Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:01:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais novo monstro da guitarra brasileiro  (Lida 12730 vezes)
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #15 : 17 de Agosto de 2012, as 10:51:37 »

No caso dum Luan Santana da vida, pode-se argumentar que um solo deste tipo poderia ter intenção de "ser simpático" com os pobres pais que foram obrigados pelas filhas (pré) adolescentes a levá-las ao show.  Cry
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #16 : 17 de Agosto de 2012, as 10:56:09 »

Eu até acho interessante o cara, ainda mais tendo o impacto que tem na mídia, mesclar outros estilos em sua música, principalmente como exemplo para uma juventude que foca apenas em uma estética musical, achando que é "o estilo". Mas para fazer isso corretamente é preciso ser competente, o que obviamente não é caso... Tongue

Se isso é MPB ou não, me confundo com as definições. Popular é algo que permanece ao longo dos anos, ou é algo grande parte do povo curte durante um certo período (em geral curto...)?
Registrado

Guitar Craft
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #17 : 17 de Agosto de 2012, as 10:58:18 »

Meu véi, eu nem ri nem chorei. Eu tive foi raiva! Ele conseguiu assassinar 2 bandas históricas e uma les paul.  Bufando

Quando eu disse coitada da Les Paul, me referi a surra de notas e acordes mau tocados que ela levou.  Cheesy
Registrado
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #18 : 17 de Agosto de 2012, as 11:16:01 »

Cara pálida respondendo...  Cheesy

MPB ?

Música ? Acho que é música, (ainda que eu não goste), pois não é pintura, escultura, cinema... Tem um tanto de teatro e de artes cênicas aí.  Mas o contexto é musical ! Ou quase !

Popular ? Certamente é música de massas, popular o suficiente para atingir e invadir o conhecimento de interessados em outros estilos. Se vai durar durante um período de tempo suficiente para considerarmos o estilo introjetado na cultura brasileira ?  Acho que já tem tempo suficiente (infelizmente) na mídia para assim ser considerada. E tem diversos representantes que alcançaram difusão internacional, por exemplo, "Ai se eu te pego", do Michel Teló. Então, musica regional não é !

Brasileira ? Nem preciso discutir isso. " Proudly Made In USB" ! hehehehe

De outra forma, o que seria a tal de MPB ? Quem se enquadraria na classificação ?
Gostaria de ouvir outras opiniões...
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, as 15:43:51 por zekkez » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #19 : 17 de Agosto de 2012, as 12:14:35 »

MPB = MPEB = Música Popular nas Elites Brasileiras derivado do Cool Jazz e Bossa Nova misturado com um pouco de samba de raiz para inglês vê, com o passar do tempo foram adicionando umas pitadas de rock e outros regionalismos além do samba.

Mas verdade seja dita, MPB nunca foi o som das "Massas", porque se fosse teria que ter influências e/ou ser influências  de/para:

Axé
Pagode
Funk
Forró
Sertanejo
E de uns anos para cá RAP

Porque se pegar a estatística de todos que estão escutando algo no Brasil agora, esses ritmos que citei acima representarão mais de 90% no minimo.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, as 12:20:44 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #20 : 17 de Agosto de 2012, as 13:05:15 »

Há coisas que se parecem muito com música, mas não são. E olha que parecem mesmo! Faze-se uso de algumas estruturas encontradas em composições que povoam a memória popular e transforma-se em produto de consumo imediato.

Quanto ao "popular"... com os meios de comunicação servindo a um esquema bem oleado de entretenimento, nâo resta muita escolha ao consumidor final. Deu certo uma vez, a coisa é copiada n vezes e entregue. Um exemplo interessante é o que acontece no Rio, infeliz nascedouro do fanqui, que leva esse nome apenas por ter aparecido nos bailes de equipes de som, chamados de Baile Funk, que tocavam Black Music para dançar, antigamente. Aqui no Rio era impensável existir um seguimento da população que apreciasse música sertaneja. A insistência foi tão grande que a barreira foi quebrada. Como, creio, fosse impensável esse fanqui carioca chegar em outros estados e cidades do Brasil. Mas são coisas que, após testadas, funcionam como produto de consumo. Mas é tudo entretenimento, os valores cultural e artístico são discutidos hoje em dia. Minha opinião é que são expressão muito pobre pra representar tais valores, mas quem sou eu pra julgar?

Pegue a melodia de "Atirei o Pau no Gato", substitua a letra por algo nonsense, adicione um Miami Bass como base rítmica! Depois me conte com o que se parece! Cheesy


-----
Mercado, entretenimento. Head Banger
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, as 13:25:23 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #21 : 17 de Agosto de 2012, as 13:21:30 »

Como assim, "parece"?
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #22 : 17 de Agosto de 2012, as 13:22:54 »

Tem gente que "jura de pé junto" que  é música!  Sarcasmo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #23 : 17 de Agosto de 2012, as 13:46:35 »

Pessoal, esta thread prova mais uma vez, a coisa que digo e repito (e acho que já disse isto aqui): Um dia, quando os extraterrestres encontrarem nossas imagens, entre as ruínas do que sobrou de nossa sociedade, eles terão certeza que cultuávamos dois símbolos indiscutíveis de poder: a espada e a guitarra elétrica! Eles entenderão a primeira, afinal uma apunhalada é fácil de imaginar. Agora se eles não souberem o que é música, a imagem da guitarra não fará nenhum sentido. Mas com certeza, eles a encontram em quase qualquer lugar, tal qual a espada!

Acho que para exemplificar o poder que a guitarra exerce sobre as massas, falta apenas um país colocá-la na bandeira.

Sobre os monstros sertanejos guitarristas, fica a velha frase: A imitação é a forma mais sincera de elogio.

A fascinação que as grandes bandas e seus guitarristas exercem sobre as massas é empolgante. A hora do solo de guitarra não tem um equivalente na MPB - talvez a paradinha da bateria no desfile. Este momento nos shows é único e transcendental. Não dá para culpar os caras por se apropriarem de um momento parecido!

Quanto a qualidade do guitarrista, bom, ela é bem adequado ao público que o assiste! Ou seja, tá valendo! (eles gritam, aplaudem e algumas delas ficam até sexualmente excitadas (é galera, este é o verdadeiro poder da guitarra elétrica))

Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #24 : 17 de Agosto de 2012, as 14:15:19 »

"2112" ?
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #25 : 17 de Agosto de 2012, as 14:26:25 »

Pessoal, esta thread prova mais uma vez, a coisa que digo e repito (e acho que já disse isto aqui): Um dia, quando os extraterrestres encontrarem nossas imagens, entre as ruínas do que sobrou de nossa sociedade, eles terão certeza que cultuávamos dois símbolos indiscutíveis de poder: a espada e a guitarra elétrica! Eles entenderão a primeira, afinal uma apunhalada é fácil de imaginar. Agora se eles não souberem o que é música, a imagem da guitarra não fará nenhum sentido. Mas com certeza, eles a encontram em quase qualquer lugar, tal qual a espada!

Acho que para exemplificar o poder que a guitarra exerce sobre as massas, falta apenas um país colocá-la na bandeira.

Sobre os monstros sertanejos guitarristas, fica a velha frase: A imitação é a forma mais sincera de elogio.

A fascinação que as grandes bandas e seus guitarristas exercem sobre as massas é empolgante. A hora do solo de guitarra não tem um equivalente na MPB - talvez a paradinha da bateria no desfile. Este momento nos shows é único e transcendental. Não dá para culpar os caras por se apropriarem de um momento parecido!

Quanto a qualidade do guitarrista, bom, ela é bem adequado ao público que o assiste! Ou seja, tá valendo! (eles gritam, aplaudem e algumas delas ficam até sexualmente excitadas (é galera, este é o verdadeiro poder da guitarra elétrica))

Smiley

Excelente explanação!  Legal!
Registrado
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #26 : 17 de Agosto de 2012, as 15:42:44 »

Esperem aí !

Eu não estou conseguindo entender !

- Quer dizer que a MPB , Música Popular Brasileira, tão famosa,  não é popular, do povo. É música Da Zelite ?

- Quer dizer que a nossa decantada exemplar da MPB, a Bossa Nova, não passa de um Cool Jazz requentado ? Então ela nem é nossa, nem é tão nova assim ?

Uau !

Falando sério.  Acho que o Forró e o Pagode (entendido este como samba, que foi simplificado, empobrecido e é executado porcamente) antecedem os golpes midiáticos em nossa cultura musical.  Os formatos restantes, mais contemporâneos, já sofreram forte influência de outros estilos exóticos.

Concordo com o Alex. Tem muita coisa que é denominada como música mas que me é impossível de considerar como tal.  Não as nomino nem descrevo pormenorizadamente para evitar discordâncias inúteis.

Concordo também com o HGamal. A guitarra é um símbolo muiiiiiiiiito poderoso ! É quase como a varinha mágica da fadinha.  A diferença é que as fadas, normalmente, sabem o que fazer com elas !
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, as 15:48:10 por zekkez » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #27 : 17 de Agosto de 2012, as 15:50:25 »

Esperem aí !

Concordo também com o HGamal. A guitarra é um símbolo muiiiiiiiiito poderoso ! É quase como a varinha mágica da fadinha.  A diferença é que as fadas, normalmente, sabem o que fazer com elas !

Mas têm muitos guitarristas que tiram um som mágico de seus instrumentos...   Undecided

Não é o caso do rapaz do vídeo.   
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #28 : 17 de Agosto de 2012, as 16:02:12 »

Bossa Nova = Cool Jazz + Esquentadinha na Cafeteira Sambística?

Poxa, haja visão reducionista e desinformada...  Se eu levar essa abordagem pra outros estilos, como o Metal então... bom, eu não faria isso. Respeito os artistas de verdade, mesmo de estilos que não tolero!

-----
E esse negócio de guitarra ser símbolo, ter esse apelo barato, fetichista, blablablá é coisa de propaganda de revista Guitar Payer!

Se eu realmente me impressionasse com guitarras, teria várias...rs  Cheesy
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, as 16:07:32 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #29 : 17 de Agosto de 2012, as 16:32:52 »

Só gostaria de deixar bem claro que a varinha mágica à qual me refiro é aquela também conhecida como varinha de condão.  Não façam suposições equivocadas ou analogias impuras ! Cheesy

Porém, mais importante, é citar que o poder da guitarra, como símbolo, citado pelo Hgamal parece que se refere à relação estabelecida entre o músico e a platéia, normalmente, ignorante (no sentido de desconhecedora).

No caso do encantamento que um bom instrumento, ou um instrumento bem usado, provoca num guitarrista com um certo "background", creio que não se crie uma relação simbólica, de poder, distinção ou seja lá o que for.  Uma boa guitarra, em última análise, todo o gear, são ferramentas. E ferramental de qualidade deve ser reconhecido como tal. E desejado, admirado, também.

Acho que o que parece farsesco no vídeo, é que a guitarra não é empunhada e usada como instrumento musical, mas como um símbolo. Como a foto do Lulla com a guitarra do Rock In Rio, como a foto do Barrichelo quando ganhou uma do Clapton...  

Quanta teoria, não ? hehehehe
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, as 17:13:07 por zekkez » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal