Dúvida em amp valvulado

Started by tcgomes, 25 de July de 2012, as 15:18:48

Previous topic - Next topic

bossman

Administrator
DIY Freak
Siga o conselho do Eduardo e monte como manda o figurino primeiro... modificações deixe pra depois dele pronto.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

tcgomes

Guest
Boas,

Bossman obrigado pelo conselho.

Em relação ao esquema, qual aconselham a seguir?

Abraços.

RicardoVasconcelos

**
Freqüente
Monta um IALL 3.5 e seja feliz com seu primeiro valvulado. Depois parte pra outro.

tcgomes

Guest
Boas,

Ricardo eu já tinha pensado nisso, mas o problema é que essas válvulas aqui na europa são muito raras, então em portugal nem se fala....

Abraços.

tcgomes

Guest
Boas,

Então é o seguinte continuei estudanto a possibilidade de montar o jcm800 e estou mesmo pensando em monta-lo utilizando o layout do Marcel., mas tirar o chaveamento e o pre fender.

Então estive vendo os transformadores, e encontrei estes: https://www.tube-town.net/ttstore/product_info.php/info/p1487_Toroidal-135VA-Power---Marshall-Style.html

https://www.tube-town.net/ttstore/product_info.php/info/p5994_TT-Marshall--Style-OT-50-Watt---4-8-16-Ohm.html

https://www.tube-town.net/ttstore/product_info.php/info/p676_Hammond-Choke-159Q.html

Todos eles servem?

Os condensadores estava pensando em utilizar da JJ electronics (fonte) e maioritariamente Mallory, são componentes de boa qualidade certo? Em relação às resistências vou utilizar de metal film 1/2W excepto quando diz para utilizar de maior potência, é isso que devo fazer?

Abraços e desde já fico grato pela ajuda.

tcgomes

Guest
Boas,

Atualizando o tópico... tive bastantes problemas com a ecomenda dos componentes do jcm800, o que por questões de tempo tive que abandonar esse projecto. Para ser tudo mais rápido (a nível de escolha toda de materiais e tempo de entrega), tive que optar por o kit da madamp (m15mk1) que chegou essa semana. Agora tenho aqui uma dúvida: o transformador vem pintado e não tem indicação da função de cada terminal, ou seja, eu não consigo identificar os terminais do primário e secundário do transformador de saída. Através de um multimetro como o posso fazer?

Outra coisa, posto a montagem do amplificador aqui, ou abro um tópico com uma espécie de diário de construção?

Abraços.

Gfassuncao

**
Freqüente
Ele não veio com nenhuma informação de montagem?  Quantos terminais ele tem? Posta umas fotos. Você leu o manual de instruções todo e não consta nenhuma informação?

tcgomes

Guest
No manual não tem nada acerca do transformador e no esquema também não. O transformador tem uma etiqueta a indicar as válvulas que se podem utilizar e os secundários, mas não tem nenhuma informação acerca dos terminais. Vou deixar aqui algumas fotos para se poder perceber melhor:

Guilherme

Guest
tcgomes,

Em primeiro lugar, duvido que uma empresa genuinamente alemã, que mereça receber a extensãoGmbHno final da sua marca, faça um transformador com essa qualidade e muito menos não dê as minimas informações básicas sobre seu produto. E também não besuntaria Glyptol com corante preto sobre a peça.

Isso é golpe de chinês safado/sem-vergonha porque eles sabem que um GmbH no final dá muito respeito para quem o ostenta

Segundo, esse transformador de saída parece ter GAP, tornando-o totalmente inadequado para um amplificador push-pull

Terceiro, que JCM800 é esse  ??????????????????????????????????????????????????

Quarto, se você não sabe identificar o primário e o secundário de um transformador de saída de áudio, você deveria acatar as sugestões dos seus colegas e partir para a montagem de um Baby Wonder, IALL 3.5 ou HB-1, todos amplamente bem documentados e, principalmente, sem
FAKES

De qualquer modo, desejo-lhe total sucesso.

abraços

Guilherme

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Prezado amigo português, existem informações no site do fabricante do transformador, com o endereço informado na etiqueta colada. Basta procurar pelo PDF do modelo ATRA0427:

http://www.askjanfirst.com/eindex.htm

Nesse documente tem a descrição dos terminais.

High quality low price PP OPT for 10 W and 2* EL 84 or 6V6 etc. This transformer has been made according to an old Telefunken design redesigned to modern core materials.
Pirmary: 9kOhms Raa
Secondary 4-8 and 16 Ohms.  Coresize: EI 78

Accessories (not included)
Covers: TRAZ02 (with foot) and TRAZ13 (without foot).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Eu não sei se tem GAP ou não, mas ta bem esquisito a parte da união dos "E"s com os "I"s...
Parece que tem um papelão (daqueles de caixa de papelão) entre eles... Mas não da pra ter certeza... só com o transformador em mãos, e se bobear, tirando essa camada que o cobre.
Até onde eu sei, e me corrijam se eu estiver errado, montar desse jeito ("E"s e "I"s de cada lado) deixa bem baixa a indutancia do nucleo. Num SE nao tem solução, mas num PP não tem porque montar desse jeito (deve funcionar - até transformador de força funciona, mas vai ficar ruim).
I don't want to die young...
I want to diode!

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Bem, essa montagem eu já vi em alguns transformadores. Ao invés de realizar a montagem entrelaçada eles montam todos os E's e todos os I's em apenas um sentido e soldam a junção das duas partes, igual aos transformadores de microondas. Acredito eu que esse tipo de montagem acelera a produção e torna o transformador "inviolável" (a menos que você queira serrar o núcleo...)

Considerando isso, não é bem um "GAP" como nos transformadores para SE e também não é um entrelaçamento perfeito, que faria mais sentido em um PP.

Enfim, olhando dá mesmo para perceber! Observem o cordão de solda na parte inferior do transformador:

fallout

Guest
Bom dia Xformer, coloca em spoiler esse texto.

Tcgomes, antes você tivesse ouvido nossos amigos e começado com um projeto menor, vide os do fórum.

Mas nem por isso nossos amigos vão deixar de te ajudar, já comprou o kit mesmo, tenho certeza que jogar
fora você não vai então monte ele e aprenda com ele! E se o transformador de saída deixar a desejar compre
outro de alguma empresa especializada.

Tire uma foto melhor dos conectores desse transformador, de preferência com uma maquina digital, que vamos
lhe ajudar a identifica-los.

Seu kit veio com uma documentação, leia ela atentamente! E antes de começar a montagem siga a risca estas
dicas http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=dica_seg_valvulados

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: fallout on 22 de November de 2013, as 11:01:01
Bom dia Xformer, coloca em spoiler esse texto.
.....
Tire uma foto melhor dos conectores desse transformador, de preferência com uma maquina digital, que vamos
lhe ajudar a identifica-los.

Prefiro deixar o texto como está, é altamente informativo e instrutivo.

Sobre a pinagem do transformador, não precisa de mais fotos, na minha mensagem eu apenas indiquei onde o TC poderia encontrar a informação que solicitou, de forma direta e objetiva (como gosto de fazer e sem maiores embromações) sem fazer nenhum comentário ou juízo de valor sobre o transformador incógnito. Eu daria por encerrada o problema, pois é muito fácil encontrar a imagem abaixo num documento PDF so site:

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Senhores

Limpei uma série de posts deste tópico que, além de indelicadas, nada acrescentavam ao tema em questão. Os DOIS, meus amigos pessoais, que se meteram em bate-boca, por favor tratem de se retratar mutuamente. E façam por MP para não poluir ainda mais o fórum.

Eu já vi essa técnica de soldar as chapas do transformador em um Marshall inglês que apareceu na minha loja para fazer a troca das válvulas. Como o aparelho só funcionava em 230V, adaptei um autotransformador toroidal para que funcionasse em 127V.

Tanto o transformador de força quanto o de saída tinham o núcleo EI montado sem entrelaçamento e soldado. Não tenho dados sobre a eficiência dessa técnica, mas os transformadores de saída que eu importei da China uns anos atrás vieram todos com núcleo entrelaçado e sem solda. Do que eu posso dizer, só vi núcleo soldado até agora em coisas vindas da Europa.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.