Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:24:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de 1 só Transistor  (Lida 96159 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #15 : 16 de Maio de 2012, as 23:42:31 »

passa o esquema do Tremolo com 1 Transistor pra gente Adiel, nós testamos... haha  Cheesy

 Cheesy

Depois de ler as novas regras e alguns comentários posteriores, eu vou testar primeiro, se não os administradores acabam comigo...   Ui
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #16 : 17 de Maio de 2012, as 00:08:20 »

Legal a receptividade, deste tópico.  É notório que alguns pedais de um só transistor, como por exemplo "Lovepedal Les Lius", inclusive com layout do "Grande BigLouis" http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=845.0 e sample neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=mNzb0Fa_eL4 chega a nos deixar incrédulos que seja possível isto tudo com tão pouco.

Mas gostaria, que além de postar o próprio circuito ou pedal, fosse dada uma pequena explicação, quando possível de seus estágios, como ganho, clipagem, acoplamento etc...

Não precisa ser exatamente como está descrito aqui: http://www.beavisaudio.com/techpages/HIW/hiw1.gif , mas uma breve descrição, pois assim que quizer fazer experimentos, tem um parâmetro para começar.

Estou buscando, alguns circuitos para começar, e assim que tiver algo postarei.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #17 : 17 de Maio de 2012, as 00:21:10 »

Fiquei fascinado com essa idéia de um Trêmolo com apenas um transistor. Depois revendo um circuito do Tim Escobedo (Wobbletron) junto com o Magnavibe do blog postado nesse tópico... Se puder usar mais um LED e um LDR, além do transistor, dá para usar o LFO de um transistor que modula o LED, com esse último acoplado ao LDR e ter um trêmolo passivo. As variações de intensidade na luminosidade do LED farão o LDR variar a resistência, colocado de forma a criar um divisor resistivo no caminho do sinal do áudio, voilá! Seria algo assim, Adiel?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #18 : 17 de Maio de 2012, as 00:44:00 »

Depois de ler as novas regras e alguns comentários posteriores, eu vou testar primeiro, se não os administradores acabam comigo...   Ui
Para... hehehe
Não é proibido postar esquemas sem testar... é só avisar. Você esta compartilhando para que outros também possam testar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #19 : 17 de Maio de 2012, as 08:14:40 »

Fiquei fascinado com essa idéia de um Trêmolo com apenas um transistor. Depois revendo um circuito do Tim Escobedo (Wobbletron) junto com o Magnavibe do blog postado nesse tópico... Se puder usar mais um LED e um LDR, além do transistor, dá para usar o LFO de um transistor que modula o LED, com esse último acoplado ao LDR e ter um trêmolo passivo. As variações de intensidade na luminosidade do LED farão o LDR variar a resistência, colocado de forma a criar um divisor resistivo no caminho do sinal do áudio, voilá! Seria algo assim, Adiel?

Eu estava pensando em um tipo com LED/LDR também, que fica fácil de fazer e não vai introduzir ruídos, mas acho que existe outra opção mais simples ainda, mas vou testar no final de semana, na protoboard.  Um divisor resistivo em série é a chave para o funcionamento do projeto, mas vai haver uma pequena queda no volume final do pedal, dada sua alta impedância, e a ausência de um buffer de entrada, mas vale a ideia e o desafio, não é?   Wink
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #20 : 17 de Maio de 2012, as 09:09:52 »

Poxa nem fala em LED/LDR, eu estou procurando a quase um ano já um maldito led 7 cores quem tem um gerador lfo dentro, 7-color blinking LED - Radio Shack (276-016), mas não consegui ele com ninguém que enviasse para o Brasil.

Com esse é possível fazer uns mods sawtooth bem loucos em Chorus baseados nos MNs.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #21 : 17 de Maio de 2012, as 21:28:13 »

Muito boa ideia, mas pensei em usar dois resistores em série com o sinal, com o LDR em série com um resistor (ou trimpot, ou potenciômetro) para o terra, ligado na interseção dos dois resistores.

-----
Poxa nem fala em LED/LDR, eu estou procurando a quase um ano já um maldito led 7 cores quem tem um gerador lfo dentro, 7-color blinking LED - Radio Shack (276-016), mas não consegui ele com ninguém que enviasse para o Brasil.

Com esse é possível fazer uns mods sawtooth bem loucos em Chorus baseados nos MNs.

LED rainbow?
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #22 : 17 de Maio de 2012, as 21:51:15 »

Eu não sei dizer mestre mas encontrei algumas coisas sobre ele:

http://www.seanliming.com/Docs/Articles/MSGBB557TA_7_Color_LED.pdf

O Mod no chorus:

http://superchorusmods.blogspot.com.br/2009/08/lfo-sawtooth-mod.html


Ele é um led de 3 pernas que tem uma especie de regulador interno, como um transistor, que regula as corres e ele tem essa capacidade de gerar "ondas dentes de serra".
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, as 21:54:18 por felixmeirelles » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #23 : 17 de Maio de 2012, as 22:08:28 »

Achei um esquema de um tremolo bem simples... mas leva 2 transistores... Sad
Acho que não vale né?!?

http://www.groenewoudnet.nl/wp-content/uploads/2010/04/tremolo-lfo.jpg


E tem esse com 1 só OP AMP...

http://www.tremolo.pl/Efekty/Tremolo/Single%20OA%20tremolo.gif


E esse só com um transistor, mas acho que o efeito é meio diferente...

http://freecircuitdiagram.com/wp-content/uploads/2011/01/Funk-Box.jpg
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, as 22:17:41 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #24 : 17 de Maio de 2012, as 23:01:09 »

O Funk Box é um Wah, ao estilo Idiot Wah.

Dois transistores não vale, Kem!   Cheesy Cheesy

Eu acho que o Rainbow LED vai servir nesse mod.  Ele tem um circuito interno que fica acendendo e apagando cristais de 3 cores, muito loucamente.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #25 : 18 de Maio de 2012, as 02:44:25 »

Mestre então, eu tenho um 7 cores aqui, de 2 pernas só, creio que seja um Rainbow LED, já que ele varia as cores insanamente, testei no mod e não funcionou, também testei com um 3 pernas RGB também não funcionou.


Esse 7 cores de 3 pernas Radio Shack (276-016) [MODE-VDD-GND] tem uma especie de circuito complexo que cria uma onda em formato de serra entre o GND e o MODE.

Tem muita gente nos EUA fazendo efeitos e mods com eles, mas a Radio Shack não envia para o Brasil.    Toma na Cabeça

O número de série dele é MSGBB557TA.

Datasheet:
http://www.soiseek.com/MICRO-ELECTRONICS/MSGBB557TA/


Se alguém encontrar um fornecedor me avisa.   Grin
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 02:48:31 por felixmeirelles » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #26 : 18 de Maio de 2012, as 09:06:53 »

Eu montei uma vez um wha sem potênciômetro, bem parecido com este Funk Box. No lugar do pot tinha mais um transistor e a base deste transistor era ligada a um RC e uma chave momentânea. A cada pisada na chave, a carga/descarga do capacitor gerava um "wha". O problema é que a velocidade do wha era fixa, claro. Não lembro se o esquema era da DCE ou Antenna. Bom, mas aí já são 2 transistores.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #27 : 18 de Maio de 2012, as 09:33:02 »

Saudações,

Não existem outros tipos de Leds que funcionem no lugar desse? Recentemente consegui comprar um que varia lentamente as cores RGB, misturando-as ou isolando-as. Mas ele só tem dois pinos. Tem daqueles que piscam feito loucos em copos de bebida, brinquedos de criança, etc. Nenhum desses serviria?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #28 : 18 de Maio de 2012, as 10:15:43 »

Esse esquema de filtro em "T" é bastante usado, do Idiot Wah do Tim Escobedo ao SeekWah do Zachary Vex.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #29 : 18 de Maio de 2012, as 10:32:40 »

Saudações,

Não existem outros tipos de Leds que funcionem no lugar desse? Recentemente consegui comprar um que varia lentamente as cores RGB, misturando-as ou isolando-as. Mas ele só tem dois pinos. Tem daqueles que piscam feito loucos em copos de bebida, brinquedos de criança, etc. Nenhum desses serviria?

Abraço


Victor eu testei vários deles mas nenhum funcionou, esse 7 cores 3 pernas com MODE que é usado nos LFO tem um semicondutor dentro que gera ondas dentes de serra, ao ser acoplados em circuitos sensíveis a pulsos como os Chorus ou Delays, ele cria uma harmonia com a nota tocada gerando o efeito LFO nela.

Até tem como emular esse efeito, mas para isso precisaríamos de uma CI dedicada e uma série de outros componentes, com esse led não precisamos de nada disso, ele por um "milagre" da tecnologia, produz sem querer essas ondas.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal