C386 - Amplificador completo com Pré Clean e 3886

Started by plautz, 27 de December de 2011, as 12:52:30

Previous topic - Next topic

abraao

*
Iniciante
perdido como lagrimas na chuva
  1. rafael.guitarrista@hotmail.com
Olá pessoal

O meu amp novamente queimou, percebi que o primário do transformador queimou e em menos de 5 minutos de uso, creio que lm3886tf possa estar com problemas, ou também possa ser a umidade, pois aqui onde eu moro choveu bastante, vale ressaltar que o transformador só tem 1 ano de uso

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
O primário do seu transformador é de 3 ou 4 fios?  Dá para colocar uma foto dele? E a forma como está ligando o primário, em 127V ou 220V?

abraao

*
Iniciante
Quote from: Alfredo Padrao on 11 de May de 2014, as 00:29:49
O primário do seu transformador é de 3 ou 4 fios?  Dá para colocar uma foto dele? E a forma como está ligando o primário, em 127V ou 220V?

No momento não tenho como postar as fotos, mas posso dizer que o amp estava funcionando com este mesmo transformador, o primário dele é de 3 fios e minha rede aqui é 220v, a ligação do transformador está correta (os fios das extremidades é que dão para 220v, o fio do meio com um do canto dá 110v)

hgamal

Hand MasterMind
Abraao,

Antes de tudo procure algum curto no circuito, principalmente na alimentação. A inspeção visual do circuito nem sempre traz os resultados esperados.

A forma simples de detectar curto é:

• desconecte o transformador do circuito;
  • meça as resistências entre o V+ e o terra, V- e o terra e V+ e V-, elas tem que ser altas - no início da medida, devido aos capacitores da fonte estarem descarregados, elas se apresentarão baixas, mas se não houver nenhum curto, logo elas deverão ficar altas;

Se não houver curtos, outros problemas podem se:

• carga muito baixa na saída, fazendo com que muita corrente seja drenada da fonte. Aqui o que vai acontecer é que o componente mais fraco morre primeiro: O CI ou o transformador. Teoricamente, o CI deveria se desligar diante de um curto na saída
  • transformador de má qualidade - não se surpreenda, esta é a maior causa de problemas deste tipo
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

abraao

*
Iniciante
Quote from: hgamal on 12 de May de 2014, as 09:22:54
Abraao,

Antes de tudo procure algum curto no circuito, principalmente na alimentação. A inspeção visual do circuito nem sempre traz os resultados esperados.

A forma simples de detectar curto é:

• desconecte o transformador do circuito;
  • meça as resistências entre o V+ e o terra, V- e o terra e V+ e V-, elas tem que ser altas - no início da medida, devido aos capacitores da fonte estarem descarregados, elas se apresentarão baixas, mas se não houver nenhum curto, logo elas deverão ficar altas;

Se não houver curtos, outros problemas podem se:

• carga muito baixa na saída, fazendo com que muita corrente seja drenada da fonte. Aqui o que vai acontecer é que o componente mais fraco morre primeiro: O CI ou o transformador. Teoricamente, o CI deveria se desligar diante de um curto na saída
  • transformador de má qualidade - não se surpreenda, esta é a maior causa de problemas deste tipo

hgamal irei fazer isso neste final de semana e irei tirar algumas fotos.

agora um fato muito interessante é que o amplificador estava em pleno funcionamento quando começou a fumaçar (não tinha nem dado 5 minutos que eu tinha ligado o amp. mas eu tava tocando) quando percebi o cheiro e vi a fumaça saindo no primário do transformador, ao perceber desliguei da tomada, como o próprio hgamal disse ''Teoricamente, o CI deveria se desligar diante de um curto na saída'' não foi o que aconteceu, o amp continuou a funcionar, só parou porque eu desliguei da tomada

abraao

*
Iniciante
Pessoal neste final de semana eu fiz os testes, utilizei um multímetro digital na escala dos 200k e a medição deu alta, com isso elimino qualquer duvida referente a curto. Já encomendei um novo transformador, desta vez só achei com 6 amperes, amanhã terei ele em mãos, também consegui tirar algumas fotos, logo irei publicar o link

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.649832715101601.1073741829.100002246364587&type=1&l=7bb54294c0

abraao

*
Iniciante
bom dia

o transformador novo chegou e já instalei e o amp já está funcionando, gostaria de saber se todos notaram que os medios dele é muito forte que chega dar uma sensação de som abafado e os agudo não atuam, uso o agudo quase no maximo e medios menos da metade e o som fica ainda meio abafado

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: abraao on 05 de June de 2014, as 08:59:56
bom dia

o transformador novo chegou e já instalei e o amp já está funcionando, gostaria de saber se todos notaram que os medios dele é muito forte que chega dar uma sensação de som abafado e os agudo não atuam, uso o agudo quase no maximo e medios menos da metade e o som fica ainda meio abafado

O pré clean é clean mesmo! Diferente dos amps de guitarra que colorem o som, se o conteúdo harmônico não contiver agudos para serem ouvidos, não adianta "acelerar" os agudos - você não vai ouvir nada! Não dá para amplificar o que não existe. Você percebe isto nos médios, uma vez que a guitarra é uns instrumento que atua nesta faixa de frequências.

É fácil comprovar isto. Insira um conteúdo com muita distorção e harmônicos que você irá notar que o controle de agudos faz o que tem que fazer! (tanto para cima quanto para baixo)

Em prés que distorcem mesmo que pouco, os agudos na guitarra limpa aparecem, isto devido a geração de harmônicos. É o caso dos Fenders. O som limpo e cristalino é fruto a inserção de harmônicos, ou seja, distorção.

Pode ser que este conceito não seja apropriado para o seu jeito de tocar. Nestes casos, um pré de guitarra "convencional" é recomendado!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Blum

Guest
Tenho um power já pronto em mãos e gostaria que pegar apenas o pré amplificador desse projeto, então queria saber qual parte seria correspondente a essa etapa. Se alguém com tempo e vontade puder criar um esquema ou mesmo um layout, me seria de grande ajuda  :)

Um detalhe, nesse power já pronto existe uma alimentação de 15V 1A, eu posso utilizar esse valor de tensão para o pré ?

kem

DIY Freak
Quote from: Blum on 21 de June de 2014, as 21:05:56
Tenho um power já pronto em mãos e gostaria que pegar apenas o pré amplificador desse projeto, então queria saber qual parte seria correspondente a essa etapa. Se alguém com tempo e vontade puder criar um esquema ou mesmo um layout, me seria de grande ajuda  :)

Um detalhe, nesse power já pronto existe uma alimentação de 15V 1A, eu posso utilizar esse valor de tensão para o pré ?

É o pré clean do site... Ta tudo pronto e mais mastigado impossível...
Mas o clean precisa de alimentação simétrica... Da pra conseguir com esse seu transformador usando um dobrador...
I don't want to die young...
I want to diode!

egvarga

*
Iniciante
Pessoal, uma pergunta:

Adquiri um cubo Meteoro CB30 (30W, pra baixo), funcionando OK. Teria como retirar a placa de pré/power original dele e colocar a do C386 no lugar? Se sim, existem modificações a serem feitas quanto ao tipo de transformador, entre outros itens?

Abraço!

VOX

Handmaker
Primeiro passo é ver se bate o transformador que tu tens com um daqueles relacionados no PDF do C386.

Mas o alto falante não será o ideal.

edyguitar

Colaborador
o thor CB30 tem 3 versões (rev) e cada uma delas tem um transformador diferente. REV. 0.0-12+12, Rev 2.0-15+15 e Rev. 1.0-20+20

egvarga

*
Iniciante
Muito obrigado pelas informações VOX e edyguitar.

edyguitar, como faço pra saber qual revisão é o meu? Não tem nada escrito no transformador nem no chassi do amp, será que na placa tem algo?

edyguitar

Colaborador
provavelmente na placa deve ter grafada a rev 1.0 ou 2.0 se não tiver nada é porque é 0.0
mas independente disso aconselho a medir as tensões do secundario