Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 12:49:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tensão máxima para alimentar filamento de 12AX7 sem danificar ela  (Lida 18365 vezes)
Rikrdo
Visitante
« Responder #15 : 29 de Maio de 2012, as 13:55:00 »

Eae pessoal, beleza?
Puxa, quem diria que um tópico pra simplesmente baixar uma tensão de filamento daria tanta informação útil.
Eu segui a dica do Eduardo e coloquei um diodo em série com a linha positiva que vai para os filamentos das três 12AX7 e consegui 6,4VDC nelas. O diodo usado foi um CT2A05 de 2A. Valeu Eduardo!

xformer
Realmente da forma que fiz com um diodo somente desbalanceou a tensão que chega nos filamentos para com o terra mas como essa fonte é somente para os filamentos dessas três valvulas não houve nenhum problema. Inclusive os filamentos delas não precisavam nem ser referenciados ao terra. Já montei alguns preamp parecidos com esse e alimentei os filamentos com AC (sem referencia ao terra) e não houve ruído.
Quanto ao 1N4007 me veio a mesma ideia. Frios os filamentos puxam mais corrente, logo um diodo de 1A seria pouco, por isso optei por 2A.
Sim, são quatro 12AX7 mas somente três utilizam a alimentação dos filamentos com tensão DC. A 12AX7 que fica antes das EL84 usa alimentação AC no filamento.

a.sim
Eu também já li algo sobre isso de alimentar a válvula com tensões baixas demais dar problema de desgaste prematuro mas nunca vi um caso real.

bossman
Exatamente meu caro! Esse amp é para 120V e com o uso aqui no nosso Brasil (127V) ele já estufou um capacitor da fonte e as valvulas estavam com filamento sobrealimentados como eu citei anteriormente. Ambos problemas já corrigidos.

Ferro_Velho
As 12AX7 nesse amp estão com a configuração de filamento para 6,3V. Pinos 4 e 5 juntos. O amp não foi consertado por ninguém anteriormente. Está totalmente original a não ser pela troca do capacitor da fonte e essa alteração nos filamentos que acabo de implementar.
Falta somente implementar um cooler para refrigerar as valvulas de power, isso se o dono autorizar o serviço, pois estas esquentam em demasia fazendo com que com o tempo apareçam soldas trincadas nos soquetes.

Bom, só atualizando, já implementei o cooler para refrigeração das EL84 e ficou ótimo. O amp chega a ficar morno somente, visto que antes ele "pegava fogo". Para quem tiver interesse em fazer eu puxei a alimentação do enrolamento de 26VAC do transformador do próprio amp, retifiquei e filtrei, depois coloquei um resistor de 200ohms 5W e filtrei novamente a tensão com um capacitor de 2200uF e daí joguei no cooler. Não houve nenhum acréscimo de ruído no amp.
Obs: O resistor é calculado com base no consumo do cooler que será usado.

Agradeço a todos que se dispuseram a responder!

Abraços!

« Última modificação: 29 de Maio de 2012, as 23:28:08 por Rikrdo » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #16 : 01 de Junho de 2012, as 10:05:44 »

Rikrdo Será que o tranformador foi dimensionado com folga suficiente em termos de corrente para aguentar o consumo de mais esse cooler ??
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #17 : 01 de Junho de 2012, as 12:20:31 »

Verdade.. esses coolers chegam a consumir até 300mA continuamente, aqui em um transformador de 500mA esquenta bastante de ligar o cooler nele
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #18 : 01 de Junho de 2012, as 17:58:10 »

bossman
Creio que está dimensionado para aguentar sim pois liguei o amp e toquei nele cerca de 40min e o transformador não esquentou em demasia. Além disso eu escolhi o tramo menos exigido do amp que é o de 26VAC. Ele só alimenta os CIs e alguns transistores que fazem o chaveamento dos "canais" do amp. E se o tramo não estivesse dando conta haveriam ruídos no amp e seu funcionamento seria comprometido já que as tensões desse tramo teriam variações.

visioncb
Eu costumo medir o consumo dos coolers que coloco em amps e o consumo é sempre bem menor que o indicado nos adesivos deles. Esse que foi pro JCM2000 (cooler 120mm) tinha estampado no adesivo 12V 0,14A e o consumo a 12,2V foi de +-88mA. É logico que na arrancada ele consome pouco mais que isso mas pra se manter rodando o consumo é muito baixo.

Abraços!
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #19 : 01 de Junho de 2012, as 17:59:20 »

Deixa eu entender uma coisa então!   Eu estou com o mesmo problema 7,5 vac saido do transformador para o filamento, como posso resolver isso?
Posso somente com o uso de diodos no arranjo sugerido pelo xformer baixar esta tensão de 7,5vac  para   6,9vac?Huh?
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #20 : 01 de Junho de 2012, as 18:19:05 »

gubterra
Acho que não. Essa do diodo é só pra Tensão VDC.
Na minha opinião, no seu caso teria duas opções. Uma seria reenrolar o tramo de 7,5VAC para dar os 6,3VAC. Outra opção seria retificar e filtrar esses 7,5VAC e dai jogar num regulador 7806 com um resistor entre o GND do regulador e o terra afim de obter os 6,3VDC.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 01 de Junho de 2012, as 19:15:33 »

Tente fazer assim pra reduzir a tensão AC:





Meça a tensão depois dos diodos pra confirmar se  ela está correta para os filamentos porque eles reduzem a amplitude em cada semi-ciclo em 0,6V a 0,7V, mas isso não significa que os 7,5Vrms vão cair no mesmo valor.  Ah, o voltímetro precisa ser true rms.
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, as 19:20:50 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gubterra
Visitante
« Responder #22 : 01 de Junho de 2012, as 20:06:59 »

Eu tenho um minipa ET-2075b acho que ele é True rms pelo que eu paguei na época... se ele for mesmo true rms e eu medir 6,9v ou menos, usando este arranjo de diodos, estarei alimentando com segurança?
Desde ja agradeço ajuda... obrigado abraços...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 01 de Junho de 2012, as 20:48:56 »

Só que eu cometi um engano no desenho (não vou redesenhar), cada par de diodos em antiparalelo derruba os picos em 0,6V. Se usar dois, os picos diminuem em 1,2V. Teste com um par e veja quanto diminuiu a tensão. Se não for suficiente, ponha mais um par.  Precisa ser um true rms porque o sinal resultante não é mais uma senóide e tem períodos de não condução (o crossover).  É bem seguro sim, desde que os diodos sejam dimensionados pra aguentar a corrente (de surto e em "cruzeiro").  Geralmente quando um diodo pifa, ele abre e não fica em curto.  Caso precise de  uma redução menor do que 0,6V, os diodos schottky tem queda de tensão direta menor (uns 0,3V)

Fiz umas contas meio aproximadas e se a queda nos diodos for 0,6V, a tensão rms fica em 6,96Vrms com um par e 6,44Vrms com dois pares.

Se a queda chegar a 0,7V, as tensões resultantes ficam em 6,88Vrms (1 par) e 6,26Vrms (2 pares)

Veja que esse cálculo só serve se a sua rede tiver uma tensão alternada senoidal sem distorção (pura) o que é difícil hoje em dia. Por isso a necessidade da medição com um true rms.
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, as 21:02:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #24 : 01 de Junho de 2012, as 23:28:41 »

Olá, colegas.

O Ohm deve estar se revolvendo na tumba...

Que tal usar um simples e prático resistor, para efetuar a queda ?

É bem mais barato, confiável e vai evitar gerar harmônicas que aparecem quando os diodos cortam e entram em condução novamente...

Para reduzir 7,5 V para 6,3 V a 300 mA é preciso um resistor de (7,5-6,3)/0,3 = 4 ohms ( 3,9 ohms). 1 W metal film chega...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 02 de Junho de 2012, as 06:16:40 »

Sim o Ohm e o Fourier iriam se dabater no túmulo, mas a adoção do resistor em série vai deixá-los em paz e fazer o Thevenin rolar no túmulo.
Ao colocar uma resistência em série, faz a tensão nos filamentos depender mais das cargas ligadas (não deve ser uma só válvula) e se quiser usar um só resistor de potência tem que recalcular o valor pra ser adequado ao consumo total de corrente. Além disso, se um filamento queimar, a tensão sobre os outros filamentos vai subir, sendo menos seguro.Solução seria calcular e ligar um resistor para cada filamento. Aí fica a critério do Gub, se ele prefere usar só os diodos e esquecer os cálculos e ficar com uma fonte de filamentos cuja tensão independe (com uma pequena variação) do número de válvulas ligadas (claro que os diodos precisam ser dimensionados para a corrente total e mais um pouco) ou calcular e achar o resistor adequado pra cada filamento de válvula (vai achar um resistor de 1,6ohm para uma ECL82 que consome 760mA).

Como o Gub não falou qual(is) válvulas usa, então eu preferi dar uma solução menos (?) complicada. Enfim, cada método tem suas vantagens e desvantagens e quando não se tem o componente adequado, alguma coisa tem que sofrer ou perder.

Sobre a distorção, não sei calcular qual seria a THD, mas não sei se seria relevante, pois acredito que a própria tensão da rede já venha bem distorcida graças ao número de aparelhos com fontes chaveadas, lampadas econômicas, motores, dimmers, letc, ligados por aí.  Além disso, a tensão reduzida e distorcida seria apenas para a carga resistiva do filamento, não entrando diretamente no caminho do sinal do amplificador a menos que,  Prof. Alexandre, esclareça uma dúvida: poderiam esses transientes ou harmônicos gerados pelos diodos voltarem pro transformador e influenciarem no comportamento do outro enrolamentos de alta tensão ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gubterra
Visitante
« Responder #26 : 02 de Junho de 2012, as 07:57:14 »

Deixa eu aproveitar que tem 2 que entendem do assunto aqui!

Tenho 2 situações:

-Uma é um pré com 2x 12ax7.

-A outra é um british 18w  ez81(retificadora da alta) + 12ax7 + 2x el84....

Todos os secudarios dos transformadores aqi agora estão com sobretensão... como ja citado 7,5v ao invés de 6,3v   e 6v ao invés do 5v(filamento da restificadora)....

Se puderem me ajudar com a ligação com o pré com 2x 12ax7 eu ja fico imensamente agradecido... Como devo proceder? Com reistores? 1 só para os dois filamentos? a onde?  Grin

Obrigado pessoal pela aulas.....
 
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #27 : 02 de Junho de 2012, as 12:23:02 »

Além disso, se um filamento queimar, a tensão sobre os outros filamentos vai subir, sendo menos seguro.

Se um dos filamentos queimar, há uma probabilidade grande do amplificador não poder mais ser usado...ou será que não ?

Além disso, filamentos dificilmente queimam em válvulas alimentadas em paralelo ( por que será ? ).

Sobre a distorção, não sei calcular qual seria a THD, mas não sei se seria relevante...
... poderiam esses transientes ou harmônicos gerados pelos diodos voltarem pro transformador e influenciarem no comportamento do outro enrolamentos de alta tensão ?

Sim, com toda a certeza. É por essa razão que se coloca capacitores em paralelo com os diodos retificadores, que fazem "toda a diferença" conforme está se discutindo em outro tópico...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 02 de Junho de 2012, as 12:46:25 »

Gub, você tem que ver a sua disponiblidade/facilidade de ter os componentes (diodos ou resistores). Caso seja fácil você arrumar resistores de valor baixo e de potência, é melhor colocar um resistor pra cada válvula. E os cálculos são como o prof. A.Sim demonstrou.

Sobre o filamento das válvulas não queimarem, isso é utópico, ainda mais sem saber a origem e qualidade das válvulas de hoje . Quando eu era criança, todo ano o técnico de TV precisa ir em casa trocar as válvulas da TV colorida. No caso do amplificador, claro que não vai danificá-lo se um filamento queirmar, mas se tiver um só resistor pra todos, e num caso de estar em stand-by nosso amigo for tomar um café e por azar queimar um filamento de uma, as outras ficarão em sobretensão no filamento (imagina a EL84 que consome 760mA) e elas não vão gostar muito.

Sobre os capacitores nos diodos, já tive que usar, mas nos retificadores da fonte de alta tensão. Olhando com o osciloscópio aparecem uns picos de alta frequência bem no ponto da transição de cada semi-ciclo, a cada 8,3ms. Isso causa um bzzzzzzz no alto falante, porque vai via fonte para o transformador de saída.  Não sei se seria o caso nos filamentos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #29 : 02 de Junho de 2012, as 12:55:28 »

Pessoal

Vocês estão discutindo sexo dos anjos. Usar diodos para reduzir uma tensão AC só vai introduzir ruídos no sistema.

Bota um resistor como o A.sim está propondo e larga mão de frecura. Cheesy

Faz A.sim que dá certo e fica baratinho.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal