Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 19:22:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 21   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: C386 - Amplificador completo com Pré Clean e 3886  (Lida 189109 vezes)
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #150 : 22 de Agosto de 2012, as 23:03:08 »

ja viu regua de desempeno de pedreiro em aluminio? custa uns 10 reais as de 2 metros e da otimos dissipadores.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #151 : 22 de Agosto de 2012, as 23:06:05 »

Lamer, com esse dissipador ele esquenta muito? tem algum desenho de como eu faço pra ligar essa ventuinha? muito obrigado irmão.
recomendo que se for regular 12v para ventoinha utilize um regulador 7812, pois tentei uma vez regular com zener e num deu muito certo, derreteu o zener.
a maioria das ventoinhas de 12V 80x80mm consomem em torno de 200mA. talvez um zener de 5W aguente, mas o de 1W não aguentou.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #152 : 22 de Agosto de 2012, as 23:11:41 »

Verdade Alexandre! ótima idéia. Edy, já ouvi falar isso mesmo acho que o certo é ligar uma fonte só pra ventuinha?Abç
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #153 : 22 de Agosto de 2012, as 23:13:14 »

Lamer, com esse dissipador ele esquenta muito? tem algum desenho de como eu faço pra ligar essa ventuinha? muito obrigado irmão.
essa é uma fonte completa com regulador e aguenta tranquilo 2 fans.

a disposição dos conectores _ dessa fonte está no padrão das ventoinhas que vem com conector de 3 pinos Legal!
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, as 23:15:36 por edyguitar » Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #154 : 23 de Agosto de 2012, as 09:21:11 »

Legal Edy, vc tem o layout dela? vou fazer uma dessa com dois Fans vai ficar show de bola!  Legal!
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #155 : 23 de Agosto de 2012, as 12:36:59 »

Legal Edy, vc tem o layout dela? vou fazer uma dessa com dois Fans vai ficar show de bola!  Legal!
tenho sim, ta na minha pasta do TDA7294+tsw  no 4shared. sõ os 3 arquivos "fonte simples 12V fan" .pdf
a divido em 3 arquivos porque na época que eu fiz eu ainda não sabia usar o Corew Cool
http://www.4shared.com/account/dir/dIdmhd6X/_online.html#dir=325434462
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #156 : 23 de Agosto de 2012, as 15:24:16 »

Eu ainda estou usando meu amplificador com aquele dissipador sem usar a ventuinha, geralmente utilizo por 1 hora sem problemas, mas eu irei fazer uma fonte para usar a ventuinha, pois meu transformador tem um tap de 12V disponível.

Mas este circuito pelo Edy já está no jeito para usar!

Abraço!
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #157 : 26 de Setembro de 2012, as 18:29:25 »

Boa noite pessoal, estou com um problema que já me fez perder um CI 3886. Se eu coloco o dissipador só no CI sem parafusar no chassis esquenta mas funciona normal, se eu coloco mica, arruela de isolação, pasta térmica, e coloco o dissipador no chassis o CI esquenta tanto que derrete até arruela branca de isolação. Eu já pesquisei por ai mas não achei explicação, será que o jeito vai ser usar o dissipador sem parafusar no chassis? vai queimar o CI depois de algumas horas? Obrigado a todos!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #158 : 26 de Setembro de 2012, as 19:26:27 »

Quando você coloca a mica isolante com pasta térmica, a resistência térmica entre o encapsulamento e o dissipador aumenta, dificultando a transferência de calor do encapsulamento do LM3886 para o dissipador. Infelizmente para se isolar o encapsulamento do dissipador é um preço a pagar.  Tente deixar a mica mais fina possível desfolhando as camadas (sempre dá pra destacar uma folha mais fina da mica) e deixar a menor camada possível de pasta térmica entre o encapsulamento e a mica e entre a mica e o dissipador (menos pasta térmica e distribuída com uma camada bem fina e uniforme é melhor - usar muita pasta térmica e sem espalhar bem é pior do que não usá-la). A pasta serve pra evitar que fiquem bolsas de ar (que é isolante térmico) entre as superfícies de contato por onde o calor vai ser transferido. Passe pasta também entre a superfície do dissipador e o chassi.  Talvez o dissipador não seja grande o suficiente ou não tenha aletas adequadas. Prefira dissipador de alumínio anodizado ao polido. Caso ainda esteja pifando, vai ter que reduzir a potência do amplificador (reduzindo a tensão de alimentação).  Ou usar ventilação forçada com uma ventoinha.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #159 : 26 de Setembro de 2012, as 20:01:48 »

xformer, muito obrigado pela dica mas tudo isso eu já fiz e não deu certo. O dissipador é de alumínio passei a pasta térmica em uma camada fina mesmo. Como trabalho com informática eu sem todo esse procedimento da pasta térmica, até tem um mito em que a pasta térmica cinza é melhor eu não acho porque ela é mais ressecada que a pasta branca e com isso ela deixa uma camada mais grossa. eu voltei o dissipador para o modo normal em que eu estava usando está funcionando perfeitamente! nem esquentar muito está. Vou tentar colocar uma ventoinha para puxar o calor pra fora eu acho que vai ficar bem legal né? acho melhor fica do jeito que está senão lá se vai outro CI ai fico louco! hahahaha!! mas com uma ventoinha rola legal né? acho que não vai ter perigo de super aquecimento né? muito obrigado!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #160 : 26 de Setembro de 2012, as 20:17:52 »

Dizem que a pasta artic silver é melhor porque tem prata (que ajuda a conduzir calor) mas é muito cara. Eu também uso a pasta branca (implastec) que é mais barata.  Outra coisa que esqueci de escrever:  veja se o dissipador não está com uma superfície não muito lisa (estriada) na região onde há o contato com o conjunto mica + encapsulamento. Nesse caso passe uma lixa fina ou bombril pra deixar a superfície do dissipador mais lisa e regular possível.  Eu acho que numa situação extrema é melhor soprar ar diretamente sobre o dissipador com a ventoinha como num cooler de processador de micro do que retirar o ar de dentro do gabinete.

« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, as 20:20:30 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #161 : 26 de Setembro de 2012, as 21:17:27 »

xformer, é verdade mesmo. Mas será que da pra ligar a ventoinha no 7815? Abç
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #162 : 26 de Setembro de 2012, as 21:22:04 »

Normalmente as ventoinhas de PC são de 12Vdc (e talvez uns 300mA, mas vai depender muito do tamanho dela, tá escrito na etiqueta) pois a gente usa o fio amarelo e preto das fontes de PC, no seu caso use um 7812.  

Ou então compre uma ventoinha que possa ser ligada diretamente na rede 127Vac ou 220Vac, o que livra a sua fonte e não introduz ruído elétrico no amplificador.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, as 21:29:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #163 : 26 de Setembro de 2012, as 22:05:22 »

xformer, que ventoinha que possa ser ligada diretamente na rede 127Vac ou 220Vac,?? perece que eu nuca vi hahaha!! vende onde essa? Abç
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #164 : 26 de Setembro de 2012, as 22:15:25 »

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5087_4689_Microventilador-120x120x38mm-110-220V-Bivolt-12038-B

O pessoal mete o pau na Mult porque eles enviam peças erradas ou faltando, mas é o lugar que eu conheço que tem a ventoinha.  Talvez numa busca pela internet ou ML apareçam outras opções de vendedores.

Achei alguns:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439826589-cooler-fan-microventilador-ventoinha-80x80mm-bivolt-110220v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439316023-cooler-fan-ventilador-12x12cm-ac-110220v-gabinete-potncia-_JM
« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, as 22:22:01 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 21   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal