Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 07:15:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Orange Tiny Terror  (Lida 14212 vezes)
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« : 22 de Novembro de 2012, as 00:10:04 »

Bem estou em duvida em qual transformador devo usar nesse projeto:

http://www.prowessamplifiers.com/schematics/orange/Tiny_Terror.html

Não sei qual usar e se esse esquema e funcional só olhei ele na net, mais fica a pergunta, quais transformadores usar nele na entrada e na saída?

O que me aconselhariam em pesquisa  antes ao tentar fazer um projeto valvulado?
E se souberem de outro tipo de projeto parecido com esse poderiam postar? pois o unico problema para mim no projeto é o únino pot de tone queria um projeto bem parecido em ganho e timbre com um tonestack completo, bass midle e treble.

Obrigado.
Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #1 : 22 de Novembro de 2012, as 08:10:45 »

Creio que estes dois sites podem lhe ajudar:

Sobre o transformador:

http://schatz.eng.br/

Sobre o tonestack:

http://amps.zugster.net/articles/tone-stacks

até
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #2 : 22 de Novembro de 2012, as 09:42:35 »

Você leu os comentários? Lá estão falando que esse esquema está errado, não tem a chave de 7/15W. Não dá para confiar nele. Aqui no site tem 100Buck, Baby Wonder, Iall. Já foram montados, funcionam bem, e você terá suporte para montá-los.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 22 de Novembro de 2012, as 11:20:58 »

Eu tenho o Tiny Terror original, e no secundário do transformador de alimentação tem 3 fios, um comum, 1 com a tensão plena (não lembro de cabeça, mas acho que é 215V CORRIGINDO 250V) e 1 com tensão mais baixa (de novo, de cabeça, acho que é 175V CORRIGINDO 185V). A chave 7/15W alterna entre estas duas tensões, só isso, não existe NENHUMA outra alteração no circuito. Se não fizer questão de ter a opção de "duas potências", nem precisa ter o transformador com duas tensões diferentes, e obviamente nem a chave.

Aquí tem documentação sobre este amp:

http://music-electronics-forum.com/t1477/

Mas não recomendo a montagem do Tiny como primeiro projeto valvulado. O circuito é enjoadinho (tem umas soluções meio fora do padrão, e as tensões envolvidas são bem altas = perigo).

Voto no Baby Wonder ou 100Buck (o primeiro eu montei e é ótimo, o segundo está na fila...)
« Última modificação: 22 de Novembro de 2012, as 11:28:28 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #4 : 22 de Novembro de 2012, as 11:34:23 »

Não seria bem um projeto para mim fazer sozinho, gostei muito do som dele e da potência, tem muito ganho e o único problema para mim seria só o único pot de tone.

Vou tentar achar mais coisas sobre ele, para saber quais os transformadores exatos e um esquemático mais confiável.

Os projetos citados também são ótimos amps, mais tem pouca potência e não chega a esse driver do Terror.

Abraço.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 22 de Novembro de 2012, as 13:12:10 »

O link que eu postei tem tudo que você precisa, então. O post daquele forum começou com um rapaz que tinha dúvidas sobre o amp, depois a coisa evoluiu para modificações, e acabou em discussão sobre a montagem de clones (inclusive com um rapaz que implementou o "full tone stack").

Sobre o transformador de alimentação eu já falei.

O transformador de saída é um push-pull "normal" para el84 (acho que é 10K placa-a-placa, os mais experientes podem confirmar). É bem parrudinho. mas há quem diga que instalando um "maior" (creio que com sobra de potência e/ou com frequencia de corte inferior mais baixa) consegue-se melhor resposta de graves.

Por falar nisso, o Tiny original tem graves meio "frouxos" (cheguei a perguntar sobre isso em outro post, mas pesquisei melhor e cheguei à conclusão de que é característica do amp mesmo). Para tentar resolver, encomendei o kit de uma mod chamada "Brittish Glory", mas ainda não chegou então não posso afirmar nada sobre resultado (mas pelos demos que ví na internet parece que melhora bem).

Como você comentou que deseja "drive", isso certamente você vai ter no Tiny. O que NÃO VAI TER é "clean", exceto em volume relativamente baixo. E também aviso que o meu ampzinho não se comporta muito bem com a maioria dos pedais que eu tenho.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #6 : 22 de Novembro de 2012, as 21:48:20 »

Posta as novidades do upgrade ai no amp, e em relação ao clean não ser tão bom, eu me baseie por videos na net para ter a vontade de fazer esse amp:

http://www.youtube.com/watch?v=CUH0icYKgwg

Aqui o clean é até razoavel, mais se você tiver algum projeto que tenha essa linha clean e o driver tão bom o terror e potência também posta ai pra gente, sugestões são muito bem vindas.

Quais pedais não "funcionam direito" no terror?
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #7 : 23 de Novembro de 2012, as 09:40:23 »

erick rodrigues, gostei desse amplificador tem um drive muito legal! Legal!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 23 de Novembro de 2012, as 21:41:19 »

Esse amp do vídeo que o Erick postou é justamente o Tiny Terror, só que em "versão handmade".

Obviamente que é possível tirar "clean" dele, só que é um ampzinho que cruncha muito fácil, então, para conseguir mantê-lo clean só mesmo com volume baixo, e acaba ficando complicado acompanhar, por exemplo, uma bateria. O forte do Tiny é realmente o drive, é para isso que ele foi projetado. É um drive ardido, cheio de médios, típico dos Orange. Não posso dizer que é ruim, mas, pessoalmente, gosto mais dos timbres mais encorpados, "a la Marshall".

Já testei sugestões sobre trocar as válvulas originais (12AX7) por outras com menor ganho (12AU7). Na prática isso não deixou o amp "mais clean", só "deslocou" o ponto do potenciômetro de ganho em que o amp começa a crunchar. No final, acabei tendo baixo volume do mesmo jeito. O timbre ficou puxado mais para Vox, agudo, mas não estridente.

O kit da mod que eu comentei (British Glory) chegou hoje. A promessa é a obtenção de um típico timbre JCM (segundo os reviews que eu lí, funciona mesmo). Fisicamente, consiste de alguns capacitores e resistores, só isso. O valor cobrado não está nos componentes em sí (que não tem nada de especial, embora sejam de boa qualidade), mas sim na INFORMAÇÃO sobre o que tem que ser trocado, e porque.

Eu, certamente, direi quais foram os resultados, mas por questões de ética, não divulgarei a receita. O fornecedor do kit não é uma grande empresa que lucra rios de dinheiro, e sim um jovem italiano chamado Michele Ferrato, que é EXTREMAMENTE atencioso e simpático, e seria uma sacanagem aprontar com ele. De qualquer forma, não é um preço abusivo (custou o equivalente a R$ 110,00 já com frete).

Resumo: quem gostou do timbre Orange e quer encarar o desafio, vá fundo. E para quem já tem um Tiny (original ou handmade, não importa) e quer sacar dele um timbre diferente sem reconstruir o circuito todo, o kit do Michele parece ser a única alternativa existente (bem que eu procurei opções...).

Sobre os pedais que não funcionam direito (mas é a MINHA opinião):

- Boss GE7, com o qual eu não consigo arrancar um timbre decente (ou fica ainda mais ardido do que o original do amp, ou fica com graves bem embolados). Mas tem gente que diz que a combinação fica ótimo, é possível que a burrada seja minha.
- Distorções de alto ganho em geral, justamente porque o amp cruncha fácil, então as distorções se somam e a coisa vira o que meu filho chamou de "som de rato morto" (uma zona, resumidamente);
- Delays, reverbs, e quaisquer efeitos de modulação tem que ser usados com parcimônia, porque o amp não tem loop de efeito.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, as 21:49:05 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 23 de Novembro de 2012, as 23:22:36 »

...O transformador de saída é um push-pull "normal" para el84 (acho que é 10K placa-a-placa, os mais experientes podem confirmar).
8K...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fovb
Visitante
« Responder #10 : 16 de Dezembro de 2012, as 16:32:06 »

Meu caro finck, boa tarde... Qual foi o resultado final da sua modificação no TT? Acabei de pegar um e estou com muita vintade de fuçar nele  Grin

Abraços
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 16 de Dezembro de 2012, as 17:46:11 »

fovb, dando uma olhada rapida no esquema, tem umas coisinhas pra mexer se a ideia for diminuir o ganho (demorar mais pra distorcer)...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fovb
Visitante
« Responder #12 : 16 de Dezembro de 2012, as 18:10:06 »

Opa, mãos a obra!!! Sugestões são sempre bem vindas.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 16 de Dezembro de 2012, as 18:49:15 »

Pra começar (e já vai fazer uma grande diferença) tem um resistor de 470K logo depois do primeiro triodo da primeria 12AX7...
Baixe ele pra uns 220K... E o de 68K logo acima dele experimente entre 100K e 220K (pode deixar 68K sem problemas - mas se tiver afim de experimentar...).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 17 de Dezembro de 2012, as 07:55:49 »

Meus resultados com a modificação foram os melhores possíveis, agora eu tenho timbre de JCM na "carcaça" de Tiny Terror... Mais headroom, e "total falta de necessidade de usar pedal de distorção". É outro amp!

Se você pegar o Tiny, compre o kit a GearUpgrade, realmente vale a pena. Não recomendo ficar fuçando a esmo, a placa de circuito impresso não aguenta muita manobra com o ferro de solda. Como já disse, infelizmente não posso divulgar as modificações que o kit implementa, por respeito ao desenvolvedor.

Abraço
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal