Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:34:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Layout e Stoppers  (Lida 34783 vezes)
a.sim
Visitante
« : 12 de Abril de 2012, as 08:34:34 »

Olá, colegas :

Enquanto insistirem em montar os componentes em placas de circuito impresso, ligando os soquetes com fios ( como na foto ), os apitos do além não vão descansar...
Registrado
klebergobbo
Visitante
« Responder #1 : 12 de Abril de 2012, as 08:53:01 »

A.sim, depois que eu encurtei os fios blindados e desliguei o terra das carcaças dos potenciometros os apitos pararam. Segui alguns conselhos do forum na hora de desenvolver o layout e foi tudo tranquilo. Só um ruido de 60hz que aparece quando estou em casa  com o ganho no maximo(moro ao lado de quase todas as antenas de tv da cidade)
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #2 : 12 de Abril de 2012, as 09:30:37 »

A.sim, depois que eu encurtei os fios blindados e desliguei o terra das carcaças dos potenciometros os apitos pararam. Segui alguns conselhos do forum na hora de desenvolver o layout e foi tudo tranquilo. Só um ruido de 60hz que aparece quando estou em casa  com o ganho no maximo(moro ao lado de quase todas as antenas de tv da cidade)

Olá.

Quando a gente começa a ter de desaterrar pontos, é sinal da existência de um ( ou vários ) laços de terra. Indício de mau layout.
Registrado
klebergobbo
Visitante
« Responder #3 : 12 de Abril de 2012, as 11:04:36 »

Gfr, poderia me ajudar com os grid stoppers? É o meu primeiro projeto valvulado e eu nao faço ideia de como calcular.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 12 de Abril de 2012, as 11:09:36 »

Pelo menos na entrada tinha que ter um de 10k a 68k, conectado ao pino 7 da primeira valvula.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #5 : 12 de Abril de 2012, as 11:16:15 »

Gfr, poderia me ajudar com os grid stoppers? É o meu primeiro projeto valvulado e eu nao faço ideia de como calcular.

Dei uma pesquisada sobre grid stoppers e encontrei isso http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/grid-stopper/ tem uma breve explicação.
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #6 : 12 de Abril de 2012, as 11:24:05 »

Hum... Eu também fui procurar alguma informação...! Tem essa aqui .
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #7 : 12 de Abril de 2012, as 11:34:43 »

Estes links são ótimos, este aqui também é legal:

http://www.freewebs.com/valvewizard/gridstopper.html
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
a.sim
Visitante
« Responder #8 : 12 de Abril de 2012, as 12:03:00 »

Gfr, poderia me ajudar com os grid stoppers? É o meu primeiro projeto valvulado e eu nao faço ideia de como calcular.

Olá.

Não use. Eles não são necessários. Faça um bom layout e use as técnicas clássicas de blindagem que não será necessário usar grid stoppers.



-----
Olá. Após ler meu último comentário, percebi que fiz um comentário vago e pouco útil - faça um bom layout e...

Mas o que é um bom layout ?

Com certeza, não é usando a montagem mostrada. Nem com PCI, nem com turrets, nem nada que afaste os componentes dos terminais dos soquetes. Esses tipos de montagem não são clássicos dos tempos da válvula; foram inventados recentemente para baratear o custo de produção dos equipamentos.

Pelo que vejo, a montagem com tiras de componentes em turrets é coisa da Marshall / Fender, certo ? Veja bem, a válvula é um componente de alta impedância de entrada, cujo sinal na placa pode ter várias dezenas de volts de amplitude, para uma excursão de grade de menos de 1 volt.

Qualquer acoplamento entre placa e grade pode dar origem a oscilações. Para evitar isso a todo custo, não dá pra ligar placa e grade a uma placa de circuito impresso ou tira de componentes com fios de 5 a 10 cm de comprimento...o acoplamento entre essas ligações será cruel para o funcionamento da válvula. Como eles são inevitáveis, o pessoal da indústria resolve colocando um...stopper, que reduz a largura de banda do estágio e mata a oscilação. que matação ! Tudo em nome da " economia "... a gente constrói um estágio instável e faz ele ficar estável na base da redução da largura de banda. Sim, claro, com stoppers de 10 k a 68 k...acho que já vi stoppers maiores em um certo projeto aqui no HM. Isso nunca foi necessário no tempo da " válvula "...

Os antigos usavam montagem ponto-a-ponto no soquete da válvula. As ligações de terra eram feitas no apoio central do soquete ( por que será que os soquetes têm aquele cilindro de metal no centro, entre os pinos ? ) que era devidamente aterrado. O apoio central servia de contato de massa e blindagem entre os pinos. As ligações eram todas curtas; apoios extras eram obtidos através de pontes de terminais colocadas próximas aos soquetes. Em casos extremos, usava-se lâminas de metal soldadas no apoio central e posicionadas entre os pinos do soquete. E não se usava stoppers, exceto em circuitos de RF ou estágios de potência.

E se construía um TV colorido completo a válvula dessa forma - sem stoppers. Logo, eles não são necessários, mas  representam um paliativo para um tipo de montagem inadequado, que vem sendo copiado ao longo do tempo porque o pessoal...simplesmente esqueceu como se faz montagens com válvulas.



« Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 12:26:36 por a.sim » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #9 : 12 de Abril de 2012, as 13:03:06 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Como poderiamos sanar esse impasse e ainda criar um layout "facil" que qualquer um poderia montar? Layouts com valvula direto na placa de circuito impresso? De certa forma imitando o "old style".

Por que a coisa pode ficar realmente complicada para um inexperiente montar.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se bem que tudo é uma questão de organização.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 13:05:33 por fallout » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #10 : 12 de Abril de 2012, as 13:12:23 »

Como poderiamos sanar esse impasse e ainda criar um layout "facil" que qualquer um poderia montar? Layouts com valvula direto na placa de circuito impresso? De certa forma imitando o "old style".

Por que a coisa pode ficar realmente complicada para um inexperiente montar.

Olá.

Eu acho até mais fácil montar ponto-a-ponto. Quanto a usar soquetes direto na PCI< há o problema do calor. Eu montei amplificadores usando essa técnica; abandonei por causa do aquecimento dos componentes. O chassi é indispensável, não só para dar sustentação mecânica aos componentes, como para blindá-los do calor dissipado pelas válvulas.

Soquetes montados em PCI, como já tenho visto aqui no HM, ficam muito bonitos...mas eu questiono a confiabilidade do equipamento, depois de pronto. Dura " para sempre " ? ? ?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 12 de Abril de 2012, as 13:53:34 »

a.sim... grid sttoper na entrada não seria para evitar interferencias de ondas de radio? Um de 10 a 68K, que é o mais usado, vai alterar significativamente o som?
E não era costume antigamente amplificadores de audio com ganho tão elevado nas etapas de pré-amplificação.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #12 : 12 de Abril de 2012, as 14:00:00 »

a.sim... grid sttoper na entrada não seria para evitar interferencias de ondas de radio? Um de 10 a 68K, que é o mais usado, vai alterar significativamente o som?
E não era costume antigamente amplificadores de audio com ganho tão elevado nas etapas de pré-amplificação.

Olá, kem. Sim, para evitar interferência das rádios AM. Indica a má blindagem do circuito. Como eu falei, o normal é não precisar do stopper - se o circuito " precisa " um stopper, e com " 68k " de valor,  é porque algo está mal...

Exceção feita aos stoppers em válvulas de saída, mas, lá, eles são de baixo valor...50 a 100 ohms.

Eu lembro do circuito original Baxandall, que usava um stopper de 1k. Era simplesmente singular !


Quanto ao alto ganho...blinde melhor o circuito ! Não basta apenas pôr blindagem ao redor da válvula...
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 14:01:43 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 12 de Abril de 2012, as 14:04:59 »

A pergunta é... um resistor de 10 a 68k na entrada vai alterar o som de forma significativa??
Se não , e essa for a maneira mais facil de evitar que seu amplificador vire um radio AM, qual o problema de utiliza-la?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #14 : 12 de Abril de 2012, as 14:16:41 »

A pergunta é... um resistor de 10 a 68k na entrada vai alterar o som de forma significativa??

Depois que refiz o meu 18W o som do canal do tone stack estava simplesmente lindo, mas o normal estava ruim, fanho, sem brilho alterei alguns valores dos resistores, capacitores mas não consegui melhorar e deixei de lado. Ai hoje esse papo de grid stompper, lí um pouquinho e retirei os resistores e advinha? BINGO! Ficou tão bonito quanto o outro canal. Fiquei feliz com essa discução aqui.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal