Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 18:06:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Orange Tiny Terror  (Lida 14208 vezes)
fovb
Visitante
« Responder #15 : 17 de Dezembro de 2012, as 08:14:12 »

finck, pelos vídeo vale mesmo a pena fazer a mod heim!!! Vou ver com um amigo que também tem o TT para comprarmos juntos.

kem, vou me encontrar amanhã com uma galera para testar amplis, guitas, pedais e afins. Ja vou levar o ferro e fazer a modificação com uma DPDT, assim consigo comparar as mudanças em poucos segundos. Você acha que não tem problema eu tentar usar a chave para comutar os resistores? Faria isso com o amp desligado...

Abraços
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 17 de Dezembro de 2012, as 08:56:58 »

fovb... Solde um resistor de 390k em paralelo nas pernas do resistor de 470K. Assim você não força o PCB.
Pode ligar e desligar esse resistor com chave, mas com o ampli desligado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fovb
Visitante
« Responder #17 : 17 de Dezembro de 2012, as 09:46:29 »

Achei um site em que o técnico instala um loop no TT e no Vox Night Train.

http://www.juleamps.com/the_amps/effects.html

-----
Achei no fórum da própria Orange o how-to-do do loop, vou estudar e ver se compensa...

http://forum.orangeamps.com/viewtopic.php?t=24813

-----
Kem, o que você acha dessa mod para conseguir mais "peso"?

Try a 22nf or 47nf as the coupling cap between 1st and 2nd stage, see what happens.

O original é um de 1nf.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, as 10:00:15 por fovb » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #18 : 17 de Dezembro de 2012, as 12:40:01 »

Nem sempre grave é igual a peso... Mas que tal começar experimentando valores mais baixos que os sugeridos? 4n7F e 10nF?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 17 de Dezembro de 2012, as 13:05:45 »

Se fizer uma simulação com os dois primeiros estágios, para um sinal de 100Hz o ganho deles com o capacitor de 1nF salta de 9x para 80x com um capacitor de 22nF.  Esse capacitor de acoplamento forma um filtro passa altas junto com o resistor de 68k, 470k e o pot de 500k.  Se aumentar o valor do capacitor, a frequência de corte diminui, melhorando a resposta de graves. Mas isso considerando apenas os estágios iniciais. Se os estágios seguintes (principalmente o de saída =  transformador de saída) não tiverem uma resposta adequada para graves também, não adianta melhorar no início. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fovb
Visitante
« Responder #20 : 17 de Dezembro de 2012, as 13:54:27 »

Se os estágios seguintes (principalmente o de saída =  transformador de saída) não tiverem uma resposta adequada para graves também, não adianta melhorar no início. 

O pessoal do fórum da Orange substitui o transformador de saída original por um handmade, que melhora as respostas de graves. Vou me informar melhor...

Alex, minha ideia é exatamente essa, ir alterando aos poucos até chegar no timbre que me agrade.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 17 de Dezembro de 2012, as 13:58:19 »

fovb, para esse capacitor, 5n acho que ta de otimo tamanho...
Mas se a ideia é que ele distorça mais tarde, aumentar "o peso" vai na contra mão disso.
De qualquer forma, baixando o resistor de 470K para uns 220K (colocando o de 390K em paralelo) acho que abre espaço para aumentar esse capacitor... mas experimente 5n...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fovb
Visitante
« Responder #22 : 17 de Dezembro de 2012, as 14:01:56 »

Perfeito Kem, vou testar amanha com o capacitor de 5nf e o resistor de 220k em paralelo pra ver como fica, vou gravar um antes/depois e posto  aqui.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #23 : 17 de Dezembro de 2012, as 14:10:14 »

Perfeito Kem, vou testar amanha com o capacitor de 5nf e o resistor de 220k em paralelo pra ver como fica, vou gravar um antes/depois e posto  aqui.
Resistor de 390K em paralelo com o de 470K = 213K (QUASE 220K).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fovb
Visitante
« Responder #24 : 17 de Dezembro de 2012, as 14:37:08 »

Perfeito Kem, vou testar amanha com o capacitor de 5nf e o resistor de 220k em paralelo pra ver como fica, vou gravar um antes/depois e posto  aqui.
Resistor de 390K em paralelo com o de 470K = 213K (QUASE 220K).

Verdade, desculpe, escrevi com pressa e não percebi o erro.

Amanha a noite gravo o resultado.

Segue um prévia do que vamos testar amanha:







Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #25 : 17 de Dezembro de 2012, as 23:28:35 »

Vou contar algumas coisas que eu aprendí sobre o Tiny:

1) Ao contrário do que eu pensava, o Tiny não tem FALTA de graves. Eu até escreví outro post, há tempos, perguntando o que fazer para melhorar a resposta de graves, mas o problema não é a falta de graves e sim a falta DE DEFINIÇÃO dos graves (acho que é uma boa tradução para o que os gringos chamam de "muddy"...), que praticamente impossibilita fazer palm muting sem parecer bizarro.

2) Alguns falam em trocar o transformador de saída. Bobagem. Depois que fiz a mod British Glory, o amp é outro, muito melhor definido, menos ardido, com mais ganho e com drive muito mais gostoso, por uma fração do preço de um bom transformador. E por incrível que pareça, a mod em sua versão "básica" REDUZ os graves no pré amp (mas o moço dá a dica de onde mexer para alterar a "dosagem" a gosto do freguês...). Com menos graves sendo distorcidos, o som fica mais definido, mais "sequinho".

3) Desculpem de novo, não posso dizer exatamente o que muda. Mas posso dizer que são pequenas e sutís alterações em várias partes do circuito, que fazem o amp soar muito diferente. O kit inclui capacitores "de primeira" que substituem os originais em todo o caminho de sinal do amp. Um capacitor original é removido, e há duas substituições em valores de resistor.

4) Uma destas substituições de resistor eu posso revelar, porque tem a mesma dica no link do forum que eu postei algumas mensagens atrás, então eu entendo que ela já virou pública: o resistor de catodo da segunda válvula do pré (original é 1K2) tem seu valor reduzido pela metade. Esse resistor mexe com a "saturação' do phase inverter. Ah, uma dica: boa parte da distorção "de pré" do Tiny vem justamente do phase inverter, então não adianta ficar brincando só com a etapa anterior (mas ela tem que ser mexida, principalmente para mudar a "equalização").

5) o kit British Glory inclui uma chave de 3 posições que permite escolher 3 valores de capacitor "em tempo real", definindo 3 diferentes opções de brilho e ganho. A mais "leve" deixa o amp mais com cara de Plexi, a mais "pesada", com cara de JCM800, e uma posição intermediária. A instalação desta chave é opcional (eu não instalei, porque não quís furar o chassis).

6) Eu já havia tentado aumentar o headroom do Tiny trocando as válvulas do pré por 12AU7. O amp perde peso e brilho. No final das contas, saiu mais caro que o mod do italiano, e EU não gostei do resultado.

7) Eu instalei o loop de efeitos passivo que está numa das últimas páginas do link do forum que eu postei antes. Funcionou, mas eu estava cismado, com medo de queimar alguma coisa, e fiquei tentando achar um circuito para tornar o loop "ativo". Montei o loop do HGamal aquí do forum, funcionou, mas fiquei com medo de sobrecarregar o transformador de alimentação, e não quis instalar um transformador adicional dedicado, então desistí. Montei o "klein-ulator" (um "loop externo", postei link em outro post, só procurar), funcionou, mas introduziu um chiado (tipo um "sopro") irritante, então desistí. Acabei me conformando com o loop passivo, que está funcionando bem com o único pedal que eu faço questão de deixar no loop (um reverb Boss RV5), sem perda de volume (também, como o mod British Glory aumenta o "brilho" do amp, alguma eventual perda devida ao descasamento de impedâncias não ficou perceptível para os meus surrados ouvidos). Para instalar o loop sem precisar furar o chassis, eu refiz a placa secundária onde são montados os jacks de saída, e usei dois dos jacks para o loop, e o terceiro para a saída (agora eu só tenho uma única saída, para 8 ohms).

Ufa! Agora eu preciso ir dormir, mas se eu lembrar de mais alguma coisa amanhã de noite eu escrevo.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #26 : 18 de Dezembro de 2012, as 07:45:03 »

Finck, é até meio obvio... esses capacitores de 47n e 100n após primeira 12AX7 e inversora são exagerados...
Com certeza modificar esses capacitores vai mudar a resposta do ampli.
Mas você ja comprou a receita pronta (ja testada). Quem não quiser comprar vai ter que testar um pouco, mas nada exagerado.
Eu trocaria o de 47n por 5/10n e os de 100n por 22/33n.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, as 07:52:06 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fovb
Visitante
« Responder #27 : 18 de Dezembro de 2012, as 08:14:15 »

Finck, com relação ao loop, estou pensando em fazer assim, que tal?

Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #28 : 18 de Dezembro de 2012, as 10:33:25 »

Acho que desse jeito, dependendo a impedância do pedal, pode vir ruídos, distorções e coisas indesejáveis.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #29 : 18 de Dezembro de 2012, as 16:29:39 »

Line Out pronto 

Ja soldei o resistor de 390k em paralelo com o de 470k e um cap de 10n em paralelo com o de 1n, mas estou levando um de 4n7 e um de 22n pra testar...

Gravo hoje a noite e posto amanhã sem falta...

Abraços
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal