Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Junho de 2024, as 20:46:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Treinamento-como ter uma boa soldabilidade-como soldar corretamente  (Lida 9521 vezes)
Dexter
Visitante
« Responder #15 : 03 de Setembro de 2012, as 21:56:32 »

Pasta de solda Best é bom usar? tem uma esponja que parece uma palha de aço pra serve aquilo? Abç

Aboli a esponja vegetal, só uso esponja de aço inox, comprada em supermercado, custou 1 tostão.
Registrado
MuriloFrade
Visitante
« Responder #16 : 03 de Setembro de 2012, as 23:49:03 »

Achei o máximo a ideia da criação deste tópico, aprendi bastante com os pontos que você citou.

Tem um problema que muitas vezes acontece quando estou soldando e eu ainda não descobri o motivo disso. Ocorre na hora de afastar o ferro de solda para terminar a soldagem: quando tiro a ponta do ferro do contato para finalizar, a solda vem junto se "esticando". É muito chato. Por outro lado, tem vez que as soldas que faço ficam bem redondinhas junto com a ilha, o que me faz pensar que não estou preparando bem a placa, talvez pondo verniz demais, sei lá.

Estou usando uma solda da marca SOFT, não sei se pode ser isso. Nela tem escrito que possui 60% de Sn, 40% de Pb, fluxo RA e fio de 1mm.
Pesquisando o que significava esse fluxo RA encontrei esse link que leva a um "Dicionário da Solda" que tem explicando o que significa esse termo e também tem outros termos que o guitarjunior utilizou. Pode ser que sirva para complementar o entedimento e ajudar no assunto.

Abraço.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #17 : 04 de Setembro de 2012, as 00:42:10 »

...Ocorre na hora de afastar o ferro de solda para terminar a soldagem: quando tiro a ponta do ferro do contato para finalizar, a solda vem junto se "esticando"...

Aguarde o ponto que você soldou resfriar pouco, refaça o trabalho removendo essa solda, resfria, coloque outra solda, tente ser breve, isso exige prática. Isso ocorre normalmente quando se deixa a ponta do ferro de solda além do tempo no mesmo local, a resina acaba "queimando" e perde a sua propriedade.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2012, as 00:43:50 por Dexter » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #18 : 04 de Setembro de 2012, as 00:50:37 »


Tem um problema que muitas vezes acontece quando estou soldando e eu ainda não descobri o motivo disso. Ocorre na hora de afastar o ferro de solda para terminar a soldagem: quando tiro a ponta do ferro do contato para finalizar, a solda vem junto se "esticando". É muito chato. Por outro lado, tem vez que as soldas que faço ficam bem redondinhas junto com a ilha, o que me faz pensar que não estou preparando bem a placa, talvez pondo verniz demais, sei lá.



Isso tem 3 causas muito comuns:
1. Ponta do ferro suja, solução, limpe-a sempre.
2. Ferro quente demais, solução, troque de ferro pegando um mais fraco ou solde em frete a um ventilador.
3. Falta fluxo na solda ou aderência no material, solução compre BREU puro em uma casa química e use como fluxo, e sempre esfregue bem com lixa ou bombril o ponto que irá ser soldado na placa.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2012, as 00:53:00 por felixmeirelles » Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #19 : 04 de Setembro de 2012, as 07:43:04 »

Achei o máximo a ideia da criação deste tópico, aprendi bastante com os pontos que você citou.

Tem um problema que muitas vezes acontece quando estou soldando e eu ainda não descobri o motivo disso. Ocorre na hora de afastar o ferro de solda para terminar a soldagem: quando tiro a ponta do ferro do contato para finalizar, a solda vem junto se "esticando". É muito chato. Por outro lado, tem vez que as soldas que faço ficam bem redondinhas junto com a ilha, o que me faz pensar que não estou preparando bem a placa, talvez pondo verniz demais, sei lá.

Estou usando uma solda da marca SOFT, não sei se pode ser isso. Nela tem escrito que possui 60% de Sn, 40% de Pb, fluxo RA e fio de 1mm.
Pesquisando o que significava esse fluxo RA encontrei esse link que leva a um "Dicionário da Solda" que tem explicando o que significa esse termo e também tem outros termos que o guitarjunior utilizou. Pode ser que sirva para complementar o entedimento e ajudar no assunto.

Abraço.



Olá, o fenômeno que você citou do levantamento da solda parecendo uma orelha de cachorro é causado pela retirada do ferro de solda muito rápido,

Quanto a solda que você esta usando nunca utilizei em meus processos, na realidade no meu processo só usamos solda lead-free a um ano, o fluxo RA, ele possui RESINA ATIVADA, isso ataca mais a superfície do cobre oferecendo uma melhor soldabilidade, ele é indicado para superficies muito oxidadas.
Agora a maior desvantagem do FLUXO RA é que ele continua corroendo e atacando o cobre da PCI o resto da vida da PCI, recomenda-se limpar a área com álcool isopropílico, porém mesmo assim ficam alguns resquícios, isso pode ser um problema pra quem quer dar uma garantia de mais de 3 meses para seus produtos.


Paz e bem a todos!

-----
...Ocorre na hora de afastar o ferro de solda para terminar a soldagem: quando tiro a ponta do ferro do contato para finalizar, a solda vem junto se "esticando"...

Aguarde o ponto que você soldou resfriar pouco, refaça o trabalho removendo essa solda, resfria, coloque outra solda, tente ser breve, isso exige prática. Isso ocorre normalmente quando se deixa a ponta do ferro de solda além do tempo no mesmo local, a resina acaba "queimando" e perde a sua propriedade.

Isso mesmo  dexter,

O fluxo quando aquecido e chega a temperatura de 90 graus, torna-se líquido e age como um limpador da superfície dos metais a serem soldados, posteriormente o fio de solda atinge seu ponto de fusão liquefazendo-se e iniciando o processo molhagem formando a junta soldada.

Logo se o fluxo derrete e não limpa a superfície da placa é possível que a solda volte na ponta do ferro de solda causando a orelha de cachorro.

Paz e bem a todos!
« Última modificação: 04 de Setembro de 2012, as 08:32:18 por guitarjunior » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal