Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 20:23:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de 1 só Transistor  (Lida 97048 vezes)
jaymarson
Visitante
« Responder #45 : 20 de Maio de 2012, as 21:07:54 »

 No momento eu só estou montando projetos pequenos assim, to fraco na experiencia ainda, será que existe algum phaser ou flanger neste estilo? Ou é impossível? Aproveitando a oportunidade parabéns pelo tópico, isso ajuda bastande aos iniciantes como eu a poder aprender a analisar e ententer projetos além de aparecer uns projetos bem simples e fáceis de montar.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #46 : 20 de Maio de 2012, as 21:18:17 »

Phaser há algo próximo, o que eu citei aqui, o Magnadrive. Flanger eu teria a arrogância e a pretensão de dizer que não existe simplesmente nem algo próximo.

Se quiser se aventurar em "oil cans", pode tentar pesquisar esse tipo de "artifício analógico" na rede.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
JoaoVarios
Visitante
« Responder #47 : 24 de Maio de 2012, as 23:36:13 »

Mas gostaria, que além de postar o próprio circuito ou pedal, fosse dada uma pequena explicação, quando possível de seus estágios, como ganho, clipagem, acoplamento etc...

Não precisa ser exatamente como está descrito aqui: http://www.beavisaudio.com/techpages/HIW/hiw1.gif , mas uma breve descrição, pois assim que quizer fazer experimentos, tem um parâmetro para começar.

Pô, adoraria ler as explicações como sugeriu o Alfredo Padrão, a começar pelo MiniFuzz do Bertola.

É que montei ele aqui e estou querendo fazer umas modificações pra ficar do "meu gosto" e nesse caso seria muito útil uma saber como cada componentes funciona no esquema.

-----
Uma dúvida que gostaria de sanar com as explicações, como sugeriu o criador do tópico, é do porque o Booster que eu montei distorcer com o transistor invertido, conforme eu relatei no tópico Bosster LPB-2 distorcendo

Eu sei que ele distorcia porque o transistor estava invertido, mas o que acontece nesse caso ao inverter o transistor? O próprio transistor clipa o sinal?
« Última modificação: 25 de Maio de 2012, as 00:06:22 por JoaoVarios » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #48 : 25 de Maio de 2012, as 07:58:51 »

Saudações,

João Vários, esse é um efeito tão simples, que você pode montá-lo numa protoboard e ir alterando as peças pra ver no que dá. comece por valores próximos tipo o próximo mais alto e ou o próximo mais baixo, etc. Daí é só anotar os resultados.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #49 : 25 de Maio de 2012, as 09:25:24 »

João, quer deixar o mini fuzz do teu jeito ? mexa em C1 e C2, quanto maior o valor mais vai passar graves e mais vai embolar, quanto menor o valor mais vai passar agudos (chegando a virar um Distortion talvez...) e mexa também no D1 (coloque Led, 1N4148, se tiver diodo de gêrmanio, coloque em série ou paralelo também... assimétrico, simétrico... enfim, essa parte tem muita opção, inclusive fica legal misturar...). Pode colocar um potenciômetro de Fuzz também. (ligando o pino 3 no Emissor de Q1 e os pinos 1 e 2 ao terra), outras opções, colocar um Pre-Amp antes do pedal (De Ganho unitário com BC550, este o Adiel ama... hehe) e colocar um potenciometro de ganho na saída do mesmo, para ter um controle de "Pre-Gain", e por fim, um Tone no meio disso tudo ficaria daora né ? então, potenciômetro de 10k-B, a saída do Mini-Fuzz (Que agora virou um gigantesco Fuzz.. hahaha) no pino 3, pino 1 com um capacitor (valores entre 10 a 100nF) e esse capacitor vai ao terra e o pino 2 desse potenciometro é a saída para DPDT e para um timbre feliz... hahahah (e bem infernal)  Evil  Roqueiro
.
Fiz até um esquema pra esse tanto de modificação... (E aliás, o princípio do tópico são pedais com 1 TRANSISTOR, podemos abrir um outro tópico para discutir isso... mas fica apenas uma colaboração)
.
Esquema.
http://www.4shared.com/photo/WiZJiGTS/Mini-Big-Fuzz.html
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #50 : 25 de Maio de 2012, as 09:34:23 »

Achei esse circuito de vibrato que segue essa mesma linha de circuitos simples.
Não leva somente "UM" transistor, mas dois. Mas pela simplicidade quis compartilhar.
Nunca montei e não sei como é, na verdade até peço uma breve explicação de quem saiba o funcionamento desse tipo de circuito, pois observando bem a entrada e a saída do circuito é pelo mesmo lugar!
Não entendi muito bem a lógica desse circuito, quem souber por favor peço que ajude.
O link: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/149-audio/5104-cir724.html

Obrigado a todos!
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #51 : 25 de Maio de 2012, as 09:41:41 »

Achei esse circuito de vibrato que segue essa mesma linha de circuitos simples.
Não leva somente "UM" transistor, mas dois. Mas pela simplicidade quis compartilhar.
Nunca montei e não sei como é, na verdade até peço uma breve explicação de quem saiba o funcionamento desse tipo de circuito, pois observando bem a entrada e a saída do circuito é pelo mesmo lugar!
Não entendi muito bem a lógica desse circuito, quem souber por favor peço que ajude.
O link: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/149-audio/5104-cir724.html

Obrigado a todos!
Cara, esse circuito é tipo o Kay Tremolo, funcionar até funciona, mas acho que vai ter perda de sinal, afinal, não tem nenhum buffer na entrada e saída...
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #52 : 25 de Maio de 2012, as 09:44:25 »

Cara, esse circuito é tipo o Kay Tremolo, funcionar até funciona, mas acho que vai ter perda de sinal, afinal, não tem nenhum buffer na entrada e saída...

Nada que um LPB-1 ou semelhante não possa ajudar!  Wink
Mas enfim, teoricamente ele funciona, não é?!
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #53 : 25 de Maio de 2012, as 09:53:13 »

Sim, funciona, esse circuito é bem "normal"... por exemplo o Kay Tremolo, até o REbote Delay é desse jeito. o efeito está em Paralelo com o som original, se não só teria o som modificado... Em distorção isso não ocorre pois se não teria o som limpo com o som distorcido... (em contra baixo ficaria ótimo, mas em guitarra principalmente em solo eu não sei não einh... hahahahaha )  Cheesy
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #54 : 25 de Maio de 2012, as 10:49:23 »

Em relação ao circuito Super Vibrato, primeiramente ele não é um vibrato, mas sim um trêmolo. Segundo: ele é basicamente a mesma coisa do circuito que eu propus, apenas usando um transistor a mais em vez do acoplador óptico (LED+LDR). Também criará perda de sinal, obviamente. Sai até mais barato que o que eu propus, mas usa dois transistores em vez de um e para ficar "bacana" precisará de um booster na cadeia do sinal para equiligbrar as perdas, tanto ele quanto o que propus anteriormente.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #55 : 25 de Maio de 2012, as 10:58:09 »

Bom, agora temos 2 opções, e pelo fato de ter 2 transistores acho mais fácil para maioria de nós, até por que, estou com todos os componentes do outro projeto aqui, menos o LDR e Led Alto brilho que não achei na ÚNICA loja de eletrônica da cidade... e sim, Tremolo... achei também este compressor com LDR/LED:
.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/149-audio/5417-cir865.html
.
Tudo bem que estamos saindo um pouco da ideia do tópico, mas é bom ter circuitos simples, que possamos fazer para um amigo, as vezes de graça ou sem gastar uma fortuna para um conhecido humilde que não dispõe de tanto dinheiro, até por que o CA3080 está bem carinho e até hoje não achei a venda... hahaha
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #56 : 25 de Maio de 2012, as 11:18:05 »

É isso mesmo, mais simples usar mais um transistor que o combo LED+LDR. Só uma coisa: nunca uso acoplador óptico com LED de alto brilho, não funciona tão bem quanto um vermelho ou verde das antigas.

Apesar de desviar um pouco, valeu a contribuição. Se funcionar bem, um circuito simples desse com compressão por acoplador óptico ser[a uma jóia! E não custa testar, fazer um layoutezinho ou na protoboard, afinal é bem simples.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #57 : 25 de Maio de 2012, as 11:26:56 »

Estou a pedir uma protoboard, assim que chegar, vou poder testar tudo isso sem ter o trabalho todo de fazer layout para "talvez" o projeto funcionar, acho que até a sexta que vem meus componentes chegam... no mais vou pedir o LDR/LED também (vermelho ou verde então... hehe) e vamos colocar esses projetos no forno, to bem curioso com estes Tremolos e o Compressor...
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #58 : 26 de Maio de 2012, as 09:28:33 »

João, quer deixar o mini fuzz do teu jeito ? mexa em ...
...Esquema.
http://www.4shared.com/photo/WiZJiGTS/Mini-Big-Fuzz.html
Valeu AndréFreitas. Depois vou dar uma olhada com calma no seu esquema e fazer as modificações aqui. (agora estou no trabalho)

Quanto a protoboard, por enquanto é meu sonho de consumo Cheesy. Pena que por hora é só sonho mesmo Sad

Assim que dar uma aliviada no orçamento quero comprar uma pra "brincar" a doidado com esses esqueminhas simples...

... o efeito está em Paralelo com o som original... Em distorção isso não ocorre pois se não teria o som limpo com o som distorcido... (em contra baixo ficaria ótimo, mas em guitarra principalmente em solo eu não sei não einh... hahahahaha )  Cheesy
Gostaria muito de experimentar, hehehe...
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #59 : 26 de Maio de 2012, as 10:27:10 »

na segunda estarei confirmando alguns pedidos e os dois tremolos e o compressor. dai faço review dos quatro... (sim o minibigfuzz tambem...) hahaha
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal