Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Junho de 2024, as 13:26:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Millenium, 3PDT, Relé, e a velha conversa do True Bypass...  (Lida 8876 vezes)
vinealonso
Visitante
« : 17 de Setembro de 2012, as 11:13:29 »

Handmakers, estou abrindo este tópico para abortar este assunto que já foi muito discutido aqui, porém não de uma forma muito didática, com o intuito de reunir mitos e verdades, bem como a experiência prática de quem já montou muito pedal, e já experimentou diversos tipos de chaveamento.
Sou handmaker novato, e decidi começar a modificar layouts para montá-los onboard. Quando se pensa no chaveamento, logo vem à mente a 3DPT e suas vantagens, mas em seguida vem também o alto custo aqui no Brasil (muito injusto ao meu ver). Pensando mais a diante, me vieram mais algumas outras questões. Vamos lá:

3PDT – Com esta, o chaveamento é indiscutivelmente TBP com led, ok. Porém ela dá pop, e pra isso é recomendado um resistor do in ou do out ao ground.

Relé – Sobre este não pesquisei tanto, se alguém entende melhor e quiser discorrer sobre, fique à vontade. Ouvi dizer que tem capacitância parasita, entre outras coisas.

Millenium – No arquivo do site, diz que quem utiliza este tipo de chaveamento não precisa-se preocupar com perda de sinal, pois quando em bypass, a millenium fica totalmente fora do circuito. Confere esta informação? Se sim, já a tenho por um TBP Eletrônico.

A Apostila “A Verdade sobre o true bypass” passa de leve por esse tipo de chaveamento, o que a primeira vista leva a crer que não é um sistema TBP. Sei que é um chaveamento eletrônico, mas conforme fui entendendo melhor sobre isso, comecei a perceber que apenas por ser um chaveamento eletrônico , tal não possa ser considerado “true”. E um usuário do fórum me disse que “a millenium não é TBP, pois precisa de energia pra funcionar” – o que não fez muito sentido pra mim a princípio.

Então, aberto a correções, gostaria de tentar definir o que seria true bypass.
Se um chaveamento desliga totalmente o sinal que chega no Jack input do circuito do pedal, e o joga diretamente no Jack output, este é TBP. Correto? Me digam.

Se sim, então a millenium que, segundo o arquivo do site, também isola totalmente o sinal do circuito, por definição também seria TBP. Se houver perda de sinal, é por culpa da própria millenium, o que eu não sei realmente se ocorre ou não. (aliás, é O millenium, ou A millenium? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ não sei o gênero desse chaveamento).

Aqui quero abordar também a questão dos resistores anti-pop, que foi o que mais me despertou curiosidade. O split-bypass com DPDT e Led por exemplo, é culpado de “roubar” o sinal, pois o sinal está sempre conectado ao IN ou OUT do circuito. Mas o resistor anti-pop não é de certa forma semelhante ao split, pois conecta constantemente o input ao GND? Este resistor então, impede que a definição acima de TBP seja aplicada aos chaveamentos com 3PDT também, pois nunca o sinal estará totalmente isolado.

Muitas vezes esta questão de chaveamento vem carregada de superstições e preciosismo, quando as coisas podem não ser exatamente como falam. Vamos caçar estes mitos e fantasmas dos sistemas de chaveamento!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 17 de Setembro de 2012, as 13:30:01 »

Primeiramente, o resistor ao qual você se refere deve ser o conhecido como pull out. Ele fica na entrada ou na saída do circuito para ajudar a descarregar os capacitores de acoplamento e evitar ruído quando a chave de bypass é acionada, não fica conectado à chave ou à entrada do pedal quando em bypass. O bypass com Millenium continua a ser mecânico, não eletrônico. Apenas o acendimento do LED de estado é que usa um artifício eletrônico.

Truebyass pode ser bom para uns e nem tão bom para outros. Sem um buffer qualquer entre a guitarra e o monte de cabos da pedaleira, mais os que ligam a própria à pedaleira e esta ao amp, a perda de sinal pode ser crítica...

Há chaveamentos eletrônicos melhores e piores!

O chaveamento por relé, bem feito, pode ser considerado truebypass, pois não haverá contato de entrada e saída do pedal com o circuito quando em bypass e o encontro entre in e out será feito por contato mecânico. Portanto essa receitinha de bolo de "se não chaveia sem energia" tem a ver com falta de conhecimento.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #2 : 17 de Setembro de 2012, as 13:54:25 »

Ok, então entendi agora a ligação deste resistor. Eu pensava que ele ia no input do jack, ligado ao terra, quando na verdade ele vai do in do circuito ao gnd, e é isolado junto com o circuito quando o bypass é ativado. É isso? Mas, ele sempre estará ligando o in ou out do circuito, ao gnd, que está também sempre ligado à guitarra, agora, se isso faz alguma diferença eu não sei, por que não entendo a fundo de eletrônica.

Legal a sacada do millenium ser mecânico, não sabia disso!

E tem algo que substitua o buffer, pra evitar essa perda de sinal, ou parte dela? Já ouvi falar muito sobre boost limpo sempre acionado, no início do set, pra compensar essa perda, no caso de um set só TBP.
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #3 : 18 de Setembro de 2012, as 11:51:48 »

E sobre o chaveamento por led+ldr, não tem perda no sinal?
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #4 : 18 de Setembro de 2012, as 12:04:54 »

Preciso descobrir um jeito de ligar uma 3pdt no meu pré JCM800 sem dar apitos nos potenciômetros. Será que tenho que ligar um resistor desse? já tentei de tudo mas é só colocar a chave o bicho começa apitar quando eu giro o potenciômetro Treble, e Gain, sem a chave ele fica normal.Mesmo eu usando fios blindados não adianta nada! nem sei mais o que fazer. Abç
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 18 de Setembro de 2012, as 12:10:30 »

Ok, então entendi agora a ligação deste resistor. Eu pensava que ele ia no input do jack, ligado ao terra, quando na verdade ele vai do in do circuito ao gnd, e é isolado junto com o circuito quando o bypass é ativado. É isso? Mas, ele sempre estará ligando o in ou out do circuito, ao gnd, que está também sempre ligado à guitarra, agora, se isso faz alguma diferença eu não sei, por que não entendo a fundo de eletrônica.

Não entendi sua colocação... Primeiro você entende que o circuito do pedal, assim como o resistor de pulloff, estarão isolados da guitarra quando em bypass. Até aí OK. Quando sair de bypass ou voltar ao estado de bypass, o resistor ajudará a descarregar quaisquer capacitores na entrada ou na saída do próprio circuito. Normalmente daí viria o POP.

-----
E tem algo que substitua o buffer, pra evitar essa perda de sinal, ou parte dela? Já ouvi falar muito sobre boost limpo sempre acionado, no início do set, pra compensar essa perda, no caso de um set só TBP.

Sim, um booster pode ser usado no lugar do buffer, que nada mais é que um amplificador de ganho unitário, normalmente com entrada de alta impedância e saída de baixa. O buffer é usado para manter a integridade do sinal, assim a idéia é modificar o sinal o mínimo possível.

Um booster, para ocupar a mesma função precisa estar ligado o tempo todo. Se vai usar um booster "limpo" ou "sujo", aí já é com cada um. Se vai usar ganho maior que 1, também depende da necessidade de cada um.

-----
E sobre o chaveamento por led+ldr, não tem perda no sinal?

Qual chaveamento? Pode dar um exemplo?

Nos pedais da VoodooLabs há um tipo de chaveamento com acoplador ótico ativo muito interessante. Mas é usado um integrado com LED e transistor sensível a luz, não um resistor LDR.

-----
Preciso descobrir um jeito de ligar uma 3pdt no meu pré JCM800 sem dar apitos nos potenciômetros. Será que tenho que ligar um resistor desse? já tentei de tudo mas é só colocar a chave o bicho começa apitar quando eu giro o potenciômetro Treble, e Gain, sem a chave ele fica normal.Mesmo eu usando fios blindados não adianta nada! nem sei mais o que fazer. Abç

Em pedais de alto ganho, chaveamentos eletrônicos costumam dar melhor resultado.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 12:20:04 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #6 : 18 de Setembro de 2012, as 13:43:01 »

Ok, então entendi agora a ligação deste resistor. Eu pensava que ele ia no input do jack, ligado ao terra, quando na verdade ele vai do in do circuito ao gnd, e é isolado junto com o circuito quando o bypass é ativado. É isso? Mas, ele sempre estará ligando o in ou out do circuito, ao gnd, que está também sempre ligado à guitarra, agora, se isso faz alguma diferença eu não sei, por que não entendo a fundo de eletrônica.

Não entendi sua colocação... Primeiro você entende que o circuito do pedal, assim como o resistor de pulloff, estarão isolados da guitarra quando em bypass. Até aí OK. Quando sair de bypass ou voltar ao estado de bypass, o resistor ajudará a descarregar quaisquer capacitores na entrada ou na saída do próprio circuito. Normalmente daí viria o POP.

-----

Quando em bypass, o IN/OUT da guitarra estão isolados do circuito, mas não o GND do circuito, este está constantemente ligado ao "sleeve" do jack, o GND não passa pelo bypass, este é o ponto.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 18 de Setembro de 2012, as 13:58:30 »

O terra (ou GROUND) é muitas vezes apelidado de COMUM, pois é um ponto comum, na verdade todos os circuitos devem estar ligados a ele. Não se chaveia o terra, não há necessidade normalmente. Há exceções, nas quais se "levanta" o terra, mas nem seria matéria para discutir aqui.

Esse conceito, por mais simples que pareça, necessita de algum estudo sobre circuitos eletrônicos. Como sempre sugerimos a todos que querem entender alguma coisa sobre pedais, e não apenas seguir às cegas receitas de bolo de outros, a estudar o básico. Na seção de INICIANTES há ótimas indicações e material para isso.

Um conceito interessante para se poder entender o que é tensão, resistência e corrente é saber o que é diferença de potencial entre dois pontos.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #8 : 18 de Setembro de 2012, as 14:27:12 »

Sim, exatamente como eu disse, pela pouco que sei, vi que o ground é comum, assim como em qualquer sistema (nos carros por exemplo, toda a lataria do carro é ligada ao polo negativo da bateria) e que o resistor de pullout liga o in da guitarra diretamente ao GND, essa foi a observação, mas não sei se isso influencia, em questão de perda de sinal.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #9 : 18 de Setembro de 2012, as 14:36:01 »

Alex, eu já tentei com Relê também e da a mesma coisa. Sem querer abusar de sua bondade vc conhece algum  chaveamentos eletrônico para eu usar em meu pré JCM800? aqui do site eu já fiz uns dois mas não deu certo fica o mesmo problema da chave 3pdt. Muito Obrigado!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 18 de Setembro de 2012, as 14:45:52 »

Sim, exatamente como eu disse, pela pouco que sei, vi que o ground é comum, assim como em qualquer sistema (nos carros por exemplo, toda a lataria do carro é ligada ao polo negativo da bateria) e que o resistor de pullout liga o in da guitarra diretamente ao GND, essa foi a observação, mas não sei se isso influencia, em questão de perda de sinal.

Vamos por partes... Guitarra não tem IN, normalmente. Tem OUT, que eu saiba. O OUT da guitarra vai ter a malha do cabo indo para o terra do pedal, do amp, do que quer que seja e o VIVO para o IN do que quer que seja. O resistor de pullout não liga o VIVO que vem da guitarra direto ao terra. Ele apresenta uma resistência bem superior a dos próprios potenciômetros da guitarra, que também vão ao terra dentro da própria guitarra, e esse resistor é dimensionado para não baixar muito a impedância de entrada do circuito do pedal. Além disso ele só estará conectado ao VIVO que vem da guitarra quando NÃO estiver em bypass.

Continuo insistindo que, sem estudar o básico, fica difícil ter uma idéia melhor do que estamos falando...

-----
Alex, eu já tentei com Relê também e da a mesma coisa. Sem querer abusar de sua bondade vc conhece algum  chaveamentos eletrônico para eu usar em meu pré JCM800? aqui do site eu já fiz uns dois mas não deu certo fica o mesmo problema da chave 3pdt. Muito Obrigado!

Eu imagino que com relê também dê a mesma coisa, mas realmente nunca tive um problema assim...

Você pode tentar a soluçaõ dos pedais BOSS. A Tech21 que fabrica alguns pedais conhecidos de HiGain também opta pelo chaveamento eletrônico.
Eu não saberia apontar um layout sozinho de uma chave dessas, mas nada que o amigo  Procure não possa ajudar...

Boa sorte!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 15:32:09 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #11 : 18 de Setembro de 2012, as 15:01:59 »

Ok ok, sou bem leigo mesmo, e agradeço a paciência por que fiz uma tremenda confusão na ultima mensagem, me desculpe.

Vou tentar explicar de novo: Não tem nada a ver com o VIVO da guitarra mesmo, eu coloquei a questão do resistor de pullout que liga constantemente o IN do circuito, ao GND - se isso não pode causar perda de sinal.

Pelo que você falou, eu entendi que o GND não influencia neste caso, não precisa ser chaveado, pois não provoca perda, é isso?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 18 de Setembro de 2012, as 15:31:21 »

Sim, o ground não vai ser chaveado. Isso é o padrão.

Quanto ao resistor de puloff na entrada do circuito, como eu disse, por seu valor ser bem alto, quase não mexe com a impedância de entrada do circuito, que é o que nos importa nesse ponto, apenas ajuda na minimização do POP.

Entendi sua preocupação e é válida. Mas o mais importante seria mesmo procurar por pontos de perda de integridade de sinal quando tudo está em bypass. Um cabo de guitarra vagabundo é um provável culpado por uma boa perda, por exemplo. Se antes dele houver um buffer ou booster com saída de baixa impedância, já melhora a situação.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #13 : 18 de Setembro de 2012, as 15:37:48 »

Muito bom! Esclareceu muito bem minha dúvida! E no caso do resistor de 100k que geralmente vai do out do circuito ao gnd? Já é um valor bem menor. Seria por que ele influencia(?) apenas na impedância de saída do circuito?

Sobre o booster de baixa impedância, o microamp seria um exemplo?
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 15:41:39 por vinealonso » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 18 de Setembro de 2012, as 16:07:54 »

A saída é bom que tenha baixa impedância, com limites, claro...rs

Dou força de experimentar o circuito de buffer do tópico "Pedal de 1 Transistor" do Adiel.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal