Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 01:28:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção de uma Bobinadeira HANDMADE  (Lida 31580 vezes)
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« : 28 de Agosto de 2012, as 00:21:09 »

A algum tempo  atras eu e o Kem estavamos discutindo sobre projeto para construção de uma boninadeira simples baseada nessa daqui.


pois bem, depois de analizar essa belezinha surgiu algumas ideias e com um ouco de criatividade e conhecimento, e umas pesquisadas por ai.
cheguei nesses 2 materias simples, básicos e baratos.



bom a idéia inicial era se fazer totalmente de aluminio ou ferro fundido. porém como a ansiedade foi muita e estou afastado do trampo e do maquinario que preciso, dado a simplicidade da coisa toda e o custo. ia acabar ficando caro e trabalhoso usinar materias sendo que a maquininha não necessita de força bruta. então optei fazer com madeira mesmo. abaixo umas fotos do projeto semi acabado. faltando ainda pintura, um guia-fio com tensionador que irei projetar futuramente usando outra peça comum a maquina de costura ( soporte de Viéz) e faltando também um contador de voltas que deverá ser ou uma calculadora adaptada, ou um contador estatístico digital da western.

ou um xingui lingui que já vem com os dois fios pronto para ligar num sensor.


bom segue agora umas fotos de como está atualmente o projeto:







a Polia utilizada é facil de se encontrar em qualquer loja de ferragens. inicialmente a ideia era usar uma de diametro de 100mm que daria uma redução de 1000/1 o que faria o motorzinho cair de 7000Rpm para 700Rpm porém como o pedal que aciona o motor é controlado por varistor e ainda tem um parafuso que limita o acionamento, sesolvi economizar na polia e optei por uma de 75mm, com isso pode se usar a bobinadeira para velocidades mais generosas com fio mais grosso.
Abaixo as dimensões da base e laterais, com furação para o cubo e para o parafuso 1/4 x 2" (passante) que prende o motor.


nota-se nas imagens e no croqui que esse parafuso não está no centro da lateral direita ele é deslocado um pouco mais atraz para poder dar o perfeito esticamento da correia.

e abaixo um pequeno video da criança funcionando sem carga, pois ainda não tinha nenhum projeto de catador ou transformador para usar  Embarrassed
O video é só pra ter uma noção prévia do funcionamento. quem quiser montar bola uma maneira de fazer a forma para captador ou transformador, que pode ser parafusado na ponta do eixo em ambos os lados.
segue o video gravado com Celular ( perdoem a qualidade) duvidas e sugestões serão bem vindas
http://youtu.be/6xOtZct5Ojg
Registrado
Metallover
Visitante
« Responder #1 : 28 de Agosto de 2012, as 01:01:14 »

Boa montageem cara, parabens 
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #2 : 28 de Agosto de 2012, as 08:56:32 »

Muito bom cara. Eu tinha vontade de montar uma bobinadeira também, mas não tinha muita idéia, agora tenho  Cheesy

Só uma sugestão: Você poderia postar um vídeo enrolando alguma bobina ou coisa do tipo
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 28 de Agosto de 2012, as 09:24:18 »

edyguitar.... ta MUITO legal a montagem...
E achei bem interessante esses contadores.
Procurei por Electronic Counter no Ebay e nada... será que tem outro nome?
Parabéns... quero ver os captadores enrolados depois... Smiley
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 28 de Agosto de 2012, as 09:57:47 »

Digital Counter???

Excelente iniciativa, dá gosto de ver coisas assim surgirem por aqui! Parabéns!!! Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 28 de Agosto de 2012, as 10:28:09 »

Digital Counter???
Da-lhe...  Palmas
http://www.ebay.com/itm/LCD-Electronic-Digital-5-Digit-Golf-Hand-Tally-Counter-/280494298843?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item414ec356db
Mas precisa desmontar o contador e puxar 2 fios no lugar do botão.

-----
ou um xingui lingui que já vem com os dois fios pronto para ligar num sensor.


Edy... esse não tem fios... esse vermelho ai é só uma cordinha pra segurar o contador.
Ele avança na contagem cada vez que se pressiona o botão.
Mas no Ebay é ridiculo de barato. Vale fazer a adaptação. Só precisa saber se ele vai responder corretamente a velocidade da bobinadeira.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 10:30:31 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
basshp
Visitante
« Responder #6 : 28 de Agosto de 2012, as 10:47:39 »

Olha a minha, foram feitas algumas modificações depois desse vídeo no dispositivo de acertar a posição do fio no carretel.

http://www.youtube.com/watch?v=d5T5_RbiYiQ&list=UU3NcQGw5SHOo8yDKZWRVzOg&index=18&feature=plcp

gd abraço a todos
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #7 : 28 de Agosto de 2012, as 12:39:15 »

Mas no Ebay é ridiculo de barato. Vale fazer a adaptação. Só precisa saber se ele vai responder corretamente a velocidade da bobinadeira.

Bah, muito barato mesmo, eu deveria ter visto isto quando tentei construir uma, minha bobinadeira era uma adaptação no chassi de um vídeo k7, o contador era ligado em um mouse de computador velho que eu tinha aqui em casa, dai eu usava a calculadora no PC para contar as voltas, aguenta alta velocidade, só precisa de um sensor que responda na mesma velocidade.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #8 : 28 de Agosto de 2012, as 13:15:57 »

edyguitar.... ta MUITO legal a montagem...
E achei bem interessante esses contadores.
Procurei por Electronic Counter no Ebay e nada... será que tem outro nome?
Parabéns... quero ver os captadores enrolados depois... Smiley
postei a imagem errada. o que tem fios para o sensor é esse


e o nome correto aqui no brasil é contador estatístico

bom hoje comprei uma calculadora por 5,00 da kenko Cool e um microswitch tipo fim de curso com roldana



e para acionar o micro vou utilizar uma arruela presa no eixo logo atraz da polia. vou fazer uns testes depois ai posto resultados. e talvez outro video enrolando uma bobina provisória com linha mesmo e uma forma qualquer.


-----
olha que legal esse contador que achei no ebay por 9 doletas.
http://www.ebay.com/itm/4-Digit-Red-LED-Counter-Panel-Meter-DC-6-15V-Up-and-Down-Totalizer-/250938320351?_trksid=p4340.m2109&_trkparms=aid%3D555001%26algo%3DPW.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D63%26meid%3D1648624429161373822%26pid%3D100010%26prg%3D1041%26rk%3D2%26#ht_2594wt_952
faz soma e subtrai tem botão reset também. ficaria lindo num painel bem trabalhado quase profissional.

-----
acabei de ver aqui. essa loja do Ebay tem todo timo imaginavel de contador digital para painel. muito interessante.
http://www.ebay.com/sch/merchant/happybuyersstore
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 14:16:20 por edyguitar » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 28 de Agosto de 2012, as 22:06:15 »

Parabéns, está ficando muito bom!

Eu estava aqui pensando em fazer um "sustainer" e pensando em enrrolar na "mão".

Qual a faixa de preço desses motores com o pedal de controle?

Abraços,
Alfredo

Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 28 de Agosto de 2012, as 22:26:45 »

Se for só para o driver do sustainer, Alfredo, acho que vale mais a pena enrolar na mão, é uma impedância bem baixa...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 28 de Agosto de 2012, as 22:31:35 »

Se for só para o driver do sustainer, Alfredo, acho que vale mais a pena enrolar na mão, é uma impedância bem baixa...

Eu montei um sistema desses, mas o driver de 8 Ohms não ficou bom, talvez por causa do ímã fraco.  Acabei por descobrir um outro sistema que funcionou até bem (pelo menos com uma corda de cada vez), e vou fazer mais testes agora, pois chegaram uns 20 drivers desses para mim essa semana.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 28 de Agosto de 2012, as 22:33:29 »

Valeu Alex; é exatamente para o driver, e pela baixa impedância, vai acabar sendo na mão mesmo, acho que entre 200 e 300 voltas vão ser suficientes.

E quanto a pergunta anterior sobre o valor do motor , já vi no outro tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4062.15

Obrigado.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #13 : 28 de Agosto de 2012, as 22:38:43 »

Alfredo, experimente com um desses:



Quebre a tampa do transdutor, e retire o diafragma, revelando o ímã com o enrolamento.  Funciona bem com o LM386, com o pré de 1 transistor.  Devo usar um buffer de alguns Giga Ohms para poder deixar a entrada sempre conectada (sem roubar timbre do instrumento), simplificando a comutação.  Só não sei se o LM386 vai conseguir dar conta de seis transdutores.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #14 : 28 de Agosto de 2012, as 22:45:32 »

Adiel e Alex, (alguém já disse que parece nome de dupla sertaneja).

Voltando ao assunto; "sustainer", daria para um ou o outro abrir, um tópico específico, para não atrapalhar-mos o tópico da bobinadeira.

Tenho algumas idéias, usando uns imãs de neodímio de 0,5cmx0,5cm, que são muito fortes, retirados de unidades óticas.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal