Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 11:09:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tensão máxima para alimentar filamento de 12AX7 sem danificar ela  (Lida 18368 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 02 de Junho de 2012, as 12:57:56 »

Pessoal

Vocês estão discutindo sexo dos anjos. Usar diodos para reduzir uma tensão AC só vai introduzir ruídos no sistema.

Bota um resistor como o A.sim está propondo e larga mão de frecura. Cheesy

Faz A.sim que dá certo e fica baratinho.

Abraços

Eduardo

Não estou discutindo mais isso, até sugeri que ele use resistores. Comentário desnecessário.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #31 : 02 de Junho de 2012, as 14:25:05 »

Sobre o filamento das válvulas não queimarem, isso é utópico, ainda mais sem saber a origem e qualidade das válvulas de hoje . Quando eu era criança, todo ano o técnico de TV precisa ir em casa trocar as válvulas da TV colorida.

Ehehe...por que será que queimavam ?

Nos televisores e rádios de baixo custo, os filamentos são postos em série e ligados diretamente na rede AC. É claro que a corrente inicial ( inrush current ) através dos filamentos frios era grande, pois nada limitava a corrente inicial a não ser a baixa resistência dos filamentos frios, já que a impedância da rede elétrica é praticamente nula.

Para amenizar o problema, os fabricantes lançaram válvulas " especiais " próprias para terem seus filamentos ligados em série. Eu ainda precisaria dissecar uma válvula dessas para ver qual era o truque, mas, basicamente, uma pequena porção do filamento era deixada para fora do catodo para aquecer mais rápido do que o restante do filamento. Essa porção tem alguma coisa diferente do restante do filamento, pois, ao ser energizado, o filamento " acende " como uma lâmpada exatamente naquela proção, o que produz uma elevação quase instantânea na resistência total do filamento. Para quem se lembra, algumas válvulas das TVs antigas " acendiam " como pequenas lâmpadas ao se ligar o aparelho, apagando-se logo após alguns segundos.  É interessante que uma PCL82 ou XCL82 ( filamentos em série, 300 mA e 600 mA respectivamente )  se comporta assim, enquanto que uma ECL82 ( filamentos em paralelo, 6,3 V ) acende lentamente sem o tal brilho instantâneo. Não preciso dizer que a tal porçãozinha costumava queimar, de vez em quando. Com o tempo, inclusive, pode-se observar um enegrecimento do bulbo próximo ao filamento, exatamente pela evaporação do tungstênio durante o " acendimento " na ligação.

Os fabricantes das válvulas, claro...recomendavam que fosse colocado um resistor em série com a série de filamentos, a fim de manter a corrente de partida num valor seguro, coisa que os fabricantes de aparelhos raramente seguiam.
« Última modificação: 02 de Junho de 2012, as 22:47:24 por a.sim » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #32 : 02 de Junho de 2012, as 14:53:05 »

A.sim tenho algumas 12XX7 antigas aqui em que observo tal "acendimento". Se continuarem a acender assim vão queimar o filamento rapidamente ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
a.sim
Visitante
« Responder #33 : 02 de Junho de 2012, as 15:27:24 »

A.sim tenho algumas 12XX7 antigas aqui em que observo tal "acendimento". Se continuarem a acender assim vão queimar o filamento rapidamente ?

Olá.

Não posso afirmar que a queima será "rapidamente", mas com certeza a vida útil do filamento é encurtada.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #34 : 02 de Junho de 2012, as 15:37:01 »

Diante do comentário do prof., fui ver algumas válvulas que tenho a mão e tirei umas fotos pra mostrar que de fato elas tem uma parte do filamento fora do catodo. São os fiozinhos brancos (quase paralelos).

Essa é uma XCL82 da Miniwatt Brasil. Filamento de 8,2V:


Essa é uma ECL82 da Miniwatt Brasil. Filamento de 6,3V:


Uma ECL82 russa  winged C (o filamento dela é espiral):


E aqui uma ECL82 da RCA México:


Uma EL84 Sovtek Russa:


Essa E34L da JJ eslovaca já tem os filamentos cobertos pelo catodo:


Existe um vídeo muito legal no Youtube sobre a fábrica da Mullard em Blackburn. São 33 min, onde eles mostram todas as etapas de fabricação das válvulas (muita coisa mecanizada, mesmo pra aquela época). É em preto e branco e em inglês, mas vale a pena assistir.
http://www.youtube.com/watch?v=GDvF89Bh27Y


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mxtech
Visitante
« Responder #35 : 02 de Junho de 2012, as 16:56:32 »

se ele for mesmo true rms e eu medir 6,9v ou menos, usando este arranjo de diodos, estarei alimentando com segurança?

só por curiosidade, o seguro não seria 6,3V?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #36 : 03 de Junho de 2012, as 10:16:48 »

Ehehe...por que será que queimavam ?

Oi A.sim

Isso que você colocou é verdade, mas os televisores a válvula davam muito problema aqui no Brasil por uma razão simples: eles eram para rede 110V e nós ligávamos no 127V.

Mesmo as Tvs melhores, que tinham filamentos em paralelo, sofriam este problema. Tenho em minha sucata alguns transformadores de TV que dão 8V nos filamentos quando ligado em 127V.

Boa parte deles eram importados e os poucos feitos aqui não tiveram seus projetos adaptados para a rede brasileira. Já quem morava em Santos ou em algumas cidades do interior de São Paulo, não tinham tantos problemas. Os televisores eram ligados em 220V com um transformador para baixar para 110V.

Assim foi minha infância, vendo o palhaço Bozo numa TV Telefunken trazida de Manaus e ligada num transformador Girardi, que tinha um voltímetro na frente para controlar a tensão de saída.

O recado é simples: alimente com a tensão que o fabricante manda.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #37 : 03 de Junho de 2012, as 13:16:52 »

Isso que você colocou é verdade, mas os televisores a válvula davam muito problema aqui no Brasil por uma razão simples: eles eram para rede 110V e nós ligávamos no 127V.

Mas se bem me lembro essa alteração da tensão das tomadas aqui no Brasil é "recente", porque antigamente o Brasil tinha sim nas tomadas em 110 volts.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #38 : 03 de Junho de 2012, as 14:46:20 »

Isso que você colocou é verdade, mas os televisores a válvula davam muito problema aqui no Brasil por uma razão simples: eles eram para rede 110V e nós ligávamos no 127V.
Mas se bem me lembro essa alteração da tensão das tomadas aqui no Brasil é "recente", porque antigamente o Brasil tinha sim nas tomadas em 110 volts.

Ledo engano. O Brasil sempre teve rede trifásica 127/220V. Por acaso você viu a concessionária de força passar na sua rua e trocar o transformador do poste? E fazer isso em todas as outras ruas da sua cidade para que o sistema mudasse de 110/220 para 127/220?

Em alguns lugares a rede é monofásica 115V/230V. Mas apenas recentemente o governo criou vergonha na cara e resolveu fazer sua parte. Criar a ANEL e contou pro povo que ele ficou torrando dinheiro feito louco com lâmpadas para 120V por mais de 60 anos.

Você não sente um ufanismo gostoso quando fica sabendo dessas coisas?!?!

Brasil, relaxe e aproveite ou deixe-o.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #39 : 03 de Junho de 2012, as 15:05:30 »

Ledo engano. O Brasil sempre teve rede trifásica 127/220V. Por acaso você viu a concessionária de força passar na sua rua e trocar o transformador do poste? E fazer isso em todas as outras ruas da sua cidade para que o sistema mudasse de 110/220 para 127/220?

Em alguns lugares a rede é monofásica 115V/230V. Mas apenas recentemente o governo criou vergonha na cara e resolveu fazer sua parte. Criar a ANEL e contou pro povo que ele ficou torrando dinheiro feito louco com lâmpadas para 120V por mais de 60 anos.

Você não sente um ufanismo gostoso quando fica sabendo dessas coisas?!?!

Brasil, relaxe e aproveite ou deixe-o.


Eduardo oque dizer então dos Gianninis que tinham as plaquinhas de informações atrás deles designando-os para serem ligados em "110v" ? Não creio que a Giannini tivesse interresse em por em riscos seus próprios amplificadores.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #40 : 03 de Junho de 2012, as 16:43:43 »

Eduardo oque dizer então dos Gianninis que tinham as plaquinhas de informações atrás deles designando-os para serem ligados em "110v" ? Não creio que a Giannini tivesse interresse em por em riscos seus próprios amplificadores.

Oi Bossman

O decreto lei 41019 de 1957 estabelece em seu artigo 47 parágrado III que a distribuição secundária deve ser feita na modalidade trifásica 220V, 380V e 440V ou na modalidade monofásica 110V, 127V e 220V. Em 1973 a redação do parágrafo foi modificada pelo decreto 73080 excluindo o padrão 110V. A modificação foi feita porque não havia locais com sistema 110/220 monofásico, apenas 115/230, que foi incluído no decreto. O padrão 115/230 foi extinto pelo decreto 97280 de 1988.

O Brail teve em seu padrão normativo a tomada 110V por um período de 16 anos entre 1957 e 1973 mas ninguém de fato implantou um sistema assim.

Como pode ver, a plaquinha da Gianinni trazia uma informação inútil! Não havia, no território nacional, tomada com essa voltagem! Se eles queriam queimar seus aparelhos de propósito, eu não sei, mas era assim com tudo. Só com a criação da ANEEL é que passou a haver alguma fiscalização sobre o assunto. E lembre que desde 1964 a geração de eletricidade é monopólio do estado!

Como eu disse anteriormente, os aparelhos eletrônicos feitos no Brasil eram COPIADOS de projetos americanos sem o menor cuidado ou adaptação para a rede nacional.

Novamente: Brasil, ame-o homosexualmente ou deixe-o!  Cry Ele vai te estuprar hora ou outra, normalmente quando você não está olhando! Ui

Convencidos? Wink

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 04 de Junho de 2012, as 10:44:04 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #41 : 03 de Junho de 2012, as 16:59:34 »

Convencidos? Wink

Por hora sim  Smiley
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal