Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:09:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tubescreamer  (Lida 137629 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #165 : 17 de Maio de 2012, as 08:12:23 »

Saudações,

O problema do drive não são os capacitores pois tudo o que você fez, foi permitir que mais frequências passassem até chegar no out. Acredito que pelo acréscimo de graves, o drive tenha ficado muito "carregado" impedindo que o efeito se destaque. É uma possibilidade.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
guifelippelli
Visitante
« Responder #166 : 17 de Maio de 2012, as 12:52:23 »

Saudações,

O problema do drive não são os capacitores pois tudo o que você fez, foi permitir que mais frequências passassem até chegar no out. Acredito que pelo acréscimo de graves, o drive tenha ficado muito "carregado" impedindo que o efeito se destaque. É uma possibilidade.

Abraço

Sim, entendi, mas esse acréscimo de graves seria pelo que? tem alguma relação com o potenciometro?
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #167 : 17 de Maio de 2012, as 13:18:32 »

Saudações,

Praticamente todos os componentes no circuito tem influencia na resposta das frequências. Nesse caso específico me refiro aos capacitores que você utilizou.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
guifelippelli
Visitante
« Responder #168 : 17 de Maio de 2012, as 14:01:12 »

Saudações,

Praticamente todos os componentes no circuito tem influencia na resposta das frequências. Nesse caso específico me refiro aos capacitores que você utilizou.

Abraço

Então, se colocar os capacitores corretos (de 1uF) é provável que funcione o drive?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #169 : 17 de Maio de 2012, as 14:43:44 »

A primeira coisa que me vem à cabeça é que ainda deve haver algum erro ou algo que não foi percebido, como um curto na realimentação do primeiro Amplificador Operacional. Creio que com os capacitores de maior valor nem haveria muita diferença, pois o de 1uF já deixaria passar todas as frequências baixas, sem muita diferença para valores maiores. O responsável por criar um passa baixas é o "tentáculo" que vai da entrada inversora (-) até o terra formado por um resistor de 4K7 e um capacitor de 47nF.

Perguntas:
Quando você usa o controle de DRIVE, há bastante diferença no volume final do pedal?
Já verificou a direção de cada diodo?
Já verificou se o capacitor na realimentação do OpAmp é mesmo próximo de 51pF? Se for um valor grande, tipo 50nF, ele estaria deixando o circuito sem ganho algum!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
guifelippelli
Visitante
« Responder #170 : 17 de Maio de 2012, as 18:37:46 »

A primeira coisa que me vem à cabeça é que ainda deve haver algum erro ou algo que não foi percebido, como um curto na realimentação do primeiro Amplificador Operacional. Creio que com os capacitores de maior valor nem haveria muita diferença, pois o de 1uF já deixaria passar todas as frequências baixas, sem muita diferença para valores maiores. O responsável por criar um passa baixas é o "tentáculo" que vai da entrada inversora (-) até o terra formado por um resistor de 4K7 e um capacitor de 47nF.

Perguntas:
Quando você usa o controle de DRIVE, há bastante diferença no volume final do pedal?
Já verificou a direção de cada diodo?
Já verificou se o capacitor na realimentação do OpAmp é mesmo próximo de 51pF? Se for um valor grande, tipo 50nF, ele estaria deixando o circuito sem ganho algum!

Ok, entendi. Aqui vão as respostas das suas perguntas:

1) Não notei alteração no volume quando mexo no DRIVE.
2) Os 3 diodos estão ligados corretamente, já verifiquei. Minha única dúvida é quanto aquelas ligações "simétricas" (com um jumper ao invés do D3) e "assimétricas" (a que fiz, com os 3 diodos).
3) Quanto ao capacitor de 51pF, acredito que seja, mas não tenho certeza. Não tinha um de 51pF, então comprei um de 47pF mesmo. Mas não dá pra ter certeza, pois nele está escrito somente "47", tem a cor de um capacitor cerâmico normal mas com uma tinta preta, como se fosse um círculo, na parte de cima, e é bem pequeno, menor que os demais capacitores ceramicos que tenho usado. Procurei na internet pra ver se achava algo, mas não vi nenhuma foto.

-----
olá amigo, respondi que não havia interferencia no volume quando mexia no controle do DRIVE, mas revendo agora, tem sim cara. É como se fosse um pedal compressor. Dá uma mudada no som quando coloco o DRIVE no máximo, como se tivesse mais ataque, sei lá, mas não tem distorção
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, as 18:53:39 por guifelippelli » Registrado
hcbhugo
Visitante
« Responder #171 : 17 de Maio de 2012, as 20:27:05 »

teu capacitor ta certo...
hoje mesmo eu tava fazendo esse pedal e cometi o erro de trocar os capacitores...
coincidentemente o Alex tinha falado exatamente isso, consertei e funcionou que é uma beleza!!!!!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #172 : 17 de Maio de 2012, as 20:34:55 »

Rapaz, agora você me pegou, não estou tendo muito mais idéias do que possa vir a ser...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #173 : 17 de Maio de 2012, as 21:34:39 »

...olá amigo, respondi que não havia interferencia no volume quando mexia no controle do DRIVE, mas revendo agora, tem sim cara. É como se fosse um pedal compressor. Dá uma mudada no som quando coloco o DRIVE no máximo, como se tivesse mais ataque, sei lá, mas não tem distorção

Se o capacitor de 47nF do drive está aberto, acontece isso; também pode o resistor de 4k7 aberto:  alguma solda fria!  se estão abertos o ganho fica unitário, não importa o valor do potenciômetro de drive.

T+
Registrado
guifelippelli
Visitante
« Responder #174 : 18 de Maio de 2012, as 01:50:18 »

Ok, mas vou ser bem sincero. Tive outros projetos com pedais que não deram certo, mas esse ta diferente. Não parece que não deu certo, só que o som não é o esperado.... a distorção!! Te digo isso porque este pedal não emite nenhum ruído, nada.... e isso porque está fora da caixa, em cima da mesa. Agora estou com um pequeno problema... hehehehe... É o seguinte: o pedal está me dando um timbre que estou curtindo muito, demais. Mesmo limpo... Dái inventei de ligar ele junto com a distorção do meu cubo Fender Frontman 15G (que, diga-se de passagem é fraca..) e ta com uma pegada que curti demais!! E agora?!?!?! hahahaha... Tenho medo de perder esse timbre... ou vou conseguir acertando o efeito de distorção?!??!!

valeu!!

-----
...olá amigo, respondi que não havia interferencia no volume quando mexia no controle do DRIVE, mas revendo agora, tem sim cara. É como se fosse um pedal compressor. Dá uma mudada no som quando coloco o DRIVE no máximo, como se tivesse mais ataque, sei lá, mas não tem distorção

Se o capacitor de 47nF do drive está aberto, acontece isso; também pode o resistor de 4k7 aberto:  alguma solda fria!  se estão abertos o ganho fica unitário, não importa o valor do potenciômetro de drive.

T+


como assim o capacitor do drive está "aberto"Huh? o que significa??
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 01:52:11 por guifelippelli » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #175 : 18 de Maio de 2012, as 03:45:58 »

Aberto é o contrário de fechado, em um circuito as coisas tem que estar "fechadas", se estão abertas é porque tem algo mal soldado ou tem algum componente estragado, que no caso, segundo nosso amigo Patines pode ser o capacitor 47nf(0.047uf) do drive ou o resistor 4k7(4.7k).

« Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 03:47:30 por felixmeirelles » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #176 : 18 de Maio de 2012, as 09:23:10 »

...Te digo isso porque este pedal não emite nenhum ruído, nada.... e isso porque está fora da caixa, em cima da mesa....

Mais um indicio de que o ganho está baixo: falta de ruído.

O som com mais sustentaçã, pegada, pode ser devido ao buffer que o pedal tem na entrada.

Quem sabe um buffer te dá toda essa diferença e não precisa essa parafernália toda em volta??   Não esquecendo que após o estágio de distorção tem um passa baixas em mais ou menos 800HZ formado por 1k//10k = 909R e 220nF

T+
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 09:32:19 por Patines » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #177 : 18 de Maio de 2012, as 10:51:22 »

Patines,

No caso do RC 4K7 + 47nF indo da entrada inversora ao terra, além de ser responsável pelo ganho, também é relacionado à frequencia do sinal aplicado. Imagino que se o circuito estiver aberto o ganho vai baixar tremendamente e o potenciômetro terá pouca ou nenhuma influência. Se nosso amigo relata ação do potenciômetro, pode ser que o problema já venha do estágio do buffer de entrada...

Um injetor de sinais cairia bem pra isolar o problema, heim?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #178 : 18 de Maio de 2012, as 11:32:26 »

No caso do RC 4K7 + 47nF indo da entrada inversora ao terra, além de ser responsável pelo ganho, também é relacionado à frequencia do sinal aplicado...
Isso mesmo, é um passa altas a partir de 720HZ.  Logicamente, vem crescendo a amplitude a partir de frequencias mais baixas que isso e vai estabilizando o ganho na frequencia de 720HZ.  em 720HZ ele deve ter um ganho de 117 aproximadamente para o potenciômetro regulado em 500k.  Logicamente, a amplitude é climpada pelos diodos.

Imagino que se o circuito estiver aberto o ganho vai baixar tremendamente e o potenciômetro terá pouca ou nenhuma influência. Se nosso amigo relata ação do potenciômetro, pode ser que o problema já venha do estágio do buffer de entrada...
Se estiver aberto o circuito, o ganho se torna unitário e mechendo no potenciômetro vai mudar só uma minúscula tensão de offset..  mas impressões subjetivas podem enganar.  o camarada pode estar achando que sustenta, mas não sustenta é nada.   Ou então colocou um capacitor ou resistor diferente e tudo mudou!

Esta minha sugestão é apenas "uma idéia" do que pode ser..  pode não ser nada disso tudo falado aí!!

Um injetor de sinais cairia bem pra isolar o problema, heim?
Instrumentos de trabalho sempre facilitam a vida!

Abraços, T+
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 11:35:25 por Patines » Registrado
guifelippelli
Visitante
« Responder #179 : 18 de Maio de 2012, as 14:29:17 »

Entendi galera, olhando as soldas percebi que não há soldas frias, até porque tomei muito cuidado com isso. foi um pedal feito com muita calma, todas as soldas estão brilhantes. Depois vou tentar tirar uma foto pra colocar aqui. Mas parece que uma das soldas (do 4k7) tem uma "fenda", um buraquinho, daí vou refazer essa solda e conto o resultado depois.

Mas tenho uma dúvida com relação aos diodos. Na lista de componentes do layout está dando 2 opções: Uma chamada "simétrica", com 2 diodos e um jumper, e outra chamada "assimétrica", com 3 diodos (o que estou usando). O que seria esse simétrico e assimétrico? Outra coisa também é que eles sugerem o diodo 1N914 mas como não achei, estou usando o 1N4148, se não me engano. Isso influencia em alguma coisa no ganho?


Obrigado!!
Registrado
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal