Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 21:44:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tubescreamer  (Lida 137642 vezes)
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #390 : 24 de Agosto de 2012, as 01:29:51 »

Citar
No projeto do TS pode substituir os de tantalo por eletroliticos ou mesmo poliester.

GrAmorin, então posso utilizar eletroliticos comuns ou de poliester no lugar dos de tantalo sem afetar o desempenho nem o som ?

Outra dúvida, qual seriam os componentes equivalentes ao transistor 2N3904 e o CI 4558 ? De preferencia os que não alteram o som, mas podem listar, caso exista, todos os equivalentes.

Obrigado!
Registrado
IDN
Visitante
« Responder #391 : 24 de Agosto de 2012, as 07:51:08 »

Citar
No projeto do TS pode substituir os de tantalo por eletroliticos ou mesmo poliester.

GrAmorin, então posso utilizar eletroliticos comuns ou de poliester no lugar dos de tantalo sem afetar o desempenho nem o som ?

Outra dúvida, qual seriam os componentes equivalentes ao transistor 2N3904 e o CI 4558 ? De preferencia os que não alteram o som, mas podem listar, caso exista, todos os equivalentes.

Obrigado!

Tenha em mente que, qualquer alteração nos componentes PODE alterar o resultado obtido, as vezes pra melhor e as vezes para pior. então, se quer fazer testes (e for possível) use um soquete, troque de componentes e use o que mais te agrada.

Para equivalencias, use esse site - http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php

também tem o Procure

É o que a galera costuma fazer quando alguem pergunta sobre equivalencia, ninguem é enciclopédia ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #392 : 24 de Agosto de 2012, as 08:00:13 »

Saudações,

Poder pode. Não alterar o som é relativo... (para alguns muda completamente, pouco ou nada). Quanto ao CI e transistores, tenta LM1458 e BC550. Não sugiro CIs da linha TL pois eles são baseados em Fets e talvez você tenha maior diferença no resultado final. Outras possibilidades são LM833, NE5532.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #393 : 24 de Agosto de 2012, as 08:02:07 »

Pelo menos pra mim os caps de tântalo fazem diferença sim, deixam o pedal com um som mais perto de um valvulado.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #394 : 24 de Agosto de 2012, as 11:24:45 »

Sou outro que sente diferença, e digo mais, se trocar 2 eletrolíticos do projeto original por tântalo (47uf e 10uf), principalmente o 10uf do "acoplamento", o timbre muda mais um pouco, deixando o timbre ainda mais gordo.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #395 : 24 de Agosto de 2012, as 13:20:08 »

Tantalos quando estiverem na "linha" do sinal, fará uma grande diferença.

Citar
No projeto do TS pode substituir os de tantalo por eletroliticos ou mesmo poliester.
...posso utilizar eletroliticos comuns ou de poliester no lugar dos de tantalo sem afetar o desempenho nem o som ?

Como ja dito, dificil nao ter alguma diferença.
Algumas mods trocam os tantalos (0,22) por polipropileno.

Voce pode tambem mesclar, usar um eletrolitico para o que vai direto ao CI, e um daqueles "azulzinho" no lugar do que vai ao potencipometro.

Para os transistores pode usar qualquer um de uso geral, mas observar a posiçao dos terminais.
Para o CI pode ser qualquer op.amp duplo de pinagem compativel (a grande maioria é compativel).
Lembrando que depedendo de qual podera ter uma grande diferença.
Os que mais poderão dar diferença sera os TL072, 082 e M5218-5223.
Os TLs (como o Victor mencionou) por terem entrada FETs, e os M52** por puxarem para os agudos.
MAs essas diferenças podem ser agradaveis, ou nao, vai depender do gosto.
Os que menps darão diferença sera os 1458, LA 6458.
Experimente tambem o TA 75558 (que atualmente é os originais usado nos TS).
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #396 : 24 de Agosto de 2012, as 15:58:06 »

IDN, Valeu pela a ajuda! Vou checar o link.

Percebi que é consenso que ao alterar componentes pode alterar muito ou pouco o resultado final.
Minha intenção é manter como mostra no layout, mas como não sei se irei encontrar todos os componentes, talvez eu troque-os por equivalentes...dai vou testando até chegar no que mais me agrada.

Citar
Para os transistores pode usar qualquer um de uso geral, mas observar a posiçao dos terminais.
Para o CI pode ser qualquer op.amp duplo de pinagem compativel (a grande maioria é compativel).
Citar
Poder pode. Não alterar o som é relativo... (para alguns muda completamente, pouco ou nada). Quanto ao CI e transistores, tenta LM1458 e BC550. Não sugiro CIs da linha TL pois eles são baseados em Fets e talvez você tenha maior diferença no resultado final. Outras possibilidades são LM833, NE5532.
Entendi, GrAmorin e Victor nery.

Marcos Camara e felixmeirelles, para mim é novidade utilizar esse cap tântalo, vou testar com ele e tambem algumas das mods que vocês mencionaram.

Citar
Os que mais poderão dar diferença sera os TL072, 082 e M5218-5223.
Os TLs (como o Victor mencionou) por terem entrada FETs, e os M52** por puxarem para os agudos.
MAs essas diferenças podem ser agradaveis, ou nao, vai depender do gosto.
Os que menps darão diferença sera os 1458, LA 6458.
Experimente tambem o TA 75558 (que atualmente é os originais usado nos TS).

TL não me agradou no caso do RAT, mas deve ter resultado diferente no TS, irei testar.

Obrigado pessoal pelas ótimas dicas e conselhos  Legal!
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #397 : 24 de Agosto de 2012, as 17:16:07 »

Saudações,

Mas no caso do Rat quando você testou o TL, você retirou o capacitor de compensação? Pode ter sido isso...

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #398 : 25 de Agosto de 2012, as 03:17:50 »

Citar
Mas no caso do Rat quando você testou o TL, você retirou o capacitor de compensação? Pode ter sido isso...

Sim...sim, não usei o capacitor de 30pF como você mesmo me indicou, Victor nery e notei diferença moderada no resultado. Mas deixemos esse assunto para o tópico correto, certo  Smiley
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #399 : 27 de Agosto de 2012, as 22:09:43 »

Alguns dias atrás montei um TS-808 que havia comprado o Kit na Multcomercial (há alguns anos e por enquanto está sem caixa conforme foto do meu avatar).
Ele funcionou de primeira e achei o som dele bem legal, porém só liguei pra testar logo após a montagem. Dai só esta semana descobri os capacitores de tântalo são polarizados e verificando minha placa vi que soldei os dois invertidos.
Pois bem, retirei os dois e soldei novamente já na polarização correta, mas ao testar-lo após a correção notei que o Potenciômetro de drive não estava atuando. Medi com o multímetro e a não houve resistência entre os pinos 1 e 3 e sendo assim retirei o potenciômetro do circuito pra testar e o mesmo deu quase 600K, ou seja, está funcionando normal apesar de apresentar pouco mais de 500K.

Será que os capacitores invertidos contribuíram? Quanto deve a resistência entre os pinos 2 e 1 quando o drive estiver no mínimo?
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #400 : 28 de Agosto de 2012, as 09:09:50 »

Alguns dias atrás montei um TS-808 que havia comprado o Kit na Multcomercial (há alguns anos e por
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Será que os capacitores invertidos contribuíram? Quanto deve a resistência entre os pinos 2 e 1 quando o drive estiver no mínimo?

A posição dos capacitores não influencia neste caso.

Na hora de dessoldar e ressoldar você deve ter criado alguma solda fria, então, vá com o ferro de solda, com a ponta bem limpa, derretendo as soldas antigas rapidamente para elas agarrem melhor.

Olhe também com cuidado os fios, porque dependendo do tipo e bitola, eles costumam a arrebentar nas manutenções mais invasivas.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 09:13:08 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #401 : 25 de Setembro de 2012, as 22:12:14 »

Saudações,

Estava aqui analisando um esquema que encontrei na net e vi que seria fácil adaptar o TS para usar fets no lugar dos bjts sem alterar muita coisa no circuito inclusive utilizando layouts próprios para os TS. Bom minha dúvida é se realmente preciso acrescentar outro divisor de tensão ou se é possível utilizar um único aproveitando o do TS?



Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #402 : 19 de Novembro de 2012, as 16:16:18 »

Pode usar o mesmo divisor do circuito nativo.
Os FETs na entrada é mais vantajoso para  captadores single, e quando o pedal é o primeiro da rede, ou seja, sem nada antes dele.
Tem outras mods, onde usam transistores de germanio na entrada e saida. Fica legal tambem.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #403 : 19 de Novembro de 2012, as 23:06:58 »

Aproveitando algumas diferenças citadas, aproveito para perguntar o seguinte: Qual a real diferença entre o TS808 e o TS9?  No esquema da Tonepad, cita alem dos valares de Ra e Rb, o fato de no TS808 a clipagem ser simétrica e no TS9 assimétrica, isto procede?

Já vi em outros lugares onde citam só a diferença dos resistores citados, permanecendo ambos com clipagem simétrica.  Alguém que tenha, ou tenha tido os dois, poderia confirmar estas diferenças?
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #404 : 20 de Novembro de 2012, as 00:51:14 »

Tanto o 808 quanto o TS9 são simétricos, o SD-1 da Boss que é assimétrico, ele é inspirado pelo TS808 e inspirador, de certa forma, de algumas atualizações do TS9.

Existem dezenas de diferenças não criticas entre o TS9 e o TS808, porém esses dois resistores (Ra e Rb) são os componentes que realmente fazem a maior diferença entre eles.

Para uma boa referência tem os ótimos textos no projeto do Plautz:
http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pdfs/Tube%20Screamer%20TS-808%20Clone%20Plautz.pdf

Registrado
Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal