Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 01:00:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Guitarra simples para iniciante, dúvida ...  (Lida 31254 vezes)
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #15 : 10 de Julho de 2012, as 21:28:33 »

O que sugiro, já que parece estar inclinado a comprar um desses modelos, é usar um bloco de madeira como "stoper" para o sistema de alavanca ficar travado e a guitarra funcionar como um modelo de ponte fixa. Isso facilitará a afinação do instrumento até a pessoa se adequar mais ao uso e a manutenção do sistema de alavanca.

Nem precisa, se a ponte for do tipo tradicional. É só apertar um pouco mais as molas e a placa da ponte encosta no corpo. Eu uso assim, a minha alavanca não "sobe", só desce. Teoricamente transfere mais som pro corpo, e posso fazer um bend em uma corda sem que as outras soem desafinadas. E eu posso baixar bastante que volta perfeitamente afinado. As subidas, tem outros jeitos de fazer que ficam até mais circenses, hehe.

Se tiver cavidade atrás da ponte pra subidas mais radicais, aí precisa do stopper. Não sei se do tipo "knife edge" também dá pra resolver só apertando as molas ou precisa um bloquinho, a minha é tradicional com 6 parafusos.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Blum
Visitante
« Responder #16 : 10 de Julho de 2012, as 23:36:42 »

Victor nery, essa sua Shelter tem um bom som mesmo com distorção. Essas sua guitarra Shelter possue alavanca ? teve algum problema com elas em relação a isso ?
Pelo visto a Shelter é a melhorzinha das que mencionei.

Citar
Retirar o "braço" do sistema de alavanca não o destiva! O que sugiro, já que parece estar inclinado a comprar um desses modelos, é usar um bloco de madeira como "stoper" para o sistema de alavanca ficar travado e a guitarra funcionar como um modelo de ponte fixa. Isso facilitará a afinação do instrumento até a pessoa se adequar mais ao uso e a manutenção do sistema de alavanca.
Citar
Concordo com o que diz o Alex, a alavanca para iniciantes mais atrapalha que ajuda. A alavanca em instrumentos mais baratos são de qualidade questionável. Ou seja, elas tem mais apelo visual que funcional. Encarecem pelo visual e não pela qualidade do instrumento. Desta forma, comprar uma guitarra sem alavanca pode ser uma opção pela qualidade.

Me desculpem minha falta de informação. Olha, não é decisão comprar uma guitarra com alavanca, simplesmente foram essas as que encontrei com preços agradaveis. Conhecem alguma com ponte fixa nessa mesma linha ?
Se a alavanca dara tanto problema assim, vou pesquisar melhor alguma que não tenha.

Citar
"Disconcordo" com o Alex e o Hgamal...
Pode comprar sem problemas uma guitarra com alavanca pra um iniciante, desde que esteja disposto a gastar uma grana de tempos em tempos num bom Luthier, para poder ajusta-la. Claro que a ponte tremolo (vulgo alavanca) tem que ser de qualidade razoavel, que permita ajuste.
Se a ideia não é essa, evite guitarras com alavancas, principalmente as baratas.

Kem, a intenção é comprar um instrumento barato porem bom e que não de grandes problemas ja que sera utilizado por um iniciante.

Citar
Nem precisa, se a ponte for do tipo tradicional. É só apertar um pouco mais as molas e a placa da ponte encosta no corpo. Eu uso assim, a minha alavanca não "sobe", só desce. Teoricamente transfere mais som pro corpo, e posso fazer um bend em uma corda sem que as outras soem desafinadas. E eu posso baixar bastante que volta perfeitamente afinado. As subidas, tem outros jeitos de fazer que ficam até mais circenses, hehe.

Se tiver cavidade atrás da ponte pra subidas mais radicais, aí precisa do stopper. Não sei se do tipo "knife edge" também dá pra resolver só apertando as molas ou precisa um bloquinho, a minha é tradicional com 6 parafusos.

gfr, pode me dar exemplos dessa 'ponte tradicional' ? sera que esse ajuste funcionaria em alguma das guitarras que mencionei, principalemnte na Shelter ?

Valeu!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #17 : 11 de Julho de 2012, as 08:46:24 »

Todas essas cópias baratas de Stratocaster tem essa ponte com alavanca tradicional. Mas se travar o sistema com um bloquinho de madeira, ou mesmo apertar totalmente as molas como citado por outro colega, já dá pra usar como se fosse de ponte fixa.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #18 : 11 de Julho de 2012, as 08:49:06 »

"Disconcordo" com o Alex e o Hgamal...
Pode comprar sem problemas uma guitarra com alavanca pra um iniciante, desde que esteja disposto a gastar uma grana de tempos em tempos num bom Luthier, para poder ajusta-la. Claro que a ponte tremolo (vulgo alavanca) tem que ser de qualidade razoavel, que permita ajuste.

Não entendi?!? como você pode não concordar, mostrando os nossos mesmos argumentos?!? Ou seja, "guitarra barata com tremolos de qualidade" é a mesma coisa que "guitarra mais cara"! Nem sempre coisas raras são caras, mas é muito comum que sejam!

Mas vai entender... Wink
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #19 : 11 de Julho de 2012, as 09:31:08 »

Muito bem lembrado, a Telecaster é uma boa pedida. Guitarra simples, ponte fixa, leve, confortável, uma boa para iniciantes.

Se quer Strato, uma boa guitarra que vi recentemente foi a Tagima T635, quase comprei uma, é um pouco mais caro que essas, mas é uma guitarra que se ele pegar o gosto pela coisa, poderá continuar com ela por muito tempo. Acho complicado as vezes comprar algo bem simples e barato para começar porque você pode se decepcionar e perder o gosto pela coisa.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #20 : 11 de Julho de 2012, as 10:09:11 »

A ponte pode ficar "flutuante", isto permite você baixar a afinação, empurrando a alavanca em direção ao corpo, ou subir um pouco, puxando a alavanca pra longe do corpo.


Se você apertar as molas um pouco mais, ela não fica mais flutuante, ela fica apoiada no corpo.



A alavanca fica mais dura um pouco, não dá mais pra subir a afinação com a alavanca e nem pra fazer certos efeitos, mas se estourar uma corda não desafina todas as outras, é muito mais fácil de afinar do que quando a ponte flutua (porque afinar uma corda não desafina as outras), se der um bend numa corda não afeta as outras, aumenta um pouquinho o sustain, enfim, cada opção tem vantagens e desvantagens. Se você quer tocar no estilo do Steve Vai ou do Jeff Beck, vai precisar da ponte flutuante, mas num estilo do SRV ou mesmo do Van Halen pré- Floyd Rose, a ponte "ancorada" funciona bem.

A opção do Alex é colocar bloquinhos de madeira e efetivamente bloquear a ponte, não dá pra usar nem pra subir nem pra descer a afinação:



Se a guitarra tem o corpo escavado atrás da ponte pra permitir subir mais a afinação, aí a opção de ancorar a ponte apertando as molas não é possível.



Mas ponte Floyd Rose (double locking) pra iniciante eu acho suicídio, é um inferno de afinar e ajustar.

O que eu chamei de ponte tradicional é a tradicional das Stratocaster, com seis parafusos (comuns, sem chanfro):



O tipo "knife edge" é este, só dois parafusos e a borda da placa da ponte é afiada, se apoiando num chanfro dos parafusos.



Esta eu não sei se dá pra ancorar apertando as molas.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Blum
Visitante
« Responder #21 : 11 de Julho de 2012, as 15:41:08 »

Citar
odas essas cópias baratas de Stratocaster tem essa ponte com alavanca tradicional. Mas se travar o sistema com um bloquinho de madeira, ou mesmo apertar totalmente as molas como citado por outro colega, já dá pra usar como se fosse de ponte fixa.

Alex Frias, então fazendo esse ajuste não existiram problemas com a afinação ?

gfr, Obrigado pela otima explicação.
Agora entendi, essa alteração com a madeira ira ficar por dentro do instrumento. Então posso fazer ambas as opções não é mesmo, instalar esse bloco de madeira e apertar os parafusos. A questão é 'isso resolvera o problema referente a afinação?'

Essa alteração pode ser feita tranquilamente nesta guitarra Shelter sem nenhum problema futuro ? :
http://www.multisom.com.br/guitarra-shelter-strato-standard-15-preto-720.html

Pelo visto o problema maior nessas guitarras simples é a ponte. Mas de resto, algum conselho ? possivelmente as tarraxas não seram grande coisa.
Considerando que sera utilizada por uma pessoa que não tem muito conhecimento musical, talvez seja uma boa alternativa e acredito que dê pra fazer um bom som com gitarras simples e baratas mas que não iram ter permormance igual a algo de qualidade.

Abraço pessoal!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #22 : 11 de Julho de 2012, as 16:06:31 »

O Guilherme deu uma aula, perfeita! Legal!

Resolverá sim! E melhor: as duas alternativas são fáceis de ser desfeitas e você voltará a ter a ponte funcionando com o sistema de alavancas normalmente.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Blum
Visitante
« Responder #23 : 12 de Julho de 2012, as 17:14:49 »

Citar
O Guilherme deu uma aula, perfeita! Legal!

Resolverá sim! E melhor: as duas alternativas são fáceis de ser desfeitas e você voltará a ter a ponte funcionando com o sistema de alavancas normalmente.

Realmente explicou perfeitamente  Palmas

Alex Frias,

Obrigado pelo exclarecimento!
Futuramente poderia ser trocada essa ponte por uma de melhor qualidade, problema que vi, depois de algumas pesquisas, é que não facil de achar ponte que seja perfeitamente compativel com esse tipo de guitarra (não sei se essa informação procede)

Uma dúvida, as tarraxas dessa guitarra Shelter seguram bem a afinação ou seria aconselhável troca-las futuramente tambem ?

Pelo que pesquisei, a Shelter é a melhor dentre as simples.

Falou!
Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #24 : 13 de Julho de 2012, as 12:01:27 »

Nossa, eu não entendo essa dificuldade toda que vocês colocam na alavanca no caso de uma ponte trêmolo (a comum das stratos).

É só apertar um pouco mais as molas e desenroscar a alavanca pra não ser usada. Quando o músico tiver mais maturidade musical é só colocar ela novamente, não vejo necessidade de ficar colocando barras de madeira na guitarra ou obrigação de comprar uma com ponte fixa estilo tele ou les paul.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #25 : 13 de Julho de 2012, as 12:30:16 »

Saudações,

...Essa sua guitarra Shelter possue alavanca? teve algum problema com elas em relação a isso?

Não utilizo alavanca. Na minha guitarra, cheguei a usar 013 em Eb apenas com as 3 molas que vieram de fábrica e ela sempre aguentou o tranco. Eu não utilizo stop bar.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #26 : 13 de Julho de 2012, as 13:42:13 »

Quem não está entendendo sou eu...rs

A alternativa de apertar as molas já foi dada!  Ou não ficou claro isso? Huh?

Quanto à qualidade da ponte, hoje em dia mesmo as guitarrinhas mais baratas tem uma ponte tradicional usável, se bem ajustada. Já a tipo Floyd Rose é que pode fazer o barato sair caro...rs

Como as guitarras apresentadas não tem FR, mas sim a ponte tradicional, melhor deixar o problema se apresentar um dia para tomar a decisão de como solucioná-lo, ok? O mesmo digo em relação às tarrachas.
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, as 13:43:57 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Blum
Visitante
« Responder #27 : 13 de Julho de 2012, as 14:48:08 »

Beleza pessoal!

Exelentes explicações, me ajudaram muito nas minhas dúvidas e ja posso comprar com mais tranquilidade.

Porém percebi, lendo e re-lendo seus comentários, que optar por algo de mais qualidade seria mais vantajoso. Então analisei minhas condiçõe$$ e fiz uma nova pesquisa e cheguei a essas opções:

GUITARRA DOLPHIN SG DGSG PRETA
http://www.milsons.com.br/guitarradolphinsgdgsgpreta,product,IZ7390%20BK,167.aspx#achProductDetail

GUITARRA FENDER SQUIER BULLET PRETA
http://www.milsons.com.br/guitarrafendersquierbulletpreta,product,0310001%20506,167.aspx

GUITARRA MEMPHIS BY TAGIMA PRETO TRANSLUCIDA
http://www.milsons.com.br/guitarramemphisbytagimapretotranslucida,product,MG230%20PT,167.aspx#

GUITARRA TAGIMA STRATO SPECIAL VERMELHA METÁLICA T735
http://www.milsons.com.br/guitarratagimastratospecialvermelhametalicat735,product,T735%20ESP%20MR,167.aspx

Guitarra Strinberg Strato EGS 267 Preto
http://www.multisom.com.br/guitarra-strinberg-strato-egs-267-preto-725.html

Dentre essas, qual seria a melhor em todos os aspectos, principalmente na qualidade dos componentes que importam ?
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #28 : 13 de Julho de 2012, as 15:13:05 »

GUITARRA FENDER SQUIER BULLET PRETA

GUITARRA TAGIMA STRATO SPECIAL VERMELHA METÁLICA T735

fuja dessa SG da Dolphin. AGATHIS=MDF e MDF= péssimo pra corpo de guitarra. é muito bom pra caixa acustica Legal!
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #29 : 13 de Julho de 2012, as 15:53:41 »

Aí tá faltando alguns instrumentos nessa faixa de preço muito bons: Guitarra Tagima T635 das Antigas e uma SX SST também das antigas

Eu acho que pra começar, a strato é a guitarra mais bem-vinda que tem, logo depois vem as LP

E também já dizia o Gilney Parson: "quem não pode comprar uma guitarra pelo menos mediana (R$ 600-1000), espera mais um pouco, junta, arruma um trampo rápido, pede pra vovó, pras tias, vai juntando que no final das contas, vale a pena!

Uma das melhores séries da Shelter "SX" foi a FST-62 (FenderStratocater-1962) que foi uma série feita nos padrões da fender na construção, ela é bem legal e tem um preço muito bom, se puder pegar uma dessa, vai estar com uma boa guitarra, no mais, se o dinheiro não der mesmo, recomendo esses dois modelos, se puder pegar a tagima, é melhor, se não, pega a SX, e de boa, foge de Memphis, Dolphin, Strinberg, RMV

Se pegar uma telecaster, tambéms sai no lucro e ainda vai tirar onda onde for, por ser um modelo pouco visto em qualquer lugar:

Alguns links (Não são meus e não me responsabilizo por nenhuma compra feita, post meramente ilustrativo)

Shelter SX Fst62

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242130008-shelter-traditional-series-vintage-fst-62-fender-_JM

Tagima T635 Antigas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239084060-tagima-strato-635-antiga-2002-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426520327-guitarra-tagima-t-635-com-gotoh-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242389966-guitarra-tagima-stratocaster-t-635-antiga-padro-fender-_JM

Guitarra SX SST

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426577705-guitarra-stratocaster-sst62-3ts-sunburst-capa-dvd-sx-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428833596-guitarra-shelter-sx-sst-57-strato-diversas-cores-_JM
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.075 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal