Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 04:39:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tubescreamer  (Lida 138636 vezes)
guifelippelli
Visitante
« Responder #315 : 23 de Maio de 2012, as 16:46:59 »



Bota a ponteira negativa no emissor e a ponteira positiva na base para ter certeza, tem que dar uma tensão positiva.

Se der negativa(como é agora) aí tem problema.
[/quote]

Patines, quando faço isso que pediu, da o mesmo valor, porém negativo em ambos transistores.

-----


Bota a ponteira negativa no emissor e a ponteira positiva na base para ter certeza, tem que dar uma tensão positiva.

Se der negativa(como é agora) aí tem problema.

Patines, quando faço isso que pediu, da o mesmo valor, porém negativo em ambos transistores.
[/quote]

Perdão patines, coloquei no Gnd ao invés da base. Coloquei como pediu, e deu um valor positivo de 0,65.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #316 : 23 de Maio de 2012, as 16:53:26 »

Se a base tem tensão de 0,65V maior que o emissor, está bem polarizado.

Nas fotos, a placa está escura e desfocada, e não vejo corretamente os valores de resistores, mas pode ser que tu tenha colocado um resistor maior no lugar de um de 4k7, daí dá isso que tu falou também: diminiu a distorção.  o mesmo para um capacitor menor do que o indicado.

T+
Registrado
guifelippelli
Visitante
« Responder #317 : 23 de Maio de 2012, as 17:01:24 »

Então patines, perdão pela qualidade das fotos, mas tirei do meu celular pois minha máquina ta sem bateria aqui. Quanto aos componentes, já vi e revi várias vezes os valores de todos, inclusive agora, que você citou, revi o resistor de 4k7, e está certo mesmo. Os componentes que usei substituindo os de valores originais (por não encontrar aqui) postei anteriorente, mas vou postar novamente.

Resistores: 470k (510k); 47k (51k);
Capacitores: 47pF (51pF); 0,22uF Poly (tantalo); 10+10uF (1uF/NP)
Diodos: 1N4148 (1N914) - Fiz o esquema da chave pra 3 timbres diferentes.
Potenciometros: 500k Lin. (500k log)

obrigado!!

ps. lembrando que os capacitores 10+10uF em série, substitui pelos bipolares.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #318 : 23 de Maio de 2012, as 17:13:42 »

Esquece esse cap bipolar, faz uma ligação direta neles, usa um pedaço de fio ou terminal, se tem indicação de negativo no capacitor, a multicomercial se confundiu e mandou errado.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #319 : 23 de Maio de 2012, as 17:17:30 »

Então patines, perdão pela qualidade das fotos, mas tirei do meu celular pois minha máquina ta sem bateria aqui. Quanto aos componentes, já vi e revi várias vezes os valores de todos, inclusive agora, que você citou, revi o resistor de 4k7, e está certo mesmo. Os componentes que usei substituindo os de valores originais (por não encontrar aqui) postei anteriorente, mas vou postar novamente.

Resistores: 470k (510k); 47k (51k);
Capacitores: 47pF (51pF); 0,22uF Poly (tantalo); 10+10uF (1uF/NP)
Diodos: 1N4148 (1N914) - Fiz o esquema da chave pra 3 timbres diferentes.
Potenciometros: 500k Lin. (500k log)

obrigado!!

ps. lembrando que os capacitores 10+10uF em série, substitui pelos bipolares.

Camarada, se tua guitarra tá boa, só mesmo com osciloscópio e injetor de sinais pra ver isso.
Bota fotos melhores, mas quase estou jogando a toalha!  T+
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #320 : 23 de Maio de 2012, as 17:32:09 »

O pior de tudo é que o TS apresenta um drive tipico até sem o clip dos diodos, se o dele tá só no "booster" é porque em algum lugar há uma fuga.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #321 : 24 de Maio de 2012, as 08:19:18 »

Saudações,

Se os capacitores mencionados têm polaridade, não tem problema; oriente o negativo na direção do out do circuito seguindo o esquema da página 20. Nesse esquema que é bem fácil de você associar ao seu, o negativo do primeiro deve ser orientado para o opamp e o negativo do segundo, para o resistor de 1k. Antes de seguir os passos que irei descrever, retire o potenciômetro de ganho; e com auxílio do multímetro, veja se ele está ok. Depois disso, se persistir o problema, siga esses passos:

Obs.: Os primeiros 4 passos podem ser seguidos sempre que você monte um efeito afim de evitar problemas futuros.      

1 - Limpe as trilhas com álcool isopropílico e uma escova afim de retirar todos os resíduos liberados com as soldas (se você usou breu + álcool no lugar do verniz, não faça esse procedimento).
2 - Com uma lupa procure por um possível curto.
3 - Reveja a orientação de todos os componentes (CI, transistores e capacitores)
4 - Teste.

Se não funcionar:

1 - Refaça as soldas. Esquente-as novamente com o ferro de solda.
2 - Repita todos os processos de 1 à 4.  

Não funcionou:

1º - Troque o CI (suponho que tenha usado soquete).

Caso ainda assim não funcione:

Use a prova que coloquei na página 13.

[Modo joke on] E se depois de tudo isso não resolver o problema...

Pule 7 ondas de costas, tome um banho de sal grosso, carregue com você uma folha de arruda no bolso, coloque uma espada-de-são jorge na entrada da casa, etc Cheesy.

Brincadeiras à parte, vai com calma que dá certo.

Abraço

« Última modificação: 24 de Maio de 2012, as 08:34:09 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #322 : 24 de Maio de 2012, as 12:19:02 »

....

Se os capacitores mencionados têm polaridade, não tem problema; oriente o negativo na direção do out do circuito seguindo o esquema da página 20. Nesse esquema que é bem fácil de você associar ao seu, o negativo do primeiro deve ser orientado para o opamp e o negativo do segundo, para o resistor de 1k. ...
O capacitor, se tiver polaridade, deve estar com o negativo no ponto de menor tensão, que no caso é o emissor do transistor, não o amplificador operacional!  Já no caso 2 é bem provável que o negativo esteja mesmo no resistor de 1k.

T+
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #323 : 24 de Maio de 2012, as 15:23:39 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Só para acrescentar, sempre antes de montar qualquer projeto guifelippelli teste TUDO, digo TUDO não tudo, eu já vi projetos grandes sendo "debugados" por problemas simples como mal contato nos terminais do potenciômetro.

É chato? É mas vai valer a pena no final.

Outra dica, sempre compre o dobro dos componentes necessários, até porque no meio dos testes sempre tem aquele capacitor vazando ou aquele diodo zuado.

Outra dica 2, sempre tenha um capacímetro em mãos.

Outra dica 3, tenha sempre alguns projetos simples abertos para teste dos op-amps, eu no caso tenho um TS para testar dual op-amps e um dist+ para testar single op-amps.

Outra dica 4, na duvida, "dessolde" tudo teste tudo novamente em separado, jogue a placa fora e faça outra PCB.
« Última modificação: 24 de Maio de 2012, as 15:27:01 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #324 : 24 de Maio de 2012, as 16:21:22 »

Saudações,

Eu acho que para ele tirar tudo e reaproveitar os componentes só complicará a situação.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
guifelippelli
Visitante
« Responder #325 : 24 de Maio de 2012, as 16:58:35 »

Olá galera!!

Valeu pelas dicas!! Mas tava pensando em fazer uma placa nova pro TS e começar de novo, pois tenho medo nessa de solda e desolda de acabar perdendo essa placa (digo isso pois ja aconteceu com outras). As minhas placas do MXR e DOD250 também se perderam assim, daí tentei com placas novas e funcionaram perfeitamente, de primeira. Como ele ta com um timbre que gostei muito, liguei ele em conjunto com outras distorções e gostei muito do resultado ligando-o com o MXR. Comprei uma caixa grande e estou pensando em ligar o TS e o MXR, tudo em uma mesma caixa. Vocês conhecem algum esquema pra fazer essa ligação?


Abraços!!
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #326 : 24 de Maio de 2012, as 18:14:46 »

Não podemos esquecer também que tudo começou de um defeito em um amp... (fuzz -> overdrive -> distorção)

Se gosta como está esquece e deixa ele assim, mas tenha em mente que não é um TS e sim um booster diferente baseado em um TS, por isso seria bom começar outro do zero para compararmos depois.

Abraço.
Registrado
guifelippelli
Visitante
« Responder #327 : 24 de Maio de 2012, as 18:21:35 »

Sim Félix!! Vou usar ele como um booster mesmo. Vou chama-lo Booster TS9 Mod. hahahaha... Daí minha idéia é fazer a placa do TS, pois a que tinha era comprada. Mas tenho que ver os tutoriais aqui certinho pra ver o papel certo pra imprimir o layout em algum lugar, pois não tenho impressora a laser. Pretendo juntar diversos layouts de diversas placas que tenho interesse pra fazer tudo de uma vez só.

agradeço a ajuda de todos que se empenharam em me ajudar e, assim que fizer o TS novamente, irei postar aqui! Só espero que seja com ele funcionando corretamente!!

Abraços!!
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #328 : 24 de Maio de 2012, as 18:22:38 »

Assim que se fala,  Legal!
abração e boa sorte.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #329 : 25 de Maio de 2012, as 08:23:09 »

Saudações,

Quando for montar o próximo, siga os passos descritos em vários posts anteriores. Dificilmente se seguir a risca o que foi falado terá problemas futuros. Repito que é imprescindível que você monte a prova ou o injetor de sinais. Às vezes é essencial quando não conseguimos solucionar o problema por outros meios.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal