Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 02:49:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construir osciloscópios em casa  (Lida 41815 vezes)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #15 : 09 de Abril de 2012, as 17:47:57 »

A.sim , tenho o diagrama dele sim. infelizmente muito pobre em detalhes, na verdade estou com ele em minhas mão agora, no esquema que tenho não tem as tensões , infelizmente, quando fiz uma reforma no meu , so pra fazer funcionar, eu segui por parte do esquema e por parte do chassis.
Se lhe interessar posto uma copia sim, so preciso saber se posso fazer isso aqui , pois o esquema de propriedade da esbrel, cujo a qual eu comprei ele, não pelo fato de te-lo comprado, mas por fatos de direitos autorais, com as novas regras, por sinal ele ta de boa qualidade, copia xerox em 2 folhas tamanho A3.

Att Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #16 : 09 de Abril de 2012, as 18:17:54 »

GFR, onde eu consigo: nano scope ou pc scope???

Procure "DSO201" ou "dso-150" ou ainda  osciloscópio microhard no google, pra ter uma idéia.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #17 : 09 de Abril de 2012, as 21:04:22 »

Direto do fabricante...
DSO Nano V2 http://www.seeedstudio.com/depot/dso-nano-v2-p-681.html?cPath=174
DSO Quad: http://www.seeedstudio.com/depot/dso-quad-4-channel-digital-storage-oscilloscope-p-736.html?cPath=174

Eu comprei o Nano V2.0. Só estou sentindo falta da ponta 10X (ele tem configuração parab ponta 10X, mas não tem a venda propria pra ele), mas devo fazer uma em breve (isso se eu acertar).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #18 : 10 de Abril de 2012, as 17:07:54 »

Bom aproveitando o gancho do topico, alguem por ai não teria um circuito pra calibrar o osciloscopio antes do uso, sei que nos osciloscopios mais recentes tem, mas no meu , não tem essa função, ai não resolve muito, nao sei a voltagem que esta sendo lida.

Att Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
guitar_luthier
Visitante
« Responder #19 : 10 de Abril de 2012, as 18:06:30 »

Esse daqui será que bom? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229697120-osciloscopio-digital-dma-p-pc-6-em-1-nota-fiscal-_JM
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 10 de Abril de 2012, as 18:40:11 »

Bom aproveitando o gancho do topico, alguem por ai não teria um circuito pra calibrar o osciloscopio antes do uso, sei que nos osciloscopios mais recentes tem, mas no meu , não tem essa função, ai não resolve muito, nao sei a voltagem que esta sendo lida.

Att Daniel.

O circuito que existe nos osciloscópios é um pino com um sinal quadrado de 1kHz de frequência e 5Vpp de tensão, usado pra calibrar a compensação da ponta de prova (capacitância parasita do cabo coaxial) num trimmer que fica na ponta de prova.  O sinal serve também pra (des)calibrar o amplificador de entrada (amplitude) e base de tempo. Mas para aferir o aparelho precisa levar a um laboratório.

Pra fazer um circuito que gere esse sinal quadrado, o ideal é usar um oscilador a cristal (tipo 1MHz, 3.2768MHz, etc) e fazer o sinal passar por um contador digital que irá dividir a frequência e quadrar o sinal. Usar um 555 não fica bom por causa da instabilidade da frequência e assimetria do duty-cycle. Ou usar um microcontrolador pra gerar o sinal de 1kHz.
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 18:43:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #21 : 10 de Abril de 2012, as 18:49:00 »

Pra fazer um circuito que gere esse sinal quadrado, o ideal é usar um oscilador a cristal (tipo 1MHz, 3.2768MHz, etc) e fazer o sinal passar por um contador digital que irá dividir a frequência e quadrar o sinal. Usar um 555 não fica bom por causa da instabilidade da frequência e assimetria do duty-cycle. Ou usar um microcontrolador pra gerar o sinal de 1kHz.

Socorro ! Quem sabe, faz com 2 transistores ...

Um oscilador com duas portas do 4011 funciona perfeitamente. É preciso que a alimentação seja estabilizada ( um zener serve ) para que a amplitude do sinal seja constante. Dá, sim, para usar um 555, mas prefira a versão CMOS, que vai funcionar bem.

O circuito do Kikusui COS5042 :
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 19:20:24 por a.sim » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 10 de Abril de 2012, as 19:19:59 »

Citar
Socorro ! Quem sabe, faz com 2 transistores ...

Um oscilador com duas portas do 4011 funciona perfeitamente. É preciso que a alimentação seja estabilizada ( um zener serve ) para que a amplitude do sinal seja constante. Dá, sim, para usar um 555, mas prefira a versão CMOS, que vai funcionar bem.

Prof. Alexandre, tem que pensar do ponto de vista dele. Se ele está pedindo um circuito que sirva pra ele calibrar o aparelho dele, não pode ser um circuito que precise ser calibrado ou ajustado, senão cai na história do que vem antes o ovo ou a galinha. Um circuito astável com 2 transistores é simples, mas tem cantos arredondados e precisa ficar ajustando tanto a frequência como a simetria. Um circuito com 555 (que seja o cmos 7555) também vai precisar ter a frequência ajustada por um trimmer ou trimpot. De fato meu osciloscópio tem um simples oscilador com portas lógicas sem cristal e com um ajuste de frequência e que depois passa por um flip-flop para quadrar o sinal. Mas também precisa de ajuste externo.  Na minha sugestão, não precisa de ajuste nem de frequência nem de simetria, pois entendi que o colega não teria como calibrar o circuito, pois toda precisão e estabilidade depende apenas do cristal. O mesmo vale para o circuito microcontrolado (com clock a cristal) que pode ser programado e fornecer um sinal de frequência bem precisa (seja por timer interno ou gerador DDS).
Uma correção, meu scope fornece o sinal de 1kHz a 0,5V e não 5V como comentei.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #23 : 10 de Abril de 2012, as 19:23:58 »

Olá, colega Xformer :

Eu entendi o dilema do colega Daniel, por essa razão é que achei que o uso de um microprocessador era exagero. O circuito que acabei de postar resolve o problema da amplitude; é só alimentá-lo com 12 V. Quanto à frequência, a precisão não precisa ser muito boa - a maioria dos osciloscópios não tem mais de 3% de precisão na varredura horizontal. Dá para medir com um frequencímetro de multímetro...
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 19:53:01 por a.sim » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 10 de Abril de 2012, as 19:31:56 »

Olá, colega Xformer :

Eu entendi o dilema do colega Daniel, por essa razão é que achei que o uso de um microprocessador era exagero. O circuito que acabei de postar resolve o problema da amplitude; é só alimentá-lo com 12 V. Quanto à frequência, a precisão não precisa ser muito boa - a maioria dos osciloscópios não têm mais de 3% de precisão na varredura horizontal. dá para medir com um frequencímetro de multímetro...

Não um microprocessador, mas um microcontrolador, bem mais simples. Um PIC 12F629 (de 8 pinos) usando um cristal ou ressonador cerâmico de 4MHz seria tudo o necessário pra fazer esse circuito (talvez mais 2 resistores pro divisor de tensão) e algumas poucas linhas de código. Não é exagero algum. E não precisa calibração alguma e precisão de 1% com o ressonador ou 50ppm ou menos para o cristal.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #25 : 10 de Abril de 2012, as 20:20:36 »

Ao Xformer e o Prof Alexandre, nossa fico até sem jeito pela força de vontade em resolver meu problema, na verdade tudo que eu precisava era um circuito que me desse uma tensão padrão, a frequencia não precisa ser tão precisa assim.
Creio que o circuirto que o Alexandre postou resolva o meu problema, nada mais do que por em pratica.

Bom.  Se o projeto do ociloscopio sair, ja temos o calibrador pra ele.

E faço votos que saia, no que puder ajudar estarei a disposição.

Ps, ainda vou conferir o modelo do tudo de imagem do meu labo 325, não me esqueci não...  rs

Att Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
a.sim
Visitante
« Responder #26 : 10 de Abril de 2012, as 21:31:25 »

Olá, Daniel :

É importante determinar com exatidão qual é o tubo que o osciloscópio usa, por que isso vai decidir qual circuito empregar. O ideal é ter as quatro placas defletoras disponíveis, a fim de usar deflexão simétrica ou balanceada. O 3AP1 indicado no esquema permite acesso a apenas um placa vertical e uma horizontal, obrigando a usar deflexão assimétrica. Estranho que o diagrama indica o 3AP1 mas com ligação a duas placas defletoras horizontais, o que é impossível, pela pinagem do 3AP1. A deflexão assimétrica é sofrível : embora os circuitos sejam simples ( para a época de 1900 e antigamente ) a deflexão assimétrica deforma o sinal na tela e é...uma porcaria. Esses tubos foram projetados numa época onde a oscilografia recém estava começando, os componentes eletrônicos eram caros e os equipamentos precisavam ser simples. Eu tenho circuitos desenvolvidos para deflexão simétrica e, pelo menos, um circuito desenvolvido para deflexão assimétrica - para um tubo DG7-31/01 . Mas não aconselho usar...
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 21:33:52 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #27 : 10 de Abril de 2012, as 22:06:51 »

Oi Pessoal

Para "ajustar" o osciloscópio, use a frequência de 60Hz da rede que é bem precisa. É só transforma-la em um sinal quadrado usando uns zeners para clipar. Se o caso for calibrar, é melhor mandar para alguma assistência que faça isso com responsabilidade.

Agora, com tanto osciloscópio barato a venda por aí, porque reinventar a roda querendo fazer um analógico com tubo? A menos que seja algum projeto de feira de ciências, vai ser uma dor de cabeça a mais.

Instrumentos de medição precisam ter confiabilidade. Quando você testa um amplificador com o osciloscópio, não pode ficar na dúvida se o problema está no amplificador o no osciloscópio! Neste sentido, um osciloscópio analógico feito em casa vai ficar mais caro que um digital.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #28 : 11 de Abril de 2012, as 08:30:14 »

Alexandre, bom dia.

O modelo do tudo que esta no meu osciloscopio e o 3gp1a

Att Daniel.

Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #29 : 11 de Abril de 2012, as 08:41:39 »


Pelo preço, deve quebrar um bom galho, mas repare que não mede DC (afinal ele usa a placa de som pra aquisitar os sinais).

Tem alguns deste tipo, na faixa de R$100, que conseguem medir DC (acredito que eles chaveiem o sinal e depois demodulem por software).
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal