Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Junho de 2024, as 10:38:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte chaveada com lâmpada econômica queimada  (Lida 33009 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 03 de Dezembro de 2011, as 17:32:23 »

Oi Pessoal

Consegui uma forma de fazer fontes chaveadas usando apenar partes de lâmpadas fluorescentes compactas (lâmpada econômica). A parte mais difícil é enrolar o indutor, que só requer paciência. Ainda não fiz muitos testes, mas como tenho certeza que todo mundo vi querer tentar, logo vamos ter muito conhecimento sobre o assunto.

Fonte com lâmpada queimada

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
emersoneler
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 274

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 5



« Responder #1 : 03 de Dezembro de 2011, as 17:48:29 »

Gostei da ideia Eduardo,
Vou experimentar aqui e posto meus resultados. Obrigado pela ideia. Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 03 de Dezembro de 2011, as 18:01:56 »

Ainda sinto falta do botão "curtir"... Mas...  Palmas Palmas Palmas
Eduardo... Duvidas.
Ja que o calculo normal para transformadores não funciona, qual usar (qual você usou)?
E qual a corrente que uma fonte dessas fornece?
E... tirando a parte pratica do carretel não ter espaço para muitas voltas, seria possivel fazer uma fonte de 250V dessa forma?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 03 de Dezembro de 2011, as 18:15:13 »

Eduardo,

luminosa a idéia!

seria possivel fazer uma fonte de 250V dessa forma?

A maldade está no ar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 03 de Dezembro de 2011, as 19:16:25 »

Oi Pessoal

Kem, o que eu tenho usado é a relação de voltas do transformador convencional mesmo. As vezes funcina e as vezes não. Ainda não consegui descobrir exatamente porque. O que funciona é dar 10 voltas de fio e fazer a proporção. Mas se você enrolar 10 voltas por fora do primário e depois enrolar por dentro, dá diferença. Se fizer 10 voltas por fora, fica por fora. Se for por dentro, fica por dentro.

Ainda temos bastante coisa para estudar nessas fontes, mas com esses reatores a mão, vai ter mais gente tentando e o conhecimento irá brotar.

Sobre potência, não faço a menor idéia de quanto se pode tirar. Montei uma com um reator de lâmpada de 8W e consegui tirar 6V por 250mA bem estável. Quando tentei puxar 500mA os transistores esquentaram muito.

A princípio não vejo problema em se retirar a tensão que for. A questão é conseguir enfiar o enrolamento na bobina. Todas as que eu desmontei vieram com foi 28AWG, embora a corrente no indutor não passe de 60mA.

Preciso passar na Lider e comprar um pouco de fio 32AWG para tentar enrolamentos diferentes.

Outra coisa que precisa ficar clara é que essa fonte não é regulada. Ela se comporta exatamente como um transformador convencional. Eu até enrolei uma com CT e retifiquei com dois diodos. O riple que aparece é o de 120Hz do retificador da lâmpada.

Pessoal, mãos a obra! Vamos estudar esse circuito e parar de comprar transformadores!

Neste site tem vários esquemas dos reatores eletrônicos para quem quiser ir mais a fundo.

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, as 19:18:48 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 04 de Dezembro de 2011, as 12:21:06 »

Eduardo, fio 32AWG na lider só se for pra você que tem parceria, porque pros pobres mortais eles não vendem fracionado acima do 31AWG.
Mas se conseguir, pegue o 33AWG... da conta de 73mA.
Bom, se usando o 33AWG abrir uma janela suficiente pra um enrolamento com fio 44AWG, da pra tirar uns 250V 5mA... Ou até um pouco menos, ja que vai retificar em ponte...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 04 de Dezembro de 2011, as 13:46:47 »

Oi Kem

Em fontes chaveadas, por haver poucas voltas de fio, fazer enrolamento com CT é uma coisa meio crítica. O ponto dentro da volta onde se faz o CT dá diferença na tensão. Aquela fonte do vídeo tem só 13 voltas de fio 23AWG no secundário. Se houver desbalanceamento no secundário, poderá haver problemas no chaveador. Por isso é mais seguro abrir mão de um pouco da eficiência e usar uma ponte retificadora, garantindo assim a simetria do sistema.

Em 250V não há problema algum em se retificar com ponte. Mesmo assim eu acho mais fácil fazer um enrolamento bifilar, para garantir o bom acoplamento no transformador, e usar um dobrador no retificador. Como a frequência fica em torno dos 30kHz, dá para usar capacitores de 100nF no dobrador!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 04 de Dezembro de 2011, as 15:09:43 »

Eduardo; muito boa sua iniciativa, parabens!

Vou colocar aqui dois links:
http://www.4shared.com/file/XZfW7gfG/Fonte_Chaveada.html
http://www.4shared.com/document/ivkj-x7W/detalhes_do_chooper.html

Um pdf e outro em forma "mht", pagina para ser visualizada "off line", que foi disponibilizada pelo Marcio Ortolan, em outro forum que participo, espero que não se importe.
Apesar de não ser especificamente baseado em "lâmpadas" compactas, mas dá uma boa idéia de como começar com as fontes chaveadas.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 04 de Dezembro de 2011, as 15:29:16 »

Oi Alfredo

Ótimo material esse que você disponibilizou. Eu estou estudando fontes chaveadas e tentando tornar o conceito mais fácil de ser entendido pelo iniciante em eletrônica. Havia um tempo em que fontes reguladas eram um mistério. Hoje qualquer um faz com um 78XX.

Atualmente as fontes chaveadas são um tipo de caixa preta. O chaveador tem suas dificuldades intrincecas e o circuito simples da lâmpada fluorescente resolve todos de forma brilhante. A fonte com sucata de lâmpada não é regulada, mas já é um bom começo se livrar do transformador com núcleo de ferro.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 04 de Dezembro de 2011, as 15:42:03 »

Eu também comecei pesquisar sobre fontes chaveadas, só que a partir das fontes de DVD's, principalmentes estes que não tem diplay, pois a fonte só têm 2 tensões de saidas; 5V e 12V.
Principalmente por serem bem compatas, e por um motivo que você já citou antes; não geram ruidos no audio.

Outro motivo é que eu as tenho com certa facilidade, apesar de que em algumas lojas que trabalham com sucatas você encontra delas por R$ 5,00 e isto facilita bastante para experiências.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

ApAcHe*
Visitante
« Responder #10 : 04 de Dezembro de 2011, as 17:35:08 »

Eduardo

você sabe quantos Henry esse indutor tem? para saber se ele dá para ser utilizado em pedais de Wah-Wah?
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, as 17:53:39 por ApAcHe* » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 04 de Dezembro de 2011, as 19:46:05 »

Gostei da aula, Eduardo!  Parabéns!   Legal!
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 04 de Dezembro de 2011, as 20:01:19 »

Eduardo... de onde tirou que eu queria usar CT???  Roll Eyes
Sou fã da retificação em ponte, ainda mais enrolando meus proprios transformadores... são 1.000 voltas a menos no HT... Smiley
Falei que podia ter um pouco a menos que 250V retificando em ponte porque sempre sobe um pouco a tensão...
Mas gostei da sua sugestão do enrolamento bifilar...
Mas como você mediu 180V, um dobrador não seria exagero?!? 180V retificados em ponte com um capacitor razoavel deve dar perto de 215V... ta bom pro Viagem...
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 04 de Dezembro de 2011, as 22:02:52 »

Uma iniciativa extraordinaria.
 Legal!
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 05 de Dezembro de 2011, as 07:14:26 »

Oi Pessoal

Apachee, na maioria das lâmpadas que desmontei vem marcado o valor do indutor. Mas ele vária entre 1mH e 4mH. O tamanho não é documento. Tenho uns pequenos de 4mH e outros grandes de 1mH.

Kem, lembre que no caso do chaveador estamos tratando de onda quadrada. Depois de retificar dá exatamente o mesmo valor da tensão alternada. Também notei que a tensão que se mede no indutor muda um pouco depois de se enrolar o secundário. Talvez seja por isso que não estou me acertando com a relação de voltas. O que está dando certo é enrolar uma ou duas voltas no indutor, retificar, medir a tensão e daí fazer a proporção.

Se der tempo, hoje faço um bifilar para ver no que dá!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal