Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 08:40:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novas Regras  (Lida 29612 vezes)
plautz
Visitante
« : 09 de Abril de 2012, as 15:08:31 »

Senhores(as),

Objetivando simplificar e deixar mais claro o que pode e o que não pode, as regras foram modificadas e encontram-se aqui.

Todos os usuários, sem exceção, estão suejeitos as regras.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas neste tópico.

Abraços.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #1 : 09 de Abril de 2012, as 15:31:34 »

Regras para uma boa convivência sempre são muito bem vindas. Legal!

Dentro do que não pode fazer, no ítem "Responder mensagens apenas com "concordo", "parabéns", etc, ou apenas com smileys. Exceção: Fórum Off Topic" não caberia na exceção os tópicos sobre fotos internas e externas dos pedais? Ou a intenção é "limpar" estes tópicos que mencionei?

Abraço
Registrado

Guitar Craft
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 09 de Abril de 2012, as 17:32:20 »

Eu acho que só agradecer com "obrigado" ou só colocar smile no tópico cria "ruido" mesmo, acho que podemos agradecer ou parabenizar diretamente pelas mensagens privadas, exceto em caso de montagens bem sucedidas de projetos ou problemas resolvidos, pelo caráter de "feedback" ou resposta.

As vezes temos que correr 5, 6, 7 paginas para achar algo. Não estou dizendo que precisa ser robótico também. Errar um pouquinho todo mundo erra, mas creio que as regras ficaram muito mais claras agora.

« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 17:37:10 por felixmeirelles » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #3 : 09 de Abril de 2012, as 17:44:44 »

Eu acho que só agradecer com "obrigado" ou só colocar smile no tópico cria "ruido" mesmo, acho que podemos agradecer ou parabenizar diretamente pelas mensagens privadas, exceto em caso de montagens bem sucedidas de projetos ou problemas resolvidos, pelo caráter de "feedback" ou resposta.

As vezes temos que correr 5, 6, 7 paginas para achar algo. Não estou dizendo que precisa ser robótico também. Errar um pouquinho todo mundo erra, mas creio que as regras ficaram muito mais claras agora.



Não discordo e nem concordo. Apenas questionando: por mais incômodo que seja passar duas a três páginas, não tiraria o caráter lúdico dos tópicos que eu mencionei? O momento de apreciação das criações dos colegas tem sido um momento de diversão para os colegas do fórum também... Vamos aguardar opinião dos moderadores. Quem sabe não seria interessante criar uma enquete para debater esta questão?
Abraço
Registrado

Guitar Craft
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #4 : 09 de Abril de 2012, as 17:47:29 »

   Uma coisa que ficou muito bem colocada foi a parte das citações. Tem gente que dá "quote" numa postagem que tem  5 fotos enormes, só pra dizer parabéns. Aí não né! É só elogiar com: "fulano, ficou muito bom". Tudo tem limite, as pessoas têm que ter mais noção nesses casos.
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 18:21:58 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 09 de Abril de 2012, as 18:20:52 »

Eu acho que as regras tem que ser duras mesmo, porém aplicadas com uma certa flexibilidade.

O que as vezês acontece é que as repreenções são um pouco duras demais.

É normal que no começo se cometa uns deslizes, e a administração poderia ser um pouco mais
amigavel com estes deslizes iniciais.

Penso que alguns entram aqui e são surpreendidos com uma reprimenda um pouco dura, e talvêz
desistimule este iniciante a continuar e se tornar um membro que, no futuro, contribuiria muito para o fórum.

Tambem sei que manter a ordem é negócio chato pra caramba, muitos não respeitam, e o responsavel
chega a um ponto de não ter mais a paciência necessária.

Colaboremos com as regras porque elas são para o nosso próprio bem.

Abraço.
 


Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #6 : 09 de Abril de 2012, as 18:58:48 »

Qualquer regra que se destine a deixar o acesso ao conteúdo técnico do forum mais objetivo é de muita valia!
As vezes tem de ler páginas e páginas para achar algo útil, fora a dificuldade de achar qual a ultima versão do arquivo ou projeto!

Esta regra de modificar a primeira postagem para incluir a postagem mais nova do projeto deveria ter caráter retroativo!  Cada um pega o projeto que postou e se encarrega de deixar no começo do tópico.

Concordo com o amigo ai em cima que disse que as regras tem de ser duras porem aplicadas com flexibilidade, penso também que a exclusão de um usuário não deveria depender apenas da decisão de uma pessoa apenas, salvo em casos de abuso descarado!  Um abraço pessoal.
Registrado
lpguedes
Visitante
« Responder #7 : 09 de Abril de 2012, as 19:39:04 »

Quanto a questão de sempre ter alguém respondendo obrigado... Acredito que seria interessante procurar se há alguma ferramenta pra essa plataforma de fórum que trabalhe com uma espécie de like (isso mesmo, como no Facebook) em cada post... assim não popularia o tópico com posts só agradecendo e o autor da mensagem teria também o retorno esperado... Que tal?
Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #8 : 09 de Abril de 2012, as 20:21:46 »

Existem sociedades mais contratuais e outras mais consensuais.

A Alemanha, por exemplo, é uma sociedade contratual. Lá, se eles não gostam de determinada proposta de lei, dão a vida para que não passe, pois se for aprovada, será cumprida por todos a qualquer custo, tanto que seja para quem cumpre ou para quem faz a lei. Mesmo que a lei, aqui hipoteticamente citada, seja um "tiro no pé" de quem a fez. Mas ela vai ser cumprida e pronto. Acham normal a presença de um líder autoritário, desde que cumpridor ferrenho das leis.

Não só a lei, mas as convenções sociais também: uma vez tive que enfrentar uma cara feia lá porque me atrasei 6 minutos para um almoço social - não era compromisso profissional. Dá para acreditar? Mas que eu estava atrasado, isso eu estava.

Nossa cultura brasileira é mais consensual, ou seja, as leis "pegam" ou não "pegam". Algumas ainda "pegam" parcialmente. E todas contam com um ajuste de seus guardiães. Alguns acham que não deveria ser assim, mas é. Nosso modelo de liderança é mais o chamado modelo "country club", especialmente quando se trata de atividade não essencial e desenvolvida por grupo de bom nível intelectual e de educação - como tenho visto ser o caso do Handmades.

Tenho certeza que a postura do administrador visa somente coibir alguns excessos (que eu não vi, mas acho que ele viu), e de forma alguma irá "engessar" o site ou afugentar os participantes. Sendo coerentes com nossa cultura, e não adaptando uma cultura estrangeira (o que não funcionaria), vamos nos esforçar ao máximo para cumprir as novas regras e contar com a orientação do administrador.

Tenho certeza que o bom senso irá imperar, e ninguém terá a tristeza de levar um "cartão amarelo" por bobeira, como aconteceu comigo em um famosíssimo fórum de informática onde, depois de postar a solução do problema de uma usuária, postei a frase "Boa sorte", e recebi uma MP do administrador dizendo que na próxima eu seria suspenso do fórum - nem precisa dizer que eu nunca mais errei lá, porque destrui meu cadastro e nunca mais entrei lá.

Participo de um outro fórum sobre mecânica de automóveis. Este é pago e para ser aceito, só com prova de ser entendedor da área. Nem tem bem área de iniciante. O mais bobo lá, dá nó em pingo d'agua com luva de box. E lá as mensagens pessoais, e de cortesia, inclusive "bons dias" e "casos familiares", não só são permitidas como incentivadas. Cada família, cada clube, cada grupo tem seu uso e todos são válidos.

No passado participei de outro fórum (também de mecânica de automóveis), onde tudo era liberado. Virou tamanha bagunça que deu até processo na justiça - não para mim. Claro que nunca mais frequentei lá.

Por fim, acho as novas orientações bem razoáveis, tenho certeza que sua implementação também o será.

Saudações

Aron

Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #9 : 09 de Abril de 2012, as 20:38:09 »

Plautz

só faltou citar sobre usar a busca antes de criar algum topico
para evitar topicos repetidos.

Abraço!
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 20:39:59 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 09 de Abril de 2012, as 21:32:13 »

Hehehe... Um post meu nas regras do forum... quanta honra (pena que foi pra dizer o que não se deve fazer). Smiley
Acho a regra que diz que o primeiro post deve ser atualizado com a ultima versão do projeto fundamental.
Ter que procurar, as vezes, entre umas 30 paginas a ultima versão não é facil.
Mas acho que a suspensão do cadastro algo que deveria ser discutido entre os moderadores. Os outros itens não, acho que um moderador só, ainda mais os daqui, devem ter autonomia mesmo.
Quanto ao internetes, é o obvio. As vezes não é possivel nem entender o que a pessoa quis dizer quando se usa internetes. Pra mim foi facil. Vim de um fórum (ForumPCs) onde o bom portugues era incentivado.
De mais, parabéns aos moderadores e a todos nós usuarios por esse excelente fórum.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #11 : 10 de Abril de 2012, as 08:20:53 »

Pessoal,

Vamos por partes:

1) Poder absoluto dos administradores: aqui temos poucos administradores que se respeitam muito. Aqui nenhum de nós nunca desfez o que o outro fez. Podíamos colocar que uma junta de administradores, tal qual a juízes, iriam sentar e dialogar e decidir as coisas, mas isto seria uma baita mentira. Quando um de nós decide, a maioria apóia os demais. Preferimos ter uma regra clara e verdadeira, do que uma mentira bonitinha;

2) Respostas  rápidas: Pessoal, ninguém se beneficia de "legal", "demais", "grande mestre que maravilha". Mesmo porque, já vi layouts pobres aqui, cheio destes elogios "automáticos" e banais. As pessoas se beneficiam de comentários sérios, objetivos e que trazem conteúdo: "Este layout está bom, porque ficou compacto, cabe na 1590B, e tem os parafusos nas posições métricas...". O objetivo de reduzir as mensagens desnecessárias, é reduzir as mensagens desnecessárias. Elogios banais, não trazem nenhum benefício a ninguém;

3) Quanto as regras diminuir a quantidade de membros: Todo dia entra muita gente aqui. Isto é fruto da qualidade dos posts. É fruto de uma administração mais em cima - que dá um trabalho enorme. É fruto das regras e de muito trabalho. Aqueles que não são capazes de reconhecer isto, não merecem estar aqui. Recomendo a eles o cifra clube. É um bom fórum.

4) Quanto a tolerância a desvios de comportamento: Pessoal, se seguíssemos as regras a risca, nem eu estaria aqui! CLARO que há uma certa tolerância, somos homens e não máquinas. Não há sentido em quase todos os tópicos ficar uma ladainha: "fique atento ao título do tópico", "olha o internetês", "este tipo de assunto não pode aqui", etc.

5) Liberdade x Totalitarismo: Ditadura... é &$#%#&$*! Organizar as coisas faz parte da vida. Estamos tentando manter a qualidade aqui, só simplificamos as regras. Assim não haverá desculpas para os membros não as lerem. Gostaria que todos aqui, fizessem uma análise de consciência e me dissessem: alguém aqui já se sentiu tolido ou violentado? Nunca vi de nenhum dos administradores, nenhuma ação que merecesse a classificação de "ditatorial".

Estamos dispostos a ouvir sugestões quanto as regras, mas até agora não ouvi nenhum argumento que justificassem a alteração das mesmas.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #12 : 10 de Abril de 2012, as 09:09:13 »


5) Liberdade x Totalitarismo: Ditadura... é &$#%#&$*!


Palavrão não pode...  Grin



Li as regras e não vi grandes mudanças, pois nelas só está escrito o que já vinha sendo feito aqui no fórum (salvo exceções)...


Parece que vai ficar mais organizado... Não devo ser o primeiro , nem último que, ao procurar um layout em um tópico, o achou em 3 ou 4 versões sem saber se haveria outras, dado a quantidade de páginas com elogios/smileys e/ou conteúdo fora da proposta do próprio tópico...


A ideia de adicionar o "Like" é interessante (I like it!), mas li em algum tópico por aqui que isso já deu problema antigamente no HM.

Bom... Vamos esperar que o melhor se faça...

Fiquem na Paz...
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #13 : 10 de Abril de 2012, as 09:23:46 »

Acho muito bom esse tipo de coisa, vejo organização. Participava de fórum de mecânica e restauração de motos, era um saco, todos falando o que quer, usando internetês, com muitas fotos na assinatura e 80% dos post eram inúteis, fica muito cansativo de ler os tópicos. Aqui gosto porque o pessoal tem bom senso, procura escrever certo, é educado, é legal que quando cria-se essa cultura, todos tem o prazer de se empenhar em manter esse nível e procura melhorar cada vez mais.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #14 : 10 de Abril de 2012, as 10:28:29 »

Exemplo de fórum (freestompboxes.org) com mecanismo de "obrigado" (o polegar pro alto no topo do post é pra dar thanks, você pode "desdar" thanks, o ícone muda pra um polegar pra baixo)


image host
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 10:39:50 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal