Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 08:52:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Circuito para transformar chave DPDT em chave normalmente aberta.  (Lida 12187 vezes)
Sérgio Crepaldi
Visitante
« : 13 de Janeiro de 2012, as 16:24:46 »

Boa tarde

Estávamos discutindo uma forma de tirar a trava de uma DPDT para torna-la momentânea nesse tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3207.0

Diante das dificuldades encontradas para transformar a chave DPDT fisicamente, pois existem chaves com componentes que podem ser removidos e chaves que não tem o que tirar para elas não travarem, resolvi criar esse tópico no intuito de obter ajuda para conseguir fazer isso eletronicamente.

Seria mais ou menos assim, é necessário um circuito que ao ser acionado por uma DPDT, ou SPDT (meia DPDT) ou mesmo uma chave liga desliga com trava, gere um curto momentâneo entre dois terminais, como uma chave NA, instantâneo e não permanente como nos bypass eletrônicos.
Ao acionar a chave DPDT novamente, o circuito gera outro curto momentâneo.

Isso serve para poder usar uma DPDT heavy duty com trava no lugar de uma chave NA nos circuitos de bypass eletrônicos, já que a maioria das chaves NA são de plástico, ou importadas, ou mais caras do que as DPDT's convencionais.

Resumindo, funciona ao contrário das chaves de bypass eletrônico, que usam uma chave normalmente aberta para mudar o estado de um flip flop permanentemente, até que a chave seja acionada novamente.
No nosso caso será usada uma DPDT ligada num circuito que quando acionado pela DPDT, de curto entre dois pontos do circuito por um instante, como as chaves NA.

Não tenho conhecimento para projetar esse circuito, tampouco quero ser folgado de pedir que alguém se disponha a fazer isso. Gostaria de pedir ajuda, uma luz por onde começar, pensei em CI's como o 4016, 4066, 4099, ou mesmo transistores.

Gostaria se possível, que os colegas dessem sugestões a repeito de por onde eu deva começar.

Desde já agradeço a todos.

Obrigado

Abraço

Sergio
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 15 de Janeiro de 2012, as 15:41:49 »

Tenho algo em mente, simples, mas vou testar a ideia ver se da certo.
Posto o resultado.
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #2 : 16 de Janeiro de 2012, as 14:30:11 »

 É fácil, de um jeito que pensei:

 Você usaria um lado apenas da dpdt. No pino central ligue o VCC e nos pinos adjacentes dois resistores de um valor de 1k, 10k ao gnd, não importa, esse resistor será de pulldown. Essas duas saídas serão conetadas juntas

 Quando você acionar a dpdt em um momento a chave ficará desconectada dos dois contatos, nesse momento a tensão será de 0v, pois só os resistores de pulldown estarão conectados, conectando no instante depois ao VCC. Com esse pulso você pode acionar usar um circuito monoestável para filtrar os transientes e pronto!

 Para uma lógica invertida é só colocar o GND no lugar do VCC. Vou desenhar algo e posto... É bem simples!
Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #3 : 16 de Janeiro de 2012, as 14:48:06 »

Tenho algo em mente, simples, mas vou testar a ideia ver se da certo.
Posto o resultado.

Obrigado GrAmorin, pela ajuda e boa vontade.
Num tópico de outro lugar uma pessoa disse pra eu procurar por circuitos "One shot". Com um simples 4001, resistores e um capacitor isso é possível.
Eu estou procurando ainda.
Sem palavras mesmo, muito obrigado pela ajuda, isso vai me ajudar tanto com chaveamento...

É fácil, de um jeito que pensei:

 Você usaria um lado apenas da dpdt. No pino central ligue o VCC e nos pinos adjacentes dois resistores de um valor de 1k, 10k ao gnd, não importa, esse resistor será de pulldown. Essas duas saídas serão conetadas juntas

 Quando você acionar a dpdt em um momento a chave ficará desconectada dos dois contatos, nesse momento a tensão será de 0v, pois só os resistores de pulldown estarão conectados, conectando no instante depois ao VCC. Com esse pulso você pode acionar usar um circuito monoestável para filtrar os transientes e pronto!

 Para uma lógica invertida é só colocar o GND no lugar do VCC. Vou desenhar algo e posto... É bem simples!

Ledod, obrigado mesmo você também pela ajuda. Essa tensão pode ser 9V? 12V
Não sei nem o que dizer, muito obrigado pela ajuda.

Coloquei uma imagem do que eu preciso, mas tem até uma interrogação no circuito hahhahhaha, porque eu sequer imagino como chegar no resultado, estou lendo sobre eletrônica digital, mas ainda tem chão.

http://img814.imageshack.us/img814/303/chavedpdtna.jpg


Muito obrigado todos vocês.

Abraço

Sergio
Registrado
jpdiman
Visitante
« Responder #4 : 16 de Janeiro de 2012, as 14:50:15 »

Seria muito bom um circuito desse, queria ser mais instruído pra poder ajudar! Cheesy

Boa sorte!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #5 : 16 de Janeiro de 2012, as 15:26:11 »

 Entendi!

 Bem, o circuito que disse dá um pulso de tensão, não um curto momentâneo. São coisas diferentes!

 O que acontece é que uma chave NA ou NF nos circuitos de chaveamento geralmente dão um pulso de tensão, são conectados ao VCC ou GND e usam um resistor de pulldown ou pullup, que são resistores que forçam o circuito a permanecer em um estado lógico, ou alto ou baixo (são resistores ligados diretamente a alimentação).
 
 Aqui o circuito do boss DS-1, só como exemplo.



 Bem olhando o circuito de chaveamento temos:

 Um chave NA, um resistor de pullup de 1M , um resistor de 100 ohm e um capacitor de 10n, que forma o circuito passa baixas, filtrando os ruídos da comutação da chave. Assim, quando se pressiona a chave momentaneamente a tensão cai a 0v (curto no gnd correto?) e volta para VCC quando desconecta o contato.

 Para acionar ESTE circuito da boss, pode-se utilizar este esquema que acabei de desenhar, que deve funcionar sem problemas:



 Ai temos os polos 1 e 3 da chave curto circuitado, com um resistor de pulldown (que pode ser o mesmo de 1M). Quando for chaveado, por um momento será desconectado os dois contatos da chave, nesse momento teremos um pulso de tensão em 0v, que é o mesmo que se usássemos o circuito com uma chave NA.

 Agora para um circuito genérico, onde não sabemos qual tipo de circuito será acionado, é necessário um relé ou um fet para chavear os dois pólos, sem se importar com o que vem depois... Ai sim precisaria de um monoestável com 555 e tals, mas é bem simples de fazer também.

 Ou seja, quanto mais informação você tem do circuito que quer acionar, melhor!

Um abraço

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, as 12:38:10 por Plautz » Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #6 : 16 de Janeiro de 2012, as 16:16:04 »

Seria muito bom um circuito desse, queria ser mais instruído pra poder ajudar! Cheesy

Boa sorte!

jpdiman
Também queria muito ter conhecimento para isso, preciso estudar.
Mas não esqueça que você contribuiu muito, quando foi comentado naquele outro tópico sobre a possibilidade de tirar a trava da DPDT, inclusive abrindo sua chave e postando as fotos.
Muito obrigado


Entendi!

 Bem, o circuito que disse dá um pulso de tensão, não um curto momentâneo. São coisas diferentes!

 O que acontece é que uma chave NA ou NF nos circuitos de chaveamento geralmente dão um pulso de tensão, são conectados ao VCC ou GND e usam um resistor de pulldown ou pullup, que são resistores que forçam o circuito a permanecer em um estado lógico, ou alto ou baixo (são resistores ligados diretamente a alimentação).
 
 Aqui o circuito do boss DS-1, só como exemplo.

"não incluí a imagem na citação para não sobrecarregar o armazenamento do site"

Bem olhando o circuito de chaveamento temos:

 Um chave NA, um resistor de pullup de 1M , um resistor de 100 ohm e um capacitor de 10n, que forma o circuito passa baixas, filtrando os ruídos da comutação da chave. Assim, quando se pressiona a chave momentaneamente a tensão cai a 0v (curto no gnd correto?) e volta para VCC quando desconecta o contato.

 Para acionar ESTE circuito da boss, pode-se utilizar este esquema que acabei de desenhar, que deve funcionar sem problemas:

http://imageshack.us/photo/my-images/11/dpdty.jpg/

Ai temos os polos 1 e 3 da chave curto circuitado, com um resistor de pulldown (que pode ser o mesmo de 1M). Quando for chaveado, por um momento será desconectado os dois contatos da chave, nesse momento teremos um pulso de tensão em 0v, que é o mesmo que se usássemos o circuito com uma chave NA.

 Agora para um circuito genérico, onde não sabemos qual tipo de circuito será acionado, é necessário um relé ou um fet para chavear os dois pólos, sem se importar com o que vem depois... Ai sim precisaria de um monoestável com 555 e tals, mas é bem simples de fazer também.

 Ou seja, quanto mais informação você tem do circuito que quer acionar, melhor!

Um abraço



Ledod, muito obrigado, esse circuito que você desenhou já adianta muito a coisa toda, já tem várias aplicações.

Na verdade eu gostaria de usar um genérico também, por favor, não quero ser folgado pedindo isso. Eu tenho tentado, mas preciso estudar e isso leva um tempo pra aprender. Gostaria de ter estudado antes e estar contribuindo assim como vocês.

O fato de eu querer um genérico, é porque eu usaria para várias aplicações diferentes. Você pode até se perguntar, porque não comprar uma chave NA e resolver isso?

Na verdade em uma das aplicações eu usarei em pedal de expressão, e uma coisa que eu detesto em pedal de expressão, é que eles não tem chave (pelo menos a maioria que vi não tem). Se você for usar um efeito de uma pedaleira por exemplo, um wha, ou um whammy, você programa a pedaleira no canal 1 por exemplo sem o wha, e no canal 2 com wha. Então quando for acionar o wha, em vez de fazer isso no pedal de expressão e já ter resposta imediata, tem que pisar no footswich da pedaleira, e correr pro pedal de expressão. Na hora de desacionar é a mesma coisa. Não sei porque os fabricantes de pedal de expressão ou mesmo pedaleiras que vem com eles conjugados não desenvolvem um sistema desses.

No caso acima, serviria tanto para wha de pedaleira, whammy de pedaleira, qualquer efeito de pedaleira, eu iria tentar ligar os circuitos de maneira inversa de cada lado da DPDT como duas SPDT, de modo que quando eu acionasse a chave, ela mudaria pro canal posterior, e quando eu desacionasse a chave ela voltaria para o canal anterior. Isso usando uma DPDT de metal com trava, porque a trava nesse caso é importante, ela faz um clique, a gente "saca" quando acionou o efeito ou desacionou.

Algumas pedaleiras que não tem opção de footswicth externo iam precisar de uma alteração muito simples para ligar esse pedal de expressão modificado nelas, apenas um jack estéreo ligado nos contatos das chaves NA que trocam os bancos.

Fiz um desenho de como ia ficar mais ou menos:

http://img685.imageshack.us/img685/913/circuitoduplo.jpg

Isso acima seria até uma extravagância. Esse daqui já serviria muito bem:

http://img814.imageshack.us/img814/303/chavedpdtna.jpg

Bastaria usar três bancos da pedaleira por exemplo, um sem o wha, o seguinte com wha, e o próximo acima sem wha igual o primeiro. Você acionaria o wha com a DPDT, depois ao pressionar novamente a DPDT o wha seria desacionado.

Tenho um picth shifter inteligente aqui que tem whammy, esse último que postei faria muito bem o trabalho.

Também gostaria de montar alguns wha-wha diferentes em caixas de pedais normais, e poder usar um pedal de expressão para controlar, inclusive chavear eles.

O fato de ser genérico, é que poderia ser usado também para trocar canais de vários tipos de equipamentos.

Mas o circuito que você me apresentou, já serve muito bem, pois é possível montar com o esquema que você desenvolveu, e fazer um pedal loop eletrônico com o circuito do bypass da boss, então eu ligo o efeito no send e return do pedal loop eletrônico e deixo o efeito (do pedal que quero controlar) acionado o tempo todo, chaveando pelo pedal loop eletrônico.

Só complicaria mais para as pedaleiras talvez, mas isso pode ser contornado.

De verdade, muito obrigado mesmo, faz muito tempo que eu gostaria de ter essa possibilidade. Agora vocês fizeram o sonho se tornar real.

Abraço a todos vocês.

Muito obrigado

Sergio
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, as 18:30:51 por Sérgio Crepaldi » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #7 : 16 de Janeiro de 2012, as 17:38:18 »

Sergio pode até ser que funcione, mas a chave vai continuar fechando o circuito de um lado ou do outro lado, coisa que a chave dos boss por exemplo não faz.

Acho que precisamos aqui é um circuito com algo tipo um diodo TVS.

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, as 17:42:45 por felixmeirelles » Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #8 : 16 de Janeiro de 2012, as 19:04:20 »

Sergio pode até ser que funcione, mas a chave vai continuar fechando o circuito de um lado ou do outro lado, coisa que a chave dos boss por exemplo não faz.

Acho que precisamos aqui é um circuito com algo tipo um diodo TVS.



Boa noite felix

Mesmo se usar daquela forma? Montar um pedal loop só que em vez de DPDT fazer ele com um bypass eletrônico da boss dentro? Vai ter a entrada e saída para guitarra e a entrada e saída para efeito. Vai ter send e return. Nos pads onde é soldada a chave NA que é colocado nos circuitos de bypass da boss, colocamos um jack  e ligamos nele com um cabo uma DPDT da forma que o Ledod desenhou:

http://imageshack.us/photo/my-images/11/dpdty.jpg/

Essa chave DPDT pode ser colocada dentro de um pedal de expressão por exemplo, ligada a um jack.
Poderemos usar um wha montado numa caixa de pedal normal, com um jack estéreo no lugar do potenciômetro.
Pegamos o pedal de expressão com a chave DPDT instalada, ligamos um cabo estéreo no out dele e ligamos no jack que está soldado onde vai o pot do wha. O controle de abrir e fechar o wha é feito pelo pedal de expressão como qualquer outro, mas o acionamento dele também.

Para isso ligamos um cabo no jack da chave DPDT dentro do pedal de expressão e plugamos ele no jack que está soldado nos terminais da chave NA do circuito de bypass da boss.  

O resto é ligar o in do wha no send e o out no return do pedal de loop eletrônico.    

Assim poderemos além de abrir e fechar o wha, acionar e desacionar pelo pedal de exressão?

Desculpe se o que escrevi está confuso.

Nesse caso, mesmo a chave estando fechada em um dos lados, quando acionarmos ela, vai ser como o Ledod explicou, ela gera um pulso de tensão e muda o circuito biestável do pedal loop. Quando desacionarmos vai ter outro pulso e vai mudar o circuito de estado de novo.

A respeito do circuito com diodo supressor de voltagem temporária, infelizmente não tenho conhecimento de como projetar um circuito assim, se puder me indicar um caminho, fico muito grato.

Existe também a possibilidade de usar o monoestável com o CI 555 segundo o Ledod, mas todos os circuitos assim que eu vi eram apenas temporizadores, o que eu queria era fazer eles darem um curto entre dois contatos e não consigo.

Eu estava pensando em usar se fosse preciso, um pisca led com um LDR, mas tinha que piscar uma vez só quando fosse ligado pela DPDT o VCC+. E ainda tinha que apagar em vez de acender por causa do LDR.
Se conhecer algum com fototransistor também e puder me indicar, vai ser muito útil para mim.

Agradeço muito sua ajuda, fico no aguardo, se possível, de mais informações.  

Muito obrigado a todos

Abraço

Sergio

_______________________________________________________________________________________________

Se não fosse pela intenção de chavear as pedaleiras, eu pegaria plugs de 7 vias com fio de 6 vias blindados e ligaria no lugar das DPDT's dos whas e estaria resolvido. Mas pra o que quero preciso da chave DPDT "transformada por um circuito eletrônico" em NA.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, as 19:19:24 por Sérgio Crepaldi » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #9 : 16 de Janeiro de 2012, as 23:00:24 »

 Apesar do seu texto, não entendi muitoo bem o que você precisa, mas se ajudou tudo bem !  Cheesy haha

 O monoestável é isso mesmo, um temporizador! Já que você vai estudar sobre digitais, pense, qual a largura do pulso que você necessita? Isso não é uma temporização também?
 Quando você dá um pulso você temporiza em horas, minutos, segundos, microsegundos, nanosegundos........ Deu para captar?  Wink

Um abraço!

Eduardo

Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #10 : 16 de Janeiro de 2012, as 23:12:47 »

Apesar do seu texto, não entendi muitoo bem o que você precisa, mas se ajudou tudo bem !  Cheesy haha

 O monoestável é isso mesmo, um temporizador! Já que você vai estudar sobre digitais, pense, qual a largura do pulso que você necessita? Isso não é uma temporização também?
 Quando você dá um pulso você temporiza em horas, minutos, segundos, microsegundos, nanosegundos........ Deu para captar?  Wink

Um abraço!

Eduardo



Obrigado Eduardo

O texto está confuso demais, vou editar depois hahhahhaha, o que eu preciso é apenas conseguir com uma chave DPDT um contato momentâneo ligando ela num circuito que faça isso. Mas ainda não faço ideia de como conseguir.
Sobre o temporizador, existe como configurar ele pra ele só dar um pulso a cada vez que eu acionar a chave?

Pode ter certeza que ajudou demais, eu vou partir da chave com o resistor que você desenhou:
http://imageshack.us/photo/my-images/11/dpdty.jpg/

Agora para um circuito genérico, onde não sabemos qual tipo de circuito será acionado, é necessário um relé ou um fet para chavear os dois pólos, sem se importar com o que vem depois... Ai sim precisaria de um monoestável com 555 e tals, mas é bem simples de fazer também.

Sem abusar da sua boa vontade, tem como você me dar uma dica de como fazer isso por favor?

Muito obrigado Eduardo e todos que ajudam tanto.

Abraço

_______________________________________________________________________________________________

Se eu conseguisse fazer um led piscar por um momento e apagar de novo cada vez que acionar/desacionar uma chave DPDT, eu poderia usar um fotodiodo pra conseguir esse contato momentâneo acho.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, as 23:30:50 por Sérgio Crepaldi » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #11 : 17 de Janeiro de 2012, as 02:12:06 »

Apesar do seu texto, não entendi muitoo bem o que você precisa, mas se ajudou tudo bem !  Cheesy haha

 O monoestável é isso mesmo, um temporizador! Já que você vai estudar sobre digitais, pense, qual a largura do pulso que você necessita? Isso não é uma temporização também?
 Quando você dá um pulso você temporiza em horas, minutos, segundos, microsegundos, nanosegundos........ Deu para captar?  Wink

Um abraço!

Eduardo



Obrigado Eduardo

O texto está confuso demais, vou editar depois hahhahhaha, o que eu preciso é apenas conseguir com uma chave DPDT um contato momentâneo ligando ela num circuito que faça isso. Mas ainda não faço ideia de como conseguir.
Sobre o temporizador, existe como configurar ele pra ele só dar um pulso a cada vez que eu acionar a chave?

Pode ter certeza que ajudou demais, eu vou partir da chave com o resistor que você desenhou:
http://imageshack.us/photo/my-images/11/dpdty.jpg/

Agora para um circuito genérico, onde não sabemos qual tipo de circuito será acionado, é necessário um relé ou um fet para chavear os dois pólos, sem se importar com o que vem depois... Ai sim precisaria de um monoestável com 555 e tals, mas é bem simples de fazer também.

Sem abusar da sua boa vontade, tem como você me dar uma dica de como fazer isso por favor?

Muito obrigado Eduardo e todos que ajudam tanto.

Abraço

_______________________________________________________________________________________________

Se eu conseguisse fazer um led piscar por um momento e apagar de novo cada vez que acionar/desacionar uma chave DPDT, eu poderia usar um fotodiodo pra conseguir esse contato momentâneo acho.


Eu vi aqui no meu CH-1 se eu manter o curto, não há problema, o efeito continua ligado ou desligado, tipo com uma spdt com 1-2-1 no cabeamento, vai de boa, numa dpdt ou 3pdt também vai, mas em qualquer uma delas quanto mais ploc melhor, porque esses milissegundos fazem o circuito desarmar e armar novamente, seja para ligar ou desligar o bypass eletrônico.

Por isso é bom testar antes, tenta fazer 121 mesmo deixando o circuito fechado mesmo, se funcionar não precisa de dor de cabeça.

Aqui no caso do Ch-1 eu posso substituir a chave solta da boss, por uma spdt com trava sem maiores problemas, mas isso pode variar de projeto para projeto de bypass eletrônico.


Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #12 : 17 de Janeiro de 2012, as 02:59:46 »

Eu vi aqui no meu CH-1 se eu manter o curto, não há problema, o efeito continua ligado ou desligado, tipo com uma spdt com 1-2-1 no cabeamento, vai de boa, numa dpdt ou 3pdt também vai, mas em qualquer uma delas quanto mais ploc melhor, porque esses milissegundos fazem o circuito desarmar e armar novamente, seja para ligar ou desligar o bypass eletrônico.

Por isso é bom testar antes, tenta fazer 121 mesmo deixando o circuito fechado mesmo, se funcionar não precisa de dor de cabeça.

Aqui no caso do Ch-1 eu posso substituir a chave solta da boss, por uma spdt com trava sem maiores problemas, mas isso pode variar de projeto para projeto de bypass eletrônico.





felixmeirelles

Então não tem problema nenhum a chave ter trava, eu achava que o fato dela permanecer fechada pudesse danificar o circuito de bypass eletrônico. O que o bypass eletrônico precisa é daquela fração de segundo quando você aciona a chave. Se depois disso a chave fica aberta ou permanece fechada é indiferente.

Valeu mesmo, muito obrigado, adiantou pra mim demais. Mais um caminho.
Apesar de poder variar de circuito para circuito, nos da boss já tá resolvido. Qualquer coisa eu só faço com circuitos de bypass da boss. Nem que for pra eu trocar os bypass dos meus efeitos pelos da boss.

Se não funcionar nos outros circuitos, tem também o esquema do Ledod para os outros bypass, ele explicou que com o resistor pull down, quando a gente chavear vai desconectar o curto e a corrente cai pra 0. Se eu usar um rele que fique com a bobina energizada o tempo todo, eu posso conseguir uma mudança de estado momentânea no rele quando a corrente cair.

Cada vez aparece uma solução a mais.

Obrigado a você e a todos. Acredito que vai dar certo.

Agora eu preciso experimentar antes do fim de semana, e postar os resultados aqui.

Abraço

Sergio
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2012, as 11:24:08 »

Citar
Sobre o temporizador, existe como configurar ele pra ele só dar um pulso a cada vez que eu acionar a chave?

 Um pulso é isso! Nada mais é que a tensão ficar em um tempo infinitesimal em VCC ou GND, comparando-se com o período analisado. Por exemplo, calcule o monoestável (que tem a fórmula em relação a R e C do circuito)  com um valor muito pequeno, do tipo 1 micro segundo. Isso nada mais é que um pulso de tensão!  Wink

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #14 : 17 de Janeiro de 2012, as 12:42:00 »

Citar
Sobre o temporizador, existe como configurar ele pra ele só dar um pulso a cada vez que eu acionar a chave?

 Um pulso é isso! Nada mais é que a tensão ficar em um tempo infinitesimal em VCC ou GND, comparando-se com o período analisado. Por exemplo, calcule o monoestável (que tem a fórmula em relação a R e C do circuito)  com um valor muito pequeno, do tipo 1 micro segundo. Isso nada mais é que um pulso de tensão!  Wink

 Um abraço!

 Eduardo

Obrigado Eduardo.

Já clareou bastante, mas tenho mesmo que estudar. Agradeço mais uma vez sua explicação, de novo me ajudou entender. Vou ler a respeito de cálculos de multivibradores monoestáveis e tentar compreender. Vou ter que achar o valor do resistor que descarrega o capacitor para gerar o pulso de menor tempo possível.

Valeu mesmo, obrigado.

Abraço

Sergio

 
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal