ganho, como sugeriu o GrAmorim, trocando o valor dos resistores entre 1 e 2, e 6 e 7 que são os que determinam o ganho.

Mas eu manteria o circuito da forma como está, já que no seu projeto já tem o pré, desta forma o mixer estaria exercendo a função a que se destina; ou seja "mixar", apenas atentando para o capacitor de acoplamento do microfone, com bem falou o GrAmorim.

Ah, ia esquecendo de comentar, meu filho notou que mesmo com o mixer desligado, ainda assim o sinal continua passando; é claro que com o sinal com nível mais baixo, isto caso o potênciometro da entrada correspondente esteja aberto.  Então verificando o circuito com mais atenção, verifiquei que quando desligado, mas com o potênciometro aberto, o que temos são o capacitor de acoplamento, 4 resistores de 100k em série e o capacitor de desacoplamento, portanto dependendo do nivel de sinal de entrada (Guitarra por exemplo) há um "vazamento" de sinal, não sei se o mesmo ocorreria com microfones.
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #13 : 27 de Novembro de 2011, as 00:57:08 »

Muito obrigado pela atenção GrAmorin! O que vc falou acima:


No uso dele, eu recomendaria usar pelo menos a primeira parte de ganho (pinos 1,2 e 3), e dai em diante combinar com o resto do seu projeto.
Mas isso fica a seu criterio.

...é muito interessante! Olhando por um lado mais cuidadoso vou deixar o circuito completo, como uma etapa a mais, de mixagem + 'ganho' (mesmo que este seja mínimo).

Quando você disse:

Sobre alterar algum componente, eu so recomendo que na entrada para mic o capacitor seja pelo meno 1uF.
... é por que posso então adotar valores maiores, é isso?
Mas neste caso, acima de 1µF, me restarão os eletrolíticos. É melhor adotar o de 1µF mesmo ou outro maior? Neste caso o lide negativo vai no lado do jack ou do lado do circuito?

Alfredo, muito obrigado também por suas respostas e experiências relatadas. São de grande ajuda!
O que você relatou sobre a passagem de sinal mesmo com o instrumento desligado, prova que o teu circuito é bastante sensível, amplificando até os sinais mais remotos! Excelente pré esse teu hein?! Foi aquele amplificador com Reverb que você postou aqui no site não foi? Se for ele é realmente muito bom! Acompanhei a sua montagem, e por sinal MEUS PARABÉNS (atrasados Roll Eyes ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ..) Excelente montagem!!!
No meu caso, porém, mesmo que vaze sinal, não será problema pois a chave ON-OFF é para o circuito todo.

Muito obrigado a todos! Assim que terminar de monta-lo vou postar aqui os resultados.Esquemas e layouts também! (melhor postar aqui nesse tópico mesmo ou abrir outro?)
No mais, agradeço a atenção de todos!

Abraços,
Rafael Albuquerque.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #14 : 27 de Novembro de 2011, as 01:20:05 »

No caso do mixer, mesmo desligado o sinal passa (em intensidade menor) por uma questao, digamos "normal".
No mixer, o CI é o unico componente que precisa de alimentacao para funcionar, resistores e capacitores nao precisam.
Quando o circuito nao é alimentado, apenas o CI nao trabalha, por isso a intensidade é menor.
Mas os resistores e capacitores tem atividade.
O que acontece, é que o resistor que determina o ganho, interliga a entrada com a saida (entra pino 2 sai pino 1 - entra pino 6 sai no pino 7) e dai para o out...
Entao, pode se dizer que o in e o out ficam interligados atraves dos resistores.
E quando o CI nao é alimentado, esses resistores mudam seu papel de funcionamento, que antes era determinar o ganho, e agora é de levar o sinal.

Tambem acontecera com microfone, ou qualquer outra fonte de sinal.

Sombre o capacitor para o mic, melhor ser entre 1uF e 22uF, recomendo que seja ate 4,7uF.
Nao fara diferença a polaridade.
Alguns fabricantes costumam colocar o positivo para o jack, e negativo para o circuito.
Mas tem alguns em que isso é invertido.
Neste caso nao fara diferença significativa.

E a propossito, o amplificador qu o Alfredo montou é muito bom mesmo.
E repare, o PT tira a alimentacao do + da fonte.
Use este amplificador como referencia, ou ate mesmo, apenas altere ou incremente...

Qualquer duvida, estou a disposicao.
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal