Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 18:01:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LM3886 Derretendo!  (Lida 20795 vezes)
ApAcHe*
Visitante
« : 28 de Junho de 2012, as 10:30:10 »

Fala Galera

Montei o LM3886 do BigL. usando o LM3886T, com isso, comprei um transformador de 24+24/5A E retifiquei, nas saídas estão tendo 29.2VDC, até aí normal, o problema é que quando fui alimentar o LM3886, o mesmo começou a derreter o plástico próximo aos terminais e exalar fumaça....

Só que antes de exalar a fumaça, o falante de 8 Ohms ligado o (+) no Out do Projeto e o (-) do Falante no GND do projeto, agora me falaram que pode ser por causa do dissipador, mas o mesmo tem mais de 20Cm de comprimento e 1Cm de espessura, ele é grande e parrudo....

Agora as duas questões principais:

1 - O LM3886T, por ter dado início de derretimento, pode ter queimado ou ainda está bom?

2 - Antes de soltar fumaça, quando ligava o falante ficava um "HUM" tipo 60Hz, nada mudava, nem se tocasse em nada

E aí, a galera pode me ajudar?
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #1 : 28 de Junho de 2012, as 10:45:07 »

Bom, acho que queimar não queimou, até por que aconteceu isso comigo em um TDA2050 2 vezes, ligando a um falante Meteoro, você enrolou as 10 espiras no resistor de 2watt ?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 28 de Junho de 2012, as 10:52:42 »

Tem algo errado com sua montagem. A tensão da fonte retificada e filtrada, com um transformador de 24V deveria estar perto dos 32 V.

Veja se não tem algum diodo invertido ou aberto, um curto na placa... Os diodos que você usou na fonte aguentam a corrente do projeto?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
ApAcHe*
Visitante
« Responder #3 : 28 de Junho de 2012, as 11:59:00 »

Bom, acho que queimar não queimou, até por que aconteceu isso comigo em um TDA2050 2 vezes, ligando a um falante Meteoro, você enrolou as 10 espiras no resistor de 2watt ?

Enrolei

-----
Tem algo errado com sua montagem. A tensão da fonte retificada e filtrada, com um transformador de 24V deveria estar perto dos 32 V.

Veja se não tem algum diodo invertido ou aberto, um curto na placa... Os diodos que você usou na fonte aguentam a corrente do projeto?

O transformador está dando 21v, retificando dá isso.. tá certo?
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #4 : 28 de Junho de 2012, as 12:00:49 »

Não está não einh, ele em sí já tem 24v... cara, da uma olhada nos diodos, ou compra uma ponte de diodo e troca por isso aí.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #5 : 28 de Junho de 2012, as 12:03:20 »

Não está não einh, ele em sí já tem 24v... cara, da uma olhada nos diodos, ou compra uma ponte de diodo e troca por isso aí.

estou usando 4 diodos 6a8, que aguentam até 6A, mas o transformador, na saída dele mesmo tem 21V, entende?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 28 de Junho de 2012, as 12:11:55 »

Usou mica e pasta térmica entre o CI e o dissipador? O CI está bem isolado do dissipador?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #7 : 28 de Junho de 2012, as 12:34:20 »

Acho que tem algo em curto ai.

Posta umas fotos da sua montagem
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #8 : 28 de Junho de 2012, as 12:43:33 »

Acho que tem algo em curto ai.

Posta umas fotos da sua montagem


Resolvido! O problema era um "fiozinho" de solda que ligava o V+, o V- ao terra, bem fininho, som clean saindo! o problema agora é outro! O transformador de 12V/12V por 200mA tá esquentando acima de 70ºC e o clima aqui tá 20ºC, está ligado ao TSW e só, nada mais, para um transformador esquentar, o que pode ser?
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #9 : 28 de Junho de 2012, as 12:44:55 »

Falei que era um curto... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

O transformador ta esquentando, mas ta afetando o funcionamento do pré?

Sua tensão ai é 220? se o primario tiver ligado errado pode esquentar pra caramba.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #10 : 28 de Junho de 2012, as 13:08:24 »

Falei que era um curto... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

O transformador ta esquentando, mas ta afetando o funcionamento do pré?

Sua tensão ai é 220? se o primario tiver ligado errado pode esquentar pra caramba.

220V sim, eu peguei o transformador, que é de 3 fios no primário e liguei as pontas e isolei, o problema é que com 2 minutos, ele aumenta a temperatura em mais de 50ºC, o TSW na parte Clean está 100% só que na parte Hot tá saindo muito mais baixo e os controles não atuam muito bem, estou procurando por mais curtos, alguma dica?
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #11 : 28 de Junho de 2012, as 13:16:59 »

não tem curto nesse transformador ou na fonte não ? já trocou os potenciômetros e os CI's ?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 28 de Junho de 2012, as 13:22:10 »

Oi Apachee

Desliga o transformador da placa e faz ele operar em vazio. Se esquentar, tá aí seu defeito. Se não esquentar, ligue na placa da fonte sem o pré. Vá ligando uma coisa por vez até descobrir qual parte causa o aquecimento.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
dritav
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 3



« Responder #13 : 28 de Junho de 2012, as 13:28:55 »

Apache, sugiro que vc desligue a saída de alimentação da fonte do TSW, para verificar se o transformador continua esquentando. Não deverá esquentar, pois não haverá consumo. Se continuar esquentando, então desligue o secundário do transformador da fonte. Se continuar esquentando, então o problema é o transformador. Caso contrário (ou seja, o transformador não esquentar), então de uma revisada nas soldas na placa do TSW, procurando eventuais curtos.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #14 : 28 de Junho de 2012, as 13:37:12 »

Vou verificar isso agora, logo trago respostas concretas, não esqueçam esse tópico!

-----
Tirei o transformador do Amp e coloquei ele em prova, primeiro só com o multímetro, vamos lá:

No "primário", que tem 3 fios de cores diferentes: Vermelho, Preto e Amarelo não existe contato entre o Vermelho e o Preto (1) e não existe contato entre o Preto e o Amarelo (2), só que quando se une o Vermelho e o preto pelo multímetro, ele dá um número rápido e tira

no "Secundário" que tem 3 Fios, 2 de cores iguais e um de diferente: Amarelos e Preto. Entre o preto e o amarelo da direita dá 14.3 Ohms, entre o Preto e o amarelo da esquerda, dá 15.1 Ohms e os dois amarelos juntos dá 26 Ohms.

Ou seja, o Primário seria o "Secundário" e o Secundário seria o "Primário"?
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, as 13:50:41 por ApAcHe* » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal