The 100Buck Amp - HB-1 Amp

Started by kem, 01 de April de 2012, as 17:12:53

Previous topic - Next topic

marcao_cfh

Handmaker
Em todo amplificador valvulado há grandes riscos de queimar o transformador de saída caso alguma dessas coisas que você comentou aconteça.

rodrigo_amaral

*
Iniciante
Imaginei. E quanto à algum circuito de proteção?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: rodrigo_amaral on 11 de May de 2018, as 14:36:30
Imaginei. E quanto à algum circuito de proteção?

Pode usar um resistor de valor médio (por exemplo 330 ohms) ligado permanentemente na saída e o alto-falante vai ligado em paralelo com ele. Dessa forma a saída nunca fica sem carga.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: xformer on 11 de May de 2018, as 16:19:54
Pode usar um resistor de valor médio (por exemplo 330 ohms) ligado permanentemente na saída e o alto-falante vai ligado em paralelo com ele. Dessa forma a saída nunca fica sem carga.

Qual seria a potência necessária pra esse resistor ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

marcao_cfh

Handmaker
Acredito que, como o 100Buck tem potência de 2W (acho que é isso), o ideal seria algo acima dessa potência. 5W para garantir :D

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
No caso do HB1 e outros de até 5W, um resistor de 1/4W aguenta.

Se a potência de saída for 5W sobre carga de 8 ohms quer dizer que a tensão será de raiz (5×8) = 6.3V.
Assim o resistor vai dissipar   P = VxV/R = 6.3x6.3/330 =  0.12W
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

marcao_cfh

Handmaker
Só isso? Achei que deveria ter potência maior.

Emachado

*
Iniciante
Xformer, achei interessante a ideia do resistor em paralelo na saída dos falantes.

Ele causa alguma alteração na sonoridade (timbre, volume)?
No caso do meu Thunder Sound (50w, - 5,3Ohms), 330Ohms e 10w dão conta?

kem

DIY Freak
Quote from: Emachado on 12 de May de 2018, as 01:55:38
Xformer, achei interessante a ideia do resistor em paralelo na saída dos falantes.

Ele causa alguma alteração na sonoridade (timbre, volume)?
No caso do meu Thunder Sound (50w, - 5,3Ohms), 330Ohms e 10w dão conta?
Você não montou um Hi-Octane? Todos os projetos do AX-84 tem esse resistor.
I don't want to die young...
I want to diode!

Emachado

*
Iniciante
É mesmo, nem me lembrava mais. Mas causa alguma alteração em timbre?

marcao_cfh

Handmaker
Nem me toquei que essa é a função desse resistor no hi octane. Acho que no meu deixei sem, vou adicioná-lo.

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
QuoteNo caso do meu Thunder Sound (50w, - 5,3Ohms), 330Ohms e 10w dão conta?

Marcão, confesso que não entendi o propósito desse resistor ligado em paralelo com a saída dos alto falantes que trabalham numa impedância muito baixa, e por isso o efeito no som vai ser zero.
Se você botar um resistor de 3300 ohms no secundário do seu Thunder Sound não vai acontecer nada e vai continuar tudo do jeito que está. E como esse resistor não altera nada, você se quiser pode botar ele até de 1W.

rodrigo_amaral

*
Iniciante
Senhores,

Penso em fazer uma brincadeira estética com esse projeto, e estava namorando a ideia de construir uma miniatura de um full stack, com duas pequenas caixas separadas.

Relendo o material do projeto, eu percebi que a saída do transformador é 8 ohms, assim, a questão das ligações dos falantes se mostra sensível. Çigar em série ou paralelo, para usar as duas caixas juntas, ok, basta casar a impedância nas ligações, mas não cheguei ainda na solução para se ligar somente um das caixas. Há como nesse projeto, usar saídas independentes de 8 ohms, uma para cada caixa, podendo assim as usar juntas ou separadas, sem nenhum problema?

Peço desculpas se a pergunta for "primária" demais.

Obrigado desde já!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Se usar um transformador de saída com tomadas para 8 e 16 Ohms resolveria. Mas este precisaria ser enrolado especialmente para este fim.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

rodrigo_amaral

*
Iniciante
Quote from: Eduardo on 23 de May de 2018, as 11:54:05
Se usar um transformador de saída com tomadas para 8 e 16 Ohms resolveria. Mas este precisaria ser enrolado especialmente para este fim.

Salve Eduardo!!!  Bom dia e obrigado pela resposta!

O transformador da Altana, para o HB-1, tem somente a saída em 8 OHMS?