Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:39:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dual Rectifier 3 channels - Layout  (Lida 102083 vezes)
Marcel.
Visitante
« Responder #255 : 26 de Fevereiro de 2015, as 00:18:03 »

Desenterrando mais uma vez...
Poxa, queria muito conseguir voltar pra terminar esse projeto. Tem tudo pra ficar espetacular!
O problema do chaveamento foi justamente conseguir uma forma de ligar os diversos grupos de optoacopladores (led+ldr) para cada 1 dos 3 canais... se tivesse só 2 canais, seria bem mais simples. E além dos 3 canais, tem os modos de cada um (se eu não estiver enganado... faz tempo......).

Já tem mais de 1 ano que eu estou mexendo bastante com Arduino e, sinceramente, acredito que um simples e barato arduino nano ou mini mataria esse problema num estalar de dedos, sem consideráveis circuitos periféricos.

ps.: postar aqui pelo navegador do celular é horrível, ignorem os erros...

O projeto já está bem encaminhado, se alguém tiver "bolas" pra terminar, ficarei muito feliz! hahaha

Abração!
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #256 : 26 de Fevereiro de 2015, as 09:31:57 »

Olá Marcel..

No meu preamp do Dual Rectifier eu escrevi um programinha bem simples pra fazer o chaveamento dos canais.. e ainda fiz um sisteminha de Mute nesse chaveamento..

Eu posso tentar ajudar você na programação..
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #257 : 26 de Fevereiro de 2015, as 11:04:26 »

 Será que usar o Arduino como um Multiplexador / Demultiplexador não daria certo? Estou Aprendendo a mexer com essa plataforma também, comecei no meio do ano passado!
 Como não há a necessidade de se usar a plaquinha do Arduino inteira, acho que rola um circuito bem básico, já que no próprio site do Arduino eles disponibilizam o esquema do arduino. Também mandaram da faculdade p/ mim o projeto "GOGOBOARD MIT". Não tive tempo de olhar sobre, mas tudo que indica é que ele é semelhante ao Arduino (não tenho certeza, é só uma hipótese) porém é usado um PIC!

http://learning.media.mit.edu/projects/gogo/introduction.html 
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #258 : 26 de Fevereiro de 2015, as 13:44:29 »

Olá Marcel..

No meu preamp do Dual Rectifier eu escrevi um programin
ha bem simples pra fazer o chaveamento dos canais.. e ainda fiz um sisteminha de Mute nesse chaveamento..

Eu posso tentar ajudar você na programação..

Vision, te agradeço pela boa vontade!
Infelizmente eu tou sem condição nenhuma de investir tempo nesse projeto agora, mas, pelo que vi, tem algumas pessoas querendo dar continuidade. Recebi várias MPs, enquanto fiquei ausente, de gente interessada.

Será que usar o Arduino como um Multiplexador / Demultiplexador não daria certo? Estou Aprendendo a mexer com essa plataforma também, comecei no meio do ano passado!
 Como não há a necessidade de se usar a plaquinha do Arduino inteira, acho que rola um circuito bem básico, já que no próprio site do Arduino eles disponibilizam o esquema do arduino. Também mandaram da faculdade p/ mim o projeto "GOGOBOARD MIT". Não tive tempo de olhar sobre, mas tudo que indica é que ele é semelhante ao Arduino (não tenho certeza, é só uma hipótese) porém é usado um PIC!

http://learning.media.mit.edu/projects/gogo/introduction.html  

Cara, com o Arduino você faz quase tudo! hahaha. Dei como exemplo usar uma plaquinha do Arduino NANO ou PRO MINI porque elas são MUITO pequenas MESMO! E ninguém precisaria ter trabalho de fazer layout/circuito novo pra nada, nesse quesito do chaveamento.

NANO: http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardNano
PRO MINI: http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardProMini

O nano eu nunca usei, mas tenho um Pro Mini aqui... e ele REALMENTE é MINI. hahaha. Placa de 30mm x 18mm.

Agora, se não se importarem em ter um pouco mais de trabalho, é só fazer uma plaquinha pro ATmega328 (mesmo usado no Arduino UNO), que não é SMD, e gravar o bootload que é disponibilizado gratuitamente no próprio site do arduino.cc. Agora, claro, já se aumentaria consideravelmente o tamanho.

Abraços!


Registrado
pit.du
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 867

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 22



« Responder #259 : 02 de Março de 2015, as 02:32:00 »

Fala galera HM, também não desisti do projeto não, só estou super atarefado (estou cursando ciência da computação na PUC-SP), o que veio a calhar já que terei aulas sobre Arduíno, portas lógicas e mais alguns tópicos de eletrônica, infelizmente não tenho mais os arquivos do projeto, foram perdidos em uma formatação de emergência, mas vou estar acompanhando e tentando trazer algo assim que sobrar um tempinho.
Registrado

"Sobre todas as coisas há 3 pontos de vista:
o teu, o meu e o correto."
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #260 : 17 de Julho de 2019, as 11:36:25 »

Bom dia Senhores, estou ciente de que este tópico está sem respostas há mais de 120 dias, mas como estou buscando justamente uma documentação para a montagem de um Mesa Dual 3 canais, e encontrei um documento pdf feito pelo Pit Du e pelo Marcel, mas o que quero perguntar é o seguinte:

Este layout é funcional? Pode ser usado para a montagem?

Percebi que nesse pdf não está considerada a retificação por válvulas, está correto isto?

Acompanhei todas as postagens no tópico e ví que não chegou a um documento para montagem, então estranhei e me pergunto:

De onde veio este pdf que tenho?

Peço desculpas (ou não), pela reabertura do tópico com estes questionamentos, mas realmente gostaria de saber sobre estes fatos.

Obrigado.
Registrado

...money for nothing!!!
Marcel.
Visitante
« Responder #261 : 17 de Julho de 2019, as 15:11:51 »

Fala, Tufo! Tudo certo?
Fizemos esse PDF com base em tudo o que tínhamos sobre o amp original, esquema elétrico etc.
Lembro que a grande icógnita, na época que estávamos fazendo, era o chaveamento. Pelo menos a gente não chegou a testar o layout, não sei se mais alguém que acompanhou o tópico tentou.

Se você quiser, pode dar uma revisada, comparando layout e esquema elétrico. E rever o sistema de chaveamento. Seria muito massa alguém dar continuidade a esse projeto! Queria muito ver isso incomodando as vizinhanças por aí!  Cheesy
« Última modificação: 20 de Julho de 2019, as 10:47:12 por Marcel. » Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #262 : 17 de Julho de 2019, as 16:58:15 »

Marcel, por gentileza, poderia postar aqui os esquemáticos mais confiáveis que você tem?

Obrigado.
« Última modificação: 18 de Julho de 2019, as 15:32:47 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
Marcel.
Visitante
« Responder #263 : 20 de Julho de 2019, as 11:00:45 »

Aí, Tufo:

https://www.4shared.com/s/fgw4q8WZwda

Me baseei neles.
« Última modificação: 20 de Julho de 2019, as 12:49:21 por xformer » Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #264 : 22 de Julho de 2019, as 09:01:26 »

Muito obrigado Marcel, vou fazer uma análise minuciosa entre o layout e os esquemáticos com a finalidade de validar o layout. Como uma conferência, e assim que tiver terminado divulgo o resultado aqui.

Abraços.
Registrado

...money for nothing!!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #265 : 22 de Julho de 2019, as 09:15:00 »

Esses amplificadores da Messa Boogie são obras de arte, não digo isso no sentido de ter timbres maravilhosos (embora goste muito), digo no sentido dos caras conseguirem colocar ganhos enormes usando válvulas. Isto era uma coisa que antes deles, poucos ousavam.

Como já tive resultados ruins em circuitos com menos ganho, como problemas de loop de terra e interferência externa, sugiro uma certa paciência ao projetar qualquer layout. Já vi layouts lindos na internet que não funcionaram, tinham sempre uma "região proibida" na hora de manipular os potenciômetros de ganho e tom.

Aconselho olhar a disposição das trilhas e componentes do amplificador original. Como copiar um layout da Mesa é difícil, pelo menos "entender como ele é" é uma boa prática!

Aguardo o sucesso de vocês para fazer o meu! Tongue
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #266 : 22 de Julho de 2019, as 10:00:40 »

Verdade, hgamal!
Esse projetinho é "brincadeira de gente grande".  Cheesy
Mas o desafio é a melhor parte!
Na época eu não consegui fotos na internet boas o suficiente pra conseguir tirar melhor proveito em termos de layout. Era sempre meio que vendo 1/3 de uma PCB numa foto, outro terço noutra e por ai vai... Se alguém conseguisse um original pra tirar umas fotos legais, seria massa!
Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #267 : 22 de Julho de 2019, as 16:51:59 »

Eu me lembro que alguém aqui no fórum alguns anos atrás, por volta de uns 5 ou 6 anos atrás, havia conseguido comprar ou estava buscando comprar as placas prontas feitas por uns russos. Não sei sei se a pessoa comprou ou não. Mas se conseguíssemos algo assim seria um avanço grande e seguro, pois de todo o layout acredito que a pior parte seja a das placas. O posicionamento dos componentes maiores é algo mais fácil de distinguir nas fotos.
Alguém se lembra desse episódio dos russos fabricantes de placas de Mesa Boogie? Vendia pela internet.
Registrado

...money for nothing!!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #268 : 22 de Julho de 2019, as 17:00:10 »

As placas feitas pelos russos tem imagens na Internet:

https://drive.google.com/drive/folders/1QUmFKrknyOL2lQ9r-QboMsRdjFVHhlsA

(http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=2&t=29841)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #269 : 23 de Julho de 2019, as 14:50:26 »

Por favor, não relembre a treta com os russos...
Registrado

Salto - SP
Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal