Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:00:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aterramento residencial  (Lida 29484 vezes)
Diffusion
Visitante
« : 24 de Julho de 2012, as 22:57:02 »

Olá,

Acho que aqui é o local mais indicado para postar este tipo de dúvida porque refere-se a elétrica e como não achei nada a respeito na busca....


Como aqui em casa quem fez a ligação elétrica foi meu sogro, ela acabou ficando sem o terra, e eu preocupado pelo fato de ligar um amplificador nesta rede sem aterramento resolvi puxar ao menos 1 fio para a tomada que pretendo utilizar com meu amplificador.

Conversando com meu sogro, ele disse que na caixa que fica o "relógio" do lado de fora da casa foi instalado 2 barras sendo que uma sai o fio e é ligado junto ao neutro da concessionária e a outra fica ligada na carcaça da caixa do relógio. (Pior é que na época ele pegou uma barra e cortou no meio pra fazer estas "2" que na verdade era 1).

Eu puxei o terra para a tomada 110v (que vou utilizar o amplificador) dessa barra que fica ligada na caixa do "relógio", está correto? Espetei o multímetro e deu praticamente a mesma tensão que no neutro... Huh?

Já li trocentas coisas sobre aterramento, ligações TT etc... e sinceramente só me deixou mais confuso.

Grande abraço
Diffusion
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #1 : 24 de Julho de 2012, as 23:21:50 »

Eu fiz um aterramento na minha casa e coloquei 3 barras de cobre (não lembro as medidas) mas tinham 3 metros de comprimento e as espetei no chão, ligadas entre sí e levadas a um barramento na caixa de luz de onde puxei os cabos para o terra nas tomadas da parede.
A medida entre neutro e terra deram aproximadamente 0,6v.
Hoje tenho medido 1,8v o que provavelmente mostra que alguma tomada está com algum retorno de um aparelho ligado. (no meu caso apenas computadores usam tomadas aterradas).
Tire dúvidas com os caras de alguma loja que venda esse tipo de equipamento. Vários têm a noção exata do que fazer e medidas a te passar.
Certamente muitos falarão coisas absurdas mas você saberá filtrar as informações.

abraço,
Roberto

ps: Lembrei que trabalhei em um lugar que todas as tomadas estavam ligadas sem padrão, ou seja, algumas tinham no lugar do pino terra o neutro, em outras a fase e por aí vai.
Era um absurdo inestimável e inacreditável.
Além disso eu descobri que no quadro geral instalado pela concessionária, o barramento isolado tinha o terra e o barramento aterrado tinha o neutro ligado. Tudo errado.
Não sei dizer porque nunca tinha visto um curto ou algo pipocando mas sei que todos os monitores das Suns pareciam vibrar como se estivessem dentro d´água.
Depois de tudo arrumado e padronizado, ficou muito bom.
Não creio que você tenha problemas ligando um amp sem aterramento. Aqui mesmo eu não faço isso. O terra foi apenas para as tomadas onde tenho computador, ar-condicionado e chuveiro elétrico, se não esqueci de algo.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, as 23:26:17 por Roberto Alves » Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #2 : 25 de Julho de 2012, as 08:25:52 »

Saudações,

Encontrei esse link caso seja de ajuda.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #3 : 25 de Julho de 2012, as 10:50:34 »

Normalmente é feito dessa maneira que ele fez, porém não se deve cortar ao meio a haste. No relógio o neutro da concessionária é ligado ao terra e também a caixa metálica é aterrada, e daí puxam o condutor do terra para o quadro de distribuição interno naquele barramento que fica fixado junto ao fundo do quadro, sem os isoladores, para se aterrar o quadro também. Alguns colocam outra haste de terra ali onde vai o quadro de distribuição.

Veja se o barramento do terra do seu quadro está aterrado, e puxa dali o condutor de aterramento (cor verde ou verde/amarelo).

Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
rikathu
Visitante
« Responder #4 : 25 de Julho de 2012, as 10:59:19 »

Tome cuidado, pois se a distância da tomada até o ponto onde se encontra a haste de aterramento for muito grande, ou se estiver utilizando um condutor de bitola pequena demais, o fio apresentará uma certa resistência que tornará praticamente nulo seu aterramento, e todo o trabalho não vai adiantar! Também é preciso considerar as condições em que se encontra o aterramento, pois em alguns casos a umidade do local pode ser insuficiente, ou o solo é inadequado, etc.
Registrado
Codorna
Visitante
« Responder #5 : 25 de Julho de 2012, as 12:53:53 »

aqui em Minas, o sistema de distribuição da CEMIG, se não me engano, é do tipo neutro aterrado.

Sou engenheiro eletricista e trabalho com projetos de média tensão... posso afirmar pra vocês que aterramento é um dos assuntos mais polêmicos da área. Muita coisa é feita de determinada forma porque "é assim mesmo", ou "deu certo no lugar tal", mas poucos sistemas de aterramento são de fato estudados. Tem um cara na empresa onde eu trabalho passando rabo com uns estudos de aterramento de uma subestação...

Eu não entendo de aterramento residencial, mas não tenho confiança de perguntar pra ninguém de loja que vende equipamentos para esse fim, porque vendedor de material elétrico costuma falar muita besteira. Na minha casa também não tem terra na tomada, nunca teve em 20 anos. Vou tentar achar algum material estrangeiro sobre o assunto...
Registrado
Diffusion
Visitante
« Responder #6 : 25 de Julho de 2012, as 13:56:03 »

No relógio o neutro da concessionária é ligado ao terra e também a caixa metálica é aterrada, e daí puxam o condutor do terra para o quadro de distribuição interno naquele barramento que fica fixado junto ao fundo do quadro, sem os isoladores, para se aterrar o quadro também.


Minha ligação (bem mau desenhada) está desta forma:


Então o ideal seria eu ligar uma barra na outra que daí a segunda barra também estaria conectada ao neutro ?


Minha caixa interna depois da caixa que vem da rua é de plástico e pequena, só cabe só 5 disjuntor e não tem este barramento que você falou.


Tome cuidado, pois se a distância da tomada até o ponto onde se encontra a haste de aterramento for muito grande, ou se estiver utilizando um condutor de bitola pequena demais, o fio apresentará uma certa resistência que tornará praticamente nulo seu aterramento, e todo o trabalho não vai adiantar! Também é preciso considerar as condições em que se encontra o aterramento, pois em alguns casos a umidade do local pode ser insuficiente, ou o solo é inadequado, etc.

Tem 20 metros de fio bitola 1,5 até a tomada. Não tenho acesso a caixa de vistoria do barramento, meu sogro construiu a caixa inteira do relógio em cima dela  Bufando, mas acredito que o solo aqui seja bem úmido, porque com 1 ou 2 metros já dá água.

Abraços

Registrado
King
Visitante
« Responder #7 : 25 de Julho de 2012, as 14:27:22 »

esse link da celpe esclarece muitas duvidas, recomendo

http://www.celpe.com.br/ORIENTACAO%20AO%20CLIENTE/BAIXA%20TENSAO/INSTALACOES%20ELETRICAS/37739%3B46590%3B110206%3B0%3B0.asp?c=22&id=&o=
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #8 : 26 de Julho de 2012, as 10:49:32 »

Diffusion, você é de onde? Aqui no Paraná já vi casos da COPEL (concessionária) não ligar nesse caso aí, porque o o aterramento tem que ser feito junto na mesma haste. Veja certinho como é feito aí na sua região para não ter problemas no futuro, pergunte na concessionária aí que eles te passam um desenho de como deve ser feito inclusive com os materiais.

Em relação ao cabo utilizado, nesse caso aí, pela norma, se a tomada tem fio 2,5mm2 na fase, tem que ter 2,5mm2 no neutro e no terra também.

Realmente, é muito discutido isso, se serve pra alguma coisa ou não, quando se fala em instalações elétricas residenciais, porém na norma diz que tem que ter, inclusive até em luminárias.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Codorna
Visitante
« Responder #9 : 26 de Julho de 2012, as 11:28:29 »

Realmente, é muito discutido isso, se serve pra alguma coisa ou não, quando se fala em instalações elétricas residenciais, porém na norma diz que tem que ter, inclusive até em luminárias.

é cara, o problema é que no Brasil ficou normal ter nenhum ou quase nenhum aterramento residencial. Já cansamos de ver instalador de equipamentos diversos quebrar o terminal de terra das tomadas, eu mesmo já fiz isso para permitir a conexão da tomada. Acaba que como ninguém faz direito a informação fica meio desencontrada... Infelizmente as normas são burladas muitas vezes, e por isso eu disse que não confio em vendedor de loja elétrica, porque pra eles simplesmente "pode fazer que vai dar certo, garantido"...
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #10 : 26 de Julho de 2012, as 12:38:08 »

O aterramento é uma excelente proteção para o usuário.  O equipamento pode sofrer um pouco mais com um excelente aterramento onde há flutuações frequentes da tensão da rede.
Registrado

diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #11 : 26 de Julho de 2012, as 17:27:04 »

Aqui estou reformando uma casa, e colocarei o condutor de aterramento em todas as tomadas.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #12 : 26 de Julho de 2012, as 18:46:43 »

O aterramento deve ter sim.
Essa história de aterrar o neutro e esquecer o resto não funciona. Se houver qualquer curto circuito na rede externa, pode queimar muitos equipamentos "seguros" apenas pelo neutro.
As hastes são vendidas em várias medidas nas lojas de material elétrico mas acho que 1,5m é um bom tamanho.
Sempre que instalar mais de uma haste, faça a ligação física (fio) entre elas para que não haja diferença de potencial entre si.
O condutor pode ser utilizado 4mm² ou 6mm² para ligação entre as hastes e para os nós de distribuição.
Registrado
Diffusion
Visitante
« Responder #13 : 27 de Julho de 2012, as 09:33:33 »

Olá,

Então como eu tenho 2 hastes preciso interligá-las, mas mantenho ou não elas ligadas junto ao Neutro da rede ?


Alguém já ouviu falar nesse módulo aqui ? Funciona ?
http://www.moduloisolador.net

Abs
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #14 : 28 de Julho de 2012, as 00:37:28 »

Diffusion, esse modulo isolador deve ser usado em informatica. Liguei um desse em um home theater e quando o rele comutava, dava estalos no sub. Quanto a ligacao do terra com o neutro, acho que nao deve ser feita, senao era so aterrar o neutro no padrao e economizava o fio usado pelo terra. Na revista de audio e video, foi recomendado ligar as hastes do quadro de distribuicao separado do terra no padrao.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal