Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:03:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construir osciloscópios em casa  (Lida 41816 vezes)
a.sim
Visitante
« : 08 de Abril de 2012, as 20:48:54 »

Olá, colegas.

Lembrei de postar um tópico sobre um assunto ao qual me dediquei por bastante tempo, antes de começar a constuir amplificadores valvulados : construção caseira de osciloscópios !

Com a proliferação dos osciloscópiso digitais, nano-scopes e outras maravilhas microprocessadas, pergunto se ainda há quem se interesse por construir osciloscópios usando tubos de raios catódicos.

Havendo interesse, poderemos desenvolver o assunto aqui...tenho bastante experiência em desenvolver os circuitos internos do osciloscópio e gostaria de ajudar os eventuais interessados.

No aguardo...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 08 de Abril de 2012, as 21:29:24 »

Olá prof. Alexandre.

A grande dificuldade no meu entender de se fazer um osciloscópio analógico DIY, reside na obtenção do TRC adequado, já que não se acha por aí, a menos que se retire de um osciloscópio (pifado, senão qual a vantagem). Além disso, se o pessoal se preocupa com as altas tensões de amplificadores valvulados, um osciloscópio, como as TVs de tubos precisam de tensões ainda maiores (embora usando um flyback).
Existiria a possibilidade de se usar tubos daquelas baratas TVs portáteis PB chinesas ?  Tem algum problema em relação à linearidade ou ângulos de deflexão dos tubos de TV ? Além de ser possível somente um feixe (um canal) e menor banda de resposta (6MHz). 
Eu lembro que na escola o professor no laboratório colocou os sinais retirados dos circuitos de uma TV e injetou nos canais do scope (X=deflexão horizontal, Y=deflexão vertical  e Z = luminância) e o scope mostrava a imagem. Se o scope funciona como TV, acredito que uma TV poderia funcionar como scope (com as devidas alterações).   
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
aron62br
Visitante
« Responder #2 : 08 de Abril de 2012, as 21:44:34 »

Caro xformer,

existe uma diferença básica: os tubos de TV têm deflexão magnética e os de osciloscópio têm deflexão eletrostática. Acho muito difícil pegar uma onda (do canal Y) e deformá-la de modo a aplicá-la nas bobinas de deflexão verticais e obter a forma de onda correta na tela. Procure

Há alguns anos pensei nisso (construir um osciloscópio) mas esbarrei no preço. Acabei comprando um Hitachi V-212 em perfeitas condições (no Mercado Livre) por cerca de R$ 600,00. Duvido que eu teria gasto menos que isso para fazer um desse nível

Mas o tema é bem interessante.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #3 : 08 de Abril de 2012, as 22:03:22 »

Dá pra comprar um osciloscópio do tamanho de um iPod, que se não é nenhuma maravilha, pelo menos quebra um galho pra áudio, pedais de guitarra, amplificadores, por uns U$60. Claro, a diversão de projetar e fazer se perde, mas o dia só tem 24h Sad

Quando eu estudava na UFRJ, uma vez um professor abriu uma das portas pros depósitos que tem embaixo das carteiras nas salas tipo anfiteatro do bloco H do CT. Tinha trocentos tubos de osciloscópio, peças de reposição pra modelos que não estavam mais em uso nos laboratórios. Ele pegou um e QUEBROU pra mostrar como era por dentro...  Cry
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
aron62br
Visitante
« Responder #4 : 08 de Abril de 2012, as 22:10:51 »

Olha esse anúncio. Mas não vão rir do texto heim....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232950474-osciloscopio-labo-10mghz-lindo-_JM

Saudações

Aron
Registrado
NIZ
Visitante
« Responder #5 : 08 de Abril de 2012, as 22:53:01 »

aron62br To pensadno em comprar do cara. Vai ficar LINDO na minha prateleira Wink
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #6 : 08 de Abril de 2012, as 23:52:34 »

Liga no som e fica fazendo desenhos?! Imaginei eu assistindo o pica-pau no osciloscópio enquanto ajusto a simetria de um amplificador! _....
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #7 : 09 de Abril de 2012, as 09:38:30 »

Olá, colegas :

A dificuldade em obter o tubo é relativa, pois há muitos deles sendo vendidos no eBay. Usar tubos de TV não dá bom resultado por causa da deflexão magnética.

Esses osciloscópios LABO ( especialmente o 1307 e o 134 ) servem perfeitamente para ponto de partida, pois não têm varredura gatilhada e têm espaço interno para colocar tudo o que falta em recursos. Há quem os venda barato no ML.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #8 : 09 de Abril de 2012, as 10:03:07 »

Pessoal, uma pergunta de leigo. afinal é perguntando que se aprende, no meu caso que só faço pedais para mim mesmo qual seria a serventia de um osciloscópio? o que ele faz?
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 11:39:29 por guitar_luthier » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #9 : 09 de Abril de 2012, as 12:01:03 »

Olha esse anúncio. Mas não vão rir do texto heim....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232950474-osciloscopio-labo-10mghz-lindo-_JM

Saudações

Aron


Ehehehe...dá de tudo no ML....

Bem, por R$ 300,00 dá para comprar um desses 1311 em muito melhor estado, funcionando e garantido...
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #10 : 09 de Abril de 2012, as 13:09:59 »

A princípio, acho muito interessante! Mas não faço ideia do grau de complexidade envolvido.
Já possui algum projeto?
Registrado

Americana-SP
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #11 : 09 de Abril de 2012, as 13:25:42 »

Pessoal, uma pergunta de leigo. afinal é perguntando que se aprende, no meu caso que só faço pedais para mim mesmo qual seria a serventia de um osciloscópio? o que ele faz?

Bom, você liga o som e ele faz desenhos  Cheesy

Desculpa, não dava pra perder a piada. Você pode usar por exemplo pra ver se aquele LFO do seu phaser está oscilando, se a frequência está certa, a forma de onda OK, níveis, pra checar o clock daquele chorus/flanger/delay, pra ver a forma de onda de um distorcedor, polarizar amplificadores, e por aí vai. Além de ser altamente educativo (ver como cada parte dos circuitos se comporta), pode te ajudar a fazer diagnósticos quando alguma coisa não sai legal, e também te ajuda a fazer ajustes e customizações nos circuitos.

Agora, pra quem só faz pedais pra si mesmo de vez em quando, não se justifica o espaço que ocupa um osciloscópio de bancada (e o preço), um nano scope ou pc scope já é uma mão na roda.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #12 : 09 de Abril de 2012, as 13:35:12 »

A.sim, muito interessante a sua ideia, em uma ocasião comprei um labo 325 , pra usar na bancada, so não sabia que ele era um pouco limitado.
Teria como usar partes dele e construir um equipamento melhor, tipo aproveitando o transformador, e o cinescopio.

Ou daria pra fazer um Up nele ??

Att daniel.
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 13:44:11 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
a.sim
Visitante
« Responder #13 : 09 de Abril de 2012, as 17:25:46 »

A.sim, muito interessante a sua ideia, em uma ocasião comprei um labo 325 , pra usar na bancada, so não sabia que ele era um pouco limitado.
Teria como usar partes dele e construir um equipamento melhor, tipo aproveitando o transformador, e o cinescopio.

Ou daria pra fazer um Up nele ??

Att daniel.

Olá...

Ah, o 325...um ex-professor meu, já falecido ( o Alexandre original ) tinha um desses. É um osciloscópio pequeno, com tubo de 3", não ? Terias o esquema dele, por acaso ?

Esse osciloscópio é ideal para uma reforminha. Dá para aproveitar o tubo, o chassis e o transformador sem problemas.

Eu tenho uma série de diagramas que desenvolvi para os meus projetos. Eu gostaria de saber as tensões de saída do transformador de força, para ver quais deles seriam mais adequados para esse modelo...
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #14 : 09 de Abril de 2012, as 17:43:04 »

GFR, onde eu consigo: nano scope ou pc scope???
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal