Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Maio de 2024, as 03:44:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall Jubilee 2550  (Lida 50140 vezes)
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #105 : 11 de Novembro de 2010, as 15:48:15 »

por que não fazer um hibrido de ptp com circuito impresso?
acho que facilitaria as coisas hein
quando eu for montar algo valvulado irei fazer dessa forma

Chris, com certeza é muito mais simples assim. Também vou aderir essa.  Guitarrista
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #106 : 14 de Novembro de 2010, as 19:41:19 »

Meu jubilee com os transformadores, agora só falta regular a tal da bias que até agora não sei como faz! Sad

Grande abraço a todos!!
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #107 : 15 de Novembro de 2010, as 01:17:29 »

Sobre a regulagem do bias, o Fernando Bello havia escrito um ótimo tutorial sobre o tal bias do qual usei muitas vezes..

Se algum moderador do site ou alguém de boa vontade pudesse rastrear e postar por aqui acho que seria uma ótima adição ao fórum (o novo)  Palmas
Registrado
CamiloM
Visitante
« Responder #108 : 15 de Novembro de 2010, as 15:44:04 »

Visioncb, o tutorial é esse aqui?
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=72&func=view&catid=14&id=30971
Na página quatro ele fala como regular o bias.

Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #109 : 17 de Novembro de 2010, as 17:24:43 »

Olha, eu ando tão vagabundo ultimamente que minha regulagem de bias é a seguinte, resistor de 1 ohm no pino 8 de cada válvula, 36mV no pino 8. Se ficar muito ruído diminui um pouco, 32, 31mV.
Se no seu caso é um 100W, 4 válvula de power, coloca um resistor de 1 ohm em cada par, ou seja, os dois pinos 8 de cada par de válvula no resistor de 1 ohm. Aí vc dobra a medida, 60 - 70mV em cada par.
Registrado

Salto - SP
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #110 : 17 de Novembro de 2010, as 23:52:12 »

Olha, eu ando tão vagabundo ultimamente que minha regulagem de bias é a seguinte, resistor de 1 ohm no pino 8 de cada válvula, 36mV no pino 8. Se ficar muito ruído diminui um pouco, 32, 31mV.
Se no seu caso é um 100W, 4 válvula de power, coloca um resistor de 1 ohm em cada par, ou seja, os dois pinos 8 de cada par de válvula no resistor de 1 ohm. Aí vc dobra a medida, 60 - 70mV em cada par.

Mas Bello, você faz isto para qualquer valor de tensão de anodo?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #111 : 19 de Novembro de 2010, as 11:30:58 »

Dentro da normalidade das tensões, entre 400 a 450...
Registrado

Salto - SP
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #112 : 21 de Novembro de 2010, as 19:40:03 »

Massa Bello, mas ta acontecendo o seguinte, liguei a chave de power e fui medir a máxima tensão negativa do Bp com o terra e cheguei a -24V, isso é muito mal né? A tensão do secundário do transformador de power estão em 320V! E os de 3,15 estão em 2,9V, fiz as medidas com as valvulas nos soquetes!

Grande abraço!!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #113 : 21 de Novembro de 2010, as 22:29:29 »

A melhor medida para checar o BIAS é colocar uma resistência de 1 ohm em cada catodo das EL34 e medir a corrente por eles. (Veja a resposta do Bello acima).

Se o circuito que você construiu não tem estas resistências, coloque-as. Meça a tensão nas resistências, e você terá a medida indireta da corrente por elas. X milivolts significam X miliamperes. As válvulas aguentam um BIAS errado por poucos minutos, portanto para medir, ligue o power + stand-by.

O circuito de BIAS é muito simples, se a tensão não é a adequada, é fácil descobrir porque. Normalmente é pelo uso de componentes com valores errados. Pelo que vi no circuito original, o mesmo é composto por uma resistências de 220k + diodo + outra de 15k e um TRIMPOT de 22k.

Note que a tensão de BIAS é obtida neste circuito de um dos "TAPS" de altatensão do transformador de força. Se você possui um TAP separado no transformador os valores acima devem ser menores.

Você não precisa me perguntar por mensagens pessoais. Sua pergunta aqui (e consequente resposta) servirão para outros usuários. Já as mensagens pessoais não. Aqui temos todos compromissos com a comunidade.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #114 : 22 de Novembro de 2010, as 17:17:13 »

nevio

coloque um capacitor de 470n / 600V em série com o fio que vai do ponto da alta tensão que vc está usando pro bias e o resistor de 220k. assim vc barra qualquer corrente DC que interferirá no funcionamento desse esquema.
Eu particularmente não gosto dessa ligação, mas Marshall é assim, paciência.
Inverta a ligação do pot/trimpot do bias. Tire o resistor de 56k e ligue ele entre o terra e o pino 3 do pot de bias.
Aquela linha pontilhada que liga o resistor de 15k com os dois resistores de 220k que estão polarizando a grade das válvulas de potência elimine. Ligue o resistor de 15k no pino 1 do pot de bias e os resistores de 220k no pino 2. eja se melhora sua tensão de bias com o pot todo "fechado" vc terá o máximo de sua tensão de bias e o máximo na sua tensão de placa (pino 3 das válvulas de potência).
A partir daí é só ir abrindo o pot e lendo a tensão nos resistores de 1 ohm, até uns 25mV se vc tiver com um pouco de receio por ser a primeira vez. Aí vc já deve ouvir algum som.
Registrado

Salto - SP
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #115 : 23 de Novembro de 2010, as 20:42:43 »

Aos que fizeram o 2550...

Onde vocês encontraram esse potenciometro de 1MA duplo?Huh??

Estou começando e fazer esse modelo e estou com esse impecilio. Outro problema t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) é o relé de 6v, nao encontrei na minha cidade. Acho que vou ter que comprar um transformador de 12v so pra alimentar o relé.
Registrado
claudio_rio2
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 37

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #116 : 23 de Novembro de 2010, as 22:32:26 »

evileudo;
           O pot de 1MA duplo, você encontra na Multcomercial. Tem da Alpha e da CTS ambos de 23mm.

Abraço.
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #117 : 24 de Novembro de 2010, as 08:38:56 »

Massa Bello e Hgamal, vou tentar tudo o que os mestres falaram!! Muito obrigado!!


Evileudo

O pot duplo eu comprei na altana tubes: http://www.altanatubes.com.br/index.asp?secao=22&categoria=93&subcategoria=0&id=1881

E o relê eu comprei na solda fria: http://www.soldafria.com.br/rele-c-197.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

Posto os resultados em breve! Grande abraço a todos!! Smiley
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, as 08:40:40 por nevio » Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #118 : 24 de Novembro de 2010, as 09:48:43 »

Com certeza vou botar um valvulado grande pra fora do papel em 2011 (promessa é dívida hehe) e estou pensando em fazer o 2555. Será que o custo fica muito mais alto, quero dizer, por conta dos transformadores, principalmente? Quanto vocês pagaram no de vocês?

Mensagem Mesclada
Ah e se você ainda está com dificuldades pra biasar o amp, faz/compra um desse! http://www.amp-head.com/index.php?cPath=21&osCsid=ae94e0ca0dca1f5ab9ef64a7de40febc
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, as 09:59:42 por rafammbass » Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #119 : 25 de Novembro de 2010, as 09:08:58 »

Massa Rafammbass!! Achei esse a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) : http://zefonseca.com/blogs/ze/montando-e-testando-o-kit-weber-bias-rite/

O cara ensina a fazer esse suporte de regulagem de bias!! O meu jubilee ta parado, vou ter que revisar a placa, fiz alguma caca, acho que improvisei demais nas coisas, tive que espelhar a placa devido o chassi ser t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)! Tenho que rever!

Grande abraço a todos!!
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal