Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 21:11:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: CH I -> Chapolin Um (outra proposta para o super chorus)  (Lida 6332 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« : 11 de Janeiro de 2012, as 23:24:38 »

Atualização 04/02 o Clone está pronto e testado!!!   Roqueiro

O CLONE!!!




O quarto depois do clone:




Kit mágico de transferência com acetona (as fotos são auto-explicativas)






Próximos passos:

 -> Rotear o Chapolin com o layout de CIs intercambiáveis

  -> Testar o Chapolin

 -> Montar documentação


Baseado no Super Chorus CH-I da Boss(O chorus do Satriani), o Chapolin Um é uma proposta de um chorus de baixo custo utilizando um chip de delay MN3007 e um gerador de clock MN3101 com 3 dual op-amps similares aos originais, visando as melhores opções para os raros e valorizados M5223L e M5218L do circuito original, mas sem perder a característica sonora tão marcante deste pedal.

Lembrando que a propria BOSS abandonou o projeto do CH-1 original, a partir de 2001 o produto comercializado é um chorus digital, nem eu nem o Satriani  Cry gostamos disso

Custo médio das 4 cis originais no ebay:

MN3007 US$9 - 10 peças
MN3101 US$10 - 10 peças
M5218L US$25 - 10 peças
M5223L US$100 - 10 peças


Experimentações diversas chegaram a este circuito true bypass com o diferencial da chave para troca do retorno do canal limpo antes da passagem no ultimo op-amp, dando o mesmo efeito que teria se plugarmos um cabo na Saida B do CH-1 original, podemos também inserir no projeto um POT no lugar da chave, para podermos dosar de forma única o canal limpo e o canal sujo, criando novos timbres inexplorados

Pessoalmente falando o som que sai com a chave desligada é algo bem louco algo meio alienígena, meio synth, meio único



Quad op-amps também poderão ser opções LM324N, LF347 e os LM2902N por seu preço e tamanho reduzido







« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2012, as 05:37:29 por felixmeirelles » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 12 de Janeiro de 2012, as 10:55:01 »

Achei bem, caros, na verdade muito caro os Ms, tanto o 5218 quanto o 5223.
Em minha cidade, comprei a R$2,50 e R$3,00 cada.

Qualquer CI que for dual op.amp, podera ser usado no lugar deles.
O  M5223 é um dual op.amp comum, com a diferença de que a alimentacao é do tipo simples.
O LM2904 é um equivalemte direto.

Essa diferença em minha opiniao é irrisória, sem muita finalidade.

Observe que no pedal é usado CI que é de alimentacao simetrica (5218).
Observe tambem que estes CIs para alimentacao simples precisam do terra virtual (VBias, Vref), assim como é feito com os op.amps convencionais, quando usados em circuito de alimentacao simples.
No outro topico comentei sobre um pouca da diferenca entre alguns op.amp.
Como alternativa aos 52xx pode ser experimentados os BA4558, JRC 4558S, NJM 4558S,TL072 S (este é dificil de achar).

Um diferencial entre os CIs esta tambem no consumo.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 12 de Janeiro de 2012, as 11:17:37 »

Achei bem, caros, na verdade muito caro os Ms, tanto o 5218 quanto o 5223.
Em minha cidade, comprei a R$2,50 e R$3,00 cada.

Qualquer CI que for dual op.amp, podera ser usado no lugar deles.
O  M5223 é um dual op.amp comum, com a diferença de que a alimentacao é do tipo simples.
O LM2904 é um equivalemte direto.

Essa diferença em minha opiniao é irrisória, sem muita finalidade.

Observe que no pedal é usado CI que é de alimentacao simetrica (5218).
Observe tambem que estes CIs para alimentacao simples precisam do terra virtual (VBias, Vref), assim como é feito com os op.amps convencionais, quando usados em circuito de alimentacao simples.
No outro topico comentei sobre um pouca da diferenca entre alguns op.amp.
Como alternativa aos 52xx pode ser experimentados os BA4558, JRC 4558S, NJM 4558S,TL072 S (este é dificil de achar).

Um diferencial entre os CIs esta tambem no consumo.

Caro? Isso lá é um assalto.

O pior que os caras tão vendendo a 7 dólares para cima e tá saindo porque ninguém mais tem, se você encontrar ai M5223L a esse preço dá para revender no ebay com mais 200% de lucro:

http://www.ebay.com/itm/290627550524?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649#ht_718wt_1164


Os M5218P estão saindo 10 unidades a US$15 na média no ebay.

Obrigado pelas sugestões, vou tentar conseguir esses op-amps.


A minha ideia ao final é redimensionar a PCB para uso tanto de amps D como de tipos L, assim como a tonepad fez com o DS-1, mas antes temos que pesquisar:

1o alternativas aos ICS

2o Economia de CAPS, resistores, diodos e transistores (usar menos tipos de raros componentes, patronizar mais os componentes pensando em paralelismo)

3o Economia de POTs (usar pots mais baratos)

4o MODS bacanas, agregar funções de MODs conhecidos assim como a tonepad fez no CE-2.


« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 11:30:27 por felixmeirelles » Registrado
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #3 : 12 de Janeiro de 2012, as 11:29:25 »

Ta caro mesmo, eu vendia o 5223L a 0,80  Tongue Só o 5218L que é um pouco mais caro, mas não passava de 3,00. Vou ver se ainda tem no fornecedor antigo...
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #4 : 12 de Janeiro de 2012, as 11:38:04 »

Ta caro mesmo, eu vendia o 5223L a 0,80  Tongue Só o 5218L que é um pouco mais caro, mas não passava de 3,00. Vou ver se ainda tem no fornecedor antigo...

Nossa de Volta para o Futuro, imagina, você ia lá e pegava elas e revendia a 7 dólares, dava pra ficar rico com uma caixa dessas coisas.


Tá todo mundo desesperado nos foruns gringos procurando.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 11:39:51 por felixmeirelles » Registrado
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #5 : 12 de Janeiro de 2012, as 11:47:11 »

O 5223 eu até tenho (pouco), mas o custo pra mandar pra fora desanima... O Brasil podia fazer como a China, incentivando as exportações  Embarrassed
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #6 : 12 de Janeiro de 2012, as 12:01:44 »

O 5223 eu até tenho (pouco), mas o custo pra mandar pra fora desanima... O Brasil podia fazer como a China, incentivando as exportações  Embarrassed


Na china os caras mandam rastreado para fora por menos de 2 dolares, se aqui fosse assim, se bem que, parece que livros e revistas são mais baratos por causa de uma lei de intercambio cultural, ai a galera aproveita para mandar "coisinhas" alem de vender os livros e revistas é claro.

Vi um brasileiro no Ebay com +2000(Exagerei o cara tem +500 vendas contando os últimos 12 meses) vendas só de revista de futebol(não ele vende revista de moda  e variedades também), tipo Lance assim, ele vendia edições antigas e tinha gente até da Ucrânia comprando.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 12:43:19 por felixmeirelles » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 12 de Janeiro de 2012, as 14:40:17 »

Talvez estes CIs ja estejam ficando obsoletos, por isso a procura e o preço.

Na china os caras mandam rastreado para fora por menos de 2 dolares...
Nisso tambem entra um convenio entre os serviços postais...
O Correio daqui nao transportara uma coisa sem receber algo, isso é obvio.
Ele recebe uma taxa do serviço postal Chines, pequena, pois existe um convenio entre ambos.
Eu costumava importar certos itens do Egito e Arabia Saudia, o serviço postal de ambos nao tinha convenio com o Brasil (me parece que ainda nao tem), saia muito caro, coisa de 180,00 o kilo.
Ja eu importava tambem itens similares do Libano, este tem convenio com o Brasil, e o custo era bem mais baixo, na epoca era em torno de R$40,00 o mesmo volume.
O que percebi de diferente, é que nos que nao tem convenio postal,  a encomenda chega mais rapido ao destino final.

Lembrando que a propria BOSS abandonou o projeto do CH-1 original, a partir de 2001 o produto comercializado é um chorus digital, nem eu nem o Satriani  Cry gostamos disso
Não é que a Boss "abandonou" o projeto original.
La vem mais historia... Cheesy
O principal componente usado, o MN3007 e MN3101, era fabricado pela Panassonic, apenas em uma unidade na Coreia, a nivel mundi. Outros Cis tambem, como o MN3207 e 3102 e outros, mas vamos reduzir...
A Panassonic encerrou a fabricação dos MN3007 e 3101 ainda nos anos 80 (final), o que restou foi um grande lote em estoque, que possivelmente foi comprado pelo grupo Roland. O que explica  porque a Boss ainda fabricava pedais usando este componente, nos anos 90, enquanto os demais concorrentes teve que usar o 3207, que permaneceu em fabricação.
Os MN3207 e 3102 foram fabricados ate meio dos anos 90.
A maioria dos MN3007, 3207 e compania que se encontra hoje, nao sao originais fabricados pela Panassonic, sao "genericos", ou marcas que compraram o direito de fabricar como a CoolAudio (V3207).

Como o CH-1 tem um certo "marketing" em certos lugares (por causa do tio Satch), a Bo$$ teve que manter o modelo em produçao, porem com a ausencia do principal componente, nao poderia usar componentes clandestino, ou que nao pudesse manter uma estabilidade na produçao, por isso teve que refazer o projeto, e passou a ser um "digital".
Note, que o CE-5, que tambem usava o MN3007, passou a ser digital.

O tio Satch nao ficou insatisfeito apenas com o atual CH-1.
O DS-1 teve como referencia o Satriani, para quem nao conhessece o som do DS-1, era só ouvir as antigas dele.
Isso porque ele adimitiu como sua distorcao preferida.
Se reparar, nos ultimos anos, o DS-1 nao fez parte do set dele.
Veja neste video (por volta de 2:50 mostra os pedais), cade o  DS-1 que ele sempre "amou"? mas o CH-1 continua la.

Ja fiz um breve comentario sobre isso em outro topico mais antigo.
Por volta de 2000/2002, nao lembro exatamente, em uma entrevista a uma revista da Italia, ele mencionou sobre os pedais dele..., sobre o DS-1 ele disse que era modificado para a versao antiga...
Por ai da para se entender o resto da historia...
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 12 de Janeiro de 2012, as 16:20:35 »

Realmente triste, mas será que a Roland não teria condições de comprar o direito de uso das CIs originais e encomendar a um fabricante chinês?

Hoje em dia vemos crianças contatando e contratando fabricas na China que produzem seus projetos.

Acho que, como sai mais barato produzir um digital, e eles não teriam concorrência porque os chips originais não eram mais fabricados, eles preferiram baratear o projeto todo.

É o que os mestres dizem sobre pedais, antigamente existiam as marcas boas e marcas ruins, hoje em dia só temos marcas.

Eu por exemplo já abri Maxons (e é Made in Japan) que estavam mais mal-soldados que uma placa de som usb chinesa de 1 dolar.

.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 12 de Janeiro de 2012, as 21:12:26 »

Sobre os Maxons tem que ver 2 coisas:
Se original; muitos pedais da linha 9 da Ibanez, que circula é falsificado. Os Maxons começaram a ser tambem, embora em menor escala, aparentemente.
 A segunda coisa; no japão nao se usa mais solda com chumbo, alias, muitos paises nao usa mais, e a solda atualmente usada é uma coisa bem podre  Sad , se solta muito facil da placa, da mal contato direto.

A Roland ate teria condiçoes de comprar, mas vamos lembrar que a Panassonic, detentora dos direitos, é empresa concorrente, nao na area musical, mas na area de audio.
Outra questao, vem exatamente o citado custo... o digital custa bem menos.
Outro item que entra neste caso, como se trata de componente obsoleto, as fabricas tambem nao querem mais usar...

Produzir na China é barato, e tem produtores que nao pedem uma quantia minima absurda. Tendo ate empresas que te fabricam uma unica placa.
O baixo custo de producao na china pode reduzir a qualidade final do projeto.
Mas tem empresas que fabricam com um padrao alto de qualidade.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 12 de Janeiro de 2012, as 23:06:17 »

Quando eu abri eu achei que era falso, mas reparei melhor nos caps e pots, bitola dos fios, tudo muito bom, o lance da solda deve ser isso mesmo, baixo teor de chumbo.

Eu tenho um OD9 aqui um dia posto as fotos dele, sem bem, que ele tem é solda até demais.

Tenho a impressão que o cara do Exterminador 2 deitou na placa para tirar um cochilo ou quem soldou a placa era o Fred Mercury Prateado.

Fiz varios testes com meu CH-1 e cheguei ao um circuito funcional usando 1 jumper  e 1 switch.



Atualizei lá em cima já.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, as 06:21:01 por felixmeirelles » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal