Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 01:00:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Proposta de um afinador  (Lida 18897 vezes)
Dexter
Visitante
« Responder #15 : 30 de Agosto de 2012, as 17:59:45 »

Pelo visto acho que estou sozinho nesta caminhada, mas tudo bem, hoje terminei uma versão de software que pode resultar a conclusão da programação. Fiz um gerador de onda quadrada com frequência variante para testar o afinador, parece-me que está respondendo de maneira coerente, vou montar alguns circuitos conversores (senoide/quadrada) e verificar o comportamento.
Registrado
basque
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 211

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 45



« Responder #16 : 30 de Agosto de 2012, as 18:47:56 »

Interessante sua proposta
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #17 : 31 de Agosto de 2012, as 14:52:18 »

Gostaria até de ajudar... mas ainda não sei programar microcontroladores... e vibração é uma matéria na qual estou ralando para poder compreender, pois trata-se de um assunto complexo, neste caso o Gugarn é um dos que pode te ajudar, eu ainda estou "dando os primeiros passos" neste assunto!

Abraço!
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #18 : 01 de Setembro de 2012, as 19:47:35 »

Falha na entrada de sinal.

Utilizei um LM339, AOP comparador, como conversor senóide/quadrada, o comportamento não foi o esperado, vou tentar o circuito utilizado no afinador do outro tópico e outras configurações.

Creio que agora vou demorar a apresentar resultados devido a redução de carga horária de ócio.

Até mais
Registrado
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« Responder #19 : 02 de Setembro de 2012, as 10:46:25 »

Dexter,

Pode ser uma estratégia a identificação da nota apenas no início da vibração e depois realizando filtros para isolar apenas uma região próxima a essa frequência para as próximas iterações. Só que isso vai dificultar muito a implementação do código, pois a implementação de filtros digitais exige um bom conhecimento em matemática e além disso precisa de técnicas para identificar o ciclo de vibração de uma corda, algo como um gate para identificar o inicio de um ciclo. Acho que não precisa disso tudo. Fazendo apenas a tabela de equivalência como falei em posts anteriores, é suficiente.

Qual sua estratégia para identificação da fundamental?

abraços,
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #20 : 02 de Setembro de 2012, as 16:42:06 »

Gugarn,

Não estou fazendo identificação da fundamental, já fiz algumas pesquisas que comprovam o que você disse anteriormente, em um dado momento a amplitude de uma ou mais harmônicas podem ser superior a fundamental, isso implica no uso de um uC veloz com ADC e razoável memória RAM, um ($$$) Atmega ou um DSP por exemplo, para que seja possível a avaliação do sinal no domínio da frequência, no entanto, vi um vídeo de demonstração do afinador Gemmick que usa um PIC16F84!! A conversão do sinal Analógico/Digital é só para verificar a quantidade de períodos em um tempo ou o tempo gasto em um período. No vídeo que eu vi, pude observar que o circuito possuía boa estabilidade considerando a capacidade do PIC.

Sei que estou sendo teimoso em insistir no desenvolvimento deste circuito sem uso de filtros digitais e FFT, o que me motiva é que quase todos os afinadores (DIY) que vi operam de modo semelhante. Quanto ao programa, ele está em estágio final, só é necessário corrigir a frequência das notas em decorrência de atraso do processamento interno do uC.  Não descarto a possibilidade de temporizar a verificação do sinal no(s) primeiro(s) segundo(s), porém quando eu toco um corda da guitarra no afinador ele apresenta um resultado muito confuso e indefinido, há grande chance de ser em decorrência de harmônicos, e arrisco um forte palpite em ruídos visto que o circuito ainda está em uma protoboard, mas vou verificar o comportamento com outros circuitos de entrada.

Valeu!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #21 : 03 de Setembro de 2012, as 13:04:22 »

Achei esse daqui bastante interessante por usar componentes de fácil localização e baratos.

http://siliconchip.com.au/cms/A_110736/article.html

O artigo só se pode ler se tiver um registro (PAGO diga-se de passagem) na Silicon Chip. Mas se clicar na imagem do diagrama em blocos ela vai abrir uma janela que você pode ir passando as fotos e ver o esquema entre outros posts, até mesmo o desenho da placa pronta. Tá bem "mastigadinho".
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #22 : 03 de Setembro de 2012, as 16:27:53 »

Achei esse daqui bastante interessante por usar componentes de fácil localização e baratos.

http://siliconchip.com.au/cms/A_110736/article.html

O artigo só se pode ler se tiver um registro (PAGO diga-se de passagem) na Silicon Chip. Mas se clicar na imagem do diagrama em blocos ela vai abrir uma janela que você pode ir passando as fotos e ver o esquema entre outros posts, até mesmo o desenho da placa pronta. Tá bem "mastigadinho".

Se eu entendi bem esse circuito utiliza a ressonância entre nota no sintetizador e a frequência da corda tocada. Não há uma avaliação direta do sinal de entrada.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #23 : 03 de Setembro de 2012, as 23:36:23 »

http://siliconchip.com.au/cms/A_110736/article.html

O artigo só se pode ler se tiver um registro (PAGO diga-se de passagem) na Silicon Chip. ...
Este é o projeto que esta na EPE Magazine de junho de 2010.  Smiley
Em outra ediçao, a de novembro de 2002 tem outro afinador.
Servem para referencia.  Wink
Registrado

visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #24 : 03 de Setembro de 2012, as 23:41:08 »

Seria legal fazer não com display LCD, mas com um simples display de led de 7 segmentos com vários leds em volta formando um circulo, assim como os afinadores da Planet Waves, acho muito prático dessa forma

Estou estudando engenharia eletronica, porém não sei como poderia ajudar nesse projeto
Registrado
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« Responder #25 : 04 de Setembro de 2012, as 01:04:23 »

Dexter,

Sem FFT realmente fica bem complicado. Não vejo problemas em implementar uma FFT em um PIC16F84.
Se ficar lento vc vai ajustando o tamanho do buffer. O mais importante num calculo de um FFT, nesse caso, é a amostragem que tem que ser 2 vezes a maior frequência do sinal.
COmo as notas de guitarra não chegram a 10khz vc amostra com 20khz que é suficiente e o PIC dá conta!

Tem um projeto super bem documentado em que tem uma implementação do FFT para um 16F84. Dei uma olhada e me pareceu bem legal:

http://www.waitingforfriday.com/index.php/Real-Time_Audio_Spectrum_Analyser

Dá uma olhada e estou aqui para ajudar, caso necessite!

Abraoços.

Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #26 : 04 de Setembro de 2012, as 17:47:58 »

Conhecer um pouco de processamento e análise de sinais faz a diferença nessas horas Cry Cry Cry

Eu chego lá... Angry

Para ser sincero do post do gugarn eu só entendo o porquê de usar uma taxa de 20khz para frequências de até 10khz, pois está relacionado com o Teorema de Nyquist, e evita o efeito de Aliasing. Fora isto eu já não sei!  Cheesy Cheesy

Abraço!
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #27 : 21 de Setembro de 2012, as 20:46:15 »

Fiz novos testes com um circuito baseado em saturação por transistor, a primeira parte do teste funcionou relativamente bem aplicando-se um sinal de 5V em uma frequência variando entre 66 e 1K Hertz na entrada, o funcionamento era previsível pois esta tensão saturaria com certeza o transistor. A segunda etapa aplicando-se a mesma frequência variante a 0,5V o circuito ficou instável, existe a possibilidade da instabilidade ter ocorrido por causa da alta impedância da fonte do sinal. Preciso encontrar ainda um circuito de entrada que converta de forma satisfatória o sinal da guitarra em quadrada.

Lembrando que estou trabalhando em uma protoboard e não posso descartar variáveis desconhecidas. Os próximos circuitos devem prever melhorias para saturação e um filtro de sinal.

visioncb,

a melhor forma de se estudar algo é ter uma motivação especial para estudar, gosto de eletrônica e microcontroladores, por isso escolhi este projeto para desenvolver e tive que estudar assuntos que envolvem o projeto. Imagino que eu não saiba sobre este assunto muito mais que você. Se você ainda não viu sobre microcontroladores pesquise na net, baixe programas para programá-los e simulá-los você verá que é algo tão prazeroso ver um pequeno projeto funcionando quanto o ouvir som "daquele" pedal que você mesmo fez.

Sugestões: PIC começando com programação em "C" e passando posteriormente para assembler, a gravação deles PODE SER trabalhosa; Atmega8 programação em "C" e "C++", cabo de impressora com 3 ou 4 resistores é o suficiente para fazer um gravador; Complicando um pouco mais existe o lendário 8051 (ou AT89S8252) programado em assembler e que pode ser gravado com o mesmo cabo do Atmega8.

Também sou estudante de engenharia e a primeira coisa que se deve neste curso é "aprender à aprender", um engenheiro deve aprender o tempo inteiro.

Lamer,

de fato a análise de sinal envolve uma extensa teoria, conseguir diferenciar um gráfico (domínio do tempo) de um espectro (domínio da frequência) e entender o que cada um significa pode ajudar a compreender algumas coisas, claro que isso é só uma pequena parte da teoria sobre o assunto.

Gugarn,

gostei muito do projeto sugerido, mas o autor está usando um PIC18F4550!!!

Valeu pelas contribuições!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2012, as 20:55:45 por Dexter » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal