Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 19:27:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Procurando Equalizer eficiente.  (Lida 19400 vezes)
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #15 : 25 de Setembro de 2012, as 04:19:48 »

seria bacana "roubar" o eq dos mesa da série mark
e adaptar esse circuito http://www.muzique.com/lab/gyrator.htm
no lugar dos indutores como é feito nos amps carvin da série x100b  Legal!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #16 : 25 de Setembro de 2012, as 09:10:25 »

Circuitos de equalizador costumam ser "modulares"... Cada etapa de equalização tem topologia igual às demais (normalmente são circuitos que simulam uma rede LC usando amplificadores operacionais, acho que o nome é "girador", ou "girator" em inglês), mudando apenas alguns valores de componentes que ditam a frequência de atuação. Então a partir de um circuito qualquer, com um certo número de bandas, é perfeitamente possível (e até fácil) adicionar outras, à gosto do freguês. Tem bastante literatura na web explicando como calcular os componentes dos giradores (éeste mesmo o nome?), e para saber como eles se conectam, basta entender como foi feito nas preexistentes do projeto e copiar.

Experimente!

Boa, seguindo esse critério poderia dobrar o circuito de equalização do projeto do GGG, só que o ruim que ele usa alimentação simétrica, seria bom o circuito com alimentação normal sem o uso de fonte simétrica ou circuito interno com o MAX1044 para gerar tensão +9 GND -9.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #17 : 25 de Setembro de 2012, as 10:42:09 »

O layout do Scorpion  tem layout sim.

Em relação a testar, coloca a mão no bolso e testa pelo menos...

Como não encontrei lá no tópico, tomei a liberdade de colocar no 4shared para quem tiver interesse.

http://www.4shared.com/office/WveTq68g/EQUALIZADOR.html?

Abraço!

Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #18 : 25 de Setembro de 2012, as 11:31:34 »

O layout do Scorpion  tem layout sim.

Em relação a testar, coloca a mão no bolso e testa pelo menos...

Como não encontrei lá no tópico, tomei a liberdade de colocar no 4shared para quem tiver interesse.

http://www.4shared.com/office/WveTq68g/EQUALIZADOR.html?

Abraço!



Nossa cara Obrigado mesmo o ruim que ta faltando o esquema né para talvez diminuir o tamanho dele e criar uma placa alternativa para os pots delizantes, layout aprovado já?? se sim vou comprar as peças para fazer ele, só faltava esse pedal para começar a montar meu set up, mais esse pedal vai ficar meio "grande" né, rsrsrssr
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, as 11:33:13 por erick rodrigues » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #19 : 25 de Setembro de 2012, as 13:41:00 »

Tem que ver se alguém já montou, pois este é o arquivo no qual o Scorpion postou, e na transição do site acabou "sumindo", mas nem sempre você vai achar layouts testados. Eu te aconselho a a montá-lo pois assim assim você ajuda a comunidade pois nem sempre temos condições de fazer todas etapas do projeto.

Isto já foi discutido aqui em tópicos apropriados. Acredito que esta é uma oportunidade de incentivar os membros que dispõe do seu tempo para fazer layouts e publicá-los.

Você quer um equalizador, o cara já fez metade do trabalho, é só você terminar de trilhar o caminho, pois tudo o que você precisa está no pdf, infelizmente faltou o esquema elétrico... mas o pdf é suficiente para que você monte a placa!

Abraço!
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #20 : 25 de Setembro de 2012, as 13:47:58 »

Tem que ver se alguém já montou, pois este é o arquivo no qual o Scorpion postou, e na transição do site acabou "sumindo", mas nem sempre você vai achar layouts testados. Eu te aconselho a a montá-lo pois assim assim você ajuda a comunidade pois nem sempre temos condições de fazer todas etapas do projeto.

Isto já foi discutido aqui em tópicos apropriados. Acredito que esta é uma oportunidade de incentivar os membros que dispõe do seu tempo para fazer layouts e publicá-los.

Você quer um equalizador, o cara já fez metade do trabalho, é só você terminar de trilhar o caminho, pois tudo o que você precisa está no pdf, infelizmente faltou o esquema elétrico... mas o pdf é suficiente para que você monte a placa!

Abraço!

Pois é independente do layout ter sido testado ou não eu vou fazer ele e testar, mais seria bom saber se já tinha sido montado era 100% de certeza né, mais em relação ao esquema elétrico era para caso o projeto ser bem sucedido ou ter erro também, e tentaria diminuir a pcb e um layout especifico para os pots deslizantes para facilitar a montagem em uma caixa menor para ser um EQ GRÁFICO mesmo.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #21 : 25 de Setembro de 2012, as 13:55:34 »

No próprio layout do Scorpion cita que foi baseado no projeto da GGG; e lá tem o esquema: http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_eq6b_sc.pdf?phpMyAdmin=78482479fd7e7fc3768044a841b3e85a

Assim como layout disponível, tabela de capacitores para frequência de corte diferente, entre outras informações.

http://www.generalguitargadgets.com/projects/18-eq/46-6-band-graphic-eq
Registrado

erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #22 : 25 de Setembro de 2012, as 14:01:15 »

No próprio layout do Scorpion cita que foi baseado no projeto da GGG; e lá tem o esquema: http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_eq6b_sc.pdf?phpMyAdmin=78482479fd7e7fc3768044a841b3e85a

Assim como layout disponível, tabela de capacitores para frequência de corte diferente, entre outras informações.

http://www.generalguitargadgets.com/projects/18-eq/46-6-band-graphic-eq


Hum.. obrigado, mais ele aumentou mais CI de frequência dai não sei como foi colocado no esquema. A, seria impossível modificar  esse projeto para que fosse alimentado por uma fonte comum? Sem que seja necessário o uso de uma fonte simétrica ou circuito com MAX1044?
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, as 14:05:18 por erick rodrigues » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #23 : 25 de Setembro de 2012, as 14:17:08 »

Olhe o esquema e analize da sequinte forma:

1º - Considere que cada TL074 são compostos internamente de 4 amplificadores operacionais.

2º - No primeiro TL074, usa um amplificador operacional para entrada, outro para saida (considerando cada como um bloco) sobram 2 para equalizador (2 bandas)

3° - O segundo TL074 são usados para mais 4 bandas do equalizador; até aqui temos um equalizador de 6 bandas.

4º - O terceiro TL074 faz mais 4 bandas do equalizador; portanto totalizando 10 bandas

Os operacionais internos do 2º e 3º são usados apenas como os filtros de cada banda, usando a tabela de capacitores que foi disponibilizada para calcular o corte de cada banda.  Na prática você poderia por exemplo fazer um equalizador de 30 bandas.

Ou seja é só replicar os filtros; 4 para cada TL074 adicional

Espero que tenha sido claro.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, as 14:20:33 por Alfredo Padrao » Registrado

erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #24 : 25 de Setembro de 2012, as 15:00:31 »

Olhe o esquema e analize da sequinte forma:

1º - Considere que cada TL074 são compostos internamente de 4 amplificadores operacionais.

2º - No primeiro TL074, usa um amplificador operacional para entrada, outro para saida (considerando cada como um bloco) sobram 2 para equalizador (2 bandas)

3° - O segundo TL074 são usados para mais 4 bandas do equalizador; até aqui temos um equalizador de 6 bandas.

4º - O terceiro TL074 faz mais 4 bandas do equalizador; portanto totalizando 10 bandas

Os operacionais internos do 2º e 3º são usados apenas como os filtros de cada banda, usando a tabela de capacitores que foi disponibilizada para calcular o corte de cada banda.  Na prática você poderia por exemplo fazer um equalizador de 30 bandas.

Ou seja é só replicar os filtros; 4 para cada TL074 adicional

Espero que tenha sido claro.

Deixar ver se eu entendi pelo esquema acima, o 2c do segundo Ci iria para mais um estagio de frequência e seria substituído pelo 3c do terceiro ci que seria adicionado?
A só uma duvida poderia adicionar um pot de volume quem sabe? ficaria igual ao MXR M-108, esse eq se aproxima com a mesma qualidade do GE 7 por exemplo?

-----
Sobre o projeto do scorpion entendi sim agora vendo direitinho( quebrar a cabeça sempre é bom) já que ele usou um único oamp para entrada e saída e as pinagens estão diferentes em relação ao original, eu quebrei a cabeça para entender por que o GGG usa entrada de 1 e saída do outro, será que funciona usando a entrada e saída de único CI sem fazer essa transmissão CI 1 para o CI 3?
Ps: perguntas educativas, sem bullying tá ( "tipo vai estudar") rsrssrs.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, as 16:17:15 por erick rodrigues » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #25 : 25 de Setembro de 2012, as 17:05:34 »

Neste caso acredito que o operacional pode ser usado para qualquer estagio, contanto que você configure corretamente o mesmo para isso.

Abraço!
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #26 : 25 de Setembro de 2012, as 17:26:27 »

POis é fiquei em duvida se poderia usar a entrada e saida do mesmo oamp sem precisar fazer a transição de sinal entre o Ci 1 para o Ci 3, uma duvida como colocar um pot de volume 100K A ali no out talvez ?
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, as 18:08:45 por erick rodrigues » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #27 : 25 de Setembro de 2012, as 18:03:36 »

Pegue um pot de 1MA, pino 1 no GND, pino 2 no + do jack de saída, e pino 3 na saída do circuito do equalizador. Acredito que dê certo!

Abraço!
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #28 : 25 de Setembro de 2012, as 18:15:05 »

Pois é fiquei em duvida do valor do pot. Então posso usar a entrada e saída de único oamp sem precisar fazer  a entrada do Ci 1 e usar a saida do Ci 3, essa é minha duvida.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #29 : 25 de Setembro de 2012, as 18:37:54 »

Sim, tendo 3 CI's quádruplos e iguais, você tem um total de 12 opamps.

Tanto faz qual dos 12 opamps você vai usar para cada função. O que define "qual pegar" é a conveniência do layoutista, em função da facilidade em projetar a placa. No final, você vai ter usado 10 para os giradores (ainda não sei se o nome é esse mesmo...), 1 para a entrada e 1 para a saída.

MInha lógica é usar o 1º opamp do 1º CI para a entrada, e o 4º opamp do 4º CI para a saída, sendo os intermediários usados nos giradores. Mas eu prefiro assim porque gosto de layouts mais "lineares", com entrada na esquerda e saída na direita, sem dar muita "voltinha" no meio da  placa. Questão de preferência apenas (confesso que frequentemente isso deixa a placa maior do que poderia ser...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal