Pro Co Rat

Started by whitebilly, 09 de April de 2012, as 13:49:41

Previous topic - Next topic

Blum

Guest
Muito bom o som desse pedal  (deathmet. Vou começar a montagem semana que vem ja.

Encontrou alguma dificuldade em achar todos os componentes Whitebilly ? E os diodos você só trocou por de germanio, certo ?

Usou esse layout ? http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=89

tjeffects

*
Iniciante
O silêncio é um amigo que nunca trai.
  1. thiagoja20@hotmail.com
Eu tambem to querendo montar um rat ja tem um tempo mas o CI e o transistor tenho
que compra na tigger comp e nao to podendo comprar agora
to pensando em montar o layout onboard do jones vai ficar excelente

:tup
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Falando em RAT com mods de germânio; tem alguns links que tem uns layouts que acomodam umas variações bem grande de clipagem:

http://paudecordas.blogs.sapo.pt/13027.html

http://www.beavisaudio.com/projects/FKR/

tjeffects

*
Iniciante
O silêncio é um amigo que nunca trai.
  1. thiagoja20@hotmail.com
Nossa so RAT turbinado da ate vontade de montar uma versao dessa
aquela com a switch me parece ser muito boa depois vou testar ela tambem :D
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações

Tjeffects, você pode usar substitutos. Não sei se aqui no site ainda tem essas modificações mas não é difícil. A única diferença entre o LM308 e os outros é que ele precisa daquele capacitor entre os pinos 1 e 8. Quanto ao transistor, é um buffer e a necessidade de ter especificamente o 2N5458 aqui é irrelevante. Muitos outros fets servirão como o BF245, 2SK30A, J201, 2N5457, etc. Monta com o que tem, quando as peças chegarem, troca o CI e solda o capacitor.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

GrAmorin

Hand MasterMind
A Arion tem um modelo de pedal que o circuito é copia fiel, ou quase fiel, do Rat.
Por que disse quase fiel? porque a unica coisa que muda é o CI.
Ela usa o uPC157.
Fica a dica  de uma opçao.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

GrAmorin, esse eu não conhecia... você já escutou o som dele? Também precisa do capacitor como o LM308? Vou ver se encontro desses pra testar nesse e em outros circuitos.

Abraço

Blum

Guest
Ola!

Victor Nery, esses transistores que você mencionou fazem a mesma função do que o 2N5458 e são faceis de se encontrar no comercio ?

Vou, semana que vem, comprar os componentes e por isso quero ter opções caso um componentes específico não tenha a venda.

GrAmorin, então o LM308 pode ser substituido pelo uPC157 sem mudar o som característico do pedal ?

Abraço.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Blum, esse circuito qualquer um dos que mencionei e (vários outros) podem ser colocados. Acredito que os mais comuns de se achar são os BF245 e o 2SK30A. Detalhe: A pinagem é diferente; então confira sempre pelo datasheet. Quanto ao LM308, se estiver difícil de achar, faz como te falei: Compre um outro opamp tipo o TL071, TL081, LM741, LF351, LF356, etc... e põe no lugar do LM308 e não solda o capacitor de compensação de 30p que é ligado entre os pinos 1 e 8. Deixe esse espaço vazio (os CIs citados tem compensação interna). Sinceramente, acho que existem CIs bem melhores que esse LM308 mas aí vai de cada um... mas que seja pelos seus ouvidos e não por mojo. Teste e coloque suas impressões pra gente.

Grande abraço

Blum

Guest
Ok Victor. Muito boa explicação.
Vou começar a montagem, testar os diferentes tipos de componentes e assim que possível posto resultados.

Abração e obrigado pelo auxílio.

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: victor nery on 14 de May de 2012, as 09:19:43
Saudações,

GrAmorin, esse eu não conhecia... você já escutou o som dele? Também precisa do capacitor como o LM308? ...

Sim, precisa do capacitor.
O circuito é exatamente o mesmo, como eu tinha dito antes.
A diferença do Arion para o RAT esta apenas no CI e no chaveador eletronico.

Sinceramente nunca toquei em um RAT, para comparar, apenas testei e vi alguns samples.
Em 2 RAT que consertei usei o uPC157, explicando aos donos que foi usado um componente equivalente por nao ter o original no dia, mas poderiam esperar ou voltar em 15 dias para efetuar a troca sem custo, em um o dono nem percebeu diferença no teste e nao voltou para a troca (mas trouxe outros pedais, o que indica que nao ficou insatisfeito), no outro o dono voltou alguns dias depois e perguntou se foi feito alguma modificaçao, nao quiz a troca pelo CI original, alegando que gostou mais assim do que antes.

Por estes dois casos, presumo que se tiver diferença, esta é aceitavel.

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Pessoal , se tratando de Rat, pedal muito bom. mas acho que o meu ficou muito grave o som, digo assim, pelos videos que vi o meu pot filter tem que ficar todo pra esquerda ou seja no 0 para que se tenha um pouco de agudos, caso contrario ele fica abafadão.
E comparando o som do meu com os do youtube, onde o pot dos videos fica no meio o meu fica no 0.
Meu set, guitarra tagima zero, ampli 1987. Segui o esquema do tonepad.
Detalhe , pots log ou lin nessa função fariam essa diferença? pois chequei todo o circuito e nada de errado.

att Daniel.
Pirataria é crime, não roube navios...

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Neste pedal os 3 potênciometros são de 100K log

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Ok alfredo, vou vereficar certinho e volto com os resultados.

Att Daniel.
Pirataria é crime, não roube navios...

Blum

Guest
Olá!

Cada CI ira fazer com que o som do pedal seja um pouco diferente, certo ? Seria uma boa solução usar outro CI ao invés do LM308, pergunto por que o preço do LM308 é muito maior do que os outros equivalentes citados acima, paguei R$0,90 pelo TL071 e o LM308 custava R$17,00. Deve haver um diferencial o CI, originalmente, mencionado no Layout.
Irei acabar de montar o meu e futuramente testar com o LM.

Abraço!