Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 10:27:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ZVEX WHA PROBE - LAYOUT DEFINITIVO  (Lida 29440 vezes)
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« : 15 de Fevereiro de 2010, as 00:59:38 »


Galera....tá brabo... Cry

tenho passeado pela net e pelos sites e pelo HM...e tenho visto bastante dúvida em relação aos projetos do ZVEX WHA PROBE....

Montei uma vez mas não funcionou! Embarrassed

Alguém que já montou, COM SUCESSO, pode postar o projeto completo (Esquema, PCB, layout de montagem e lista de materiais) pra gente colocar na lata???

Falam bem do projeto do KLANGWERK, mas não vi LAYOUT e nem PCB lá...só esquemas e textos explicativos!  Angry

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) gente, abrax!

Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #1 : 17 de Fevereiro de 2010, as 10:16:12 »

Falai xandão, b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum) cara?
to na mesma enpreitada que você.
montei o wah wh10 do guero, e o sensor eu corroí ontem a placa, mas preciso comprar os ci´s para testar
não sei se funciona, mas to utilizando um esquema que encontrei em um site portugues
se eu conseguir comprar este fim de semana os ci´s, eu posto os resultados
se vc não sabe qual wah montar, aconselho o do guero, não vai indutor, e tem um belo timbre
abraço!
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #2 : 17 de Fevereiro de 2010, as 11:25:33 »

Eu estava tão fissurado nesse pedal que montei uns 5 layout diferentes que peguei na net, praticamente todos funcionaram mas muito ruins, inclusive esse que o marks_ol postou funcionou, mas muito ruim (pelo menos na minha opinião) uns a antena detectava pouco, em outros não tinha como regular a distância e vários outros problemas.

Foi então q alguém aqui do fórum fez um layout e postou no forum antigo (desculpem mas como faz muito tempo eu não me lembro do autor do layout), esse funcionou perfeitamente, da forma q eu queria, ele vem com o wah embutido, mas caso queira dá pra usar outros layouts de wah como o do wh10 q é excelente. É só colocar um ldr que vá direto para o wah externo.

Na minha opinião esse é o "wah probe" definitivo, e olha q eu montei um monte de layouts diferentes, chega de blá-blá-blá, taí o layout:
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #3 : 17 de Fevereiro de 2010, as 11:32:19 »

nader, foi bom o conselho que você  deu em relação a este layout que postei, eu ia começar a soldar os componenteseste fim de semana! hehehe
no meu caso, eu já estou com o wh10 montado
como eu faria pra separar apenas o sensor de proximidade deste layout que você postou?
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #4 : 17 de Fevereiro de 2010, as 12:51:52 »

Citar
nader, foi bom o conselho que você  deu em relação a este layout que postei, eu ia começar a soldar os componenteseste fim de semana! hehehe


marks_ol como eu disse o seu layout funciona, mas eu particularmente não gostei do resultado final.

Citar
nader, foi bom o conselho que você  deu em relação a este layout que postei, eu ia começar a soldar os componenteseste fim de semana! hehehe
no meu caso, eu já estou com o wh10 montado
como eu faria pra separar apenas o sensor de proximidade deste layout que você postou?

Nesse caso não precisaria necessariamente "separar" a parte do sensor de proximidade, monte ele da forma q está no layout, dê uma testada, se o som não te agradar (oq eu acredito, pois esse wah o zvex clonou do wah coloursound e dá pra usar, mas é bem ruinzinho). na placa vai ter o led q por sua vez vai aumentar e diminuir a intensidade conforme a aproximação, é só ligar um ldr no lugar do pot do wh10 junto com um resistor em paralelo cuja resistencia final do ldr+resistor seja igual ou próxima ao pot de wah do wh10 e passar fita isolante em volta do LED do probe juntando com o LDR do wh10.

Não sei se fui meio confuso nesse texto, acho q vc me entendeu, pra quem não conhece eu vou tentar resumir:

* o probe é somente um circuito que faz aumentar e diminuir a intensidade de luz de um led conforme aproximação de uma criatura até a antena.

* o LDR é um componente q funciona como potenciometro q varia a resistencia conforme a variação de intensidadede luz

* ligando o LED do probe no LDR do WAH (nesse caso substituindo o potenciometro), vai fazer wah-wah conforme aproximação de uma criatura até a antena.

Digo "criatura" p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) esse sistema responde a capacitância do corpo humano ou de outra criatura orgânica de massa significativa (pois uma pulga é uma criatura, porém não consegue fazer wah-wah hehehe)

Eu usei como antena uma placa dessas de cobre de 13x13 ou algo próximo

ahh, outra coisa, no lugar do trimpot eu coloquei um potenciometro pra regular a distância de ação da antena, pois a resposta depende da espessura do solado do calçado q estiver usando, pois deixa seu pé mais longe da antena visto que o circuito só responde a partes do corpo de criatura (já sendo repetitivo né  Batendo Cabeça Batendo Cabeça )

espero q eu tenha ajudado, qualquer duvida me avise

abraço!

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2010, as 12:56:38 por nader » Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #5 : 17 de Fevereiro de 2010, as 13:02:02 »

valeu nader
vou testar cara
o F.!@#$%"!  é gastar componentes com o wah do projeto q eu nao vou utilizar
hehehehe
vou tentar descobrir até onde no circuito é o sensor
e descartar o resto
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #6 : 17 de Fevereiro de 2010, as 14:23:06 »

valeu nader
vou testar cara
o F.!@#$%"!  é gastar componentes com o wah do projeto q eu nao vou utilizar
hehehehe
vou tentar descobrir até onde no circuito é o sensor
e descartar o resto

os componentes da parte do wah não chegam a R$ 5,00, olha um esquema do wah em anexo, são pouquíssimas peças e faceis de achar
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #7 : 17 de Fevereiro de 2010, as 14:31:03 »

Valeu nader
nem sei como agradecer cara
alterei o doc que você arrumou pra gente, e analisando o esquema , separei apenas o sensor,
vou postar para quem quiser apenas o sensor de wah probe, ou o projeto completo, que se nao me falha a memoria é do betoknight e que estava no forum antigo
do lado esquerdo do doc está apenas o circuito do sensor
abraço!
a mais uma vez, obrigado nader!
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2010, as 12:03:01 por marks_ol » Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #8 : 18 de Fevereiro de 2010, as 09:46:44 »

marks_ol,

Cara, ficou bem legal essa diminuição de layout, ficou bem compacto, dá pra colocar junto com o wh10 em qualquer caixa,

excelente contribuição,

abraço
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #9 : 22 de Fevereiro de 2010, as 08:43:38 »

só para constar
testei o sensor de proximidade
e funciona que é uma maravilha!
Nader, você utilizou um potenciometro de 250k log para ajustar a sensibilidade???
tá meio ruim de ajustar por ele
alguma dica??
ajustar até ajusta
mas ta osso! Evil
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #10 : 23 de Fevereiro de 2010, as 17:16:00 »


Cabei de montar o PROBE, denovo, tem uns 15 minutos e ....nada!

Funciona, dá um WHA bem "POBRE"...hehehe...e o sensor de proximidade...tenho que encostar a mão pra funcionar! parece mais um alterador de volume do que WhaWha.... Angry

Tentei os valores da COLORSOUND que usam 2N3904 e 2N3906 e nada também...veja abaixo:





parece que o projeto eh uma FURADA... Cool
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2010, as 19:04:28 »

você fez o layout do sensor que eu postei?
eu fiz e ta uma belezura
de teniz ele aciona na boa
tem alguma coisa errada no seu projeto cara
ajustou os trimpots??
o meu começou a acionar depois de achar o ponto certinho do trimpot de 250k
alias, eu esou usando potenciometro.....vou colocar um trim pot mesmo, talvez seja mais facil de ajustar a sensibilidade doq o pot
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #12 : 23 de Fevereiro de 2010, as 20:36:37 »

você fez o layout do sensor que eu postei?
eu fiz e ta uma belezura
de teniz ele aciona na boa
tem alguma coisa errada no seu projeto cara
ajustou os trimpots??
o meu começou a acionar depois de achar o ponto certinho do trimpot de 250k
alias, eu esou usando potenciometro.....vou colocar um trim pot mesmo, talvez seja mais facil de ajustar a sensibilidade doq o pot


Olá!...os TRIMPOTS são LOGARITIMOS?...tow usando LINEAR....outra coisa...o BC557 tá com pinagem invertida no seu desenho, em relação ao "chanfro" daquele desenho de transistor (confere lá no data sheet)..

Outra coisa...tah dando som de WHA? o volume tá alto?

... pois o meu n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem som de wha e o som tah baixinho!!! Embarrassed
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #13 : 24 de Fevereiro de 2010, as 08:33:46 »

cara, eu só fiz o sensor
eu nao fiz o wah do projeto, eu fiz o sensor e to usando com o wah do guero
o ibanez wh10
o trimpot de 10 k do meu é logaritimo como está no esquema original
já o de 250k eu to usando um potenciometro linear
mas não ta dando um ajuste muito facil não
sobre os transistors, não estão invertidos nao cara
é q no preojeto original é um transistor 2n3906, e este layout, quem fez na verdade foi o betokinght
ele usou o bc557, por isso foi invertido
o coletor e emissor são de lados diferente
o meu funciona, mas tá ruim de ajustar.....mas funciona
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #14 : 25 de Fevereiro de 2010, as 03:15:18 »

2ª vez que monto o PROBE...já montei muitos pedais...e esse é a minha cruz Undecided
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal