Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 07:17:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Single-Ended com 6DN7 e uma idéia  (Lida 30081 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #15 : 07 de Março de 2010, as 01:21:34 »

Gente, eu andei meio fora p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tava ajeitando umas coisas por aqui, e queria falar um pouco sobre meu projeto "lilitube" (cujo power, pra quem não sabe, foi baseado no "Third Watter", de um usuário do DIYStompboxes e outros fóruns gringos, que usa 2 6au6 no seu circuito) e sobre a idéia da 6DN7 :

eu andei fazendo uns testes pra usar minha 12AX7 no pré, e descobri que ela não tá ruim como eu pensava... parece que a saída de 2 estágios com ela é tão alta que tira a 6AU6 do ponto de operação e fica com um som horrível... e como eu queria um som clean um pouco mais alto, acabei deixando de lado essa idéia de usar a 6AU6.
encontrei um pentodo de código 5CZ5 (também existe o 6CZ5, mas só encontrei o 5 pra vender no Altanatubes), e segundo essa folha de dados simplificada com um circuito prático dele, mostra q dá pra tirar pelo menos 5W dele:


ah, eu finalmente consegui um dinheirinho, e até pensei em comprar ele ou a 6DN7... mas eu vi uma ECL85 com um preço legal e resolvi pegar ela (que pelo que li em posts mais antigos, tem aparentemente uma impedância de placa próxima, senão igual à da ELC82, e uma dissipação de placa de 9W... o que daria pra fazer um ampli de +ou- 5W), e peguei também um duplo triodo 6BZ7:


então, eu tava pensando e acho que vou fazer um pré bem incrementado e a ECL82 como power... e não se preocupem que não vou mais mudar de idéia! p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu até já tenho uma caixa e um falante separados pra fazer esse projeto. Eu só queria saber se tem algum cálculo pra se saber a impedância de placa da válvula certinho pra eu preparar um transformador aqui pra ela...
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #16 : 19 de Março de 2010, as 20:16:10 »

Indo na onda do hgamal, a uns tempos atrás pesquisei sobre amps PP utilizando válvulas mais baratas, e me deparei com esse esquema... Duas 6BM8(ECL82), um triodo como pré, um triodo acredito eu ser o inversor e dois pentodos. No mercado livre vende-se valvulas PCL82 que são iguais porém com tensão de filamento de 19v e custando cerca de 15 reais! Ficam ai umas idéais.

« Última modificação: 19 de Março de 2010, as 20:19:01 por Ledod » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #17 : 21 de Março de 2010, as 00:10:14 »

Indo na onda do hgamal, a uns tempos atrás pesquisei sobre amps PP utilizando válvulas mais baratas, e me deparei com esse esquema... Duas 6BM8(ECL82), um triodo como pré, um triodo acredito eu ser o inversor e dois pentodos. No mercado livre vende-se valvulas PCL82 que são iguais porém com tensão de filamento de 19v e custando cerca de 15 reais! Ficam ai umas idéais.



pois é, a idéia da ECL82 já foi pensada pelos crânios daqui do fórum que projetaram uma versão do IALL com 2x ECL82 em push-pull pra dar 10w como nesse esqueminha que vc postou.

eu mesmo to começando a pensar em esperar um pouco pra comprar outra ECL85 e fazer o meu 15w push-pull... p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) curto mais o som de push pull :B maaas como sou meio ansioso, vou tentar fazer esse SE com a ECL85 da miliwatt que me foi entregue perfeitinha, só pra ter um gostinho de como é um som valvulado de verdade.
ainda mais agora que eu achei um transformador enorme jogado no nosso quarto de tralhas, q fica no quintal... parece ser um transformador de valvulado!  Huh?

só preciso dar uma limpada no pó e descobrir o que é primário e o que é secundário, pra então fazer os testes... ele tem umas capas como as que eu normalmente vejo em transformadores de valvulados, q protegem os enrolamentos, e tem uns 5 fios saindo de cada lado. vou perguntar pro meu pai pra saber se ele lembra de onde é aquilo...
se ele não lembrar e eu não achar o que é o que, eu só verifico se o nucleo suporta uns 20w (tenho aquela folha do método "pé vermelho" pra fazer transformadores de valvulados, e tem uma tabela com area do nucleo/potência do transformador).
Se aguentar, então eu re-enrolo ele com as especificações do transformador do IALL, só talvez com um pouco mais de corrente na alta tensão.


Então... alguém mais tem idéias/esquemas de projetos com válvulas semelhantes, com dois elementos no mesmo invólucro, ou que sejam mais fáceis de se encontrar/mais em conta que as comumente usadas em audio pra instrumentos musicais? Smiley
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #18 : 21 de Março de 2010, as 01:11:04 »

Existe um projeto meu para 10.5 watts usando 2xECL82. O IALL-10.5.

A foto abaixo mostra o protótipo. Eu e o plautz nos perdemos em alguns layouts para ele. Mas a falta de tempo nos impediu de prosseguir. Para falar a verdade, é um dos melhores sons valvulados que já vi. (O Barci não me deixa mentir, ele já viu).

Vou divulgar o esquema, mas não há layout pronto ainda. Eu já adianto que vai ainda demorar muito para voltarmos a este projeto. Um dos layouts (que está com o plautz funciona bem). A versão melhorada (comigo) tem um humming chato que eu elimino com uma gambiarra. Na discussão (discutir com o plautz não é fácil, ele é pelo menos 3 vezes maior que eu) sobre se faríamos um ou outro surgiu o TSW.

Novamente lembro aquelas questões chata de tensão elevada e etc. Pessoal CUIDADO estes circuitos são potencialmente letais.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #19 : 21 de Março de 2010, as 02:54:01 »

Nossa... que bonita que tá essa montagem em ponte de terminais! vo tentar fazer o meu assim!!! Grin


Novamente lembro aquelas questões chata de tensão elevada e etc. Pessoal CUIDADO estes circuitos são potencialmente letais.


Sim, devemos tomar muito cuidado com isso!
eu mesmo levei uns bons choques do "Lilitube" quando tava mechendo nele... sorte que a fonte era de baixíssimo rendimento (não fornecia mais que 30mA), e que eram choques localizados (ponta dos dedos e coisas assim), e só ocorreram pelo fato de estar tudo em uma protoboard (nunca mais faço projeto desse tipo em protoboard... idiotice minha!).

se fosse uma corrente elétrica um pouco maior (digamos 50mA, com B+ de 250V) passando de um braço ao outro, por exemplo, como de um dedo tocando no B+ e a mão nas cordas aterradas da guitarra, a eletricidade atravessaria o peito, e poderia causar desde um susto ou uma pequena arritmia cardiaca até uma parada e possivelmente o pior...
por isso, eu reforço as palavras do nosso amigo gamal : CUIDADO AO TRABALHAR COM VALVULADOS!

ah, e eu só queria passar uma coisinha pra vocês que pensam em enrolar seus próprios transformadores: http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24:programa-para-calculo-de-transformadores&catid=17:transformadores&Itemid=77
esse é um site de radioamadores onde eu achei esse programinha desenvolvido por eles para cálculo de transformadores para Fonte e também para RF.
e se der uma procurada lá, t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem uma tabela AWG de fios esmaltados e alguns livros em PDF sobre teoria de valvulados  Smiley
« Última modificação: 21 de Março de 2010, as 04:37:18 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #20 : 21 de Março de 2010, as 21:00:19 »

Galera,
reparem na foto do Gamal que há um treco no canto superior direito que tem escrito:
Hannah Montana.
Eca!!!!!!!!!!!!!!!!!
Haroldo, que isso, meu fiiiiiilho?Huh?Huh???

hahahahahahaha
 Cheesy

Não pude deixar passar essa!
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 22 de Março de 2010, as 23:15:02 »

Putz, descobriram, Haroldo!!! Huh?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #22 : 22 de Março de 2010, as 23:37:23 »

Desculpem me senhores... eu confesso... EU SOU A HANNA MONTANA!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #23 : 24 de Março de 2010, as 17:10:14 »

Galera,
reparem na foto do Gamal que há um treco no canto superior direito que tem escrito:
Hannah Montana.
Eca!!!!!!!!!!!!!!!!!
Haroldo, que isso, meu fiiiiiilho?Huh?Huh???

hahahahahahaha
 Cheesy

Não pude deixar passar essa!


sinceramente isso foi a primeira coisa que eu vi na foto huaHUHHAu
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #24 : 24 de Março de 2010, as 18:08:43 »

Vocês não podem estar falando sério, uma bela foto de um protótipo maravilhoso com duas ECL82 e vocês vêem a Hannah Montana?!?! Voltemos ao tópico, quem quiser continuar falando mais sobre minha identidade secreta, abra um novo tópico!

Quem vai fazer e testar um layout para o IALL 10.5? Tá na hora da comunidade começar a ajudar a gente!

O circuito funciona. Tenho muitas testemunhas disso. Falta agora um bom layout, sem humming e oscilações.

Sugiro colocar as válvulas do lado cobreado para facilitar a colocação no chassis.

QUEM SE HABILITA?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #25 : 24 de Março de 2010, as 20:31:43 »

Apóio a Hann.... ops, o Gamal!

Tá na hora mesmo do pessoal do fórum arregaçar as mangas e partir pra criação dos layouts.

Aquele que está aqui comigo considero finalizado (para mim). O que está com o Gamal tem um hummm, mas ambos funcionais.

Pessoalmente, só vou esperar sobrar um dinheiro para comprar os transformadores e colocá-lo em uma caixa com um eminence de 12''.

Gamal, meu layout não vale, né? Smiley

Abraços.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #26 : 25 de Março de 2010, as 20:46:09 »

E eu que pensei que ele fosse o Hannibal...

Gamal voc6e é terrível, agora que vou montar meu IALL 3.5 me vem com essa versào de 10.5 watts...

OK, vou fritar a ECL82 quando chegar, e em classe A!!!

Obrigado de coraçào!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #27 : 26 de Março de 2010, as 00:24:38 »

Eu posso me atrever a fazer um layout, mas precisaria de dicas sobre o posicionamento dos componentes pra saber o que é que não deve passar aonde... e espessuras das trilhas por conta das tensões e/ou correntes elevadas...
Não simpatizo com circuitos valvulados muito bem ainda...

Desde que alguém comentou desse IALL de 10.5W eu to muito curioso pra montar um... rs
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #28 : 26 de Março de 2010, as 09:45:52 »

Eu posso me atrever a fazer um layout, mas precisaria de dicas sobre o posicionamento dos componentes pra saber o que é que não deve passar aonde... e espessuras das trilhas por conta das tensões e/ou correntes elevadas...
Não simpatizo com circuitos valvulados muito bem ainda...

1) manter os componentes ligados as placas e grades o mais próximo possíveis;

2) evitar trilhas muito grandes;

3) faça um espaçamento entras as válvulas de pelo menos o tamanho dos invólucros das mesmas (alguns usam este espaçamento entre 1.2 e 1.5 deste tamanho)

4) não esqueça os pads de fixação (lembre-se não dá para apoiar a placa no fundo da caixa com isolante com 350 V;

Uma sugestão é colocar os soquetes do lado cobreado para facilitar a fixação da placa no chassis.

E ai!?! vai encarar?

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #29 : 26 de Março de 2010, as 14:31:32 »

Dá pra encarar ein... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Onde tem o esquema dele?
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal