Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Junho de 2024, as 21:02:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Treinamento-como ter uma boa soldabilidade-como soldar corretamente  (Lida 9522 vezes)
guitarjunior
Visitante
« : 03 de Setembro de 2012, as 16:26:58 »

Abaixo um treinamento que dei para a produção da firma que eu trabalho, destacando os principais pontos para se ter qualidade e uma boa soldabilidade para qualquer tipo de PCI, e esta totalmente baseada na norma IPC-610.

PONTA DE FERRO DE SOLDAR


Existem vários tipos de ponta e devem ser determinadas pela equipe de processos eletrônicos, pois para cada tipo de componente a ser soldado temos uma ponta adequada
A temperatura de trabalho não deve ser alterada para soldar com pontas pequenas ou grandes.

Para que não haja danos para os componentes e PCI´S, o tempo de soldagem manual não deve ultrapassar a 4 segundos, a temperatura na ponta do ferro não deve ser ultrapassada dos 360°C.
A temperatura acima de 360°C, poderá alterar alguns componentes, formando carbonização entre os terminais , espirar solda causando “MICRO CURTOS”, e levantar da PCI as ilhas e trilhas das PCI´S.
A temperatura abaixo de 280°C, causa danos tão ruins quanto acima de 360°C , mas com aspectos diferentes por EX: SOLDA FRIA.

FUNÇÃO DO  FLUXO NO PROCESSO DE SOLDAGEM

Para que a solda forme a ligação com os metais a serem soldados, as suas superfícies devem estar limpas e isentas de óxidos.

É nesse momento que o fluxo interno do fio se faz presente, para remover os óxidos que dificultam à soldagem, e ao mesmo  tempo, proteger a superfície, mantendo-a limpa da reoxidação pelo ar.

O fluxo quando aquecido, torna-se líquido e age como um limpador da superfície dos metais a serem soldados, posteriormente o fio de solda atinge seu ponto de fusão liquefazendo-se e iniciando o processo molhagem formando a junta soldada.

FLUXOS

Fluxo : É um composto químico que tem por finalidade remover os resíduos, óxidos, sujeira e etc das placas

Tipos de fluxo

R – Neutro
RMA – Médio ativado
RA – Ativado
NC – No Clean
UR - Hidrossolúvel

Limpeza das pontas: Esponja Vegetal a terrível vilã das pontas de solda

Esta esponja deve estar sempre limpa umedecida em água, a ponta do ferro de soldar acumula sujeira, resíduos de fluxo que ficam carbonizados na ponta que pode ser transferir no ponto a ser soldado provocando futuras corrosões
A ponta quando em contato com a esponja úmida, seus poros fecham liberando as sujeiras e resíduos na esponja, este processo protege as pontas proporcionando vida longa.

MÉTODOS PARA SE OBTER UMA BOA SOLDAGEM

Executar uma soldagem manual não é necessário colocar força física, esfregar, empurrar solda, porque o que concretiza a soldagem é o calor proporcionado pela ponta do ferro de soldar.
A ponta do ferro deve encostar bem no terminal e ilha a ser soldado. Do lado oposto deve-se encostar o fio de solda, observar a perfeita formação do cone de solda.
Desta forma você esta permitindo que o fluxo contido internamente no fio,  faça o seu trabalho de limpeza e preparação do ponto a ser soldado.
Colocar a quantidade necessária de solda, deixando que ela derreta e se espalhe por toda ilha, garantindo assim uma boa soldagem.
Retire o fio de solda, após retire o ferro de soldar para se obter uma perfeita função entre terminal e ilha garantindo uma fusão correta.


PRINCIPAIS CAUSAS DE SOLDA FRIA

A ponta do ferro de soldar não encostou o suficiente no ponto  para a transferência de calor.
Tempo de soldagem menor que 2 segundos.
O fluxo não fez seu trabalho.
A quantidade de solda foi insuficiente.
Excesso de água na esponja provocando baixa temperatura na ponta.

SOLDA TRINCADA

A solda trincada normalmente é provocada pela vibração na hora da soldagem.
Esta vibração ocorre pelo fato de forçarmos a ponta do ferro de soldar na ilha ou componente, esfregar a ponta do ferro de soldar, e outras vibrações.

SOLDA RASA OU DEMOLHAGEM

Normalmente é provocada pela falta de fluxo, não deixando o fluxo contido no fio espalhar-se na ilha.
Soldagem muito rápida.
Excesso de oxidação nos componentes ou ilhas a ser soldada.

LEVANTAMENTO DE TRILHA E ILHA NA PCI

É provocada pelo excesso de calor na ponta do ferro de soldar.
Muito tempo de permanência da ponta do ferro de soldar na ilha ou trilha.

REFORÇO DE SOLDA ESQUEÇAM ESSE TIPO DE INTERVENÇÃO POIS ISSO NÃO EXISTE


O reforço de solda normalmente é feito automaticamente.
Após uma soldagem bem feita, não há necessidade de reforçarmos o cone de solda.
A solda é uma cola , e não prego, parafuso ou rebite.
Quando tivermos a real necessidade de um reforço, para termos uma tração mecânica mais forte, devemos consultar a engenharia, para que se mude o layout da PCI.

A SUPERFÍCIE DO METAL
A SER SOLDADO NO REPARO OU RETRABALHO


Os Fluxos devem ser ativados para limpar as superfícies das PCI´S
de sujeiras, graxas, óleos e sem a presença de óxidos;
Essas barreiras impedem o contato do estanho contido nas soldas (metal ativo) com o metal base dos condutores elétricos (cobre) e, consequentemente a formação dos  intermetálicos (pesquisem sobre isto) que definem a junta soldada .

Perguntas?Huh??
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 03 de Setembro de 2012, as 16:31:54 »

Ótima contribuição.  Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 03 de Setembro de 2012, as 16:39:16 »

Citar
Limpeza das pontas: Esponja Vegetal a terrível vilã das pontas de solda (afinal é pra usar a esponja vegetal ou não ?)

Esta esponja deve estar sempre limpa umedecida em água, a ponta do ferro de soldar acumula sujeira, resíduos de fluxo que ficam carbonizados na ponta que pode ser transferir (Huh?) no ponto a ser soldado provocando futuras corrosões
A ponta quando em contato com a esponja úmida, seus poros (da ponta ou da esponja ?) fecham liberando as sujeiras e resíduos na esponja, este processo protege as pontas proporcionando vida longa.

Você achou esse texto em outro idioma e passou um tradutor automático ? Pois ficou esquisito e sem sentido em algumas partes.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2012, as 16:45:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Codorna
Visitante
« Responder #3 : 03 de Setembro de 2012, as 17:05:44 »

Citar
Limpeza das pontas: Esponja Vegetal a terrível vilã das pontas de solda (afinal é pra usar a esponja vegetal ou não ?)

Esta esponja deve estar sempre limpa umedecida em água, a ponta do ferro de soldar acumula sujeira, resíduos de fluxo que ficam carbonizados na ponta que pode ser transferir (Huh?) no ponto a ser soldado provocando futuras corrosões
A ponta quando em contato com a esponja úmida, seus poros (da ponta ou da esponja ?) fecham liberando as sujeiras e resíduos na esponja, este processo protege as pontas proporcionando vida longa.

Você achou esse texto em outro idioma e passou um tradutor automático ? Pois ficou esquisito e sem sentido em algumas partes.

cara, acredito que não foi tradutor, mas sim errinhos de português mesmo. Com um pouco de esforço dá pra entender. O que eu entendi é que a esponja estando limpa e umedecida "protege as pontas proporcionando vida longa", mas caso contrário prejudica a solda, por ser uma acumuladora de sujeiras diversas. De qualquer forma, chamar a esponja de vilã ficou esquisito mesmo!
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #4 : 03 de Setembro de 2012, as 17:12:30 »

Olá xformer,

Esponja Vegetal

Sim, é pra usar a esponja vegetal, mas nunca ela encharcada e sim levemente umedecida, quando você molha muito a esponja, acaba dando choque térmico na ponta do ferro de soldar, de modo que aparecem buracos nas mesmas, em média compramos 140 unidades por mês de pontas de ferro de solda da marca Hcko para substituição das danificadas.



Poros:

Os poros são do metal da ponta do ferro de solda, quando a ponta do ferro de solda esta aquecida seus porros se abrem de modo que passando a ponta na esponja levemente úmida você consegue limpá-la aceitavelmente.

Se tiver dúvidas quanto a alguns termos técnicos que usamos em processos eletrônicos que estão contidos neste material pode ficar a vontade em perguntar.

Um exemplo de termo de processos:

Molhagem da solda é a capacidade da solda se espalhar em toda a ilha da PCI ou PAD da mesma.

Quanto ao material me baseei apenas na IPC A 610 E.

Paz e bem a todos.


-----
olá Codorna,

no meu caso a esponja é a vilã no meu processo, pois por culpa dela substituo de 140 a 180 pontas por mês, isso em uma fábrica, muito prejuizo para o meu setor.

Quanto aos erros de português, vou fazer uma revisão do material pois este treinamento foi  feito as pressas pro pessoal de processos e solda da firma que eu trabalho.

Paz e bem a todos!
« Última modificação: 03 de Setembro de 2012, as 17:16:23 por guitarjunior » Registrado
Codorna
Visitante
« Responder #5 : 03 de Setembro de 2012, as 17:29:03 »

entendi, já trabalhei em fábrica e sei bem como funciona a política de redução de custos.  Legal!
 
De qualquer forma, o uso adequado da esponja traz benefícios na soldagem. Sendo assim, para uso não-industrial entendo que ela seja mais "mocinha" do que "vilã".

-----
aliás, para o pessoal do chão de fábrica costuma ser mais eficiente usar português "oral" em material escrito, já que geralmente eles tem baixo nível de instrução. Quanto mais coloquial, mais fácil de passar a mensagem com precisão. Acho que no geral você mandou bem.  Legal!
« Última modificação: 03 de Setembro de 2012, as 17:33:05 por Codorna » Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #6 : 03 de Setembro de 2012, as 17:59:09 »

Muito bom!! eu comprei um pino mais fino para minha estação de solda só que ele não esquenta do jeito que o outro antigo esquentava, alguém pode me dar uma luz? o pino é da mesma marca e modelo do outro, só que a ponta é mais fina. Abç
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #7 : 03 de Setembro de 2012, as 18:17:00 »

Muito bom!! eu comprei um pino mais fino para minha estação de solda só que ele não esquenta do jeito que o outro antigo esquentava, alguém pode me dar uma luz? o pino é da mesma marca e modelo do outro, só que a ponta é mais fina. Abç

Pino mais fino tem menos área de contato com o terminal do compomente e com a PCi logo menos transferencia de calor, considere a troca da ponta por uma mais grossa, ou aumente a tempertura da estação de solda sobe pena de levantar as ilhas da pci.
A troca da ponta é o mais indicado.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #8 : 03 de Setembro de 2012, as 18:26:09 »

Vou tentar fazer isso então, Obrigado!
Registrado
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #9 : 03 de Setembro de 2012, as 18:32:53 »

Vou tentar fazer isso então, Obrigado!
Já vi em algum lugar aqui do fórum que algumas pessoas fazem a ponta do ferro de solda com fio rígido grosso e afia no esmeril, mas nunca tentei.
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #10 : 03 de Setembro de 2012, as 18:50:38 »

Vou tentar fazer isso então, Obrigado!
Já vi em algum lugar aqui do fórum que algumas pessoas fazem a ponta do ferro de solda com fio rígido grosso e afia no esmeril, mas nunca tentei.

Isso não é recomendado, pois você não terá uma boa transferência de calor, o mais recomendado é usar pontas apropriadas para soldagem.
Porém na falta de dinheiro a solução é improvisar mesmo.

Paz e bem a todos!
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #11 : 03 de Setembro de 2012, as 20:32:11 »

Buenas

Uma ajuda com termos técnicos.
Sou Engenheiro Mecânico e gostaria de contribuir, de forma a enriquecer tais informações compartilhadas.
Muito bom o material.

- O nome correto do processo é brasagem.

Brasagem é um processo térmico, semlhante a soldagem, mas diferindo desta na fusão dos elementos envolvidos, onde apenas o material de adição é fundido, pois seu ponto de fusão é inferior do material a ser brasado.
Tem como objetivos a união de matetiais ou o revestimento do(s) material(ais) a ser(em) brasado(s) com o material de adição.

- O nome correto da solda ou estanho é material de adição, para o caso específico metal de adição.

- No lugar de soldabilidade costuma-se a usar molhabilidade.

Espero ter contribuido e que não seja mal interpretado, pois, como a grande maioria, minha intenção é somar a esta notória ferramenta de compartilhamento de conhecimento, que é este site.

Abraços
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #12 : 03 de Setembro de 2012, as 20:54:46 »

Pasta de solda Best é bom usar? tem uma esponja que parece uma palha de aço pra serve aquilo? Abç
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 03 de Setembro de 2012, as 21:40:47 »

Citar
Sim, é pra usar a esponja vegetal, mas nunca ela encharcada e sim levemente umedecida, quando você molha muito a esponja, acaba dando choque térmico na ponta do ferro de soldar, de modo que aparecem buracos nas mesmas, em média compramos 140 unidades por mês de pontas de ferro de solda da marca Hcko para substituição das danificadas.

Vou por menos água na esponja de agora em diante.   Legal!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitarjunior
Visitante
« Responder #14 : 03 de Setembro de 2012, as 21:48:35 »

Pasta de solda Best é bom usar? tem uma esponja que parece uma palha de aço pra serve aquilo? Abç

Já usei em meus processos solda BEST, possui ótima molhagem mas é muito cara, porém para um melhor custo beneficio use solda ALFATEC 63/37 com fluxo, tanto na bitola 0.5mm como 1mm de acordo com trabalho que você vai realizar.

Essas palhas de aço para limpeza das pontas é muito boa, pois na limpeza a ponta não sofre o choque térmico que teria em uma esponja umedecida, já as utilizei em testes nos meus processos, porem enche de solda muito rápido  quando você limpa, e é muito difícil de retirar esses pingos de solda que fica emaranhado nela, mas pra quem usa pouco o ferro de solda é uma boa ideia usar sim.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal