Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:13:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BOSS SD-1 Modded  (Lida 19444 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 11 de Junho de 2012, as 19:43:23 »

Pois que numa venda de equipamenteo um sujeito me voltou uma grana mais um BOSS SD-1 Made in Taiwan!

Testei o pedal e o achei muito parecido com o Japonês, se não igual.

Não é um pedal que me satisfaz completamente, sendo barato, solução: MODs

Queria um som mais aberto, se é que palavras fazem algum sentido em termos de sonoridade...

Resolvi não mexer no OpAmp (um JRC4558DD) por enquanto.

Vou enumerar aqui as modificações que fiz para quem tem o manual de serviço do SD-1 (Google pra que te quero!):

- Mudei o resistor R2 de 470K para 680K
- O diodo D6 de Silício (1N914/1N4148) para um de Germânio (280mV)
- O capacitor C6 de 10nF para 680pF
- O capacitor C8 de 47nF para 100nF

O som agora me agrada bem mais. Para alguns talvez soe um pouco abelhudo, não sei... Para mim ficou na medida.
« Última modificação: 11 de Junho de 2012, as 21:20:41 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 11 de Junho de 2012, as 20:15:50 »

DS-1 ou SD-1 ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 11 de Junho de 2012, as 20:50:09 »

Pelas referências, é um SD-1, muito similar ao Tube Screamer.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 11 de Junho de 2012, as 21:22:02 »

Perdão, vivo cometendo esses erros de digitação. É um SD-1, como corrigido.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #4 : 12 de Junho de 2012, as 10:18:16 »

Tenho um amigo que acha o som dele muito ardido, me pediu justamente para diminuir os agudos.
Vai saber... Gosto é gosto.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 12 de Junho de 2012, as 12:35:08 »

Sério? o SD-1? Não o DS-1, como eu havia escrito errado antes...

Além do gosto pessoal, tem que ver como a pessoa usa o pedal, como ajusta o amp e como toca a guitarra e que guitarras usa. O pedal é só uma parte da equação.

Eu achei que com o diodinho de Ge o pedal ganhou uma ponta de fuzz, mas o interessante é como os acordes abertos com as seis cordas soam claros e definidos através dele, mesmo com várias dissonâncias. Valendo para pups singles e humbuckings.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #6 : 12 de Junho de 2012, as 16:00:05 »

Sério Alex, é o Super Overdrive mesmo.

Ainda não estou com ele.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #7 : 13 de Junho de 2012, as 00:36:21 »

Já eu acho os médios do SD-1 altos.  Huh?

Essa questão de agudos ou graves, depende da pegada, justamente porque cada um tem uma área no braço que é mais confortável e usa mais ou menos drive/ganho.

Como eu sempre uso o drive por volta de 4 horas para cima e ganho proporcional a entrada(ou clean) costumo a usar o tone sempre por volta de 12 horas, com uma strato tenho que dar uma levantada no grave do pré para não ficar muito xoxo.  Lips Sealed
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 13 de Junho de 2012, as 01:00:49 »

Também acho os médios acentuados, mas essa é a característica dele, né? Só que com aquele capacitor de 10nF no looping do OpAmp do filtro acho que ele fica "entupido" demais para o meu gosto.

Gosto de um drive que morda, principalmente esse tipo com clipping de diodos. Como altero muito os controles na guitarra, principalmente na Strato, consigo vários timbres diferentes desse pedal, que inclusive responde bem às mudanças feitas nos controles da guitarra.

Outra coisa que eu gostaria seria substituir o pot de DRIVE/GAIN de 1M por um de 500k, pois nunca passo da posição de 12 hs. Teria um pouco mais de controle de ajuste. Vou ver se encontro um com eixo não estriado pra experimentar.

Eu achei o SD-1 mais diferente do Tube Screamer do que eu esperava comparando-os lado a lado.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
fvinicius
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 58

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #9 : 13 de Junho de 2012, as 01:25:54 »

Eu, particulamente não gostei desse pedal com o drive na posição depois das 12h.
Substitui o pot de drive por um de 500k, e só fiquei contente com um de 250k  Cheesy
Só que com a troca do potenciômetro, pelo menos no meu pedal, houve uma redução no volume de saída dele.
Nada que atrapalhe. Usei um pot aplha estriado mesmo, tiver que alargar pouca coisa, e a altura ficou exatamente a mesma dos originais.

Alex, na modificação do diodo, você chegou a testar com todos eles de germânio ou uma combinação 'simétrica' com 1 de Si e 1 de Ge?
Essa é teste que ainda quero fazer.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 13 de Junho de 2012, as 02:33:02 »

É velho mas vale a piada:
http://www.youtube.com/watch?v=0L869HY22sY&feature=related

 Azn
Registrado
fvinicius
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 58

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #11 : 13 de Junho de 2012, as 02:48:06 »

Coitado do pedal  Shocked
Em alguns momentos até que soou legal, apesar de que áudio de câmera pode enganar muito,
mas eu num entendi uma palavra que o cara falou ali  Cheesy
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 13 de Junho de 2012, as 07:53:04 »

Com todos de Germânio passa a distorcer cedo demais, não presta como overdrive, na minha opinião. Em relação ao potenciômetro de DRVE/GAIN, 500k pra mim parece um bom valor, assim como no TS.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 17 de Abril de 2015, as 20:17:16 »

Levanta-te Lázaro!  Vagabundo dos infernos.  Smiley

Ressuscitando o tópico para não encher o fórum com tópicos sobre a mesma coisa.

Não sou muito fã de "modess" nos pedais, mas resolvi fazer uma pequena modificação no meu SD-1.

Tudo começou com a troca do CI JRC4558DD por outro igual mas com um D só, para baixar o ganho e usa-lo como booster.

Mas antes de ontem eu recebi uma das encomendas com atraso infinito dos correios, capacitores mojolentos para o OD-1 que pretendo montar quando os correios resolverem que já chegou a hora de monta-lo. Bufando

Coloquei diodos 1S1588 na clipagem (na imagem são os com a listra azul) e com a sobra dos componentes do OD-1 eu troquei os capacitores do SD-1 por estes melhores, mas do mesmo valor, só não troquei os do flip-flop.

Me animei e resolvi experimentar com dois CI "encavalados" (stacked), voltei para dois CIs JRC4558DD.

Como os capacitores novos eram para 35 volts ou mais, liguei o pedal em 18 volts e gostei muito do resultado, um volume bem alto, um headroom bem grande e uma distorção menor mas mais lisa, o pedal ficou mais articulado e mais definido, perfeito para empurrar um pré valvulado de "sabor" marshall.

Então fiz um dobrador de tensão bem pequeno e coloquei dentro do pedal, pois a minha fonte de 18 volts eu uso no DLS.



Aqui as fotos:






ATENÇÃO!
Antes de ligar um pedal em tensões maiores que a indicada pelo fabricante, verifique se os componentes são compatíveis com esta tensão mais alta.
Neste pedal Boss SD-1 um capacitor eletrolítico original era para apenas 10 volts.
Faça qualquer alteração nos seus pedais por sua conta e risco, nem eu e nem os administradores do Handmades nos responsabilizamos por defeitos ou quebras.


Abraço.

  

« Última modificação: 17 de Abril de 2015, as 20:33:03 por Ferro_Velho » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 17 de Abril de 2015, as 20:39:42 »

Ih, rapaz, já me deu ideias caraminlolentas aqui...rs.

Mas confesso também que fico dividido de remexer o pedalzinho, pois o tenho usado muito depois dessas mods.

Vou pensar, mas quero agradecer muito por dividir conosco suas ideias!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal