Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 13:36:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MJM London Fuzz II - Identificaçao dos componentes -  (Lida 16171 vezes)
ogner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« : 01 de Março de 2010, as 11:53:19 »

Ola, meu primeiro post, espero não estar postando ou fazendo algo de errado.

Porém sou assíduo leitor do site, inclusive fiz alguns pedais, 3 Ts, ProCo, BBreaker, e Rebote Delay, sempre pesquisando aqui!

Bom. Mas gostaria de identificar esses componentes pra tentar fazer esse Fuzz da MJM, é possível?? Não achei aqui no site nada referente a este modelo. Nem na internet. Alguem pode ajudar?! Segue a foto!! Retirada do vídeo da Proguitarshop u2b!!!



http://img521.imageshack.us/img521/233/londonfuzzii.jpg

Obrigado.
« Última modificação: 01 de Março de 2010, as 12:09:51 por ogner » Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #1 : 01 de Março de 2010, as 14:42:46 »

Taqueospariu, sério que esse pedal custa 165 dólares? Pois bem, se trata de uma placa toscamente cortada, e sim, é mais um Fuzz Face. Os caras nem tiveram a dignidade de utilizar um padrão de componente! 3 resistores, e cada um é de um tipo, e o mesmo vale pros eletrolíticos, TENSO! Como diria o Gil Brother, "é muita falcatrua!"

Pegue um Fuzz Face (de preferência ao projeto da placa original, feito por mim e pelo Big Louis Tongue), troque o capacitor de entrada por um de 47nF (salvo engano, o WIMA vermelho ali), o capacitor de saída 470nF, o capacitor de bypass (o azul grandão), 10uF. O valor do pot de Fuzz é 1K, e o Level, 500K. Os resistores dáp ra você ver pelo código de cores aí, e os transistores, bem, qualquer par de transistores casados de Germânio servirá. E é isso - se for fazer um clone, pelamor de deus faça algo melhor do que o original.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 01 de Março de 2010, as 15:11:35 »

Se ele gostou desse versão II, os usados nele são transistores de silicio, ok? A versão anterior é q usava Ge trannies.

Procure no FSB!

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=1601&p=22910&hilit=london+fuzz#p22910

Ah, e p quem gosta da parte sobre grana: o de silicio custa 14 doletas mais caro q o de germânio, q tal?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #3 : 01 de Março de 2010, as 15:24:01 »

Putz, só agora que você falou que me liguei que se tratava da versão II. Mas meu chute é que os valores dos capacitores sejam os mesmos, provavelmente só os resistores se alterem - e novamente, dá pra saber os valores deles apenas pelas fotos. Mas não muda o fato de que um pedal desse preço tinha que ser MUITO melhor construído, hehehe.

Mas como são transistores de silício, fica ainda mais fácil - eu mesmo comprei uns bons BC109 com encapsulamento de metal, na minha ultima ida a BH. Transistores de silício normalmente são mais baratos, mais fáceis de se encontrar e mais estáveis que os de GE. Como são mais baratos, é mais viável se comprar um monte e fazer pares casados - acho tão dignos quanto os de GE!

E Alex, bem que você podia repassar a info do Octavio aqui pro HM! Aquele tópico no FSB está completíssimo!
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 01 de Março de 2010, as 16:14:36 »

Eu passei o circuito aqui num tópico sobre oitavadores 2x acima. Mas qualquer coisa é só o povo procurar lá, tem até uma PCB anos 60 meio psycadelic.

Então... t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) creio q os caps sejam os mesmos. Agora, Fuzz Face com Germanio é um bicho, com Silício outro. Não estou discutindo qualidades, apenas são diferentes. E gosto pessoal, como sempre digo, nào se discute. Apenas lamenta-se. Roll Eyes

Se alguem quiser fazer um pdf desses bacamas com o Octavio Dunlop, beleza. Ele tem o som q mais me agradou de todos os Octavia/o q já tive até agora. Ainda tenho q fazer um negative ground p ver se o som é realmente idêntico, teoricamente deveria ser, mas só vendo, ou melhor, escutando!

Quanto a mais esse projeto de Fuzz Face:

Sem querer denegrir o pedalzinho, mas tem sido muito comum a seguinte situação: o sujeito ouve uma demo de pedal bem tocada, com boa pegada do guitarrista, boa guitarra, bom amp e com o cara sabendo dos "high-lights" do projeto. Pronto, acha "o bicho". Depois consegue criar o clone e fica perguntando p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o pedal não soa tão bem... Entendem onde quero chegar?
« Última modificação: 01 de Março de 2010, as 16:19:30 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #5 : 02 de Março de 2010, as 00:52:21 »

Bom, assim que eu arrumar meu outro PC posso arriscar no PDF, vou aproveitar que é começo de semestre na facul e não tá tão apertado assim.

Eu, particularmente, curto os dois tipos de fuzz face, mas saquei o que você quis dizer. Alias, acho que fuzzes são os pedais mais chatos pra se timbrar de TODOS, mas é um baita aprendizado, você se força a utilizar todos os recursos da guitarra, os pots de volume, tone... Isso muitas vezes é totalmente ignorado pelos guitarristas.
Registrado

ogner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #6 : 02 de Março de 2010, as 02:37:14 »

Obrigado pelas respostas. Eu já sabia ( imaginava ) que se tratava de um Fuzz face!! Mas é como o amigo acima disse, um review bem produzido com equipo top fica uma maravilha mesmo!! Hhehehe.

Montei o Super Fuzz do Bertola com 2 Bc108 e tenho mais dele aqui!! Posso usa-los nesse projeto do London, certo!? Errado?

E tem um diodo ali na foto t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)? seria um 1N4148??

Outra duvida, como identifico os transistores para ficaram casados??

Já tinha visto esse tópico no FSB, e nãoo achei nada sobre o II, meu ingles não é lá essas coisas, mas não encontrei nada na net referente ao Londo II...
« Última modificação: 02 de Março de 2010, as 02:42:43 por ogner » Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #7 : 02 de Março de 2010, as 04:16:46 »

Pode usar os BC108 sim, mas pô, por que não comprar outros e deixar o super fuzz do Bertola montadinho? E sim, provavelmente o diodo ali é um 1N4148, posso estar enganado, mas, talvez seja pra proteção contra inversão de polaridade. Pra casar os transistores você compra um monte, coloca no multímetro (alguns tem a função de medir o Hfe) senão faz um circuitinho - que tem no fórum antigo - que auxilia no casamento de transistores. Lá também tem os valores mais usados pro Q1 e Q2. Na internet tem várias leituras bacanas sobre o assunto.
Registrado

ogner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #8 : 02 de Março de 2010, as 14:16:24 »

Valeu, velho!! "Brigadão"

O S. Fuzz ta montadinho aqui, nao pretendo desfaze-lo, mas não sei se ele ficou 100%, ta meio barulhento e o controle de tone praticamente não muda nada. Mas ainda assim prefiro ele que o meu Tweak Fuzz da Seymour Duncan,   Smiley!!!

Acho que vou montar um Fazz Face de Silicio pra ver se me acalmo na procura pelo fuzz ideal!!!

Valeu!
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #9 : 02 de Março de 2010, as 14:32:04 »

Leitura obrigatória para montar o fuzz face de silício:

http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_ff5_instruct.pdf
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
ogner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #10 : 02 de Março de 2010, as 15:20:08 »

Opa, mais uma vez obrigado Jairo!! Não tinha visto esse explicativo antes!!!

Pretendo montar um lá do GGG, mesmo!!

Abço!!

Vou meter a cara nesse aqui:

http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_ff5_lo_npn.pdf
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #11 : 02 de Março de 2010, as 15:54:12 »

Eu fiz esse. Se voce puder, selecione os dois bc108 que tiverem o hfe mais baixo. Regule o trimpot para 4,5v no coletor do 2º transistor. E se achar o som muito áspero solde um capacitor de 100pf entre a base e o coletor de cada transistor.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
ogner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #12 : 02 de Março de 2010, as 16:57:36 »

Ok, Jairo. Dicas anotadas!!!

Preciso achar "o som" de fuzz maravilhoso!! Estrato boa e valvulado eu já tenho,   Cool

Aquele que limpa no volume da guitarra e fica só aquele sujinho bacana, e quando
aumenta o volume enlouquece a lá Jimi Hendrix!!! Hehehe..

...E se achar o som muito áspero solde um capacitor de 100pf entre a base e o coletor de cada transistor...

Exatamente esse é um dos problemas nos fuzzes que tenho testado!!! Provavelmente farei isso!!!

Obrigado ae!!!

Abço.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 02 de Março de 2010, as 20:43:49 »

Eu aconselho, pelas coisas q vc escreveu, esse Fuzz Axis Face aqui:

http://fuzzcentral.ssguitar.com/axisface.php

O ideal é usar transistores de baixo hfe.

Para o meu gosto ele só nào bateu meu FF de Ge...

Uma das coisas q os "boutiqueiros" implementam em fuzzes de Si é baixar o valor do resistor de realimentaçào (classicamente 100k) para facilitar a "limpada" pelo uso do controle de volume na guitarra. Muitas vezes para a metade do valor! ( 47k, 56K ou 68k) Um trimpot de 100K pode ser uma boa idéia t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Quanto ao Tweak Fuzz, acho-o bem legal para um fuzz de Si, e na verdade até usei essa idéia de ter opções de chavear o cap de entrada para conseguir texturas diferentes ou compatibilizar com os diferentes pickups de diferentes guitarras.

Mensagem Mesclada
Para os q gostam de Fuzzes com Ge e querem experimentar mod's, há uma mod conhecida por imaginar-se q foi feita por Roger mayer nos pedais do Mr hendrix:

Substituir resistores de 470R por 1k, o de 8k2 por 18k e o pot de Fuzz de B1k por B2k.

Nada mal tentar, dá outro "sabor", eu achei interessante, mas mantive outro careta.
« Última modificação: 03 de Março de 2010, as 09:46:34 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
ogner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #14 : 03 de Março de 2010, as 11:22:41 »

Opa, valeu Alex!! Agora não sei qual montar, talvez os 2!!  Undecided

A placa do FF da GGG já esta no jeito pra corroer. Mas acho que vou ter que ir as compras.

Achei só 2 BC109 aqui!! Um ta dando 250 e o outro 216 de HFE!! É isso mesmo? Acho que sim!!
Esses HFE são altos?!?! Acho que sim, de novo. O tal do Brett Robinson sugeriu por volta de 130!!! Eles não estão casados né!?
Qual é o bom senso pra concluir que eles estão casados?!

Vale a pena encontrar Transistors com HFE mais baixo, afinal é o ganho, certo?!

 Acho que vou tentar encontrar mais deles e aproveito e tento montar esse
que vc indicou t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), o qual eu já tinha visto!! alias esse site é muito bacana!!

Abço!

Não pergunto mais!!! hehehe... Tongue

Valeu!

Ahh, e quanto ao Tweak..É justamente por tem ajustes demais que quero troca-lo!! Eu sei o som que quero e toco, quero um fuzz simples..mas com o timbre que procuro!
Alias estou vendendo ele, hein!! E outras coisitas! Roll Eyes
« Última modificação: 03 de Março de 2010, as 11:25:08 por ogner » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal