Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 04:51:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ligar amplificador no PC  (Lida 15242 vezes)
afdsd
Visitante
« : 04 de Julho de 2012, as 19:18:29 »

Olá pessoal
Comprei há pouco tempo um amplizinho novo, um Fender Vibro Champ xD, que achei por um preço bom no mercadolivre.
Adorei o amp mas estou com uma dúvida, eu gostaria de gravar no pc com o timbre dele, pra isso gostaria de ligá-lo no pc, mas ele não possui uma saída pra fones de ouvido, que eu ligaria na entrada da placa de som pra fazer isso, só a saída Line Out que eu já lí que fica numa qualidade ruim ou que as vezes queima ligando no pc.
O que eu gostaria de saber é como eu poderia fazer essa ligação, ou adcionar uma saída pra fones de ouvido no meu amp pra justamente ligar fones de ouvido ou ligar no pc...

Obrigado desde já!
Ps:Esquema do amplificador que encontrei na net
http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/Vibro-Champ_XD_schematic.pdf
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #1 : 04 de Julho de 2012, as 19:37:51 »

mas o pc tem entrada line in que é justamente pra ligar esse tipo de saida do seu amp. mas uma dica dificilmente voce vai conseguir reprodusir com a mesma qualidade o som do amp no pc. pra isso voce teria que comprar um plaquinha de som usb daquelas da behringer  UC102 se não me engano e microfonar seu amp. pois as placas on board de pc geralmente tem muita latencia. tenta gravar utilisando apenas um microfone comum mesmo.
Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #2 : 04 de Julho de 2012, as 19:43:23 »

Se vc quiser uma coisa bem simples, a melhor forma de tentar reproduzir o som de seu amp é microfonando ele, com o microfone direto na sua placa de som on-board. Será algo bem simples e de baixa qualidade e fidelidade.

A conectar a saída de fones ou "line out" do seu ampli direto na sua placa de som, por melhor que ela seja não te garante fidelidade, pois vc perde ambiência e o timbre do seu auto-falante.

Só para você ver que o buraco é muito mais em baixo: http://www.youtube.com/watch?v=de0aELY5d5g
O vídeo é longo, mas vale muito a pena ver.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 05 de Julho de 2012, as 08:20:37 »

Eu uso um microfone para captar o som do ampli. Esse está plugado numa mesinha de som.
A saída da mesa sim eu ligo na entrada da placa de som do PC.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 05 de Julho de 2012, as 11:11:36 »

Puxa, é triste ver meia 12AX7 desperdiçada... Cry

Quanto a sua dúvida... Eu simplesmente microfonaria o amp e um abraço, mas o caso é que já tenho um setup direitinho pra fazer isso. No caso do seu ampezinho, a saída de linha nem tem o gostinho do caminho valvulado do amp. Um microfone dinêmico decente e uma dessas interfaces de áudio USB podem cuidar bem do caso, não tem muito mistério e há várias informações na rede, inclusive testes no youtube. Há soluções DIY também, como comprar uma interface de áudio boa e barata sem um preamp bacana para microfone e montar um de boa qualidade. Até valvulado, se quiser...

Se realmente quiser gravar "em linha", mas com um timbre mais próximo do que você se acostumou, sem mic, eu sugeriria usar a saída de falantes sem o dito cujo e com alguma carga pra substituí-lo. Daí usar um divisor resistivo para conseguir um sinal compatível com o nível de linha e passá-lo por algum circuito de simulação de alto-falante. Se você não tiver bastante experiência com eletrônica, melhor estudar bastante antes ou simplesmente passar o problema para um técnico habilitado.

Boa sorte!

-----
O vídeo recomendado pelo Sandino é bem legal e um dos poucos em que se fala coisas decentes. Não é longo, mas sim bem feito. Para quem não tem paciência e interesse em aprender, melhor esquecer o mundo DIY, ou mesmo uma vida mais interessante...rs

OFFTOPIC - interessante ver o video que o sujeito fez para identificar os SM57 falsos, coisa infelizmente comum hoje em dia nesse mundo de "réplicas". O SM57 é um bom mic para várias aplicações, o verdadeiro, claro!
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 11:31:52 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 05 de Julho de 2012, as 11:48:15 »

Tem opinião de todo tipo.  Dou a minha, porque acho que uma boa solução é a que pode ser feita por um handmaker sem gastar muito, se adaptando bem ao instrumental que o camarada quer.

Eu captaria o som por um (barato) microfone de eletreto, não muito próximo ao teu amplificador.  Pra isso usaria um préamplificador construído por eu mesmo.

Daí o som gravado teria passado pelo teu amplificador e ainda estaria no ambiente onde te agradou o som.  O microfone de eletreto tem resposta plana.  Se tu construir um pré-amplificador de resposta plana para este eletreto, gravará um som muito próximo do que deseja.

O pré-amplificador deve ter controle de ganho, e tu poderá observar a resposta dele ligado no PC, na entrada line in  e controlar o ganho até que não sature, mas que esteja em amplitude alta.

Esta seria a minha solução.  Já usei pra gravar voz e usamos a gravação caseira feita em meu quarto de trabalho.  Depois de editada(montada) usamos em anúncio de TV e rádio sem reclamações das emissoras.  O interessante é que gravamos muitas vezes porque a maioria das vezes tinha cachorro latindo ou carro passando.

Não tenho o esquema do pré porque perdi, mas o circuito ainda está lá sobre o armário e posso levantar o esquema se precisar.

Abraços, T+
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 11:52:09 por Patines » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 05 de Julho de 2012, as 12:08:19 »

É, Patines, realmente é uma solução barata e possível. Também mais rápida de se viabilizar. Com alguns testes de gravação e audição o sujeito acaba entendendo como posicionar o mic e ajustar os volumes.

Eu, infelizmente, fui contaminado pelas formas mais tradicionais de captação de som, talvez por ter trabalhado com estúdio por tantos anos. Mas realmente é possível se conseguir um bom timbre com o set que você propôs, já improvisei assim em situa;cões em que não tinha acesso ao meu equipamento e deu pra quebrar o maior galho. Também já ouvi resultados pela rede com um som bem aceitável.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
afdsd
Visitante
« Responder #7 : 05 de Julho de 2012, as 15:11:56 »

Tem opinião de todo tipo.  Dou a minha, porque acho que uma boa solução é a que pode ser feita por um handmaker sem gastar muito, se adaptando bem ao instrumental que o camarada quer.

Eu captaria o som por um (barato) microfone de eletreto, não muito próximo ao teu amplificador.  Pra isso usaria um préamplificador construído por eu mesmo.

Daí o som gravado teria passado pelo teu amplificador e ainda estaria no ambiente onde te agradou o som.  O microfone de eletreto tem resposta plana.  Se tu construir um pré-amplificador de resposta plana para este eletreto, gravará um som muito próximo do que deseja.

O pré-amplificador deve ter controle de ganho, e tu poderá observar a resposta dele ligado no PC, na entrada line in  e controlar o ganho até que não sature, mas que esteja em amplitude alta.

Esta seria a minha solução.  Já usei pra gravar voz e usamos a gravação caseira feita em meu quarto de trabalho.  Depois de editada(montada) usamos em anúncio de TV e rádio sem reclamações das emissoras.  O interessante é que gravamos muitas vezes porque a maioria das vezes tinha cachorro latindo ou carro passando.

Não tenho o esquema do pré porque perdi, mas o circuito ainda está lá sobre o armário e posso levantar o esquema se precisar.

Abraços, T+

Muito legal, gostei da solução!
Teria como viabilizar esse esquema pra mim? Depois de montado o pré ele iria direto na placa de som ou teria que ter um intermédio de uma daquelas interfaces usb?
Obrigado!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #8 : 05 de Julho de 2012, as 15:15:28 »

Creio que usando o microfone de eletreto e o pré dê pra ligar direto na placa de som do PC. Se a placa não for onboard melhor ainda.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #9 : 05 de Julho de 2012, as 15:52:19 »

Cara eu já gravei algo usando a saida de linha do meu ampli ligado na entrada de aux do pc. Resultado: ficou horrivel! o timbre do falante e o ambiente influencia demais no timbre final.
Vreio que o pre com um mic seja o ideal.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 05 de Julho de 2012, as 16:18:23 »

Patines trabalhando:


levantando esquema..  fotos...  passando a limpo...   descarregando máquina....

Aguarde.

T+
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 16:27:49 por Patines » Registrado
afdsd
Visitante
« Responder #11 : 05 de Julho de 2012, as 17:11:56 »

Obrigado Patines!
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #12 : 05 de Julho de 2012, as 17:52:47 »

Não há dúvidas que o melhor modo de fazer gravações no PC é microfonando o Amplificador. Mas para isso voce precisa de um microfone bom e uma acustica legal na sala. Sem contar que são vários testes até chegar ao timbre ideal.[

Mas, voce pode ligar em linha, Line Out do AMP no Line In do PC e usar algum plugin simulador de caixa acustica (Amplitube, GuitarRig, etc). Entenda que voce não vai usar nada mais do plugin do que as simulações 1x12, 4x12, etc e dos tipos de sala. O que ajuda muito é voce ter um direct box para intermediar esta ligação ou usar uma placa de captura especial para isso. Hoje em dia existem uma grande infinidade, por um preço bem camarada.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #13 : 05 de Julho de 2012, as 18:08:23 »

Aí as imagens e o esquemático.

O microfone, não consegui abrir a ponta, mas está com um resistor de 1k, se não me engano em série com a fonte do FET para não saturar o sinal, pois as pessoas às vezes falavam bem alto ao microfone.  o potenciômetro é linear, mas recomendo um LOG.   se quiser ajustar o ganho, coloque em série com o resistor de 560 que está na base do BC549, um potenciômetro de 50Klin.  O meu é de ganho fixo e não causou problemas, mas com o amplificador pode mudar de figura.

A fonte foi preparada para ligar em 127V ou 220V e funcionar igual, sem mudar nada.  quem segura toda a tensão a mais é o 7808 caso ligado em 220V.  Testei e funcionou.

O  Componente verde da foto é um indutor e não me lembro o valor, pois está meio apagado.  Componentes todos de sucata e soldado com ferro de 60W, pois estava longe das minhas ferramentas no momento.











Espero que ajude.

Enquanto decidi trabalhar nisso, minha filha botou abaixo metade da casa e o leite pegou fogo: o preço que se paga por fazer alguns minutos o que se quer ou precisa.

Abraços, T+
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 18:13:03 por Patines » Registrado
afdsd
Visitante
« Responder #14 : 06 de Julho de 2012, as 19:19:29 »

Muito obrigado Patines
Vou tentar montar o layout e depois posto se consegui ou não
E desculpe pelo estrago por aí!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal