Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:50:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pro Co Rat  (Lida 24081 vezes)
whitebilly
Visitante
« : 09 de Abril de 2012, as 13:49:41 »

Boa tarde galera!

Bom, esta semana comecei meu segundo pedal (Pro Co Rat)
Ja está pronto funcionou de primeira!
Mas só notei u ma coisa estranha, o drive o filtro e o volume, só funcionam no finalzinho do pot!
Drive (100k) Filtro (100k) Volume (200k)
Alguém sabe o que pode ser?
Registrado
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #1 : 09 de Abril de 2012, as 13:57:18 »

Você não utilizou potenciômetros lineares no lugar de logarítmicos?
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #2 : 09 de Abril de 2012, as 14:27:45 »

Agora você me pegou...hehe
No esquema está escrito pra usar Log.
Tem como saber se comprei errado? alguma medição no multímetro algo do tipo?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 09 de Abril de 2012, as 14:30:44 »

Hoje em dia a maioria dos potenciômetros que compramos são feitos na China, então considere:

A para log
B para linear.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 09 de Abril de 2012, as 14:38:49 »

Mas é fácil medir: no meio do curso os logarítmicos não dão a metade do valor total, os lineares dão.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
whitebilly
Visitante
« Responder #5 : 09 de Abril de 2012, as 14:45:32 »

Então caso Resolvido
Na descrição do pot

B 100k

 Batendo Cabeça

Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #6 : 09 de Abril de 2012, as 15:14:55 »

Interessante como pedais tão simples são também tão legais! O Rat mesmo é um desses. Não que os mais simples são os mais bonitos de se escutar, mas é uma baita distorção para apenas um punhado de componentes, não acham?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 09 de Abril de 2012, as 16:23:38 »

Acho que nem sempre ter bastante componente resulta num som bacana. Os Boss DS-1 e Metal Zone tem "bastante componente" e a maioria os odeia... Comparativamente, Tubescreamer, Distortion Plus, Purple Plexi e RAT tem circuitos mais simples, mas com resultado sonoro que agrada (tudo bem, são propostas diferentes, mas foi só como exemplo)...

Como já dizia um professor meu, "quanto mais complexo o sistema, maior a possibilidade dele falhar".
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 09 de Abril de 2012, as 16:40:44 »

Acrecento nesta lista o crunch drive e o Carl Martin PlexiTone, são simples e com poucos componentes mas soam muito bem.

Mas Finck dizer que pedais como o DS-1 e o Metal Zone são odiados pela maioria?

Imagine que eles são os carro-chefe das vendas de uma das maiores empresas de pedais do
mundo a décadas.

Portanto, a maioria é um pouco de exagero, né?


Abraço.

« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 16:55:31 por Ferro_Velho » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #9 : 09 de Abril de 2012, as 18:29:59 »

Acho que nem sempre ter bastante componente resulta num som bacana. Os Boss DS-1 e Metal Zone tem "bastante componente" e a maioria os odeia... Comparativamente, Tubescreamer, Distortion Plus, Purple Plexi e RAT tem circuitos mais simples, mas com resultado sonoro que agrada (tudo bem, são propostas diferentes, mas foi só como exemplo)...

Como já dizia um professor meu, "quanto mais complexo o sistema, maior a possibilidade dele falhar".


Steve Vai te pegar se ler isso. Joe Satriani então....


Comparar o RAT com o DS-1 é igual comparar uma Fiorino com uma S-10.



O Metal Zone sim que é considerado um pedal mais comercial, que por ter uma característica de simular uma distorção forte em um amp saturado, acaba não sendo muito bom para uso profissional.

Em valvulados acaba soando como uma serra elétrica, o Metal Zone é a coisa mais perto da Zoom 505 que a boss já fez, a distorção é compressada, soa como a distorção da banda do Jaspion ou a distorção do simulador de guitarra dos teclados kids da cassio.

Mas como para todos os males existe uma solução, existem modificações muito boas para o Metal Zone, que corrigem esse som de frigideira fritando ovo dele, e deixam ele com uma sonoridade bem próxima aos DS-1 com Keeley Mod.


É lógico que para tocar em um amp mais popular, sem um preamp responsa, ou em mini-amps, o MT-2 da um brilho a qualquer guitarra. Creio que para isso que ele foi criado.
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 18:35:39 por felixmeirelles » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 09 de Abril de 2012, as 18:37:55 »

Eu concordo Felix que o MT-2 não é para todo tipo de som.

Mas eu sou beeeeem eclético, gosto de blues de raiz bem mississipi,
com aqueles velhos desdentados tocando em violões que parecem
que foram relicados pelo Frango  Cheesy, até Arch Enemy, passando por
rock, hard rock, punk, metal e trash.

Então te digo, uma guitarra com EMGs, cordas 0.12, detunada uma
casa e meia, um Metal Zone e um EQ.  Dá pra abrir uma empresa de
demolição! ha ha ha ha ha ha.

Mas falando sério, tem uso pra ele sim, só que é para metal extremo.

Abraço.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 09 de Abril de 2012, as 19:17:12 »

Calma, rapaziada, eu não odeio estes pedais, na verdade eu tenho os dois  Roqueiro e em ambos eu também já fiz mods "elogiadas pela crítica" (Keeley e Bogner, respectivamente no DS1 e MT2, que realmente são legais e eu recomendo).

Com relação ao "maioria", basta dar uma procurada na web, acha-se mais gente descendo o pau nos pedais Boss (diversos modelos, não apenas os que eu citei) do que elogiando. Pessoalmente, eu gosto dos pedais Boss.

Sobre ser campeão de vendas, o Fusca foi um dos carros mais vendidos do mundo e tem grandes méritos, mas nem por isso ele pode ser considerado referência de qualidade.

Sobre as comparações feitas (exemplo, RAT x DS-1) foram apenas exemplos de complexidade de circuitos. Sem nenhum tipo de referência à proposta sonora.

Mas como vocês (e o Vai e o Satriani) ficaram brabos comigo  Cry, vamos pensar numa comparação entre dois pedais com propostas sonoras semelhantes ("britânicas"): DS1 x Purple Plexi (o segundo na versão DIY com LM386, que eu nem sei se realmente corresponde à oficial, mas também não importa): testando-os lado a lado, o Purple tem mais sustain, um som mais aberto, uma distorção mais gostosa de ouvir (claro, em minha opinião, e eu não sou o dono da verdade...). E ao contrário do que acontece com o coitado do DS1, quase não se acha ninguém falando mal do Purple.

Agora vamos ver os esquemas: o DS-1 tem um circuito bem mais complicado do que o Purple...

Ferro_Velho:

Concordo 100% com você, MT2+equalizador+Afinação Baixa fica ANIMAL!

Abraço!

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 09 de Abril de 2012, as 20:58:06 »

Cara o lance do DS-1 é que ele é único, algo deu errado na Boss, eles queriam criar algo parecido com o Pro Co Rat e seu clip, mas juntando alguns conceitos adquiridos com OD-1, acontece que no que eles tentaram "equalizar" o op-amp que era diferente dos Pro Co Rat, eles criaram uma maquina de harmônicos matadores.

DS-1 é a distorção que mais carrega os harmônicos sem encher o sinal de "glitch".


Agora o Purple Plexi é um overdrive não uma distorção, ele não tem o clip de diodos por exemplo, logo ele não consegue sozinho "cuspir" um harmônico ou "rasgar" uma corda da mesma forma que um Ds-1 ou um Pro Co Rat fazem.

Como todo overdrive o Purple Plexi para ser saturado a um nível extremo precisa ser "clipado" no pré-amp.

Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=a6HUmlXZOJg&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=hPuOmPqwqIE


Seria como comparar uma S10 como uma Fiorino novamente.
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 21:07:48 por felixmeirelles » Registrado
gabiru
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4


« Responder #13 : 09 de Abril de 2012, as 23:04:29 »

Acontece uma coisa parecida comigo quando uso o DS-1 ou o Big Muff: no começo rola um estranhamento sonoro, que, com o passar do tempo, vira uma sensação agradável. Quando troco o pedal de drive/distorção, sinto falta de alguma coisa. Aliás, acho que vou dar uma mexida no meu DS-1 esses dias.

Agora, sobre o tópico em questão: Whitebilly, você usou qual layout do Rat? Ele foi o primeiro pedal que fiz "até o fim", ou seja, que coloquei em uma caixa e usei como um pedal de verdade. Eu tenho fases de amor eterno com ele e de esquecimento profundo. Ele entra e sai do pedalboard. Atualmente está fora. Mas talvez volte logo.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 10 de Abril de 2012, as 00:33:01 »

Nem sempre as coisas são como parecem. Alguns dos pedais citados tem CI's com muitos componentes dentro deles na pastilhazinha. Ou seja, julgar algo pelo que os olhos podem ver nào é o melhor negócio...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal