Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 08:18:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 34 35 [36] 37 38 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 579091 vezes)
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #525 : 10 de Maio de 2013, as 12:14:20 »

Vamos tentar tudo... tem outro jack de entrada pra trocar?

Já cheguei a trocar. Acho que foi a aprimeira alteração que fiz pra tentar contornar o ruído.

-----
Você tá sem multímetro aí? Ficava muito mais fácil de achar o problema com uma lista das tensões em cada um dos pinos das válvulas, e também em cada ponto da fonte.

Já faz 60 dias que pedi meu multimetro e ainda não veio  Sad, nem chegou no Brasil ainda.

-----
lista de perguntas bobas:

vc colocou uma chapa/folha de aluminio no gabinete desse amp pra "fechar" a gaiola de faraday com o chassi ou nao? se nao, experimente usar uma folha de aluminio ( dessas de cozinha mesmo, só para teste) como se fosse uma "tampa". (certifique-se de que os componentes nao vao entrar em contato com a folha, evitando risco de algum curto/acidente)

os jacks e potenciometros sao isolados do chassi ou nao? ( se os potenciometros, por exemplo, ja estiverem sendo aterrados no chassi por contato fisico vc estiver , junto com isso, ligando fios na carcaça dos pots ao chassi, pode ter problemas de ground loops)

ta usando cabinhos blindados?



Sim, estou usando cabos blindados. O chassi ja é de alumínio, e sempre que testo o amp coloco a outra parte para ficar "fechada" a gaiola. O jack tem conector de plástico, portanto está isolado do chassi.


-----
Vamos tentar tudo... tem outro jack de entrada pra trocar?

Tudo mesmo ?  Então até a solda chinesa entraria na lista de suspeitos ?
Cheesy é de se pensar...
Mas por falar em pensar... Fusion.... não sei se não li, mas só lembro do video com ruido...
O som da guitarra amplificado ta saindo? O ampli fucniona normalmente, mas com ruido, ou só sai ruido?


Funciona normalmente, som muito bonito diga-se de passagem. Mas o ruído é bem forte que atrapalha bastante. Só não acho que está tendo uma saturação como no vídeo que voce colocou, mesmo com GAIN máximo, mas acredito que isso seja em decorrencia das guitarras/falantes utilizados.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 12:26:05 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #526 : 10 de Maio de 2013, as 13:14:43 »

Será que não tem um potenciômetro estragado não? Por acaso algum deles "raspa" quando você move o knob?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #527 : 10 de Maio de 2013, as 13:27:03 »

Será que não tem um potenciômetro estragado não? Por acaso algum deles "raspa" quando você move o knob?

Usei potenciometros novos para os projeto (na verdade, todos os componentes eram novos), nenhum raspando. Como eu disse, o ruído diminui um pouco com o GAIN no máximo, mas com GAIN em 80% o HUM fica muito forte. No vídeo mostra certinho o ruído:

http://www.youtube.com/watch?v=v7twwOAb6ls

-----
As vezes é melhor rir pra não chorar. Fui na loja de componentes aqui, ia comprar 4 diodos 1N4007, 220uF 100v (2x), 100uF 200V e dois  os 47uF 200V. Mesmo não tendo os de 47uF queriam me cobrar 43 reais! ISSO MESMO! 43 reais! cada 220uF era 12 reais. Da marca Chang, ainda por cima. 1 real por casa 1N4007. Sinceramente, aqui não tem condições de comprar componentes. Vale mais a pena pedir de fora e pagar o frete.


Mas, ainda continuo com o ruído  Sad.

O fusível pode influenciar no ruído? A chave de liga/desliga? As valvulas estão boas? Tranformadores? O que pode ser???  Cry
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 15:07:14 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #528 : 10 de Maio de 2013, as 15:20:04 »

Sem um multímetro, é impossível saber de onde pode estar vindo o problema.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #529 : 10 de Maio de 2013, as 15:41:40 »

Sempre é bom ter um "estoquezinho" em casa.
Na minha cidade os preços até são bons, apesar de não ter tudo o que ue preciso.Então sempre que faço compras pela internet para um determinado projeto, já aproveito e mando vir outras coisas junto, para, por exemplo, não ter que me deslocar ao centro da cidade por um resistor.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #530 : 10 de Maio de 2013, as 15:52:42 »

Sem um multímetro, é impossível saber de onde pode estar vindo o problema.

Pois é, sei disso. Por isso estou tão irritado com esse meu que não chega. Minha compra da Cingapura chegou no Brasil com 6 dias de envio. As da China já faz 60 dias e nada.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #531 : 10 de Maio de 2013, as 16:50:49 »

Usei potenciometros novos para os projeto (na verdade, todos os componentes eram novos), nenhum raspando. Como eu disse, o ruído diminui um pouco com o GAIN no máximo, mas com GAIN em 80% o HUM fica muito forte. No vídeo mostra certinho o ruído:

http://www.youtube.com/watch?v=v7twwOAb6ls

O fusível pode influenciar no ruído? A chave de liga/desliga? As valvulas estão boas? Tranformadores? O que pode ser???  Cry

Baum eu ouvi o vídeo e o ruído não é causado pelo fusível, nem por chave, nem por transformador, nem por potenciometro.  Nem com multímetro você vai descobrir.  Se não tem multímetro, também não vai ter osciloscópio. Então vai ter que usar o melhor instrumento que você tem, a cabeça.  Quando você diz que aumenta o controle de gain, está se refererindo ao potenciometro VR3 (nomeado de volume no esquema) ? Se for esse e quando você aumenta ele, você tira da jogada o controle de tom e reduz o ruído. Faça o experimento seguinte: retire o circuito de controle de tom da jogada, desligue o capacitor C6 de 470pF e a conexão do potenciometro de tom VR2 ao potenciometro de volume VR3.  Aí ligue o ampli e teste pra ver se tem ruído. Ele tem que funcionar sem essa parte. Se o ruído sumir, então o circuito de tom era culpado (e aí precisa fazer alguma modificação ou trocar componente).
O ruído continua ? Então vamos isolar outra parte do amplificador.  Separe agora o C5 (de 10nF) da EF184. Aterre o terminal do capacitor que ficou desligado. Ligue o amplificador. Sumiu o ruído ? Então o problema está na etapa anterior (da EF184). Não sumiu ? Então o 25L6 pra frente tem o ruído.
Faça isso e depois reporte o que acontece, assim poderemos saber em qual etapa o ruído aparece e poderemos analisar melhor o problema. Não adianta ficar trocando peças a esmo.  Vamos isolar a etapa problemática e assim achar a solução.
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #532 : 10 de Maio de 2013, as 17:02:40 »

Usei potenciometros novos para os projeto (na verdade, todos os componentes eram novos), nenhum raspando. Como eu disse, o ruído diminui um pouco com o GAIN no máximo, mas com GAIN em 80% o HUM fica muito forte. No vídeo mostra certinho o ruído:

http://www.youtube.com/watch?v=v7twwOAb6ls

O fusível pode influenciar no ruído? A chave de liga/desliga? As valvulas estão boas? Tranformadores? O que pode ser???  Cry

Baum eu ouvi o vídeo e o ruído não é causado pelo fusível, nem por chave, nem por transformador, nem por potenciometro.  Nem com multímetro você vai descobrir.  Se não tem multímetro, também não vai ter osciloscópio. Então vai ter que usar o melhor instrumento que você tem, a cabeça.  Quando você diz que aumenta o controle de gain, está se refererindo ao potenciometro VR3 (nomeado de volume no esquema) ? Se for esse e quando você aumenta ele, você tira da jogada o controle de tom e reduz o ruído. Faça o experimento seguinte: retire o circuito de controle de tom da jogada, desligue o capacitor C6 de 470pF e a conexão do potenciometro de tom VR2 ao potenciometro de volume VR3.  Aí ligue o ampli e teste pra ver se tem ruído. Ele tem que funcionar sem essa parte. Se o ruído sumir, então o circuito de tom era culpado (e aí precisa fazer alguma modificação ou trocar componente).
O ruído continua ? Então vamos isolar outra parte do amplificador.  Separe agora o C5 (de 10nF) da EF184. Aterre o terminal do capacitor que ficou desligado. Ligue o amplificador. Sumiu o ruído ? Então o problema está na etapa anterior (da EF184). Não sumiu ? Então o 25L6 pra frente tem o ruído.
Faça isso e depois reporte o que acontece, assim poderemos saber em qual etapa o ruído aparece e poderemos analisar melhor o problema. Não adianta ficar trocando peças a esmo.  Vamos isolar a etapa problemática e assim achar a solução.
 


Opa! vou fazer isso! Ja ja coloco o report aqui.

EDIT: Na verdade o potenciometro que controla o gain é o 1M. O que controla o volume é o de 500k. Mas vou fazer as modificações.

EDIT2: Isolei o TONE. O amp ligou, mas o ruído continuou. Vamos agora para as outras 2 etapas.

-----
EDIT3: Xformer. Fiz a segunda modificação e liguei o amp. As valvulas "acenderam", como de costume, mas daí não saiu som algum. Não saiu ruído nem o som da guitarra. Nada pelo falante. Veja se está correta a seguinte ligação que fiz:



Coloquei um "X" vermelhor onde interrompí a ligação, e um novo traço verde, indicado pela seta, onde fiz a nova ligação.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 18:27:04 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #533 : 10 de Maio de 2013, as 18:26:24 »

Muito bom.  Então sabemos que o problema está na primeira etapa (da EF184). Pois não tem o zumbido na 25L6.  Isso que dizer que a fonte não tá causando ruído pra etapa de saída. Não se preocupe por não sair som da guitarra, o sinal foi interrompido e não passa da EF184 pra 25L6. Era só pra ver se o ruído era gerado na etapa de saída, e não é.

Se o pot de gain é o primeiro, então olhando pro esquema, podemos dizer que quando jogamos ele pro máximo (aumentamos) dois componentes perdem atuação: R1 e C2 (kem qual a utilidade deles ?) e o ruído diminui.  
Fusion, desligue esses dois componentes (pode levantar apenas uma perna de cada um). Refaça as ligações desfeitas antes (do circuito de tone e do capacitor C5 ao pino 7 da EF184, desaterre o C5).  Ligue o amplificador e veja se tem o ruído.  Esperamos novo relatório.

« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 18:30:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #534 : 10 de Maio de 2013, as 18:29:06 »

Muito bom.  Então sabemos que o problema está na primeira etapa (da EF184). Pois não tem o zumbido na 25L6.  Isso que dizer que a fonte não tá causando ruído pra etapa de saída.

Se o pot de gain é o primeiro, então olhando pro esquema, podemos dizer que quando jogamos ele pro máximo (aumentamos) dois componentes perdem atuação: R1 e C2 (kem qual a utilidade deles ?) e o ruído diminui. 
Fusion, desligue esses dois componentes (pode levantar apenas uma perna de cada um). Refaça as ligações desfeitas antes (do circuito de tone e do capacitor C5 ao pino 7 da EF184, desaterre o C5).  Ligue o amplificador e veja se tem o ruído.  Esperamos novo relatório.



As you wish... Em 20 minutos o novo relatório.

-----
Novo relatório:

Retirei os 2 componentes e refiz as ligações. O som retornou ao amplificador. Porém, o ruído voltou tambem.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 18:41:47 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #535 : 10 de Maio de 2013, as 19:27:25 »

Eu acho que o ruído entra pela válvula 25L6 porque está muito ao lado da entrada de energia.  Aterrando o pino 5(pelo C5), obviamente não entra ruído nenhum.

Abraços, T+
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #536 : 10 de Maio de 2013, as 19:32:37 »

Eu acho que o ruído entra pela válvula 25L6 porque está muito ao lado da entrada de energia.  Aterrando o pino 5(pelo C5), obviamente não entra ruído nenhum.

Abraços, T+

Será mesmo? Na construção do Kem parece que tudo está tão perto uma coisa da outra =/
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #537 : 10 de Maio de 2013, as 19:34:11 »

Todo mundo apita..  eu também tento.  Eu não colocaria nunca a válvula naquele lugar.  T+
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #538 : 10 de Maio de 2013, as 19:37:46 »

He he, todo mundo apita, até o ampli.  Bom, pode fazer esse teste então, tire a EF184 e liga sem ela. Dessa forma se ficar o ruído, a causa está perto da 25L6, e não vai ter aterramento da entrada da 25L6.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #539 : 10 de Maio de 2013, as 19:42:03 »

O fio amarelo que leva o B1 ao transformador faz a volta por baixo dos potenciômetros e passa ao lado da válvula de pré?  Isso também é perigoso de causar oscilações.

--------------------

Acrescentando: cruzar entradas e saídas num circuito de áudio quase invariavelmente é danoso, principalmente em circuitos de alta impedância de entrada.

T+
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 19:48:18 por Patines » Registrado
Páginas:  1 ... 34 35 [36] 37 38 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal