Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 19:31:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de 1 só Transistor  (Lida 96979 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 13 de Maio de 2012, as 12:18:40 »

Resolvi criar este tópico com a intenção de discutir sobre efeitos "feitos" com 1 só transistor, não apenas com a intenção de postar os efeitos; mas também de forma didática, onde possa ser mostrada a função: Booster, Drive, Fuzz, Distorção, Buffer, etc...

Dentro de cada classe, seria apresentado de forma didática, o funcionamento, com explicação de como cada componente pode alterar o resultado final, e se possível com samples, quando feito os experimentos de modificações de valores ou de funções dos mesmos.

A intenção deste tópico não é criar nada de novo; mesmo que seja possível, mas tratar de uma forma que possamos aprender e entender, o funcionamento básico de seus estágios.

Acho que seria uma fonte de aprendizado para os iniciantes e uma forma dos mais experientes mostrar seus experimentos.

Vou colocar aqui um exemplo da forma pretendida: Um Overdrive

http://www.beavisaudio.com/projects/TrotskyDrive/  o PDF do mesmo http://www.beavisaudio.com/projects/TrotskyDrive/Trotsky_Build_Guide_1_5.pdf

Aqui um melhor exemplo da forma pretendida: Um booster LPB-1 da Electro Harmonix dissecado

http://www.beavisaudio.com/techpages/HIW/hiw1.gif

Espero que seja entendido a intenção inicial.  Da próxima vêz que postar, espero que não seja apenas com links, mas já com um artigo mais completo, e se der com meus próprios experimentos, mas não impede que seja de outros; desde que não deixe de citar a fonte.

Aguardo opiniões se é válida a intenção, com críticas e sujestões.

Abraços,
Alfredo


Registrado

Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 13 de Maio de 2012, as 12:30:02 »

Alfredo Padrão.

Tua iniciativa é fabulosa; pois muitas vezes montamos as PCI's; sem ao menos saber a função de cada componente.
Acredito que o pessoal do fórum,ajudará em muito nessa empreitada.

Parabéns, pela ideia.
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #2 : 13 de Maio de 2012, as 12:42:51 »

ultimamente estou nessa, coisas simples, estou sendo a favor de placa minúsculas... haha
.
muito bom, ver projetos como Mini-Fuzz, LPB1, tendo tamanho timbre somente com 5 a 9 componentes.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #3 : 13 de Maio de 2012, as 14:57:25 »

O NPN Boost do Gus,
http://www.aronnelson.com/gallery/main.php/v/French+connection/Vero+Layout/NPN_Boost.jpg.html
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 13 de Maio de 2012, as 21:27:50 »

Vou ver se encontro e testo um tremolo de 1 transistor, antes de postar para todos.  Sei que funciona bem, pois usávamos na banda, com o baixo.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 13 de Maio de 2012, as 22:33:14 »

Simples pré com controle de tom do big muff...

http://www.generalguitargadgets.com/richardo/practiceamp/electra.gif

E (eu acho) o mais famoso de todos... o pré do Tillman, com o J201

http://www.till.com/articles/GuitarPreamp/images/preamp.gif

Um amplizinho de 1 só transistor (MOSFET) - Alias, nessa pagina tem muita coisa legal e simples.

http://www.beavisaudio.com/techpages/blocksfragments/images/IRF510_MOSFET_Amplfier_Schematic.gif
« Última modificação: 13 de Maio de 2012, as 22:40:02 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #6 : 14 de Maio de 2012, as 02:56:15 »

Cabe um pot de tone fácil no TrotskyDrive. Deve ser bem esporrento esse pedal, entrou para minha lista.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 14 de Maio de 2012, as 10:45:20 »

Realmente são muito legais esses circuitos de 1 transistor e como são possíveis coisas ótimas dessa maneira. Há coisas simples que são poderosas.

O Trotsky é bem interessante e lembra o MXR Dist.Plus com o transistor no lugar do CI OpAmp e os diodos em modo de hard clipping. Havia um circuito parecido num pedalzinho das antigas, mas a memória falha... Como sugere usar diodos de Germânio, pode ser que a saída não seja lá muito alta, como o próprio MXR. Pode-se experimentar associar outros diodos, LED's, da maneira que são propostos para o RAT, por exemplo. Mas em relação ao controle de tonalidade, por ter uma saída não tão alta e não ter um estágio de recuperação depois (apenas um transistor, né?) quanto mais simples o controle, melhor no sentido de não roubar muito sinal. Acho que um pot no lugar da chavinha de brilho pode ser uma boa.

Uma idéia que cheguei a experimentar com resultado interessante foi usar a idéia do Fetzer (que também uriliza apenas um transistor na sua forma básica (porém um de efeito de campo - FET) com LED's para clipping com um deles tendo um diodo de Ge em série. O controle de tonalidade seria o mesmo sugerido acima. o som pareceu interessante também.

Outra possibilidade é explorar o soft clipping, como existe nos dois estágios de distorção do Big Muff. Os diodos de clipping ficam na realimentação negativa em vez de ficarem na saída do amplificador. Não sei se com apenas um transistor comum seria eficiente. O MiniFuzz do Bertola e o BazzFuzz fazem algo nesse sentido, mas com um transistor Darlington, que na verdade representa dois transistores associados. Aí nem sei se caberia na idéia do tópico...
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, as 15:56:25 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 14 de Maio de 2012, as 10:54:41 »

O maior problema dos Darlington é o preço/disponibilidade, muitas vezes sai mais barato e perdemos menos tempo usando 2 transistores simples.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 16 de Maio de 2012, as 15:58:36 »

Eu nem sabia que não era fácil encontrá-los, pois tenho comprado o BC517 com certa facilidade e como o circuito proposto é com apenas um transistor... minha dúvida é se o Darlington seria aceito com "1 só transistor".
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
« Responder #10 : 16 de Maio de 2012, as 16:13:07 »

Tem um layout do Guero para o TROTSKY cheio de mods no 4shared .

http://dc342.4shared.com/doc/uVH0Tlr6/preview.html
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 16 de Maio de 2012, as 16:41:37 »

Eu nem sabia que não era fácil encontrá-los, pois tenho comprado o BC517 com certa facilidade e como o circuito proposto é com apenas um transistor... minha dúvida é se o Darlington seria aceito com "1 só transistor".

O BC517 é muito fácil de encontrar, e bem barato, também.  Mas compartilho da opinião de Alex, parece trapaça...  Cheesy
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 16 de Maio de 2012, as 17:06:20 »

Verdade me esqueci dos BCs, eu estava pensando nos MPSA13 e nos 2N5306, tem um monte de projetos baseados em somente um deles.

Eu acho que vale sim, afinal é fisicamente um transistor só.

 Cool
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, as 17:11:39 por felixmeirelles » Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #13 : 16 de Maio de 2012, as 23:03:25 »

passa o esquema do Tremolo com 1 Transistor pra gente Adiel, nós testamos... haha  Cheesy
Registrado
jaymarson
Visitante
« Responder #14 : 16 de Maio de 2012, as 23:34:45 »

 Não sei se ajuda o tópico em alguma coisa mas tem também o lovepedal cot 50 que usa só um transistor mesmo e me parace ser um ótimo pedal http://revolutiondeux.blogspot.com/2008/02/clock-of-tone-50-modifed-cot50.html?m=1 . Vou falar uma coisa! Se não for pedir muito postem o trêmulo quando puderem que me interessou também.
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, as 23:41:50 por jaymarson » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal