Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 18:59:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 21   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: C386 - Amplificador completo com Pré Clean e 3886  (Lida 188882 vezes)
vitorwolff
Visitante
« Responder #165 : 26 de Setembro de 2012, as 22:23:34 »

xformer, ficaria inviável usar algum tipo de regulador para os fans em um projeto ou então um resistor?
Eu sei que seria mais coisa na placa, mas esses fans são mais caros que alguns modelos e fazem mais barulho...
« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, as 22:25:11 por vitorwolff » Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #166 : 26 de Setembro de 2012, as 22:27:16 »

alguem sabe aonde arrumo aquelee fio pra enrolar no resistor ?
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #167 : 26 de Setembro de 2012, as 22:31:23 »

xformer, ficaria inviável usar algum tipo de regulador para os fans em um projeto ou então um resistor?
Eu sei que seria mais coisa na placa, mas esses fans são mais caros que alguns modelos e fazem mais barulho...

O problema é que usar a mesma fonte do amplificador pra alimentar os ventiladores pode introduzir ruído. É melhor então fazer uma fonte separada e dedicada para os ventiladores, ou comprar nada mais que uma dessas fontes comuns de parede, que resolve a parada.  Se bobear, a fonte nem precisa ser regulada pra esses ventiladores de 12Vdc.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #168 : 26 de Setembro de 2012, as 22:53:31 »

meu projeto é simples, ta configurado pra 2 fans. com um reg. 7812. os conectores _ da placa esta disposto de acordo com a alimentação padrão dos Fans vendidos no mercado. basta usar um transformador simples 12v com uma corrente de 500mA a maioria dos fans 80x80 consomem entre 150 e 200mA. ou se preferir pode fazer uma fonte simples sem regulador usando um transformador de 9v/500mA.

ta aqui.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.msg93036#msg93036
« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, as 22:57:34 por edyguitar » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #169 : 26 de Setembro de 2012, as 23:35:48 »

Guitar_luthier, só estou com uma dúvida, seu CI é o LM3886T ou LM3886TF?

Abraço!
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #170 : 27 de Setembro de 2012, as 08:57:15 »

alguem sabe aonde arrumo aquelee fio pra enrolar no resistor ?
Se você tiver um transformador (grande) que não funcione mais, no secundário terá muitas voltas desse fio Tiago Wink
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
guitar_luthier
Visitante
« Responder #171 : 27 de Setembro de 2012, as 10:07:05 »

Lamer, meu CI é LM3886T. Tem alguma Diferença? Abç
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #172 : 27 de Setembro de 2012, as 10:18:47 »

Guitar,

sem problemas. Olhe o datasheet:

http://cxem.net/doc/amp/LM3886.pdf
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #173 : 27 de Setembro de 2012, as 10:40:33 »

Valeu! Grande amigo Marcos. Só não consigo entender o problema de colocar o dissipador no chassis que o CI esquenta mais do que não sei oque hahaha! e olha que faço todo procedimento certinho! mas não da certo não! é inacreditável mas o parafuso derrete até a arruela branca ai o que acontece: o parafuso entra em contato com chassis e queima o CI estranho né? agora ele fixado direto no CI só com pasta térmica funciona normal vai saber o que é né. Mas tudo bem vou usando ele assim mesmo. Um forte abraço a todos! e muito obrigado pela ajuda. Legal!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #174 : 27 de Setembro de 2012, as 11:54:51 »

Existem pelo menos dois tipos de LM3886 o LM3886TA e LM3886TF. Pelo datasheet, o segundo (TF) usa o encapsulamento TF11B que isola a carcaça do integrado, podendo assim ser encostado no chassis sem grandes preocupações de montagem.

Parece que o modelo isolado, tem uma dissipação menor que o não isolado. Mas não sei se isso é uma preocupação neste projeto.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #175 : 27 de Setembro de 2012, as 13:09:16 »

Valeu! Grande amigo Marcos. Só não consigo entender o problema de colocar o dissipador no chassis que o CI esquenta mais do que não sei oque hahaha! e olha que faço todo procedimento certinho! mas não da certo não! é inacreditável mas o parafuso derrete até a arruela branca ai o que acontece: o parafuso entra em contato com chassis e queima o CI estranho né? agora ele fixado direto no CI só com pasta térmica funciona normal vai saber o que é né. Mas tudo bem vou usando ele assim mesmo. Um forte abraço a todos! e muito obrigado pela ajuda. Legal!

Verifique se a isolação elétrica entre o dissipador e o encapsulamento está ok. Pela datasheet, a superfície metálica do encapsulamento está ligada no V-  (pino 4) que é a alimentação negativa.  Meça com um ohmímetro (escala mais alta) e veja de quanto é a resistência entre o parafuso/dissipador e o pino 4   (obviamente com tudo montado), que deve ser uma resistência bem alta ou aberto.  Se a resistência for baixa, então houve alguma falha na montagem do conjunto dissipador/bucha/parafuso/mica/pasta.  Sua pasta térmica é não condutora elétrica ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #176 : 27 de Setembro de 2012, as 13:21:49 »

Talvez um isolador de mica resolva o problema.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #177 : 27 de Setembro de 2012, as 13:23:02 »

Pessoal, me desculpem se estou falando bobagem mas por curiosidade eu abri meu amplificador da Wattson de 30W e olhei o dissipador dele. E só tem uma chapa de alumínio dobrada onde vão dois TIP42C e o outro TIP41C, onde os dois só usam mica e não tem aquela arrula branca é parafusado direto nesse dissipador que é uma chapa de alumínio dobrada. Outra coisa vai uma chapa reta com pasta térmica e depois a outra parafusada nessa mesma placa, e parafusado direto no chassis é claro que os CI não tem na haver com o que estamos falando mas achei interessante porque tudo é parafusado no chassis e os CI só usam uma mica muito fina e um pouco de pasta térmica. Se puder eu posso colocar fotos pra vocês verem ok? mas isso depende do administrador deixar. Xformer, vou fazer isso  minha pasta térmica é aquela branca normal tenho a cinza também só que ela endurece e ai a temperatura sobe! mas do jeito que está ele já ficou uma hora ligado não deu nada não, mas o certo é parafusar o dissipador no chassis né? ou colocar uma ventoinha em cima do CI ai fica show de bola!Obrigado a todos  Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #178 : 27 de Setembro de 2012, as 13:38:58 »

Não faz muito sentido usar o isolante de mica e não usar a bucha para o parafuso pra fixar o transistor. O parafuso tá conectando eletricamente o encapsulamento com o dissipador, de forma que a mica está ali a toa (apenas pra piorar a transferência de calor do transistor para o dissipador).  Eu não sei qual terminal dosTIP41/42 é ligado ao encapsulamento e precisaria ver o esquema do amplificador pra ver o que acontece no caso de curto circuito entre os encapsulamentos e o chassis.  Transistores mosfets são muito críticos nesse aspecto porque a maioria tem seus drenos ligados ao encapsulamento, o que necessitam do conjunto isolador (eu já vi fontes com mosfets com parafusos e porcas de plástico para fixação ao chassis).

Agora se o dissipador está dando conta de manter o LM3886 funcionando sem esquentar muito, deixe assim mesmo sem prendê-lo ao chassis.  O único problema pode ser a fixação mecânica (caso o dissipador seja muito pesado) e o ci não aguente.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2012, as 13:44:09 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #179 : 27 de Setembro de 2012, as 13:42:57 »

Se você for parafusar o dissipador no chassi, use mica e isolador no parafuso, faça um teste de continuidade entre a carcaça do LM3886 e o dissipador (não pode haver continuidade), pois como foi dito o V- do LM3886 fica exposto na carcaça, pois seu modelo não é o TF, neste caso você fixará o dissipador na carcaça que está ligada ao GND.

Espero que isto te ajude!

Abraço!
Registrado
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 21   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal