Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 19:05:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Procurando Equalizer eficiente.  (Lida 19399 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #45 : 17 de Novembro de 2012, as 15:01:26 »

    Pessoal, aproveitando o topico! Eu to com um problema no equalizer http://generalguitargadgets.com/pdf/ggg_eq6b_lo3_wiring.pdf?phpMyAdmin=78482479fd7e7fc3768044a841b3e85a. Quando eu conecto o terra no Jack ele da um mut! rs. O mais estranho é que já troquei os TLs vi e revi tudo e não imagino o que pode ser! Se auguem tiver alguma ideia do que posso ter feito de errado, fico grato!


Aqui no forum já foi falado anteriormente sobre este problema!  Se observar pelo esquema verá que há duas opções de alimentação para este circuito; uma normal ligando-se +9V no ponto A e 0V no ponto B, que neste caso passa a ter um terra virtual no ponto C, e não poderá usar a mesma fonte usada para os outros pedais, pois neste caso quando ligar a mesma fonte que está usando nos outros pedais o circuito se fechará, deixando de ter o terra virtual e passando os pontos C e B tendo um mesmo potencial (terá que ter uma fonte esclusiva para ele). E outra opção de fonte simétrica onde o + vai no ponto A o terra no B e o - no ponto C, e claro que novamente vai requerer uma fonte esclusiva já que é simétrica.

Não sei se consegui me fazer entender ou compliquei mais ainda.  Mas o que quiz dizer é que têm que usar fonte esclusiva para ele, mesmo que a escolha seja fonte comum!
Registrado

vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #46 : 17 de Novembro de 2012, as 16:00:14 »

    Vou criar um. Se puder, ajude me! posto o link aqui depois quando criado.
    Eu to usando 9+0 mesmo.

Obrigado

-----
 muito obrigado. vou fazer mais testes com base nisso!
« Última modificação: 17 de Novembro de 2012, as 16:06:23 por vandroyse » Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #47 : 17 de Novembro de 2012, as 17:15:30 »

Bem obrigado alfredo pela resposta, agora alguém poderia me dizer se o esquema que eu postei usando 2 7815 para fornecer uma alimentação simétrica de 15V pode dar certo ou terei o mesmo problema usando uma fonte só de 18V?

Muito obrigado.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2012, as 17:24:10 por erick rodrigues » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #48 : 17 de Novembro de 2012, as 17:36:04 »

Bem obrigado alfredo pela resposta, agora alguém poderia me dizer se o esquema que eu postei usando 2 7815 para fornecer uma alimentação simétrica de 15V pode dar certo ou terei o mesmo problema usando uma fonte só de 18V?

Muito obrigado.

    Vou criar um. Se puder, ajude me! posto o link aqui depois quando criado.
    Eu to usando 9+0 mesmo.

Obrigado

-----
  muito obrigado. vou fazer mais testes com base nisso!

Esse aqui já tem o controle de gain nele mesmo:



Só tenho duvidas sobra alimentação dele, opiniões são sempre bem vindas.

Como usar alimentação simétrica +15 e -15 a partir de 18V?

Fonte:  

http://users.otenet.gr/~athsam/eq_1.htm

-----
Isso aqui funcionaria com 2 7815 para fazer uma alimentação simétrica usando 18v na entrada??



Assim:



Buenas

Você pode usar até 9V para alimentar este circuito, basta que você faça um circuito para terra virtual, com dois resistores de 10k em série, conectados entre +Vcc e GND.
Conecte um capacitor de 100uF em paralelo com o resistor conectado no GND.
Conecte a entrada não inversora (pino 3) do IC1 ao terra virtual. Isto ira referenciar a entrada ao terra virtual.
Desfaça a conexão dos resistores R19 ao R27 ao GND e conecte-os ao terra virtual.
Deve funcionar (na simulação funcionou).

Espero ter ajudado

Abraço
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #49 : 17 de Novembro de 2012, as 17:52:02 »

É mais como foi dito pelo afredo a problemas em utilizar a mesma fonte em outro pedais, com outro pedais ligado na mesma fonte o circuito de terra virtual fecharia dai não chegaria a funcionar, por isso eu queria saber se o esquema com 2 7815 funcionaria de boa.
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #50 : 17 de Novembro de 2012, as 18:01:27 »

Buenas

Cara o que eu escrivi foi uma adaptação para se usar uma fonte simples num circuito que requer fonte simétrica e deve funcionar perfeitamente, podendo este equalizador ser usado com outros pedais conectados à mesma fonte, sem problema algum.
O teu esquema com dois 7815 não funciona porque o IC1 está com a saída aterrada, fazendo com que ele queime quase que instantaneamente.

Espero ter ajudado.

Abraço
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #51 : 17 de Novembro de 2012, as 18:18:44 »

Bem se essa adaptação que você não causa nenhum problema em usar a mesma fonte com outros pedais muito obrigado por me ajudar, mais só falei por que o circuito que você colocou e quase parecido com o esquema de alimentação do circuito do GGG eq, e nele e causado esse problema no terra virtual.

No esquema que postei só levei em conta a figura mostrada com 2 fontes ligando o V+ de uma no GND da outra.

Muito obrigado.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #52 : 17 de Novembro de 2012, as 23:58:48 »

Buenas

Você pode usar até 9V para alimentar este circuito, basta que você faça um circuito para terra virtual, com dois resistores de 10k em série, conectados entre +Vcc e GND.
Conecte um capacitor de 100uF em paralelo com o resistor conectado no GND.
Conecte a entrada não inversora (pino 3) do IC1 ao terra virtual. Isto ira referenciar a entrada ao terra virtual.
Desfaça a conexão dos resistores R19 ao R27 ao GND e conecte-os ao terra virtual.
Deve funcionar (na simulação funcionou).

Espero ter ajudado

Abraço

Bem; vamos por partes.  Sem querer polemizar:

Quando respondi acima, estava me referindo a questão levantada por "vandroyse" sobre o equalizador da GGG.  Ainda em referência a este circuito (o da GGG) se observar bem; o que você sugere, já está lá.

Desculpe-me; não é querer polemizar, mas o que você está sugerindo, já está no esquema e no chapeado, é  só observar os componentes logo acima do conector marcado como A-C-B e verá o que estou falando

-----
Buenas

Cara o que eu escrivi foi uma adaptação para se usar uma fonte simples num circuito que requer fonte simétrica e deve funcionar perfeitamente, podendo este equalizador ser usado com outros pedais conectados à mesma fonte, sem problema algum.
O teu esquema com dois 7815 não funciona porque o IC1 está com a saída aterrada, fazendo com que ele queime quase que instantaneamente.

Espero ter ajudado.

Abraço

Vamos tentar as explicações de não funcionar, vou colocar abaixo uma imagem do circuito da GGG onde coloquei umas explicações, no meu modo de entender, o porquê de não funcionar.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, as 01:12:29 por Alfredo Padrao » Registrado

vini7
Visitante
« Responder #53 : 18 de Novembro de 2012, as 09:36:09 »

Tenho um equalizador de 6 bandas no meu violão, e eu acho ele mt eficiente. Lógico que estou me referindo a equalizar o som do violão. Mas como no tópico não disse que tinha que ser EQ pra guitarra, estou pensando em abrir o EQ e tirar fotos e postar pra voces verem...
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #54 : 18 de Novembro de 2012, as 10:05:24 »







Buenas

Me referi a este circuito com fonte simétrrica.

Abraço
Registrado
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #55 : 18 de Novembro de 2012, as 16:56:23 »

    Como foi sugerido, criei o topico aqui http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4655.0
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #56 : 19 de Novembro de 2012, as 15:05:02 »

Erick, 78XX trabalha com tensão positiva. 79XX trabalha com negativo. Mesmo usando o 7915, a ligação como foi feita NÃO funciona.

Vini7, provavelmente o circuito é smd, difícil de reproduzir.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #57 : 19 de Novembro de 2012, as 21:27:11 »

Algúmas opções interessantes:

Equlizador gráfico Artec (com afinador)
Paramétrico de três bandas BYOC
Equalizador gráfico de dez bandas BYOC
Equalizador paramétrico de três bandas SabroTone

Até mais.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal