Dúvida em amp valvulado

Started by tcgomes, 25 de July de 2012, as 15:18:48

Previous topic - Next topic

Matec

Hand MasterMind
tcgomes

Eu li algumas vezes este tópico, mas ultimamente não tenho acompanhado suas escolhas. Então diga resumidamente: qual é o pré, e qual o power que você vai querer no seu equipamento?

Tudo pode ser feito, mas dependendo do que se vai fazer, o grau de dificuldade aumenta.

:)

tcgomes

Guest
Então resumindo o projeto:

O pré é baseado no marshall 18w (apenas um triodo);

O power não sei em qual é baseado, mas tem 15w com duas EL84;

Então e que eu queria era colocar algum input para poder utilizar outros prés e poder alternar entre o do próprio amp e os prés externos.

Abraços.

Matec

Hand MasterMind
tcgomes

Talvez não fique muito complicado.

Seria possível utilizando uma saída do pré (send) e uma entrada do power (return) ambas inclusas no ampli.
E mais um chaveamento externo tipo footswitch que permitisse trocar a fonte do sinal. Hora do pré do ampli, hora do pré externo. Seria bom que esse footswitch chaveasse a entrada desses prés também. ;D

tcgomes

Guest
Boas,

Então em relação ao send e return eu já tenho o esquema (daquele que não tem nenhum circuito, é estilo o marshall silver jubelee), agora como poderia fazer o chaveamento entre o fx loop e o pré do ampli?

O esquema que tenho do fx loop é esse aqui:

Abraços.

Matec

Hand MasterMind
tcgomes

Sim esse é o esquema básico das conexões do send/return. Você utilizaria ele no seu novo amplificador.

O que eu pensei aqui para fazer funcionar esse sistema que você imaginou está nesta imagem   ???    :

O footswitch está detalhado; os outros equipamentos estão representados por blocos , mas acho que vai dar pra entender. :-)

O que sempre complica nessas montagens são a quantidade de cabos. em vez de 1 você teria que trabalhar com 6.... :-[

:)

tcgomes

Guest
Boas,

Matec muito obrigado por disponibilizar esse circuito de chaveamento aqui. Agora se não não for pedir muito, poderia me explicar mais ou menos como isso funciona?

Abraços e fico grato pela ajuda.

Matec

Hand MasterMind
tcgomes

Eu atualizei a imagem no post anterior para adicionar mais legendas e facilitar a explicação,

O circuito funciona assim:

O sinal vindo da guitarra vai para o "INPUT" do footswitch. 

Na primeira seção da chave 3PDT  o sinal pode ir para o jack "SEND 1" que está conectado ao "INPUT" do PREAMP EXTERNO, assim utilizando o que eu chamei de LOOP 1. Ao sair do preamp externo o sinal retorna ao footswitch pelo jack "RETURN 1" passa pela seção 3 da chave 3PDT e vai para a saída do foot, pelo jack "OUTPUT".  E o sinal vai para o Power amp pelo jack "AMPLI RETURN"

Ou então: na primeira seção da chave 3PDT, o sinal pode ir para o LOOP 2, pelo jack "SEND 2",  que está conectado ao "AMP INPUT", assim utilizando o pré interno do Amplificador. Aí quando o sinal chega ao jack "AMP SEND" ele é enviado de volta ao footswitch pelo jack RETURN 2, e, através da seção 3 do 3PDT vai para o OUTPUT e de lá para o "AMP RETURN". Terminando também no Power amp

Eu incluí na seção 2 da 3PDT, um circuito de sinalização por leds , alimentado por 1 bateria de 9V, para se saber qual LOOP está acionado.

É claro que existem muitas maneiras de se fazer esse chaveamento, mas eu pensei nessa por ser uma das maneiras mais completas.

Mais dúvidas é só perguntar. )>|

Abs. :tup

tcgomes

Guest
Boas,

Obrigado pela explicação matec, dessa forma já entendi o funcionamento desse pequeno circuito.

Agora, para utilizar esse circuito posso usar jacks deste tipo:

Abraços.

Matec

Hand MasterMind
Sim pode usar 5 desses jacks , só o jack "INPUT" deve ser estéreo para fazer a ligação do circuito da bateria com os leds.
Abs.  :tup   

tcgomes

Guest
Boas,

Então o send e return faria a ligação dessa forma:

Está correto?

Abraços.

Matec

Hand MasterMind

tcgomes

Guest
Sim é do amp. Então amanhã irei postar aqui uma foto da placa já soldada (faltam-me duas resistências e uns condutores) e algumas ligações externas.

Abraços  :tup

Matec

Hand MasterMind
Como você pretende inserir esse Send/Return no ampli? Você tem o circuito aí?

tcgomes

Guest
O circuito seria esse do post anterior (Ligação dos jacks) e o esquema seria este:

Abraços.

Matec

Hand MasterMind
Não. Eu falava do circuito do pré que vem antes desse send. Às vezes ele não tem muitas condições de suprir a saída send, dependendo do circuito colocado lá.