Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:02:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aterramento residencial  (Lida 29491 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #15 : 28 de Julho de 2012, as 01:15:09 »

Há quem defenda a idéia de ligar o fio de terra na mesma haste do neutro.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #16 : 29 de Julho de 2012, as 19:33:59 »

Tambem ja li que se ocorrer uma fuga e neutro esta ligado no terra, a pessoa pode ser eletrocutada ou o equipamento queima. Ligacao de neutro e terra e feita por pessoas que se dizem eletricistas, mas nunca fizeram um curso na area. Pode consultar tambem a ABNT, que possue normas a respeito.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #17 : 02 de Agosto de 2012, as 00:19:39 »

Há quem defenda a idéia de ligar o fio de terra na mesma haste do neutro.

O Neutro é aterrado somente na caixa de medição, antes de entrar no relógio, após o relógio, segue as fases, o neutro e o terra. No quadro de distribuição deve ter o barramento do neutro e o barramento do terra, separados, o do terra normalmente é fixado direto no fundo do quadro, já para aterrar o quadro junto, já o barramento do neutro fica isolado.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
mclasta
Visitante
« Responder #18 : 14 de Agosto de 2012, as 08:57:38 »

Pessoal, desculpe mas gastei um bom tempo lendo sobre o assunto e assim.. ver o pessoal se debatendo sem ir atrás de leitura é angustiante! O espírito handmades é legal, mas tem que vir acompanhado do espírito de querer aprender e evoluir no conhecimento teórico também.
Tem um site audiófilo que faz inúmeros experimentos musicais, trazendo conclusões sobre muitas coisas, inclusive sobre os aterramentos e como eles influenciam no seu equipamento de som.

O site é http://www.byknirsch.com.br e tem muuutio conteúdo bom lá na parte dos artigos, basta procurar!

Sobre aterramento, leia a série "Aterramento: faz diferença?" que começa aqui: http://www.byknirsch.com.br/artigos-03-04-terra1.shtml

Esse site é para ser lido por completo, muito bom, até vicia!

Espero ter contribuido com vocês.

Após a leitura, posso tentar dirimir qualquer dúvida, mas o artigo é bem completo e penso que vocês ficarão feras em aterramento, sabendo inclusive o quanto isso é importante!

Abraços!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 17 de Agosto de 2012, as 19:32:11 »

Há quem defenda a idéia de ligar o fio de terra na mesma haste do neutro.

O Neutro é aterrado somente na caixa de medição, antes de entrar no relógio, após o relógio, segue as fases, o neutro e o terra. No quadro de distribuição deve ter o barramento do neutro e o barramento do terra, separados, o do terra normalmente é fixado direto no fundo do quadro, já para aterrar o quadro junto, já o barramento do neutro fica isolado.

Também sou <engenheiro eletricista> = <engenheiro eletrônico> na UFRGS quando me graduei.  O Diego tá é muito certo.  Aterramento não é complicado, apesar de já ter muitas dúvidas na minha cabeça durante vários anos.  Mas não pensem que sobre isso existe solução absoluta: sempre vão existir novos problemas.

Na minha nova casa, estou fazendo quase isso.  colocarei, além da haste ligada ao neutro na entrada da rede residencial, mais duas hastes: uma dentro de casa no CD e outra do lado de fora da sala do computador.  Isso porque para certa distância, existe necessidade de dispositivos de proteção contra descargas atmosféricas(raios).  fazendo isso e conhecendo a rede podemos decidir de que maneira ligar os aterramentos de equipamentos de áudio e em alguns casos isolar galvanicamente para evitar loop de terra.  Aqui, as hastes devem ter 2m no mínimo.

Acho importantíssimo o correto aterramento, e estudei muito isso profissionalmente e também por curiosidade.

Por problemas de loop de terra em equipamentos de instrumentação em campo(no meio do nada), além de falta de proteção nas entradas de sinal, cada vez que um raio caia por perto se perdia o equipamento, causando despesas e também obrigando o técnico a se deslocar centenas de quilômetros, com diárias combustível e tudo mais.
Resolvi isso basicamente utilizando para-raios e mudando o esquema de aterramento, sem necessidade de isolamento galvânico.
Vejam que na primeira tentativa de solução, esquematicamente estava tudo certo, mas o técnico colocou um fio de equalização no cabo do para-raios 1m acima da terra!  Queimava igual.  ligando junto à haste, não queimava mais.

Na casa onde moro agora(alugada-> não posso modificar a rede), por problemas de aterramento ligado ao neutro, perdi  DVD player, e o computador vive dando pane, além de estar nas últimas para usar...  windows nem funciona mais, estou no linux.  Quero fugir desses problemas, espero que para sempre.

Vejam que o aterramento não serve apenas para proteção ao ser ligado na carcaça metálica, mas também para que não entre ou saia ruído de um certo equipamento:  pode existir um equipamento que funciona estupendamente sem problemas próprios, mas se não tem um aterramento correto, pode causar problemas para outros.  Exemplo: um computador causando problemas para um pré.

Aqui levantei outra lebre: os raios.

Era isso que eu tinha a falar, em acredito profundamente em tudo que disse.

abraços, T+

Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #20 : 17 de Agosto de 2012, as 20:31:36 »

Aterramento é assunto sério...

National Fire Protection Association
The Authority on Fire, Electric and Building Safety
http://www.nfpa.org

O manual do NEC-National Electric Code (instalação elétrica residencial, industrial e hospitalar está na página principal do site acima)

Um texto sobre o assunto, baseado no NEC, com um circuito para medição de correntes de fuga em chassis de equipamentos,  está em

Seja esperto: aterre seu equipamento

http://www.audiolink.com.br/audiolink/guitaramppage.htm


Guilherme Peregrini
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #21 : 05 de Novembro de 2012, as 17:48:03 »

Entendi errado ou os links que o mclasta postou defende o que falei sobre por o terra na mesma aste do neutro?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #22 : 05 de Novembro de 2012, as 21:34:30 »

O esquema de ter o condutor neutro ligado ao condutor de proteção é previsto pela NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão). É o condutor PEN (proteção E neutro). Só teria que pegar a norma para ver o que, exatamente ela fala (posso até ver, mas só vou estar de volta ao escritório na sexta feira, "se não chover"...). Mas acho que dando uma busca no Google aparece algo útil (se achar alguma matéria do Eng. Hilton Moreno, pode confiar que o cara é bom).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #23 : 05 de Novembro de 2012, as 21:41:10 »

Cuidado com o exemplo da canequinha de terra no canto da sala para aterramento...   Ui
Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #24 : 06 de Novembro de 2012, as 05:59:29 »

 Cheesy
Lembro disso.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #25 : 06 de Novembro de 2012, as 06:02:09 »

Como esquecer desta caneca?  Cheesy
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #26 : 06 de Novembro de 2012, as 17:41:31 »

Conseguí dar uma olhada na norma. O assunto está transcrito abaixo, e os comentários grifados são meus.

c) nas instalações fixas (é o caso das instalações residenciais "normais"), pode-se utilizar um mesmo e único condutor para as funções de condutor de proteção (terra) e de condutor neutro (condutor PEN), observadas as seguintes prescrições:

c.1 Nos esquemas TN (circuitos em que o neutro fica aterrado, ou seja, não é flutuante), quando o condutor de proteção tiver uma seção maior ou igual a 10 mm² em cobre ou a 16 mm²  em alumínio, nas instalações fixas, as funções de condutor de proteção e de condutor neutro podem ser combinadas, desde que a parte da instalação em referência não seja protegida por um dispositivo a corrente diferencial-residual (DR). No entanto, a seção mínima de um condutor PEN pode ser de 4 mm², desde que o cabo seja do tipo concêntrico e que as conexões que garantem a continuidade sejam duplicadas em todos os pontos de conexão ao longo do percurso do condutor periférico. O condutor PEN concêntrico deve ser utilizado desde o transformador e limitado a uma instalação que utilize acessórios adequados (esqueça esse negócio de condutor concêntrico, esse tipo de cabo só costuma ser usado em instalações industriais, e não pode ser achado no "varejo", é um tipo de "cabo coaxial de potência", só para simplificar).

c.2 O condutor PEN deve ser isolado para as tensões a que possa ser submetido, a fim de evitar fugas de corrente. (Ou seja, o PEN não pode ser nu, sem isolação; instalações mais antigas eventualmente usavam condutor de terra/proteção sem isolação)

c.3 Se, a partir de um ponto qualquer da instalação, o neutro e o condutor de proteção forem separados, não é permitido religá-los após esse ponto. No ponto de separação, devem ser previstos terminais ou barras separadas para o condutor de proteção e o neutro. O condutor PEN deve ser ligado ao terminal ou barra previsto para o condutor de proteção. (O único ponto de separação que me parece lógico, numa instalação residencial, é o barramento do quadro de distribuição)

O esquema TN é efetivamente adequado às instalações residenciais e comerciais, e é a melhor opção para garantir que o neutro vai estar com "potencial zero". O que ocorre é que o aterramento muitas vezes é mal feito, ou novos aterramentos são feitos ao longo do circuito (isso é explicitamente proibido pela norma, vide C.3), o que gera "loops de terra". A alternativa ao esquema TN seria deixar o neutro da instalação privada "flutuante" (no mesmo potencial da rede pública, confiando que esta vai estar adequadamente aterrada). 
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #27 : 06 de Novembro de 2012, as 18:04:56 »

Finck, faço um pergunta.

O que acontece se o fio de neutro é rompido em algum ponto após o aterramento da entrada de energia, supondo que também está sendo usado com terra?

Imagine agora alguém tocando na carcaça do computador.

Mais perguntas:
O camarada que tocou na carcaça do computador pode morrer?
O esquema é "efetivamente adequado" por que?

Abraços, T+
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #28 : 06 de Novembro de 2012, as 18:55:41 »

Para que fique muito claro:
A idéia que citei não é usar o mesmo fio para neutro e terra e sim compartilhar apenas a haste entre eles.
Isto seria maior garantia de um mesmo pontecial entre os tais.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #29 : 06 de Novembro de 2012, as 19:36:02 »

Se compartilha a mesma haste... se torna 2 fios neutros... e não um neutro e um terra!

Abraço!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal