Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:09:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: EUREKA !!! SOLUCIONADO PROBLEMA DO APITO DO GT-2 !!!!!!  (Lida 7652 vezes)
alexrodriguez
Visitante
« : 15 de Outubro de 2009, as 16:43:01 »

   Olá à todos !!
    Todos devem conhecer ou sofrem com o problema do apito ( e não feedback ) que alguns clones do gt-2  (as vezes o prórpio original) apresentam. Assim como devem ter lido e tentado todo tipo de abobrinhas para sanar o problema, como: Aterrar pots e a chave, usar cabos blindados, trocar C.I., blindar a caixa. Claro que isso é ( ou deveria ser ) o básico pra vc montar um pedal e eliminar alguns ruídos tendo assim um efeito o mais limpo possível. Mas nenhuma dessas alternativas funciona e alguns acham que é um feedback. O feedback é um fenômeno da acústica (uma realimentação sonora), muitas vezes bem vinda. O problema do gt2 é um APITO mesmo. Enfim, vamos ao que interessa.
     
     A  solução foi a seguinte : Solda-se um capacitor cerâmico de 3n3 (332)  entre o pino 1 e 2 do IC 1, em paralelo com o resistor de 100K. Eu usei um 4n7 (472 ) e funcionou. O apito só aparece se aumentar o pot de volume ao máximo (coisa que não faremos, claro ).
     
    Não fui eu quem descobriu essa proeza, pesquisando por aí descobri em www.mroxy.com.br. E achei muito louvável a atitude do nosso amigo handmader de divulgar a solução beneficiando não apenas quem comprou seu pedal. Mandarei um email agradecendo.

    É isso pessoal. Fico contente de poder, finalmente, contribuir com algo relevante pra comunidade.
    Às vezes somos mais handmaders que músicos, no meu caso sou mais músico que handmader. Testem e comentem
    Abraço à todos !!!
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #1 : 15 de Outubro de 2009, as 18:22:57 »

Nunca fiz um GT2, mas ótimo vc ter falado isso por aqui. E louvável a atitude do rapaz da Mroxy, heim? Nos building reports da tonepad, outra dica que dão é usar NE5532 (que é um opamp bipolar) no lugar dos TL072 (que são baseados em FET's), e usar BC549, dizem que assim se minimizam os ruídos do pedal.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 15 de Outubro de 2009, as 19:07:45 »

alexrodriguez

Não quer parecer estraga prazeres, mas o sumiço do apito se deve a redução drástica do ganho de IC1A de 5 para a metade a partir de 338 Hz e diminuindo ainda mais conforme a frequência sobe. Ou seja,  características do pedal foram alteradas.

Se o timbre ficou legal para você, tudo bem, mas ele certamente não está igual ao GT2 original. (se é que este layout da tonepad consegue atingir o som do origianal)

EU acredito que um dos principais responsáveis pelo apito do GT2,  sejam o layout e a retirada do bypass eletrônico que existia no original.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
alexrodriguez
Visitante
...
« Responder #3 : 15 de Outubro de 2009, as 19:35:36 »

    Clone nenhum é 100% igual, alguns clones são até melhorados em relação aos seus primogenitos. O importante é funcionar bem, sem ruído e agradar ao ouvido.
    Construí três gt-2 e fiz a modificação apenas em 1 deles, comparando com os outros o som está exatamente igual (só que sem ruído hehe )!! Essa redução está imperceptível.
    Mas é uma observação válida. Valeu amigo.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #4 : 15 de Outubro de 2009, as 20:20:22 »

   Clone nenhum é 100% igual...

Negativo.

Mas 100% negativo.

Vide os clones do RAT que Roberto e eu Fizemos e do DS-1 que clonei.

Os RATs colocamos o meu clone ligado no original que estava com o Roberto, e com os potênciometros na mesma posição (todos em 12 hs). Não houve diferença.

O DS-1 clonado coloquei ao lado do original do Gamal, se bem me lembro e... pareciam irmãos gêmeos.

Olha ele aqui:



O tópico dele está aqui http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&catid=16&id=39514

Clone, quando BEM feito e com peças originais dá nisso: fica igualzinho o da fábrica.

Abraços.
Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #5 : 15 de Outubro de 2009, as 21:39:14 »

Clone, quando BEM feito e com peças originais dá nisso: fica igualzinho o da fábrica.

disse TUDO, feito com capricho fica um CLONE mesmo!!!   Grin
Registrado
alexrodriguez
Visitante
« Responder #6 : 15 de Outubro de 2009, as 22:11:15 »

    Bom, voltando ao tópico. Fiz umas gravações e realmente o ruído praticamente sumiu. Pra mim até agora foi a melhor alternativa. O pedal está excelente. 
« Última modificação: 15 de Outubro de 2009, as 22:42:08 por alexrodriguez » Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #7 : 19 de Outubro de 2009, as 11:16:04 »

Funciona mesmo Shocked Shocked Shocked

Excelente!!! o meu GT2 apitava justamente na configuração que tinha o melhor timbre e depois q soldei o capacitor sumiu mesmo.

Mas ME parece que diminuiu um pouco o ganho, mas esse pedal já tem ganho demais, eu nunca usava o pot de drive no máximo mesmo.

Pra mim agora está perfeito!!!

Valeu Alex por ter postado a dica!!

abraço!!
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #8 : 19 de Outubro de 2009, as 11:22:11 »

Mas pra quem quer ou precisa de um ganho superultralexogigaterapower alto é só colocar uma chavinha on/off em série com esse capacitor, pra dar um pequeno boost no ganho e quando apitar é só desligar a chave.

Simples assim Grin Grin Grin

abraço!
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #9 : 20 de Outubro de 2009, as 21:42:08 »

Finalmente acesso o site.
Não sei o que houve mas aqui de casa não abria o site.
Bem, deixa pra lá.

Só pra dizer: É isso aí, Plautz!
Clone é como o nome diz: Clone.

Coisas parecidas com os pedais existem aos montes na net.
Sempre tiram uma coisa ou outra.
É raro encontrarmos esquemáticos clones.

Pode ter certeza que se o Gamal disse que o pedal não é mais o mesmo, ele não o é.

abraços e to na área.
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
emersoneler
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 274

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 5



« Responder #10 : 26 de Outubro de 2009, as 17:19:59 »

Senhores,
Estava olhando os tópicos e vi esta dica e pensei, porque não experimentar no GDi21 da Behringer? abri o ditocujo, busquei um cap na sucata, achei um 3n9, liguei nos terminais do CI1 e... EUREKA! TambéM funciona! E a perda no ganho é imperceptível, o timbre permanece inalterado. daqui a pouco posto fotos da ligação. Abraços e mt obirgado pela dica. Grin
« Última modificação: 30 de Outubro de 2009, as 16:54:44 por emersoneler » Registrado
emersoneler
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 274

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 5



« Responder #11 : 26 de Outubro de 2009, as 17:34:39 »

Tá aí a foto só pro pessoal ter a referencia do CI1 do GDi21, desculpem pela má qualidade da foto foi feita com celular.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, as 17:39:19 por emersoneler » Registrado
alexrodriguez
Visitante
« Responder #12 : 26 de Outubro de 2009, as 22:23:44 »

    Que ótimo!!! Vou trocar o cap que eu coloquei pra ver se melhora, apesar de que já está rolando bem. Valeu a dica !!
Registrado
ogaitnas
Visitante
« Responder #13 : 28 de Outubro de 2009, as 21:47:31 »

Massa, vou tentar fazer mais esse mod no meu gdi, já fiz uns (http://patchconf.blogspot.com), vamos ver o que esse faz, sinceramente se reduzir o ganho eu não reclamo já que eu pessoalmente acho que o gdi tenho ganho até demais... hehehe vamos ver.
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #14 : 11 de Janeiro de 2011, as 15:22:37 »

Bom devido a turma handmade ter me ajudado tanto nesse sonho do "faça você mesmo", não posso deixar de contribuir contando minha experiencia.

montei um gt-2, todo fora dos padrões eticos da comunidade handmade(sem cabo blindados, na patola sem blindagem, ligações com fios extensos) e não deu outra: ele ficou soando com esse conhecido apito. sem exitar instalei o capacitor referido nos post anteriores e "PIMBA"(isso não e palavrão, não e?)

pra mim ficou ate mais versatil do que quando testei ele offboard, pois no modo que eu mais gosto (fender) deu pra extrair o o crunch do modo clean; que antes da "mod" ate com ganho no minimo ainda tinha muito drive. e caro desejem mais dist mesmo é so botar hot wired que pra mim ja resolve o problema.

pra finalizar: estou tão satisfeito que pretendo montar outro. neste proximo tentarei fazer tudo nos conforme (plaquina pra 3pdt, cabos blindados).

e uma otima mod pra quem quer apenas resolver o seu problema sem se importar com a pequena perda de ganho.(pelo menos pra mim foi pequena.)


abraços.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, as 15:37:01 por markb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal