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Autor Tópico: Dicas de pintura em caixas hammond  (Lida 39523 vezes)
gubterra
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« : 27 de Junho de 2012, as 21:57:49 »

Ola amigos, li muitas coisas nós tópicos sobre acabamento e vi que muita gente faz diferente....

Sendo assim gostaria de saber qual a maneira mais facil  e limpa de pintar uma hammond.... nada de especial, somente um pintura de preferencia que de o menor trabalho possivel...

Spray de cor metalica para carro ou metal direto na caixa limpa.. funciona?

Moro em apartamento e morro de medo de manchar o piso do cara....

Obrigado abraço!
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Gilmar
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« Responder #1 : 27 de Junho de 2012, as 22:12:23 »

A tinta pode ser spray a base de laca, esmalte sintético ou vinílica, o mais importante é o fundo , o melhor é o fundo fosfatizante ou wash primer que serve para que a tinta tenha aderência no alumínio, outra opção é um produto chamado galvite, mas esse possui um acabamento mais rústico. Só lembrando que todo tipo de pintura em metal tem que ser feito após um lixamento com lixa d'água até pelo menos grão 400.
Só lembrando, que, tinta metálica tem que levar obrigatoriamente verniz por cima, pois ela é pouco resistente a abrasão, qualquer outra tinta pode levar verniz ou não.
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Finck
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« Responder #2 : 27 de Junho de 2012, as 22:16:36 »

O jeito mais fácil é aplicar tinta Spray Alumen da Colorgin. Tem poucas opções de cores, mas outras tintas não vão aderir legal ao alumínio. Lave bem a caixa com água e sabão, esfregue um pouquinho com bombril só para "fosquear" o alumínio (cuidado para não riscar), seque bem com um pano que não solte felpas.

Pintar dentro do apartamento não é uma boa, não exatamente por causa da sujeira (isso dá para evitar, é só arrumar uma caixona de papelão e improvisar uma "cabine de pintura"), mas por causa do cheiro e dos vapores da tinta, que são tóxicos.

Tenta ver com algum parente ou amigo a possibilidade de usar o quintal...

Se não tiver jeito, pelo menos faça a pintura na sacada ou na lavanderia, com a janela aberta.
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« Responder #3 : 28 de Junho de 2012, as 08:03:09 »

A melhor dica de pintura é Pintura Eletrostática...simples e barata....não dá dor de cabeça e o resultado é garantido!
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« Responder #4 : 28 de Junho de 2012, as 09:40:36 »

Sobre ser barata depende de onde e ja vi muita eletrostatica arranhando a toa.
De uma lida nessa pagina do tópico nosso amigo do fórum Gugarn ensinou como ele fez a pintura é o resultado foi sensacional.
 
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« Responder #5 : 28 de Junho de 2012, as 10:27:27 »

Primer em spray > tinta em Spray de uso geral ou automotivo > verniz em spray

Se você estiver com preguiça de lixar só é dar 3 demãos de verniz bem de longe. Não vai ficar espelhado mas protege e fica bonito também.

Abs!
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whitebilly
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« Responder #6 : 28 de Junho de 2012, as 13:11:56 »

Gente tá dificil ja rapei a caixinha hoje 3 vezes

Primer = ok
Tinta = ok
Verniz eu passo e amolece a tinta de baixo é assim mesmo?

Tudo em spray da colorgin
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« Responder #7 : 28 de Junho de 2012, as 13:22:14 »

A tinta é compatível com o verniz?
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Eduardo
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« Responder #8 : 28 de Junho de 2012, as 13:34:00 »

Oi Whitebilly

Verniz eu passo e amolece a tinta de baixo é assim mesmo?

É assim mesmo quando se faz errado!  Cheesy

Tintas e vernizes possuem duas etapas de reação química. A primeira é a secagem, que no caso das tintas spray leva de 15 minutos a meia hora. A secagem é simplesmente a evaporação do solvente. A tinta fica seca ao toque, mas ainda está frágil. Depois da secagem começa a "cura", em que haverá a polimerização da base formando uma película dura e resistente.

O solvente do verniz derrete a base de tinta se ela ainda não estiver curada. Para funcionar você deve fazer a pintura com a tinta, em tantas demãos quanto achar necessário, dando uma hora de intervalo entre elas. Depois disso, deixe guardado para aguardar o processo de cura. Na latinha tem quanto tempo leva. Acho que são 48 horas.

Passada a cura da base, aplique o verniz em quantas demãos achar bom e guarde para esperar a cura. O verniz de secagem rápida cura em pouco tempo, como a tinta. Mas se você usar o de poliuretano, que dá um acabamento superior, a cura leva até uma semana. Antes da cura é muito fácil arranhar o verniz.

Seja paciente e terá um acabamento de pintura automobilistica!

Abraços

Eduardo

Nota Técnica: Se tiver muita pressa, coloque a peça em uma caixa de isopor com uma lâmpada de 40W acesa durante a noite. Isso acelera a cura, mas pode prejudicar a dureza final da película.
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« Responder #9 : 28 de Junho de 2012, as 14:21:23 »

Acho que é isso, eu e minha afobação que quer fazer tudo correndo no horário de almoço..hehe

Valeu pelas dicas Eduardo!
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« Responder #10 : 28 de Junho de 2012, as 14:29:56 »

Oi Whitebilly

Acabamento é uma arte de paciência! Você já viu um pintor nervoso? Se for, não dura na profissão.

Disponha sempre!

Abraços

Eduardo
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« Responder #11 : 28 de Junho de 2012, as 18:23:41 »

O Eduardo está certíssimo, pintura é que nem mulher, poucas aceitam ser tratadas na porrada...

Mas falando sério, apenas o fato dos sprays usados serem "da mesma marca" não garante compatibilidade. A Colorgin, por exemplo, tem diversas linhas diferentes de tintas em spray, a maioria totalmente incompatíveis entre sí.

A descrição das duas etapas de reação química feita pelo Eduardo é válida para as tintas chamadas tecnicamente de "esmaltes". São exemplos deste grupo o Esmalte Sintético e o PU (curiosamente, o esmalte de unhas NÃO É um "esmalte"...). Uma vez terminada a etapa de "cura", a camada não é mais sensível ao tipo de solvente originalmente usado em sua diluição (por exemplo, com esmalte sintético, depois de cerca de 10 dias de secagem, pode-se mergulhar em aguarraz que a pintura não vai amolecer).

O outro grupo é chamado de Lacas. São tintas que não passam pela etapa de "cura". Evaporou o solvente, tá seco. Por um lado isso é bom, a secagem é rápida, mas a camada de tinta ficará para sempre susceptível ao ataque dos solventes. Exemplos: Laca Nitrocelulose (Duco), Poliester, tintas acrílicas, esmalte de unhas (!!!). Se você pegar uma pintura feita com esmalte de unhas há 5 anos e passar acetona ela vai amolecer.

Entender a estória da compatibilidade é algo manhoso.  Como regra posso dizer que esmalte sintético nunca vai bem como base para verniz. Já as tintas acrílicas (como as Uso Geral da Colorgin) aceitam verniz numa boa, desde que respeitado seu tempo TOTAL de secagem (CERCA DE 72 HORAS).
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« Responder #12 : 28 de Junho de 2012, as 18:41:07 »

Mas falando sério, apenas o fato dos sprays usados serem "da mesma marca" não garante compatibilidade. A Colorgin, por exemplo, tem diversas linhas diferentes de tintas em spray, a maioria totalmente incompatíveis entre sí.

Reafirmo o que o Finck disse, a Colorgin possui linhas diferentes que são incompatíveis, eu tive a infelicidade e falta de esperteza de pintar a caixa com esmalte sintético e aplicar verniz Uso Geral ambos da Colorgin, resultado: reagiu de alguma forma a tinta e o verniz e consequentemente trincou totalmente a pintura estragando todo o processo.

Agora com a linha Eco ficou muito bom. Porém não gostei de pintar com a tinta à base de água (Eco), achei mais "difícil" de pintar, pelo menos para mim (iniciante). Agora Esmalte Sintético é fácil e fica parecendo "vidrificada" porém não aceita o verniz que eu comprei... Vou tentar a Uso Geral (que deveria ter sido a primeira opção) ou o Verniz Monocomponente.

Detalhe que sempre usei fundo para alumínio, acho que é essencial para uma boa pintura.

Usei também pintura eletrostática, fica show de bola, super resistente, aceita verniz, porém tinham poucas cores e a pintura não fica com aspecto "vidrificado".

Abraços
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« Responder #13 : 28 de Junho de 2012, as 20:07:58 »

Olá.

Verniz acrílico em spray é diluída com thinner. Vai destruir a tinta esmalte sintético, se esta não for automotiva.

Em algumas tintas e vernizes, o tempo total de cura pode chegar a 20 dias, epsecilamente aquelas que são diluídas em aguarrás.

Bom, mesmo, é usar tinta catalisada.
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, as 20:09:58 por a.sim » Registrado
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« Responder #14 : 28 de Junho de 2012, as 23:44:01 »

Ah, tinta catalisada é "o que há"...

Mas precisa ter equipamento para aplicar, então não é viável para a maioria (alternativa é pedir para algum pintor automotivo fazer, mas tem que aguentar a má vontade...).

E o A.Sim tem razão sobre a questão do thinner. Mesmo depois do esmalte bem curado, ele ainda fica susceptível a ação do thinner, que é um solvente muito mais agressivo do que o "original" do esmalte. As chances de arrepiar são enormes (dependendo da sorte do usuário fica até bonito, parece tinta martelada...).

O fato é que o esmalte sozinho tem brilho e resistência, então em situações "normais" ele não precisa de verniz. Nem polimento precisa! As coisas complicam quando a gente quer aplicar decalques, transfers, etc, e aí precisa proteger estes "acessórios" (e não o próprio verniz).

A única vez que eu conseguí fazer uma aplicação de verniz em cima de esmalte sintético sem dar caca foi usando o verniz acrílico base d'água da Acrilex, mas não tem em spray (a versão spray não é a base d'água). Eu apliquei com aerógrafo (que aliás eu recomendo para quem gosta de fazer "arte", mesmo que sejam os modelos mais baratinhos).
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